23.8 C
Ituiutaba
quinta-feira, abril 25, 2024
spot_img

Saúde aperfeiçoa modelo de compras de medicamentos

Minas Gerais – A partir da publicação da Resolução SES/MG Nº 6.908, em 21 de novembro, passam a vigorar novas normas de financiamento e gestão do Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF), no âmbito do SUS-MG, bem como as diretrizes para a descentralização de recursos financeiros. A nova estrutura faz parte das iniciativas da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) para fortalecer as políticas públicas, visando o fornecimento de medicamentos à população. Destaca-se a regulamentação para as compras realizadas por Atas de Registro de Preço Estaduais (Arpe). Em Minas Gerais, essa técnica de compra de produtos tem um modelo diferenciado, considerado referência para outras instituições públicas.

O diretor de Medicamentos Básicos da SES-MG, Jans Bastos Izidoro, explica as peculiaridades do modelo mineiro. “O registro de preços é uma técnica prevista na Lei Geral das Licitações e Contratos, a Lei 8.666/1993. O usual nesse sistema é a figura do carona, que é uma entidade que adere aos termos do edital para promover suas compras junto àquele que está promovendo a licitação. Há uma limitação para o carona, pois apenas seis instituições podem aderir. Nosso modelo é diferente, pois temos a adesão de quase todos os municípios mineiros, que fazem a aquisição participando diretamente da nossa ata”.

São Paulo 22 07 2014 com 12 % mais baratos remédios chegam as prateleiras das farmacias e drogarias com a insenção de Impostos/ Foptos Carlos Severo Fotos Publicas

Artigos relacionados

RECENTES