Na última terça-feira, dia 23, dia Mundial do Livro, o auditório da Escola Municipal São José em Santa Vitória, abrigou um dos seus mais altos voos de Cultura Popular. Por meio de parceria estabelecida entre a Secretaria de Cultura e Turismo e a Escola Municipal São José, o evento levou aos alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA, reflexões sobre a importância da Cultura, seus desdobramentos e suas nuances.
O projeto, intitulado “Retratos, contos e canções”, do professor Marcos Medeiros, foi desenvolvido em três blocos temáticos, em que os alunos e o público presente puderam desfrutar em diferentes abordagens, que favorecem a valorização de nossa cultura e Patrimônio Cultural.
O primeiro bloco (RETRATOS), apresentado pela aluna do 2º Período, Laura Domingues, apresentou reflexões sobre o trabalho encampado pela Coordenadoria de Patrimônio Cultural, resgatando a memória local. Na ocasião, a equipe da Secretaria de Cultura e Turismo esteve presente e anunciou a importância da preservação, a partir da memória fotográfica, registrada com apelos semióticos para a atualidade.
O segundo bloco (CONTOS), apresentado pela aluna do 4º Período, Rosana Queiroz, destacou a experiência literária da aluna Suelen Batista, em torno da leitura da obra “Malala, a menina que queria ir para escola”, da autora Adriana Carranca.
O bloco seguiu com a apresentação principal do Escritor local, Márcio José, autor de livros enquadrados no gênero Contos – narrativas pitorescas de moradores da cidade. Na oportunidade, o escritor explanou sobre a sua trajetória como escritor e destacou a importância da valorização da literatura no contexto escolar.
Finalmente, o terceiro bloco (CANÇÕES), conduzido pela aluna do 4º Período, Athalia Betania, trouxe para o público reflexões sobre a importância da formação musical para jovens e adultos e considerações sobre o trabalho empreendido pela Secretaria de Cultura e Turismo no Centro Municipal de Música “Anezio Souza Santos”, no que se refere à formação de plateias e estilos musicais.
O bloco seguiu com a leitura do Poema “Estas Mãos” da autora Goiana, Cora Coralina, realizada pelo Professor Jesusmar Rodrigues, interpretada, por meio de expressão corporal, pela aluna Maria das Graças, do 1º Segmento da EJA.
O evento encerrou-se com o desfile e depoimento das vencedoras do Concurso “Garota Afro 2024” de Santa Vitória, Maria Rita, e da “Miss simpatia”, Juciana Souza. Na ocasião, pontuaram sobre a importância da mulher negra no cenário cultural e literário, citando a autora negra brasileira, Conceição Evaristo.
Estiveram presentes o Prefeito Municipal Salim Curi e sua esposa e secretária, Mariza Curi; o Secretário de Cultura e Turismo, Davi Júnior, com toda sua equipe; Diretora da Escola Municipal São José, Jaqueline Maria Silva, acompanhada com suas vice-diretoras; representantes de instituições estaduais e municipais de ensino; alunos professores e convidados.