22 C
Ituiutaba
quinta-feira, abril 18, 2024
spot_img

Outubro Rosa – Além da mamografia, saiba os exames preventivos que toda mulher deve fazer

Mesmo que toda mulher saiba que deve fazer consultas ginecológicas no mínimo uma vez ao ano, vale sempre lembrá-las. O outubro Rosa é exemplo de mais um alerta. Apesar de a campanha ter como objetivo conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, Dr. Domingos Mantelli, ginecologista e obstetra, relembra outros exames que não podem faltar no check-up das mulheres. 

Exames Laboratoriais: é importante fazer anualmente exames de sangue como hemograma, dosagem de glicemia sanguínea, colesterol, triglicérides, avaliação da função da tireoide, além de um exame urinário básico.

Sorologia: ajuda a detectar doenças provocadas por microrganismos, como hepatite, sífilis, HIV. 

Teste de Papanicolau: é um exame que verifica infecções e alterações nas células do colo do útero, infecções por fungos, herpes e verrugas no órgão genital feminino. 

Ultrassom Pélvico: visualiza a morfologia das estruturas genitais internas, como útero e ovários. 

Densitometria Óssea: verifica a densidade dos ossos, determinando a presença de osteoporose ou de sua precursora, a osteopenia. 

Ultrassom transvaginal: realizado pela introdução de um pequeno bastão na vagina e com ele, é possível detectar doenças como cistos no ovário, endometriose, miomas e até tumores.  

Colposcopia: detecta ferimentos que possam estar na vagina, na vulva ou no colo do útero. 

Urocultura: seis em cada dez mulheres, sofrem de infecção urinária.  

Por: Dr. Domingos Mantelliginecologista e obstetra

Artigos relacionados

RECENTES