22.4 C
Ituiutaba
quinta-feira, abril 25, 2024
spot_img

Patrimônio Cultural de Capinópolis sendo resgatado

Capinópolis – O Setor de Patrimônio Cultural da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Capinópolis continua seu trabalho de resgate da história local. São levantamentos e visitas que a equipe realiza, percorrendo toda a extensão territorial do município em busca de bens culturais esquecidos ou ocultos por vários anos.

O resgate histórico é de suma importância para a construção da identidade local e é um dos pilares para a formação de uma cidadania digna, pois todos têm direito à sua identidade.

Os trabalhos vêm sendo coordenados pela Diretora de Cultura Queli Franco, que conta com o apoio da Secretária Municipal de Educação e Cultura Iracilda Duarte, do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural e do Prefeito Cleidimar Zanotto. A equipe assessorada pelo historiador Cláudio Scarparo visitou recentemente a Fazenda Ideal, na zona rural do Município, com autorização do proprietário Gerson de Almeida e constatou uma área de beleza paisagística e cultural, que está próxima ao entorno do Casarão do Fundador da cidade, bem tombado como Patrimônio Cultural. Nesta área de preservação ambiental foi encontrado um artefato arqueológico, tipo raspador, pois possui um dos lados cortantes, com um tamanho considerável grande, raro, e que é importante para a construção de uma leitura de um passado remoto de nossa cidade. Além do achado arqueológico a equipe constatou um local de beleza paisagística, que merece uma atenção especial, visto que a paisagem faz parte do cotidiano dos moradores e interfere positivamente no bem-estar de toda a comunidade.

 

Artigos relacionados

RECENTES