26.1 C
Ituiutaba
sexta-feira, novembro 22, 2024
spot_img
spot_img

Weliton Prado comemora a incorporação da Quimio Oral contra o Câncer de Mama no SUS

A Comissão Especial de Combate ao câncer no Brasil (Cecâncer) discutiu o papel das políticas públicas no combate ao câncer de mama em audiência pública recentemente. Um dos pontos discutidos e apontados como fundamentais pela comissão é a oferta de medicamentos modernos no tratamento, principalmente na rede pública.

Após pressão da Cecancer, da FEMAMA, entidades de combate ao câncer e dos pacientes oncológicos em audiências anteriores e em cobranças ao governo federal, a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC) aprovou a incorporação de três quimioterapias orais para tratamento de pacientes com câncer de mama metastático no SUS.

O deputado federal Weliton Prado, presidente da Cecâncer, questiona a lentidão para que os tratamentos modernos sejam aprovados e incluídos na lista do SUS. No requerimento para a solicitação da audiência, o parlamentar aponta que novas tecnologias já estão disponíveis na rede privada de saúde, mas há quase 20 anos não são incorporados no SUS novos tratamentos para a forma metastática da doença, que corresponde a 70% dos casos registrados no país.

Artigos relacionados

RECENTES