23.6 C
Ituiutaba
sexta-feira, março 6, 2026
spot_img

Dia D de Combate à Dengue será realizado no sábado (29); confira a programação

O evento terá mobilização em diversos pontos da cidade, com ações de limpeza e orientação

A Prefeitura de Ituiutaba, por meio da Secretaria de Saúde, realizará no próximo sábado, 29 de novembro, o Dia D de Combate à Dengue, com ações de limpeza, mobilização e orientação em diferentes regiões da cidade. A iniciativa atende determinação do Governo do Estado e ocorre em um momento considerado crítico para o avanço da doença, quando o período chuvoso favorece a proliferação do Aedes aegypti.

De acordo com o último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), os bairros Carlos Dias Leite e Novo Tempo 2 foram identificados como “zonas quentes”, com maior presença de focos do mosquito. Diante do alerta, o município intensificou as estratégias de prevenção e convocou a população para participar ativamente das ações.

As atividades terão início às 7h, com concentração dos Agentes de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde no PSF Novo Tempo 2, de onde partirá a mobilização.

Até as 8h, os moradores dos bairros Novo Tempo 2 e Carlos Dias Leite devem colocar nas calçadas todos os resíduos que possam funcionar como criadouros, como garrafas, latas, pneus, baldes, restos de obras e qualquer objeto que acumule água. A coleta dos materiais será realizada entre 8h e 11h pelas equipes do município.

No PSF, durante toda a manhã, também serão oferecidas consultas e coleta de exame Papanicolau, como forma de ampliar o acesso aos serviços de saúde durante o movimento.

Paralelamente à limpeza urbana, a Secretaria de Saúde promoverá, a partir das 9h, uma blitz educativa na Praça Getúlio Vargas. A ação reunirá instituições parceiras e equipes da pasta para orientar a população sobre medidas de prevenção, distribuir materiais informativos e alertar sobre a gravidade da dengue.

Durante a mobilização, agentes reforçarão a importância de eliminar criadouros, identificar potenciais focos e adotar práticas permanentes de prevenção. Segundo a Secretaria, a estratégia busca ampliar o alcance das informações e sensibilizar moradores para a responsabilidade coletiva no enfrentamento ao mosquito.

A Prefeitura de Ituiutaba destaca que o sucesso das ações depende diretamente da adesão dos moradores. “A dengue é uma doença grave, que pode matar. Cada residência precisa ser cuidada com atenção. O Dia D é um chamado à ação”, afirmou o secretário de Saúde, Conrado Pereira.

Artigos relacionados

RECENTES