Home Blog Page 133

Vereadores prestigiam a 16ª Cavalgada de Perdilândia

0

Nos dias 17 e 18 de maio, foi realizada a 16ª Cavalgada de Perdilândia. Com o apoio da Câmara Municipal de Santa Vitória, do Sindicato Rural, da Rota do Triângulo e da Jalles, o evento foi promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura e Turismo, com suporte de todas as Secretarias Municipais. O presidente da Câmara Municipal, Zilmar Filho, juntamente com os vereadores Assis Tostes, Carlinhos Queiroz, Edinho Pescador, Gilmar “Abeia”, Henrique Manquinho, Joaquim Lima, Junim da Lazinha, Marquinho da Farmácia, Weliton da Colônia e a vereadora Mônica Romão, prestigiaram o evento.
No dia 17, o cantor Baronne fez o primeiro show da noite, seguido pela dupla Gilberto e Gilmar, que encantaram o público com vários sucessos sertanejos. Centenas de pessoas marcaram presença em Perdilândia.

No dia 18, sábado, a cavalgada partiu pela manhã de Perdilândia em direção a Santa Vitória. Na chegada ao Parque de Exposições, o público pôde acompanhar as apresentações da dupla André e Miller, Pablo Guimarães, DJ Kaliz e o grande show da noite com a dupla Bilionário e Batista Faria, que fez o público cantar juntos grandes sucessos.

A Comitiva Latinha na Mão conquistou o primeiro lugar, recebendo o prêmio de R$ 6.000,00. O segundo lugar, com o prêmio de R$ 4.000,00, foi para a Comitiva Aroeira, enquanto a Comitiva Só na Espora ficou em terceiro lugar, levando o prêmio de R$ 2.500,00.

Ao fazer uso da palavra, o presidente do Legislativo, Zilmar Filho, parabenizou a comissão organizadora do evento e destacou a importância e valorização da tradicional festa na região.

“É gratificante estar aqui com vocês nesta 16ª Cavalgada de Perdilândia. Este evento representa mais do que uma celebração; ele é um verdadeiro símbolo da nossa cultura e tradição. Quero parabenizar a todos pelo excelente trabalho na organização deste evento. Agradeço também ao Sindicato Rural, à Rota do Triângulo e à Jalles pelo apoio essencial, assim como a Câmara Municipal que tem sido grandes parceiros neste evento. E não poderia deixar de mencionar o esforço e dedicação das comitivas participantes, que abrilhantaram ainda mais nossa cavalgada. Este evento mostra a força da nossa comunidade, que se une para celebrar e preservar nossas tradições. Que possamos continuar promovendo e valorizando momentos como este, que reforçam nossa identidade e fortalecem nossos laços.

Equipe de Santa Vitória estreia na Copa Amvap 2024

0

Vai começar o calendário esportivo da Copa Amvap 2024 com a estreia da equipe de Santa Vitória no torneio no próximo dia 26, domingo, às 15 horas no estádio José Franco de Gouveia. O confronto inicial será contra a equipe de Cachoeira Dourada de Minas.

Para assistir o jogo está sendo pedido 1Kg de alimento para ajudar o Lar do Idoso do município, faça sua parte, colabore. Todos estão convidados a assistirem esse jogão de bola.

Vale realiza audiência pública do Projeto Apolo

A Vale convida para as audiências públicas dos Projetos de Mineração e Sondagens Apolo Umidade Natural, localizados nos municípios de Santa Bárbara e Caeté.

Como participar das Audiências Públicas?

As Audiências Públicas serão presenciais e ocorrerão nos dias 22 e 23 de maio, nas cidades de Santa Bárbara e Caeté, respectivamente.

Transporte para a Audiência

Caso precise de transporte até os locais acima mencionados, a VALE disponibilizará ônibus para as seguintes comunidades: Morro Vermelho, N. S. Perpétuo Socorro, Rancho Novo, Água Limpa, Cruz dos Peixotos, André Mato Dentro e Condomínio Juca Vieira.

Transmissão das Audiências Públicas

As Audiências Públicas serão transmitidas pelo YouTube e estarão disponíveis apenas para visualização, sem interação (perguntas e respostas) com o público. O chat e áudio estarão desligados.

Informações do Projeto Apolo

O Projeto Apolo Umidade Natural, novo empreendimento minerário da Vale S.A, CNPJ 33.592.510/0046-56, está localizado entre os municípios de Caeté e Santa Bárbara, em local denominado Fazenda Serra Maquiné, S/N, Zona Rural de Caeté.

O projeto de mineração consistirá em lavra de minério de ferro a céu aberto, tratamento do minério sem utilização de água, pilhas de estéril e ramal ferroviário para conexão à Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), objeto do Processo de Licenciamento Prévio No. 4977/2021.

Também serão necessárias sondagens geotécnicas e geológicas, que requerem prévio licenciamento ambiental devido à presença de vegetação do bioma mata Atlântica em estágio médio e avançado de regeneração, objeto do Processo de Licenciamento Ambiental Concomitante No. 3781/2022.

Mais informações sobre os projetos em licenciamento (mineração e sondagens) podem ser obtidas nos Estudos de Impacto Ambiental e respectivos Relatórios de Impacto Ambiental (EIA e RIMA) que instruem os processos de licenciamento ambiental do Projeto Apolo.

Visite o site oficial do projeto : https://vale.com/in/projetoapolo

Fonte: SINDIJORI MG

Mineiro é vice-presidente da CNM

COLUNA MG

Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG

www.sindijorimg.com.br

Mineiro é vice-presidente da CNM

Minas Gerais está mais uma vez representada na diretoria da Confederação Nacional de Municípios (CNM) para o triênio 2024-2027 com o presidente da Associação Mineira de Municípios e prefeito de Coronel Fabriciano, Marcos Vinicius, como 1º vice-presidente da entidade. A posse aconteceu em solenidade na sede da entidade nacional, em Brasília, nesta segunda-feira (20), com a presença de presidentes de associações estaduais e prefeitos de todo o país. Eleito em março, o grupo assume a missão de conduzir a CNM pelo triênio 2024-2027, sob a presidência de Paulo Ziulkoski. (Cidade Conecta – Nova Lima)

https://www.cidadeconecta.com/noticias/marcos-vinicius-posse-cnm/

Debate Regional sobre Águas no Sul

No próximo dia 4 de junho, às 18h, o Coletivo Rio Verde VivO realizará na Câmara Municipal de Varginha o 3º Debate Regional sobre a relação das cidades sul-mineiras com as águas, focando na bacia do rio Verde. O evento, que acontece durante a Semana Mundial do Meio Ambiente, abordará os avanços e desafios desde o primeiro encontro em 2019. Foram convidados representantes governamentais, instituições ambientais e a comunidade. Haverá transmissão ao vivo pelo Facebook do Coletivo, que busca promover a preservação e a qualidade das águas na região. (Folha de Varginha)

https://blogdomadeira.com.br/varginha-vai-sediar-o-3o-debate-regional-sobre-aguas-no-sul-de-minas/

Memórias de Timóteo são lembradas

A Fundação Aperam Acesita, em parceria com Hibridus Dança, celebrou o Dia Internacional dos Museus de 14 a 17 de maio com visitas e atividades gratuitas no Centro Cultural da fundação em Timóteo. O evento incluiu contação de histórias, exposições no museu, teatro e galeria de arte, promovendo a memória e a história da região. Participantes, incluindo ex-funcionários e moradores, compartilharam lembranças e experiências, destacando a importância dos museus na educação e preservação cultural. (Portal Silmara de Freitas)

https://www.silmaradefreitas.com.br/memorias-e-historias-de-timoteo-sao-lembradas-na-semana-do-museu/

Turismo mineiro cresceu 7,0%

No primeiro trimestre de 2024, o turismo em Minas Gerais cresceu 7,0%, registrando o segundo melhor desempenho no Brasil, atrás apenas da Bahia. O aumento de 15,3% no fluxo de passageiros no principal aeroporto do estado e a alta de 31,8% na chegada de turistas estrangeiros contribuíram para esses resultados. Esse crescimento significa uma recuperação pós-pandemia, o aquecimento do mercado de trabalho e a confiança do consumidor. No contexto anual, Minas Gerais teve um aumento de 11,20% na atividade turística, o melhor desempenho entre as unidades federativas analisadas. (MG Turismo – Belo Horizonte)

https://mgturismo.com.br/fecomercio-mg-turismo-mineiro-cresceu-70-no-primeiro-trimestre-do-ano/

Encontro valoriza movimentos

No domingo, 19, Poços de Caldas sediou um evento no espaço Arte Ziriguidum para promover o entendimento das pautas dos movimentos negro e indígena no Brasil. O evento teve como objetivo confluir saberes provenientes de diferentes vivências e perspectivas. Assim, buscou evidenciar as semelhanças entre os dois movimentos, valorizando todos os modos de vida e promovendo a coexistência harmoniosa. A mesa de discussão contou com Tarisson Nawa e Lucas dos Santos, além de colaborações de personalidades como Marcelo Oliveira e Rafaela Zincone. (Poços Já)

https://pocosja.com.br/2024/05/20/encontro-no-arte-ziriguidum-valoriza-saberes-dos-movimentos-negro-e-indigena/)

CCBM recebe Semana Africana

A Semana Africana 2024, realizada no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM) em Poços de Caldas, oferece palestras sobre a situação atual dos países africanos e das comunidades afro-diaspóricas até sábado (25). O evento inclui também oficinas e uma mesa redonda sobre diversos temas relacionados à cultura africana e suas influências. A entrada é gratuita e as atividades são variadas, abrangendo tradições, vivências, filosofia, histórias e cultura. (Tribuna de Minas)

https://tribunademinas.com.br/noticias/cultura/19-05-2024/semana-africana.html#goog_rewarded)

Gardenia enfrenta novas retiradas

Após uma inspeção que resultou na retirada de mais 10 ônibus de circulação, a Expresso Gardenia planeja retomar parte das linhas intermunicipais no Sul de Minas, com uma proposta que será entregue ao governo. A operação foi interrompida após problemas de manutenção e segurança identificados em abril. A empresa ainda não apresentou soluções para os problemas detectados anteriormente. Enquanto isso, moradores com vale-transporte pela Gardenia enfrentam dificuldades, já que outras empresas que assumiram alguns trechos ainda não conseguiram oferecer o serviço. (Diário Regional – Pouso Alegre)

https://jornaldiarioregional.com.br/2024/05/21/expresso-gardenia-enfrenta-novas-retiradas-de-onibus-e-propoe-retomada-de-linhas-no-sul-de-minas/

Fonte: SINDIJORI MG

Expoleste 2024 promete surpreender

COLUNA MG

Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG

www.sindijorimg.com.br

Expoleste 2024 promete surpreender

Percorrer 2.334m² de estandes, visitando mais de 150 empresas, tem que ter disposição e também a chance de logo após ter o direito de comer algo saboroso, acompanhado de um drink especial. E na 20ª Expoleste em Governador Valadares, que acontece partir de amanhã, 22, até o dia 26 de maio, no Centro de Feiras e Eventos da Univale, essa possibilidade é real. Na Expoleste 2024 estão sendo destinados 800 m² de área para uma alta gastronomia, com sete shows locais, 600 lugares e um espaço coberto. A Praça de Alimentação ganhou 200m² em relação a edição de 2023, levando mais conforto às famílias e visitantes neste ano. (Jornal da Cidade – Governador Valadares)

https://jornaldacidadegv.com.br/cidade/expoleste-2024-promete-surpreender-com-muita-gastronomia-sete-shows-locais-e-area-coberta-com-600-lugares/

Ataque de pitbull preocupa Sabará

Uma noite de terror e impunidade para uma uma família de Sabará nesta sexta, feira, 17 de maio por volta das 21h30, quando um passeio após participarem de um evento escolar se transformou em um pesadelo. Um cachorro da raça Pitbull, conhecido por seus ataques anteriores, avançou em direção a uma criança de 4 anos e sua família, nas ruas serenas do centro histórico da cidade. Denúncias sobre a recorrência desses incidentes envolvendo o mesmo cachorro têm se tornado comuns na região. No entanto, a ausência de legislação municipal para regular a posse e condução de animais considerados perigosos tem deixado a Polícia Militar de mãos atadas. (Folha de Sabará)

https://folhadesabara.com.br/noticia/33452/crianca-de-4-anos-e-atacada-por-pitbull-em-sabara-comunidade-clama-por-acao-urgente

Festival de Pratos Típicos em Patos

Na noite de sábado, 18, o Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas, em parceria com a Prefeitura Municipal, realizou a 39ª edição do tradicional Festival de Pratos Típicos com Milho. Coordenado pela Emater MG, vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Minas Gerais, o evento marcou a abertura da programação da 63ª Festa Nacional do Milho (Fenamilho 2024) e veio celebrar a cultura do milho em suas variadas formas. Ao todo, mais de 200 pratos participaram do festival, entre receitas doces e salgadas, agradando até mesmo os paladares mais exigentes. (Folha Patense)

https://folhapatense.com.br/agronegocio/festival-de-pratos-tipicos-traz-comidas-regionais-e-familiares-preparadas-a-base-de-milho/

Pré-lançamento do FIQ BH

Neste sábado (18), o Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ BH) realizou um Flash Mob na Praça Sete, surpreendendo os transeuntes com 14 quadrinistas criando ilustrações ao som da DJ Aída. O evento, apoiado pela Prefeitura de Belo Horizonte e o Instituto Periférico, contou com a presença da secretária municipal de Cultura, Eliane Parreiras, que destacou a importância do festival para democratizar o acesso à cultura. O FIQ BH, que começa na quarta-feira (22), oferecerá uma feira de quadrinhos, exposições, mesas-redondas e oficinas, além de vales-livro para mais de 3000 alunos de escolas públicas. (Jornal São Geraldo – Belo Horizonte)

https://jornalsaogeraldo.com.br/belo-horizonte/praca-sete-se-transforma-em-palco-do-pre-lancamento-da-12a-edicao-do-fiq-bh-2/

Prefeitura investe em livros literários

A Prefeitura de Montes Claros, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), está investindo cerca de R$ 2,6 milhões na aquisição de obras literárias para as bibliotecas das escolas municipais. Com este investimento, o total destinado à compra de livros ao longo dos últimos sete anos chega a aproximadamente R$ 6 milhões, resultando em mais de 140 mil livros. A nova aquisição inclui 431 títulos para diversas etapas de ensino e 8.090 dicionários, beneficiando 113 unidades escolares. O objetivo é ampliar e atualizar o acervo, promovendo o prazer da leitura e a formação de leitores literários. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)

https://gazetanm.com.br/final-feliz-prefeitura-investe-quase-r-6-milhoes-em-livros-literarios/

Paraíso terá caravana agroecológica

A cidade de Paraíso realizará uma Caravana Agroecológica, organizada pela Associação do Desenvolvimento Ambiental Amigos de Paraíso, com patrocínio do Sicoob Nosso Crédito. O evento gratuito ocorrerá em sítios produtores e comercializadores de alimentos saudáveis e sustentáveis, promovendo a conservação de recursos naturais. Haverá transporte e alimentação orgânica certificada para os participantes. A caravana é destinada a agricultores, pequenos produtores, estudantes de ciências agrárias, trabalhadores rurais, mulheres e jovens do campo. (Jornal do Sudoeste – São Sebastião do Paraíso)

https://www.jornaldosudoeste.com.br/noticia.php?codigo=216784

Produtores pela preservação de abelhas

Cerca de 35% dos polinizadores, especialmente as abelhas, enfrentam risco de extinção, conforme dados da ONU. Em Minas Gerais, projetos como o “Certifica Minas Mel” capacitam apicultores e promovem práticas sustentáveis, auditadas pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). A iniciativa “Grupo de Apicultoras Flores de Aroeira” incentiva a inclusão feminina na apicultura, bem como cria pastos de cultivo em fazendas parceiras para introdução de colmeias, fortalecendo a economia local e o protagonismo das mulheres. (Diário do Comércio – Belo Horizonte)

https://diariodocomercio.com.br/sustentabilidade/dia-das-abelhas-apicultura-minas-gerais/)

Vale tem índices de alfabetização

A taxa de alfabetização na Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA) é superior aos índices de Minas Gerais e do Brasil, com 96% da população sabendo ler e escrever, enquanto o estado tem 94%. Dados do Censo Demográfico 2022 do IBGE mostram que Coronel Fabriciano, Ipatinga, Timóteo e Santana do Paraíso têm índices de alfabetização acima de 95%. Comparado a 2010, houve aumento na taxa de alfabetização em todos os municípios da RMVA, Minas Gerais e Brasil, com destaque para os índices elevados entre indivíduos de cor/raça amarela e branca. (Diário do Aço – Ipatinga)

https://diariodoaco.com.br/noticia/0115753-vale-do-aco-tem-indices-de-alfabetizacao-superiores-a-media-de-minas-gerais-e-do-brasil)

Fonte: SINDIJORI MG

Norte debate fábrica de celulose

COLUNA MG

Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG

www.sindijorimg.com.br

Norte debate fábrica de celulose

A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene participou na semana que passou da discussão sobre a criação de uma fábrica de celulose na microrregião do Irapé, em Grão Mogol, no Norte de Minas. O evento contou com a presença do consultor da empresa Paper Excellence, uma das líderes do mundo na produção sustentável de celulose, papéis, embalagens e produtos à base de madeira e está posicionada em mercados globais como China, Europa, Estados Unidos e Japão. A empresa analisa um local para implantar uma fábrica de celulose no Norte de Minas, mas há concorrência com Goiás e Mato Grosso para sediar a empresa. Grão Mogol se habilitou a receber este empreendimento estimado em 4 bilhões de dólares, ou 20 bilhões de reais. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)

https://gazetanm.com.br/norte-de-minas-amams-participa-de-reuniao-sobre-criacao-de-fabrica-de-celulose-na-microrregiao-do-irape/

Beto Guedes no Canta Formiga

Os amantes da música têm encontro marcado nos dias 24 e 25 deste no tradicional Canta Formiga, que promete trazer uma experiência musical única para a cidade. Com dois shows imperdíveis, o evento destaca-se como uma oportunidade para os fãs da música brasileira desfrutarem de performances de artistas renomados. Na sexta-feira (24) o palco do Canta Formiga será abrilhantado pela voz e talento do aclamado Beto Guedes. Já no sábado (25), o palco recebe o virtuoso Wagner Tiso e o Quarteto Sentinela. (Jornal Nova Imprensa – Formiga)

https://ultimasnoticias.inf.br/noticia/beto-guedes-e-wagner-tiso-e-o-quarteto-sentinela-se-apresentarao-no-canta-formiga/

Conscientização da Hemofilia em Timóteo

A Câmara de Timóteo aprovou, em primeira votação, o Projeto de Lei que institui o Dia Municipal de Conscientização da Hemofilia em Timóteo, a ser comemorado no dia 17 de abril. O PL tem o objetivo de levar ao conhecimento da população informações sobre a doença e a importância do diagnóstico e tratamento precoce. Outra matéria aprovada em primeira votação na reunião desta quinta foi o PL que regulamenta a Política Municipal de Arquivos Públicos. (Portal da Cidade – Ipatinga)

https://ipatinga.portaldacidade.com/noticias/regiao/dia-municipal-da-conscientizacao-da-hemofilia-e-aprovado-em-timoteo-0013

Varginha homenageia coletores de lixo

Esses profissionais, com extremo zelo e eficiência, realizam um trabalho que merece ser celebrado. Na quinta-feira, 16 de maio, Dia do Gari, foi oferecido um café especial aos coletores da Prefeitura de Varginha. O evento contou com a presença do Secretário Municipal de Meio Ambiente, Cláudio Abreu, do vice-prefeito Leonardo Ciacci, e dos demais servidores da Secretaria de Meio Ambiente (Semea). “O trabalho realizado de forma árdua, porém com um sorriso no rosto, é o diferencial de todos eles”, afirmou Cláudio Abreu. (Gazeta de Varginha)

https://www.gazetadevarginha.com.br/post/ontem-a-prefeitura-de-varginha-atrav%C3%A9s-da-secretaria-municipal-de-meio-ambiente-homenageou-todos

Festival Gastronômico “Sabores das Villas”

Rio Espera sedia o Festival Gastronômico “Sabores das Villas” neste fim de semana. O evento foi aberto no sábado, 18 dia 18 de maio, com shows de Felipe e Nando e Vinny Deejay, com pratos de cinco estabelecimentos locais. No dia 19 de maio, o festival continua em Itaverava, no Estádio Municipal “Waldemar Nogueira”, com uma Feira da Agricultura Familiar e shows das bandas João de Barro e Maria Tonteira. Até o dia 2 de junho, a Região Turística Villas e Fazendas será o centro da boa gastronomia mineira e da música de qualidade (Jornal Correio da Cidade – Conselheiro Lafaiete)

https://www.jornalcorreiodacidade.com.br/noticias/35786-festival-gastronomico-sabores-das-villas-agita-rio-espera-e-itaverava-neste-fim-de-semana)

Codevasf investe na Canastra

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), deve investir cerca de R$ 57 milhões em empreendimentos de recuperação na estrada que dá acesso ao Parque Nacional da Serra da Canastra – berço da nascente do rio São Francisco, em São Roque de Minas. A ordem de serviço para o início da execução das obras foi assinada na última quarta-feira, 15, em solenidade na sede Codevasf, em Brasília. (Folha da Manhã – Passos)

https://clicfolha.com.br/ministerio-e-codevasf-deve-investir-r-57-milhoes-na-serra-da-canastra/

Fonte: SINDIJORI MG

Volume de serviços avança 4,4% no primeiro trimestre do ano em Minas Gerais

O volume de serviços encerrou o primeiro trimestre do ano com um avanço de 4,4% em Minas Gerais, sendo o quarto resultado positivo consecutivo obtido para esta medição. No estado, as atividades de serviços que apresentaram melhor desempenho foram os serviços de informação e comunicação (16,3%), serviços prestados às famílias (8,0%) e transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (4,4%). Entretanto, outros serviços (-10,7%) e serviços profissionais, administrativos e complementares (-4,6%) registraram desaceleração no acumulado até o mês de março, conforme análise do Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG com os dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O crescimento do volume de serviços, no primeiro trimestre do ano, também foi observado no contexto nacional. No Brasil, o volume de serviços avançou 1,2% no acumulado até o mês de março, terceiro ano consecutivo de aumento no período observado. Os serviços prestados às famílias (5,5%), serviços de informação e comunicação (5,5%), serviços profissionais, administrativos e complementares (2,9%) e outros serviços (1,5%) foram as atividades de serviços com crescimento no acumulado do ano. Em contrapartida, a atividade de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-3,5%), encerrou o período em queda.

Segundo Gabriela Martins, economista da Fecomércio MG, o mercado de trabalho mais aquecido, uma maior renda disponível entre as famílias e o aumento dos gastos do governo são alguns dos fatores que justificam o impulsionamento do setor de serviços no primeiro trimestre. “O crescimento da demanda das empresas pelo investimento em TI, serviços administrativos e comunicação são outros fatores que impactam diretamente o volume de serviços, impactando positivamente toda a economia”, explica Martins.

Em relação ao mês de fevereiro de 2024, o volume de serviços, em Minas Gerais, cresceu 6,7%, sendo os serviços de informação e comunicação (15,1%) a atividade com melhor desempenho nesta comparação. Na comparação anual, o volume de serviços do estado foi inferior, com um aumento de 2,2% em relação a março de 2023. Já no acumulado de 12 meses, de abril de 2023 a março de 2024, o volume de serviços, em Minas Gerais, registrou um desempenho de 6,7%.

No Brasil, o volume de serviços apresentou uma retração em relação a comparação anual (-2,3%), março de 2024 em relação a março de 2023, com queda bastante acentuada nas atividades de transporte, serviços auxiliares aos transportes e correio (-10,4%). Na comparação em relação ao mês imediatamente anterior, o volume de serviços brasileiro manteve-se praticamente estável, com um resultado positivo de 0,4%). Nos últimos 12 meses, o volume de serviços teve um desempenho de 1,4%.

Sobre a Fecomércio MG

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais integra o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas e Sindicatos Empresariais que tem como presidente o empresário Nadim Donato. A Fecomércio MG é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 740 mil empresas mineiras. Em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, a Fecomércio MG atua junto às esferas pública e privada para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando o desenvolvimento do comércio no estado e muito mais.

Há 85 anos, fortalecendo e defendendo o setor, beneficiando e transformando a vida dos cidadãos.

Fonte: SINDIJORI MG

FECOMÉRCIO, FIEMG e mais de 60 entidades nacionais apelam aos deputados para colocarem fim à isenção para importados de até 50 dólares

A FECOMÉRCIO MG e a FIEMG assinaram, juntamente com mais de 60 entidades brasileiras, do varejo, da indústria e centrais sindicais, um documento em que pedem aos deputados federais para votarem pelo fim da isenção de importados abaixo de 50 dólares.

Dentro de alguns dias, os parlamentares deverão apreciar o Projeto de Lei 914/24 que tira a isenção das importações de baixo valor que hoje são feitas majoritariamente pelas plataformas estrangeiras. Enquanto esse tipo de comércio é taxado em 17% nas importações, o varejo e a indústria nacionais pagam 90% de impostos. Conforme o documento, a isenção dos importados beneficia empresas estrangeiras e pune o setor produtivo brasileiro responsável por 18 milhões de postos de trabalho no País.

“A situação atual estabeleceu uma concorrência absolutamente desleal que tem levado ao fechamento de empresas, especialmente pequenas e médias e, consequentemente, de milhares de postos de trabalho”, diz o documento enfatizando que “o que temos hoje é uma absurda exportação de empregos brasileiros para o exterior”.

O documento também denuncia o que seria a propagação de fake news por parte das plataformas internacionais de e-commerce que estariam ameaçando deixar de atuar no país caso passem a pagar a taxa de importação de 90%. “Comprova-se aqui que a maior vantagem competitiva das plataformas internacionais é a isenção de impostos e não seu modelo de negócios como elas alegam”, criticam as entidades que assinam o documento.

Por fim, o comunicado do setor produtivo nacional apela aos deputados para que não desperdicem a oportunidade de salvar a atividade econômica e os empregos do varejo e da indústria nacional, dizendo sim ao relatório do deputado Átila Lira ao PL 914/24.

Fonte: SINDIJORI MG

Concurso Silemg de redação e desenho 2024

A décima terceira edição do Concurso SILEMG de Redação e Desenho oferece aos estudantes das escolas públicas e privadas do estado de Minas Gerais uma oportunidade para expressar suas ideias, criatividade e habilidades artísticas, ao mesmo tempo que promove o conhecimento sobre questões relevantes relacionadas à cadeia do leite, desde seus benefícios para a saúde e bem-estar até a sustentabilidade do setor. Este ano, daremos continuidade da parceria e patrocínio da Tetra Pak, uma empresa líder no mercado de soluções de processamento e envase de alimentos.

PROGRAMAÇÃO

Com entusiasmo, anunciamos o lançamento da décima terceira edição do Concurso SILEMG de Redação e Desenho, um evento que marca o calendário educacional e do segmento de laticínios de Minas Gerais. Este concurso oferece aos estudantes das escolas públicas e privadas do estado uma oportunidade para expressar suas ideias, criatividade e habilidades artísticas, ao mesmo tempo que promove a conscientização sobre questões relevantes relacionadas à cadeia do leite, desde seus benefícios para a saúde e bem-estar até a sustentabilidade do setor.

Saiba mais no link oficial do Concurso:

https://www.silemg.com.br/concurso-redacao-desenho

Fonte: SINDIJORI MG

Vale do Lítio destaque na Nasdaq

COLUNA MG

Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG

www.sindijorimg.com.br

Vale do Lítio destaque na bolsa

O projeto Vale do Lítio completou um ano neste mês de maio e, nesta quinta-feira 16, nos Estados Unidos, foram destacadas as ações e resultados alcançados, até aqui, para o desenvolvimento socioeconômico da região do Jequitinhonha. O Vale do Lítio, baseado na atração de investimentos privados, fechou o primeiro ano com resultado significativo para Minas Gerais: contribuiu para a superação da marca de negócios atraídos pela cadeia do lítio mineira até este mês, além da criação de mais de 10 mil empregos, entre diretos e indiretos, na região. (Diário do Comércio – Belo Horizonte)

https://diariodocomercio.com.br/economia/vale-litio-operacao-bolsa-valores-eua/

Formiga chega ao seu 71º padre

O catolicismo é uma religião forte em Formiga, que movimenta igrejas, forma lideranças e leva alguns fieis ao caminho do sacerdócio. Neste sábado, dia 18, a cidade chegará ao seu 71º padre. A ordenação presbiteral do diácono Renan Pinheiro de Oliveira, que pertence à Congregação dos Rogacionistas do Coração de Jesus (RCJ), ocorrerá em Passos. Dos 71 sacerdotes gerados por Formiga, 31 já são falecidos e 40 estão em atividade. O primeiro foi Manoel Bernardes da Silveira, ordenado em 12 de julho de 1821. (O Pergaminho – Formiga)

https://www.opergaminho.com.br/formiga-chega-ao-seu-71o-padre

Lança campanha Conta Premiada

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Teófilo Otoni lançou oficialmente a campanha Compra Premiada CDL 2024, com a realização de sorteios de brindes ofertados pelos patrocinadores e parceiros da campanha, o chamado Esquenta, alusivo ao Dia das Mães. O evento aconteceu em frente à agência central do Sicoob Credivale, com grande participação da comunidade. Pela campanha, acontecem sorteios o ano inteiro, nas principais datas comemorativas (Dia das Mães, dos Namorados, dos Pais, das Crianças e Natal), e os cupons são acumulativos. (Diário Tribuna – Teófilo Otoni)

https://diariotribuna.com.br/?p=24614

Canteiro de girassóis é atração de feira

Neste sábado (18), a Ceasa de Uberaba sediará a 109ª edição da Feira do Produtor, com 27 expositores confirmados, incluindo 10 barracas de hortifrutigranjeiros e diversas de produtos artesanais. O evento contará com a apresentação musical de Erllei Diamante, e os visitantes poderão visitar um canteiro de girassóis, com direito a contemplar a beleza das flores e tirar fotos. Desde sua estreia em abril de 2022, a feira é conhecida pelos preços atrativos de carne bovina e frango caipira. (Jornal da Manhã – Uberaba)

https://jmonline.com.br/cidade/canteiro-de-girassois-e-uma-das-atrac-es-da-feira-do-produtor-deste-sabado-1.382621)

Festa de Santa Rita vai até dia 26

Em Araxá, no bairro Santa Rita, a capela dedicada à Santa Rita de Cássia está organizando a Festa em Louvor à santa das causas impossíveis, de 17 a 26 de maio. Haverá missas diárias, seguidas de quermesse com comidas típicas, exceto nos dias 20, 21 e 26. No dia 22, a missa incluirá a Bênção das Rosas e do Mel. Além disso, haverá um bingo com prêmios em dinheiro no dia 25. A programação inclui apresentações musicais e, no dia 26, uma macarronada especial. (Clarim – Araxá)

https://clarim.net.br/festa-de-santa-rita-de-cassia-vai-ate-dia-26/)

BH é a Capital dos Quadrinhos

Belo Horizonte sediará a 12ª edição do Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ BH) de 22 a 26 de maio de 2024, no Minascentro. Organizado pela Prefeitura de Belo Horizonte em parceria com o Instituto Periférico, o evento gratuito contará com mesas-redondas, feira de quadrinhos, oficinas, exposições, exibição de filmes, autógrafos, debates, duelos de HQs e rodada de negócios. Com o tema “Onde cabem os quadrinhos?”, o festival reunirá cerca de 400 artistas brasileiros e internacionais, promovendo a troca de experiências entre profissionais, pesquisadores e o público. (Jornal Esplanada – Belo Horizonte)

https://jornalesplanada.com.br/fiq-transforma-bh-na-capital-do-maior-festival-de-quadrinhos-da-america-latina/)

Usiminas anuncia investimento

Para crescer junto da comunidade e apoiar o desenvolvimento local, a Usiminas dá início a programas educacionais permanentes. Em Ipatinga, a empresa vai investir neste ano R$ 1,8 milhão na reforma da Escola Municipal Everson Magalhães Lage, no bairro Jardim Panorama, por meio do programa Voluntários em Ação; e em bolsas de estudos para alunos da rede pública, por meio do Bolsas de Excelência. As informações foram divulgadas na quinta-feira (16) pela empresa. Previsto para o segundo semestre, o programa Bolsas de Excelência é voltado para escolas públicas de Ensino Médio. Seu objetivo é destacar a excelência acadêmica e o compromisso com os estudos, reconhecendo estudantes com bom desempenho. (Diário do Aço – Ipatinga)

https://www.diariodoaco.com.br/noticia/0115695-usiminas-anuncia-investimento-de-r-18-milhao-em-programas-de-educacao-em-ipatinga)

Concurso da Expoqueijo

A Expoqueijo Brasil – Araxá International Cheese Awards 2024, maior concurso de queijos das Américas, está com inscrições abertas até 30 de maio para produtores de queijo artesanal com registro oficial. O evento ocorrerá de 27 a 30 de junho, com participação de queijos de cinco continentes. Os queijos serão avaliados por jurados treinados pelo Instituto de Laticínios Cândido Tostes em sete atributos. A disputa inclui 45 categorias, com premiações em ouro, prata, bronze e a honraria máxima de Super Ouro. (Cidade ConectaNova Lima)

https://www.cidadeconecta.com/noticias/expoqueijo-concurso-internacional-tem-inscricoes-abertas/)

Fonte: SINDIJORI MG