31.1 C
Ituiutaba
segunda-feira, novembro 25, 2024
spot_img
spot_img

Cemig alerta sobre os riscos de soltar pipas próximo à rede elétrica

Uma tradição muito popular em nosso país, a prática de “empinar” pipas e papagaios tem divertido muitas gerações de brasileiros ao longo dos anos. O meio do ano geralmente é um período propício para a brincadeira por causa do aumento da incidência dos ventos. Mas a Cemig vem, mais uma vez, alertar a respeito do lado negativo dessa diversão: apesar de parecer inocente, soltar pipas próximo às redes de energia elétrica pode trazer transtornos para as pessoas, ocasionando desligamentos emergenciais e ainda causar acidentes graves e até fatais com a população.

Em maio desse ano, um gravíssimo acidente levou uma vítima à fatalidade em Barbacena, no Campo das Vertentes, quando uma linha chilena, que é proibida por lei, provocou o rompimento de um cabo da rede elétrica que caiu no exato momento em que um motociclista passava pelo local. A piloto da motocicleta levou um choque elétrico e não resistiu, vindo a falecer.

Somente nos cinco primeiros meses deste ano, ocorrências relacionadas a pipas prejudicaram mais de 285 mil clientes em Minas Gerais com falta de energia. Apenas na Região Metropolitana de Belo Horizonte, essa brincadeira deixou 179 mil clientes sem luz. Em 2020, incidentes com pipas causaram 2796 ocorrências na área de concessão da Cemig, que prejudicaram cerca de 740 mil clientes.

Artigos relacionados

RECENTES