22.9 C
Ituiutaba
sexta-feira, março 29, 2024
spot_img

Vigilância registra queda de infestação por Aedes

O Departamento de Vigilância Ambiental em Ituiutaba divulgou o resultado do terceiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRA a) realizado este ano. De acordo com o órgão ligado a Secretaria Municipal de Saúde, o índice de infestação predial pelo mosquito ficou em 1,6%.

 

Considerado baixo em relação os dois levantamentos anteriores (10,6% em janeiro e 5,7% em abril), porém ainda acima do recomendado pelo Ministério da Saúde (abaixo de 1%), os dados atuais se referem à pesquisa realizada em plena estação de inverno. Segundo o Chefe do Setor de Controle de Endemias e Zoonoses, Paulo Sérgio de Oliveira, este período é ideal para trabalhar a conscientização da população, que devem ajudar na eliminação de possíveis criadouros de larvas do mosquito da dengue.

 

“O ovo do mosquito consegue ficar cerca de 450 dias no local onde é depositado, à espera da primeira chuva para eclodir. Neste período em que estamos, com a participação ativa da comunidade, vistoriando o quintal das casas, é possível diminuir o número de focos, com isso teremos menores consequências adiante”, disse Paulo Sérgio.

Artigos relacionados

RECENTES