CREAS – Centro de Referência Especializado Assistência Social recebe o Presidente da ADEFI-PONTAL – Associação dos Deficientes Físicos do Pontal do Triângulo Mineiro Eraldo Antonio Na última quarta-feira (22) O Presidente da ADEFI-PONTAL, Eraldo Antonio da Silva, esteve em reunião no CREAS com pauta: Lei Orgânica do Município 2784 de Maio e 1.991 “Transporte Urbano de Ituiutaba-MG”.
A ADEFI-PONTAL esteve como órgão organizador com referência a Lei 2784 com um controle de parceria da organização das carteirinhas do transporte urbano, junto ao órgão público ha mais de 30 anos. Sendo desde o início da sua criação e elaboração em 04 de Abril de 1987 e aprovada em 07 Maio de 1.991, por fim sob pedidos e com determinação do Ministério Público de Minas Gerais em 22 de Abril de 2019 teve que repassar para o CREAS. Com essa determinação com referência a Lei Orgânica do município 2784 à ADEFI-PONTAL de órgão organizador passou a ser órgão fiscalizador.
Foi entregue à coordenação do CREAS uma apostila contendo sugestões e um resumo de todo o histórico das conquistas mesmo sem recursos e uma lei ainda defasada. Contendo cópias de todos os procedimentos realizados na época, com imagens de gráfico e organogramas detalhando com muita transparência e controle das ações.
Dentre muitas conquistas, três veio marcar e muito, a primeira foi a conquista junto ao Ministério Público de Minas Gerais a retirada das mãos da Empresa de ônibus o controle de ter que fazer parte das decisões da deliberação da carteirinha do
ônibus “Embarque e Desembarque”, a segunda conquista também através do
Ministério Público de Minas Gerais trazer o ônibus com elevador o qual não existia
e a terceira conquista o cartão magnético deliberando o embarque e desembarque
sem custo a pessoa com deficiência e com o tempo de entrega ao titular no máximo com 7 dias, enquanto antes era mais de 60 dias, esclarece Eraldo Antonio.
“Agradeço a Deus e o comprometimento do apoio que o CREAS e de todos os presentes na reunião pela energia positiva de demostrarem que podemos tornar
fácil as ações do processo junto a Secretaria de Saúde, ver a ADEFI-PONTAL
juntamente com essa nova política imbuídos na desburocratização das ações
para que o direito da pessoa com deficiência chegue em suas mãos é ter a certeza de
que o nosso trabalho não foi em vão, finaliza mais confiante Eraldo Antonio.
Participaram desta reunião representantes do CREAS Cleidislene Silva, Dr. Carlos Henrique Eanes e Aline Lima, o presidente da ADEFI-PONTAL Eraldo Antonio, o Secretário de Trânsito Reinaldo Vieira Barbosa, a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social Aleuene Guedes, o presidente do COMPED Itba Fábio Guedes, o vereador Bruno Banana, o diretor da empresa de ônibus Loc Van Luiz Gustavo.