22.8 C
Ituiutaba
sábado, abril 20, 2024
spot_img

Três dicas para conseguir crédito na abertura de uma empresa

Abrir um negócio é o sonho de muita gente, mas ter o investimento necessário geralmente é um dos principais empecilhos. Quando o assunto é crédito para novos empresários, há diversas opções de empréstimos para as mais diversas finalidades. Segundo Rogério Santini, consultor financeiro e CEO da Assessmoney, empresa especializada em obtenção de crédito e investimento, é preciso analisar bem a melhor oferta quando for fazer um empréstimo para abrir a empresa. Além disso, o primeiro passo é elaborar um plano empresarial ilustrando todo o ciclo econômico-financeiro e fatores de atratividade do negócio.

“O material servirá de base para apresentar a possíveis investidores que poderão viabilizar o capital de giro inicial para que o negócio entre em produção. As premissas para esta modalidade devem ser definidas previamente de maneira bem clara, principalmente naquilo que envolve as regras para retorno do investimento”, sinaliza Santini.

A segunda dica do consultor é o cuidado com as linhas de crédito no aval (empréstimo sem garantia real, baseado no patrimônio do indivíduo e na movimentação financeira), pois representa a mais onerosa por se tratar de juros abusivos. Dependendo da necessidade pode funcionar, porém deve-se mirar um alvo de curto prazo para que não dependa dessa linha em um segundo momento.

Já as linhas de home-equity (Financiamento com garantia imobiliária), de acordo com o CEO da Assessmoney, neste caso, a taxa de juros é atrativa e a linha é de longo prazo. “Uma das vantagens é não amarrar seus primeiros recebíveis como garantia bancária. Dependendo do viés de inovação e lastro nacional, vale dar uma olhada nas opções do BNDES, que oferece linhas e condições muito atrativas, apesar do processo burocrático e moroso de aprovação, afirma Rogério.

Ainda sobre financiamento com garantia imobiliária, Santini ressalta que o empresário deve ter atenção ao fator de responsabilidade por alienar um imóvel como garantia deste empréstimo. Ou seja, planejamento para absolver as parcelas em sua projeção financeira é fundamental.

Sobre a Assessmoney

Focada em obtenção de crédito e investimento, a empresa é dirigida pelo CEO e gestor financeiro, Rogério Santini. Com mais de 25 anos de experiência na área administrativa e financeira, o executivo se especializou em Gestão Financeira e Econômica para empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). A missão da Assessmoney é gerar economia operacional, reports gerenciais e indicadores, além de administrar ambientes de crise, buscando reverter cenários deficitários, recuperação de caixa, crédito e financiamento para pequenas e médias empresas.

Artigos relacionados

RECENTES