24.8 C
Ituiutaba
sábado, abril 20, 2024
spot_img

Resíduo da construção civil é utilizado na recuperação das estradas rurais

Ituiutaba – A Secretaria Municipal de Obras iniciou o trabalho de reparo na estrada rural que dá acesso à Região das Sete Placas, utilizando um composto resultante da segregação e reciclagem de Resíduos da Construção Civil (RCC). No local está sendo feita a drenagem e construção de dutos de concreto para o escoamento da água, além da colocação deste material reciclado nas lombadas e em pontos onde problemas são recorrentes no período das chuvas.

“No passado este trabalho era feito com a utilização de cascalho retirado das propriedades rurais. Mas existem questões ambientais que impedem a colocação do mesmo, em locais distante de onde foi retirado. Foi então que vislumbramos a possibilidade de transformar o lixo em luxo e utilizar os resíduos da construção para a recuperação das nossas estradas rurais”, comentou o secretário municipal de Obras, Vicente Fontoura.

Ele disse ainda que a Região das Sete Placas foi a escolhida para início desta operação por apresentar grande tráfego de veículos pesados, devido a existência de diversas granjas de suínos naquela localidade. “Em todos os anos temos muito trabalho no período das chuvas, com retirada de caminhões de ração ou que transportam animais para o abate, que acabam encravados na estrada. Agora estamos nos antecipando e buscando formas de minimizar estes problemas”, disse.

O secretário disse ainda que, uma vez concluído este trabalho de recuperação, a mesma operação será realizada também em outras estradas vicinais do município.

Artigos relacionados

RECENTES