25.8 C
Ituiutaba
sexta-feira, abril 19, 2024
spot_img

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos busca a valorização das pessoas

Capinópolis – A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social desenvolve um trabalho importantíssimo visando valorizar o ser humano em todas as faixas etárias.

“Neste serviço nós englobamos três programas essenciais: o Talento Jovem, o Arte e Vida e o Conviver. O primeiro, destinado a adolescentes e jovens, o segundo às crianças e o terceiro aos idosos”, disse a coordenadora do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, Mona Nascimento.

Talento Jovem

O Talento Jovem, destinado a adolescentes e jovens é desenvolvido no Centro de Geração de Rendas e tem parceria com a Associação Arte Transformando Jovens. Nele são ofertados cursos de mosaico, marcenaria, biscuit, fabricação de bonecas e aulas de canto.

Arte e Vida

O Arte e Vida é ofertado para crianças de sete a doze anos de idade, no CRAS, com aulas de artesanato ministradas pela orientadora social, a psicóloga que trabalha vínculos com elas, abordando temas como bulling, violência e trabalho com a orientadora social, que faz a parte artística com canto coral e teatro;

Conviver

No Conviver o destaque fica por conta do forró, que é o que a maioria dos idosos aprecia, mas há também ginástica, hidroginástica com a ampliação de turmas, cursos de pintura, patchwork, fabricação de bonecas, rodas de conversa com a psicóloga. O forró é ofertado todas as quartas-feiras e aos sábados, de 15 em 15 dias, as viagens, o truco e a sinuca.

Oficinas do PAIF

Outro programa mantido pela Secretaria é o PAIF – Programa de Atenção Integral à Família através do qual são ofertados durante todo o ano oficinas de pintura em tecidos, fabricação de bonecas e patchwork, sendo que em 2019, a primeira será a oficina de pintura em tecidos, panos de prato, voltado para mulheres e homens cujas inscrições encontram-se abertas no CRAS, com previsão de início do curso no dia 18 de março.

“Através destes cursos e atendimentos por psicólogas que nós ofertamos, estamos buscando a família para dentro do CRAS, principalmente aquelas mais vulneráveis e carentes, tornando-se o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, uma forma agradável e prazerosa de buscar a integração de toda a comunidade”, afirma a secretária de desenvolvimento social, Valéria Rampazzo.

Artigos relacionados

RECENTES