22 C
Ituiutaba
quinta-feira, abril 18, 2024
spot_img

SAMU realiza o primeiro parto em Ituiutaba

Um momento de grande emoção foi vivido pela equipe da Unidade de Suporte Avançado (USA) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ao realizar no último dia 12, o parto da pequena Helena. Tudo aconteceu depois de um telefonema solicitando atendimento para uma mulher em trabalho de parto. Imediatamente a equipe composta pelo condutor socorrista Marcelo Morais Barbosa, pelo médico Sérgio Moreira de Oliveira Júnior e pelo enfermeiro Joel Natal da Silva se deslocou até o bairro Canaã.

Quando chegaram ao local, às 12h23, os socorristas se depararam com a agora mamãe Mariele Alves da Silva, de 24 anos, deitada no chão do banheiro, com o chuveiro ligado e se contorcendo de dores. Foi constatado que ela já estava em procedimento de parto. “A chegada da equipe tranquilizou a família, amigos e vizinhos que estavam na residência”, comentou a enfermeira do SAMU, Betânia Rosado Araújo.

Após o primeiro contato com a parturiente e depois de “cortar” o cordão umbilical, o médico Sérgio Moreira entregou a pequena Helena ao Enfermeiro Joel Natal que já aguardava para a realização dos procedimentos de aspiração de vias aéreas e verificação dos sinais vitais da recém-nascida, enquanto o médico concluía o atendimento à mãe. Posteriormente, ambas foram encaminhadas ao Hospital São José.

“Esta ocorrência, justamente no Dia das Crianças, emocionou todos os profissionais do SAMU de Ituiutaba. Este foi o primeiro parto realizado desde a instalação do serviço aqui no município”, comentou a enfermeira Betânia Rosado, que ainda no sábado á noite, foi fazer uma visita e desejar muita saúde à pequena Helena.

 

Artigos relacionados

RECENTES