Prefeita Leandra e o deputado federal André Janones participaram de uma série de tratativas com a Companhia desde o apagão registrado no dia 15 de outubro; subestação e fonte de alimentação serão construídas para dar mais segurança aos moradores da região
O apagão de cerca de 36 horas registrado em meados do mês de outubro acendeu um alerta para investimentos necessários para mais eficiência energética em Ituiutaba e nas cidades da região. Desde então, a prefeita Leandra e o deputado federal André Janones têm atuado diretamente com a direção da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig em busca de soluções para a cidade e para os municípios do Pontal Mineiro.
Em menos de vinte dias após o incidente, a Cemig anunciou na tarde da última quinta-feira, 4, em Ituiutaba, numa reunião com presença da prefeita Leandra e de representantes dos outros doze municípios atingidos pelo apagão, que a região contará com investimentos para a construção de uma nova subestação e de uma fonte de alimentação extra, garantindo mais segurança e eficiência energética para a população.
Conforme a Cemig, a entrega dos serviços que necessitam de investimento e passa por entraves de ordem patrimonial está prevista para 2023. “Desde o apagão, eu e o deputado André Janones temos feito tratativas constantes com a Cemig sobre diversos pontos que nossa cidade e a região precisam de maior atenção, pois isso ficou claro naquele último acontecimento que nos trouxe uma crise e deixou nossa gente sem energia. E hoje já temos esse resultado inicial”, disse a prefeita.
Após o encontro realizado na tarde da última quinta, 4, a chefe do Poder Executivo e os diretores da Cemig visitaram algumas áreas de Ituiutaba com possibilidade de que o município faça a cessão para a Companhia, de modo a possibilitar esse importante investimento.
A prefeita ressaltou que seguirá acompanhando de perto as questões que envolvem os investimentos anunciados pela Cemig e se colocou à disposição para auxiliar nas tratativas necessárias junto aos prefeitos da região. “O mínimo que devemos fazer é exigir que o serviço tenha qualidade e esteja sempre disponível para o nosso povo. Esse anúncio é importante e vamos trabalhar para que se concretize o mais rápido possível”, finalizou.
As tratativas envolvem, além de Ituiutaba, as cidades de Cachoeira Dourada, Campina Verde, Capinópolis, Carneirinho, Gurinhatã, Ipiaçu, Itapagipe, Iturama, Limeira do Oeste, Santa Vitória, São Francisco de Sales e União de Minas.