24.5 C
Ituiutaba
sábado, abril 20, 2024
spot_img

Prefeito reúne vereadores para falar sobre a crise financeira

Ituiutaba – O prefeito Fued Dib convidou os 17 vereadores que integram o Poder Legislativo de Ituiutaba, para uma conversa franca sobre a real situação do Município, pela falta de repasse de recursos por parte do Governo do Estado de Minas Gerais. O prefeito foi acompanhado de todos os secretários, que se disponibilizaram a fazer quaisquer esclarecimentos sobre suas pastas, mas coube à secretária de Finanças, Eleni Soares Gois a tarefa de repassar todas as informações e responder os questionamentos feitos pelos vereadores.

Fued Dib abriu a reunião comentando o encontro ocorrido nesta segunda-feira (12) na sede da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba (Amvap) que contou com a participação de prefeitos dos 24 municípios que integram a Amvap, além de diversos outros prefeitos que estiveram representando a Associação dos Municípios da Microrregião do Planalto (Ampla) e o presidente da Associação Mineira dos Municípios (AMM), Julvan Lacerda.

“A situação é muito mais grave do que vocês imaginam. Quanto menor o município, maior é sua dependência por estes recursos que estão sendo confiscados pelo governo de Minas Gerais. Muitas prefeituras já não estão pagando professores há mais de três meses. Todos os prefeitos presentes à reunião da Amvap afirmaram que não sabem de onde vão tirar dinheiro para pagar o 13º Salário. E o presidente da AMM afirmou que não sabe mais, quais ações podem ser adotadas, uma vez que o governo de Minas Gerais ignora até mesmo as determinações judiciais e constitucionais”, adiantou.

Ao responder os questionamentos dos vereadores, a secretária municipal de Finanças, Eleni Soares Gois, deixou claro que na data de hoje a prefeitura não dispõe de recursos para o pagamento do 13° Salário dos servidores ativos e aposentados. “Estamos trabalhando com a expectativa de que haja algum repasse de dinheiro do Estado nos próximos dias e assim possamos pagar a folha salarial. Já utilizamos as reservas que tínhamos. Inclusive aquela que prevíamos utilizar para o pagamento do 13º. A situação chegou num ponto que ficou insustentável”, relatou.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Odeemes Braz dos Santos (PSDB) disse que foi muito importante esta iniciativa do prefeito de reunir os vereadores para informar de maneira transparente a real situação de Ituiutaba.

Artigos relacionados

RECENTES