29.7 C
Ituiutaba
terça-feira, abril 16, 2024
spot_img

Paralisação nas rodovias compromete o serviço de saúde em Ituiutaba

A Secretaria Municipal de Saúde está monitorando passo a passo, os desdobramentos da paralisação dos caminhoneiros para que possa tomar as medidas necessárias no que diz respeito ao transporte de pacientes de Ituiutaba para outros centros. Nesta quinta-feira, os responsáveis pelo serviço de Tratamento Fora do Domicílio (TFD) e pelo serviço de transporte foram informados que o combustível disponível só será suficiente para as viagens agendadas para esta sexta-feira.  Inclusive a empresa que faz o transporte de pacientes em tratamento contra o câncer em Uberlândia e Barretos já avisou que não tem como abastecer os ônibus na próxima semana.

“É uma situação que foge totalmente da nossa possibilidade de buscar uma solução. Temos, inclusive, quatro ambulâncias na estrada, que deverão retornar a Ituiutaba ainda hoje. Mas até agora não sabemos se conseguirão chegar aqui, pois dependem de conseguir abastecer na estrada. Quero deixar muito claro que esta situação está acontecendo não é por falta de dinheiro e, tampouco, por falta de empenho dos funcionários da Secretaria. Enquanto esta situação não se regularizar, estaremos”, disse o secretário municipal de Saúde, Elias Hércules.

Sobre os pacientes que já estão com consultas ou outros procedimentos agendados em Uberlândia, Belo horizonte, Barretos, São Paulo ou em qualquer outra cidade, a Secretaria de Saúde aguarda que o abastecimento de combustíveis seja normalizado, ou do contrário, todos os agendamentos terão que ser cancelados. “É uma pena que isso possa vir a acontecer, uma vez que é muito difícil conseguir marcar determinados procedimentos médicos nestes grandes centros. É um desperdício de tempo e de trabalho das pessoas envolvidas neste processo, mas é um prejuízo maior ainda para o paciente que terá seu atendimento desmarcado”, afirmou.

Medicamentos

Sobre o fornecimento de medicamentos pela rede pública, o secretário municipal de Saúde, Elias Hercules, afirmou que até o momento não foi prejudicado. Entretanto, alertou que o Município só poderá disponibilizar o que possui hoje no estoque. “A partir do momento que os medicamentos forem acabando não temos como repor, uma vez que dependemos das transportadoras e estas estão paradas em todo o Brasil”, concluiu.

 

mobilização nacional dos caminhoneiros, que desde o início desta semana, começaram a protestar contra a alta dos combustíveis, já está tendo reflexo em toda a estrutura da frota de veículos de Prefeitura de Ituiutaba.

 

A maior preocupação até o momento, está sendo percebida na Secretaria Municipal de Saúde, principalmente no atendimento aos usuários em Tratamento Fora do Domicilio, TFD e eventuais necessidades de transporte de pacientes nas ambulâncias.

 

Na quarta-feira, 23, uma ambulância de UTI Móvel, solicitada pela Secretaria de Saúde para atender paciente com o transporte para outra unidade hospitalar, por não conseguir abastecer na cidade de origem. “O atendimento aos pacientes através do TFD, podem ser prejudicados a partir da próxima semana, com o cancelamento das viagens, se a empresa contratada para essa finalidade, não conseguir abastecer nos próximos dias”, disse a Subsecretaria Dora Lucia Martins Guimarães.

 

O Secretaria de Obras, engenheiro Vicente de Paula Fontoura Filho, relatou que no inicio da semana, os veículos leves são abastecidos, e uma camioneta leva o diesel até as máquinas pesadas. “O problema maior será a partir desta sexta-feira, se tiver combustível, poderemos parar o nosso trabalho”, disse Fontoura.

 

Na Secretaria de Educação, o grande prejuízo poderá ocorrer no transporte escolar. Se os veículos da Cooperativa contratada para fazer este serviço, não conseguirem abastecer nesta sexta-feira, 23, será inviável realizar o trabalho na segunda-feira, 28. O Departamento de Merenda Escolar, não conseguiu receber uma carga de mercadoria seca nesta semana. Entretanto, o estoque de carne e verduras está assegurado para os próximos dias.

 

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, teve que diminuir as visitas domiciliares dos assistentes sociais, e se não houver abastecimentos dos veículos, deverá suspender este atendimento até normalizar a situação. No restante da frota de veículos da Prefeitura de Ituiutaba, ainda consegue trabalhar sem prejuízo nesta quinta-feira, 24 e sexta-feira, 25. A partir de segunda-feira, 28 uma nova avaliação terá que ser feita pela Administração Municipal.

Artigos relacionados

RECENTES