30.9 C
Ituiutaba
terça-feira, abril 23, 2024
spot_img

Projeto Gurinhatã Ativo na Atenção Básica de Gurinhatã entre as 10 melhores do Brasil

A Prefeitura Municipal de Gurinhatã, por intermédio da equipe da Atenção Básica da Saúde do Departamento Municipal Saúde, e equipes dos PSFs, Núcleo de Apoio a Saúde da Família – NASF e Academia da Saúde, receberam o reconhecimento nacional com o Certificado da Pesquisa Saúde a partir de Atividades Físicas Exitosas (SAFE) desenvolvida pela UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina em parceria com o Ministério da Saúde e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O reconhecimento se deu pelo trabalho realizado com o Grupo de Corrida Gurinhatã Ativo que ficou entre os 10 melhores trabalhos do Brasil sendo o único município de Minas Gerais, e entre as duas práticas escolhidas para visita da equipe na região Sudeste.

A pesquisa SAFE visa investigar as ações exitosas de atividades físicas realizadas na Atenção Básica do Brasil onde incluiu o relato da prática realizada em Gurinhatã. Por demonstrar e apresentar-se entre as potencialmente mais exitosas do Brasil, o município recebeu a visita da equipe SAFE com os pesquisadores Paula Fabricio Sandreschi e Sofia Wolker Manta, que  acompanharam uma sessão do grupo de corrida Gurinhatã Ativo, realizaram várias entrevistas com a equipe de saúde para compreender  por completo o funcionamento, as percepções dos profissionais envolvidos, bem como aspectos relacionados à tomada de decisões da gestão municipal para promoção da atividade física da população.

Foram inscritos cerca de 1.800 relatos no Brasil, sendo 88 relatos classificados e apenas 10 trabalhos nesta etapa receberão a visita “in loco” da equipe de pesquisa SAFE que é composta por uma coordenadora e pesquisadores da UFSC juntamente com representantes do Ministério da Saúde.

“Parabenizo a cada membro que participou desse projeto de sucesso, bem como aos atletas que sempre brilham na região nas competições. Isso sim, é promover saúde e qualidade de vida”, comentou o prefeito de Gurinhatã, Wender Luciano.

A diretora do Departamento de Saúde, Fabiana Nunes recebeu o Certificado em nome das equipes atuantes, e disse que apesar das dificuldades que o município enfrenta sempre apoiou os projetos de prevenção e promoção da saúde e que foi uma honra e satisfação ver o município contemplado e reconhecido com este certificado através desta pesquisa inédita de órgãos renomados como a UFSC e Ministério da Saúde tendo profissionais qualificados que refletem a seriedade desta pesquisa.

O professor Jerônimo Filho que é o coordenador da Academia da saúde e responsável pela equipe comentou:  “Este reconhecimento da equipe de saúde vem comprovar a seriedade e eficiência do trabalho que realizamos na atenção básica que é empoderar a população na mudança de comportamento, especificamente neste grupo que utiliza a corrida como opção de atividade física regular dentro dos seus objetivos propostos tendo o suporte dos nossos programas através de gestores e profissionais competentes e comprometidos que fazem com que os resultados sejam positivos refletindo em mais saúde e qualidade de vida para os praticantes”, disse.

Artigos relacionados

RECENTES