26.1 C
Ituiutaba
sexta-feira, novembro 22, 2024
spot_img
spot_img

UFU ajuda a traçar perfil de contaminação por Covid em Ituiutaba

Qual o perfil da contaminação pelo coronavírus no município de Ituiutaba? É o que uma equipe de dois professores do Campus Pontal e três mestrandos egressos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) estão começando a analisar. Até o momento, eles identificaram que o Centro é o bairro com maior número de casos confirmados de Covid-19, sendo as mulheres o gênero prevalente.
“Todas as variáveis estão sendo analisadas e os resultados estão sendo repassados à Secretaria Regional de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde a partir do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 e posteriormente serão apresentados à população”, afirma Alexandre Azenha de Rezende, coordenador do trabalho e docente do Instituto de Ciências Exatas e Naturais (Icenp/UFU).
O estudo, feito em parceria com a Vigilância Epidemiológica e a Secretaria de Saúde de Ituiutaba, teve início com a integração de Azenha ao Comitê de Enfrentamento à Covid-19 do município, em janeiro deste ano.
A partir de março, os pesquisadores analisaram os prontuários de 20.282 pacientes com suspeita de Covid-19, atendidos nas redes pública e privada nos últimos 11 meses. Eles traçaram um perfil da contaminação pelo vírus, separando os casos por bairro, gênero, idade e outras variáveis.
Além de Azenha, participam a também docente Luciana Calábria, do Icenp/UFU, e três egressos do curso de Ciências Biológicas do Campus Pontal: Ana Karen Silva (Programa de Pós-graduação em Geografia/UFU Pontal), Victor Freire (Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde/Universidade Federal de São João del-Rei) e Gustavo Siconello (Programa de Pós-graduação em Genética/Universidade de São Paulo).

Artigos relacionados

RECENTES