25.5 C
Ituiutaba
terça-feira, abril 16, 2024
spot_img

Projeto envolve o ensino superior no processo de desenvolvimento regional

 

Foi realizada na última sexta-feira (14), no auditório do Bloco C, da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG Campus Ituiutaba, uma reunião para a apresentação do projeto Centros de Desenvolvimento Regional (CDR), elaborado pelo Ministério da Educação, em parceria com o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e o Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados (Cedes). A proposta fundamental é de envolver as instituições de ensino superior no processo de desenvolvimento sustentável dos municípios onde estão instaladas e nos municípios do seu entorno.

Atualmente, existem implantados três CDRs pilotos, sendo um em Campina Grande, na Paraíba, outro no Sudoeste Paulista e o terceiro em Campanha, Rio Grande do Sul. Outros dois serão lançados em breve, sendo um deles em Brasília e o outro no Triângulo Mineiro.

Por parte das instituições de ensino, estiveram presentes o reitor da Universidade Federal de Uberlândia, Valder Steffen Júnior; o pró-reitor de pesquisa da Universidade Federal de Uberlândia, Carlos Henrique de Carvalho; a reitora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Ana Lúcia de Assis Simões; o diretor do Campus Ituiutaba, da Universidade Estadual de Minas Gerais, Conrado Henrique Alves e o diretor geral do Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Rodrigo Grassi Martins, representando as instituições de ensino.

Representando a classe política e os municípios da região, estavam o prefeito de Ituiutaba, Fued Dib, os prefeitos de Capinópolis, Cleidimar Zanotto, de Cachoeira Dourada, Ovídio Afro Dantas e o prefeito de Campina Verde, Fradique Gurita da Silva, além da secretária municipal de Educação de Santa Vitória, Francisca Vânia de Oliveira, que esteve representando o prefeito Salim Curi.

A apresentação do projeto ficou por conta do secretário do Ministério da Educação (MEC) Paulo Baroni, que falou sobre a importância do envolvimento das instituições de ensino no processo de desenvolvimento econômico da região, transferindo conhecimento e elaborando projetos conforme a identidade vocacional de cada município.

O reitor da UFU, Valder Steffen Júnior, ressaltou a importância da universidade no desenvolvimento da região onde está instalada, lembrando que a Universidade Federal de Uberlândia já vem desenvolvendo ações neste sentido, nos diversos campis da região, inclusive em Ituiutaba. “Não resta dúvida que este é um projeto muito interessante e que trará inúmeros benefícios para todas as cidades do Triângulo Mineiro”, avaliou.

“Este projeto é a realização de um sonho antigo que se tornou maior ainda, desde que presidi a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. O desenvolvimento regional passa, sem dúvida, pela área da educação”, disse. O prefeito Fued Dib também elogiou e destacou a importância do projeto CDR. “Eu sempre defendi que o desenvolvimento sustentável passa, inevitavelmente, pelo desenvolvimento regional. Por isso, abraço e defendo a instalação de uma unidade CDR aqui no Triângulo Mineiro”, afirmou.

Artigos relacionados

RECENTES