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sexta-feira, abril 19, 2024
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Procon aplica lei municipal e multa bancos em Ituiutaba

O Procon de Ituiutaba autuou e multou 3 agências bancárias no Município que extrapolaram o tempo máximo de fila para atendimento nos caixas físicos. As autuações ocorreram no segundo semestre de 2018 e foram feitas pelos fiscais do Procon, que constataram que os consumidores esperavam mais de 15 minutos nas filas para serem atendidos nos caixas físicos.

De acordo com a diretora do Procon, Juliana Viegas Queiroz, a Lei Municipal nº 3.807/06 determina que o tempo máximo para atendimento em dias normais é de 15 minutos, e 20 minutos em véspera ou depois de feriados prolongados, nos dias de pagamentos dos funcionários públicos municipais, estaduais e federais, e nos dias de vencimentos de tributos municipais, estaduais e federais.

A mesma lei estabelece que as agências bancárias localizadas no território do Município de Ituiutaba são obrigadas a colocar à disposição dos usuários, pessoal suficiente no setor de caixa, a fim de que os serviços sejam prestados no tempo razoável. “Esperar por atendimento em longas filas é inadmissível. Ninguém quer perder tempo em filas de espera. Neutralizar as filas é uma demanda eminente” relata Juliana.

Os consumidores que se sentirem prejudicados, devem procurar o Procon, munidos da senha que recebem na agência. Ao chegarem no caixa, solicitar ao atendente bancário que coloque a hora do atendimento no mesmo papel, pois servirá de prova para nova autuação da agência.

Para resolver a situação, os bancos têm que buscar outras saídas para tais transtornos como, por exemplo, promover o aumento da capacidade de atendimento através da contratação de novos funcionários ou através do uso de novas tecnologias – como terminais automáticos, serviços pela internet e/ou por telefone, uso de sistema de gestão de atendimento.

O Procon em Ituiutaba está localizado na Rua 26, entre avenidas 13 e 15, número 820. Telefones (34) 3271 8128, 3271 8139 e 3271 8140.

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