30.7 C
Ituiutaba
quinta-feira, abril 25, 2024
spot_img

SAE inicia obra de ampliação do Sistema de Abastecimento de Água

Na última semana, a Superintendência de Água e Esgotos (SAE), deu início à execução da segunda frente de trabalho das obras de ampliação do Sistema de Abastecimento de Água de Ituiutaba. Serão ampliados aproximadamente 8 km de adutora, que auxiliarão no abastecimento de água diário nas torneias dos bairros Buritis, Canaã I e II, Di Maria, Esperança, Inocêncio Franco, Jardim das Acácias, Lisboa, Nadime Derze I e II, Novo Horizonte, Portal dos Ipês, Portal do Cerrado e Santa Edwiges. O investimento é no valor de R$ R$5.002.065,39, provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC) e contrapartida de recursos próprios da SAE, e a previsão é que os serviços sejam concluídos em oito meses.

Entre as intervenções para melhoria do sistema estão previstas a construção de três novos reservatórios que, totalizados, possuirão capacidade de armazenamento de 2.500 m³. A obra ainda permitirá uma melhor gestão e controle de perdas nas unidades do sistema, por meio de um esquema de setorização das redes de distribuição nos bairros, além de promover melhorias no abastecimento dos bairros acima citados, irá colaborar para a redução dos casos de falta de água, bem como a diminuição da pressão nos horários de pico de consumo.

Em cumprimento à Portaria 464 do Ministério das Cidades, as obras serão acompanhadas pelo Plantão do Trabalho Socioambiental, que estará diariamente na área de abrangência, sendo responsável por informar aos moradores da região sobre os benefícios da ampliação das adutoras, contribuir para a minimização dos aspectos negativos e promover melhorias na qualidade de vida da comunidade.

Dicas de Segurança para o período de obras:

  • Fique atento ao passar pelo local da obra;
  • Respeite as sinalizações de segurança;
  • Não autorize que crianças se aproximem da obra;
  • Evite conversar com os operários durante o período de execução da obra.

Artigos relacionados

RECENTES