20.5 C
Ituiutaba
sexta-feira, março 29, 2024
spot_img

Representantes de Campina Verde participam de mais uma reunião do CIS/AMVAP

O Conselho Intermunicipal de Assistência Social da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale de Paranaíba (CIAS/Amvap) realizou no último dia 27, mais um encontro dos secretários responsáveis pela pasta de Desenvolvimento Social dos municípios que integram a Amvap.

Entre os assuntos destacados em pauta foi discutido sobre o processo de adoção e o programa família acolhedora, que tem como pauta a implantação, efetivação e monitoramento. Os temas foram apresentados pela coordenadora do programa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Ituiutaba, Raina Maria de Freitas.

Estiveram participando do encontro a Secretária de Desenvolvimento Social de Campina Verde Valtiva Maciel Mendes e a Assistente Social Maria Belnetriz do Amaral Lima. Durante a reunião os participantes puderam compartilhar experiências vividas no dia a dia em seus respectivos municípios, além de trocar idéias de como lidar com situações de acolhimento dessas crianças enquadradas dentro do Programa Família Acolhedora.

O programa foi criado pelo Governo Federal em meados de 2015, e tem como objetivo registrar e capacitar famílias para receberem em suas casas, por tempo determinado de no máximo de 2 anos, crianças, adolescentes e grupo de irmãos que vivem em situações de risco pessoal, social ou psicológico, disponibilizando para os mesmos um ambiente seguro e acolhedor.

A reunião mostrou os caminhos que podem ser traçados, bem como os pré-requisitos para o acolhimento social, como: os responsáveis da família interessada em receber uma criança ou adolescente em situação de risco, além de estar em boas condições física e mental, e não possuir antecedentes criminais e também possuir uma situação financeira estável.

 

 

Artigos relacionados

RECENTES