20.9 C
Ituiutaba
quinta-feira, março 28, 2024
spot_img

Prefeito Fradique Gurita renova convênio com Hospital do Amor de Barretos

Campina Verde – O prefeito Fradique Gurita acompanhado do Secretário de Saúde Anderson Ferreira de Melo, da Enfermeira Tânia Mara e do Vereador Marcos Roberto estiveram nesse último dia 25, no Hospital do Amor de Barretos, para renovar o contrato com o hospital, visando a continuidade do programa de prevenção do câncer do colo uterino no município.

A renovação do contrato garante as mulheres que realizam anualmente o exame do Papanicolau, que o material coletado será enviado ao departamento de patologia do HC de Barretos para análise clínica.

Segundo a Enfermeira responsável pela coleta do material no município Tânia Mara, caso seja comprovada qualquer irregularidade nos resultados dos exames, o departamento do HC de Barretos já agenda a data e horário para a paciente receber um novo atendimento e fazer os exames comprobatórios. Se a doença for comprovada neste segundo exame, a paciente passa a receber todo o tratamento necessário através do Hospital do Amor de Barretos, tudo de forma gratuita e sem custos para o município. O programa atende hoje mais de 100 municípios em todo Brasil.

 

Câncer do colo de útero

O objetivo do exame de Papanicolau é detectar lesões que possam se tornar câncer do colo de útero, também chamado de cervical. Quando diagnosticado em fase inicial e com o tratamento adequado, as chances de cura se aproximam de 100%.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), este é o terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

Artigos relacionados

RECENTES