23.8 C
Ituiutaba
quinta-feira, abril 25, 2024
spot_img

Secretaria de Saúde promove capacitação em ostomia

A Secretaria Municipal de Saúde de Ituiutaba, em parceria com servidores da Unidade Mista de Saúde I e a Empresa Coloplast do Brasil, reuniu profissionais da área no último dia 03, no auditório do Centro Municipal de Assistência e Aperfeiçoamento Permanente, CEMAP para a realização do primeiro curso de capacitação voltado ao conhecimento das informações referente à Ostomia (procedimento para colocar bolsa coletora para a saída de fezes e urina).

O objetivo do encontro foi orientar os profissionais de saúde para o melhor tratamento de pacientes com ostomia e contou com a presença do médico e secretário municipal de Saúde em Ituiutaba, Elias Hércules Neto. Coube a enfermeira Helenita Marcatti, a abordagem sobre novas técnicas e recomendações atualizadas para o procedimento.

Enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos e médicos trocaram informações e experiências ampliando o conhecimento dos profissionais que trabalham com pacientes ostomizados. Na microrregião de Ituiutaba, com nove municípios, a Unidade Mista de Saúde I atende 92 pessoas nesta situação.

Segundo o secretário Elias Hércules, o curso possibilitou uma reciclagem bem elaborada, que não ficou somente na apresentação dos produtos e equipamentos, mas visou o ser humano com as suas limitações. “Considero importante conhecermos os produtos, os procedimentos e principalmente novas informações de atendimento e recomendações de assistência aos pacientes”, avaliou.

Artigos relacionados

RECENTES