Home Blog Page 195

Israelenses visitam irrigação do Norte de Minas

COLUNA MG

Principais destaques dos jornais integrantes da Rede Sindijori MG

www.sindijorimg.com.br

Israelenses visitam irrigação do Norte

Os diplomatas da Embaixada de Israel no Brasil e da Câmara de Comércio do país do Médio Oriente percorrerem o quatro polos agrícolas mineiros do Norte de Minas durante a última semana. As visitas tiveram como objetivo o estabelecimento de uma cooperação técnica internacional voltada para a gestão de recursos hídricos e sustentabilidade na agricultura irrigada.  Segundo o subsecretário de Política e Economia Agropecuária da Seapa, João Ricardo Albanez, as trocas foram positivas e apontam para a viabilidade da colaboração entre Minas e a nação mediterrânea. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)

Sindijori faz parceria com AMM

Na sede da Associação Mineira de Municípios (AMM), em Belo Horizonte, o presidente do Sindicato dos Proprietários de Jornais, Revistas e Veículos de Comunicação Digital do Estado de Minas Gerais (Sindijori), Rodrigo Silva Fernandes, o coordenador do Núcleo Sindijori de Comunicação – NSC, Roberto Cathoud, se reuniram com o diretor de Comunicação e Eventos da entidade, Lu Pereira, em busca de consolidação de parcerias para a divulgação do 38º Congresso Mineiro de Municípios. Considerado o maior congresso municipalista estadual do país, o evento acontece nos dias 9 e 10 de maio de 2023, no Expominas, em Belo Horizonte. (Rede Sindijori)

https://www.sindijorimg.com.br/sindijori-mg-faz-parceria-com-a-amm-para-o-congresso-dos-municipios

Olímpio Noronha tem Parlamento Jovem

Aconteceu na última segunda-feira (20) o lançamento do projeto Parlamento Jovem 2023 no município de Olímpio Noronha. Estiveram reunidas autoridades locais como o Presidente da Câmara Wilson e os vereadores Jonas, Claudio, Edson, João Paulo e Marcio;  a turma de alunos escolhida para dar vida ao projeto e familiares, para conhecer e entender sobre o assunto e tudo o que será desenvolvido durante o ano. O Parlamento Jovem de Minas é um projeto de iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) através da Escola do Legislativo (ELE) em parceria com as câmaras municipais. (Jornal Panorama – Baependi) https://jornalpanoramaminas.com.br/lancamento-do-parlamento-jovem-2023-em-olimpio-noronha-reune-autoridades-alunos-e-comunidade/

Caeté tem Conferência de Crianças

Ano passado, o Conselho Nacional do Brasil (CNB) lançou um desafio para descobrir a Conferência de Crianças e Adolescentes (CCA) mais antiga do Brasil. Um concurso foi feito e a documentação de 22 Conferências foram enviadas. E dentre elas, a CCA Mais Antiga do Brasil é a Conferência Aspirantes Menino de Jesus, de Caeté, fundada há 66 anos, em 5 de dezembro de 1956. Dentre o material enviado, está a Ata Histórica da preparação até a fundação da Conferência do Menino Jesus, bem como as atas das primeiras reuniões. Com a documentação aprovada pelo CNB, a CCA recebeu o título de “A mais antiga do Brasil”. (Jornal Opinião – Caeté) https://www.opiniaocaete.com.br/caete-tem-conferencia-de-criancas-e-adolescentes-cca-mais-antiga-do-brasil/

Bahia-Minas na pauta da MTC em Salinas

O diretor da MTC – Multimodal Caravelas, Fernando Cabral e o ex-deputado estadual João Leite estiveram no município de Salinas para apresentar e debater acerca da construção da ferrovia Bahia-Minas, destinada ao transporte de cargas, que parte de Caravelas a Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha. A proposta é que possa ser feita a extensão, incluindo o município de Salinas no empreendimento. A reunião contou também com a presença de vereadores, secretários, servidores públicos, empresários e sociedade civil. (Em Tempo – Nanuque)

https://www.jornalemtempo.com/construcao-da-bahia-minas-pauta-reuniao-com-a-mtc-em-salinas

Valadares tem Polo Digital

A Prefeitura Municipal de Governador Valadares inaugurou o Polo de Transformação Digital. O espaço, localizado na rua Peçanha, no Centro de Valadares, proporciona imersão tecnológica com equipamentos de última geração, oficinas e laboratórios modernos aos alunos da rede municipal de ensino. O Polo de Transformação Digital faz parte do Projeto POD (Poder Digital), uma parceria entre a Prefeitura de Valadares, por meio da Secretaria Municipal de Educação com o Instituto Brasileiro de Gestão Social (IBGS), com o objetivo de capacitar os alunos de escolas municiais e prepará-los para o mercado de trabalho. (Diário do Rio Doce – Governador Valadares)

Visita do comandante da 3ª Cia PM Ind à Prefeitura de Campina Verde

0

Na quarta-feira (22/03), aconteceu a visita do novo comandante da 3ª Cia PM Ind de Iturama, Tenente Coronel Willian, à Prefeitura Municipal, acompanhado pelo comandante do 4º Pelotão de Campina Verde, Tenente Denes Lander, reforçando a importância da parceria entre a Polícia Militar e a administração pública municipal no que se refere à segurança e bem-estar da população.

O prefeito Dr. Helder Carneiro e o vice-prefeito Alan Couto, acompanhados do presidente da Câmara Municipal, Rodrigo Camargos, recepcionaram os ilustres visitantes e puderam conversar sobre importantes questões relacionadas à segurança pública.

A Prefeitura de Campina Verde agradece a visita do Tenente Coronel Willian e do Tenente Denes Lander, reiterando o compromisso em trabalhar em parceria com a Polícia Militar, visando garantir a segurança e o bem-estar dos munícipes. A administração pública municipal reforça ainda o seu compromisso com a segurança pública, buscando sempre aprimorar ações e medidas que visem ao resguardo do cidadão e à preservação da ordem pública.

Ações do Projeto Água Consciente é realizado no Dia Mundial da Água

0

No dia 22 de Março, Dia Mundial da Água, dia em que o mundo coloca em pauta a conscientização sobre o uso racional da água. Em Cachoeira Dourada os alunos da Escola Municipal “Marechal Rondon”, alunos da Escola Estadual “João Gonçalves de Oliveira” e também os alunos do Centro Municipal de Educação Infantil “Nossa Senhora das Vitórias” participaram de uma caminhada de conscientização com cartazes e uma mensagem a população. Os alunos do Centro Municipal de Educação Infantil “Nossa Senhora das Vitórias” participaram de uma visita ao prédio da ETA onde aprenderam de forma lúdica como economizar água e levaram uma mensagem positiva aos seus lares. Ao final da visita a turminha recebeu algodão doce e pipoca.” Durante toda semana recebemos os alunos da rede municipal aqui na ETA onde nossa servidora Stefanânia Menezes mostrou como se faz o processo de captação, tratamento, armazenando e distribuição da água e falou da importância de economizar água para que esse bem não falte nas residências” disse Keyla Bispo, Secretária de Água e Esgoto. As ações fazem parte do Projeto Água Consciente da Prefeitura Municipal de Cachoeira Dourada através da parceira da Secretaria de Educação com as Secretaria de Água e Esgoto, Secretaria de Cultura e Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. “Nosso maior objetivo é que essa temática trabalhada no ambiente escolar conscientize tanto os alunos quanto aos pais da importância de usar a água com consciência e economizar sempre” disse Tia Cida. O Projeto Água Consciente continuará sendo trabalhado na rede de ensino, onde será desenvolvido Concurso de Desenho, categoria educação infantil 4 e 5 anos. As demais categorias: 1º ano, Desenho; 2º ano, Frase; 3º ano, Frase; 4º ano, Poesia; 5º ano Poesia; 6º ano, Produção textual; 7º ano, Produção textual; 8º ano, História em quadrinhos; 9º ano, História em quadrinhos, 1⁰ ao 3⁰ ano do ensino médio, História em quadrinho. Serão premiados o primeiro lugar de cada categoria. Na educação infantil até 5º ano o tema é abordado será o uso consciente da água, do

6º até o ensino médio, o tema trabalhado será a importância da água na medida certa.

Oficina Mulheres de Atitude em Gurinhatã

0

Na terça-feira (21) foi dia de reunião, foi dia da Oficina Mulheres de Atitude, promovida pelo Departamento de Assistência Social e CRAS.
De acordo com a diretora do Departamento, Meire Menezes, as psicólogas Jaqueline Araújo e Amanda Vieira estão à frente dos encontros com as mulheres, com dinâmicas em grupo, rodas de conversa, e muita orientação sobre saúde na melhor idade, dentre outros assuntos.
A Oficina acontece todas as terças-feiras às 14h30, e as mulheres interessadas, devem ir até o CRAS e realizar sua inscrição, levando os seguintes documentos: RG, CPF e NIS (Cadastro Único).

Médicos fazem paralisação de advertência em Ipatinga

COLUNA MG

Principais destaques dos jornais integrantes da Rede Sindijori MG

www.sindijorimg.com.br

Médicos fazem paralisação em Ipatinga

O Corpo Clínico Médico do Hospital Márcio Cunha, de Ipatinga, está comunicando à população do Vale do Aço e região que os médicos da instituição, reunidos em Assembleia Geral, decidiram por unanimidade entre os presentes, que farão uma “Paralisação De Advertência” na sexta-feira, 24, com a suspensão de consultas, exames e cirurgias eletivas. A categoria afirma que nos últimos anos, o hospital tem praticado uma política de remuneração médica sem recomposição sequer das perdas inflacionárias e é a menor que nos outros hospitais da região. (Portal da Cidade – Ipatinga)

https://ipatinga.portaldacidade.com/noticias/cidade/medicos-do-hospital-marcio-cunha-comunicam-paralisacao-em-ipatinga-0035

Sete Lagoas recebe 5ª edição do Feme

No dia 26 de maio, Sete Lagoas será sede da 5ª edição do Fórum Estadual das Mulheres Empreendedoras – Feme, que tem como anfitriões o grupo Helenas, junto a ACI Sete Lagoas e Federaminas Mulher. Este é um dos principais eventos de empreendedorismo feminino de Minas Gerais. A conquista se deu por votação durante a 4ª edição do evento, realizado em Pouso Alegre, em julho de 2022, que contou com a participação de várias mulheres do Grupo Helenas. O Feme 2023 promete movimentar a economia de Sete Lagoas, gerando negócios e troca de conhecimento. (Jornal Sete Dias – Sete Lagoas)

http://www.setedias.com.br/noticia/cidade/54/em-maio-sete-lagoas-recebe-a-5%C2%AA-edicao-do-feme/29227

Feira de negócios acontecerá em Paraíso

A Fetec Agro (Feira Tecnológica do Agronegócio da Região de Paraíso), marcada para acontecer entre os dias 10 e 12 de maio no Parque de Exposições João Bernardes Pinto Sobrinho, a Expar, está na fase final de comercialização dos espaços para expositores e de definição da programação técnica de palestras, seminários e mostras que estarão disponíveis no evento. A feira é promovida pela Acissp (Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de São Sebastião do Paraíso) tem por objetivo promover um ambiente favorável para negócios agropecuários. (Jornal do Sudoeste – São Sebastião do Paraíso)

http://www.jornaldosudoeste.com.br/noticia.php?codigo=214195

Sicredi realiza rodada de assembleias

Na última semana, associados e comunidade de Monte Santo de Minas, Itamogi, São Sebastião do Paraíso e Passos participaram da rodada de assembleias presenciais realizada pela Sicredi das Culturas RS/MG na região. Durante os encontros, são apresentados os resultados de 2022 da cooperativa e definidos os rumos do negócio para 2023. Além disso, são oportunidades para que os associados coloquem em prática o papel de donos, exercendo por meio do voto a sua participação nas definições pautadas para este ciclo assemblear. (Jornal A Folha Regional – Muzambinho)

Gerdau em Ouro Branco abre vagas

Para desenvolver profissionais e acelerar a inclusão de pessoas com deficiência (PCDs) dentro de suas plantas, a Gerdau abriu 30 vagas para o Programa Pertencer no município de Ouro Branco. As vagas são para as áreas industriais de manutenção e produção e são exclusivas para pessoas com deficiência (PCD’s). As inscrições já estão abertas e vão até essa sexta-feira, 24. Os interessados devem ter disponibilidade para residir em Conselheiro Lafaiete, Congonhas ou Ouro Branco, cidades contempladas pelo transporte da empresa. Necessário também ter acima de 18 anos, com ensino médio completo ou em andamento. (Jornal Correio Online – Conselheiro Lafaiete)

https://www.jornalcorreiodacidade.com.br/noticias/29189-gerdau-em-ouro-branco-abre-30-vagas-para-capacitacao-gratuita-exclusiva-para-pessoas-com-deficiencia

Cidades são cenários de novela

A nova novela das 18h da Rede Globo traz cenários já conhecidos e amados por muitos moradores e turistas. Amor Perfeito traz uma trama inspirada no clássico Marcelino Pão e Vinho e aborda várias formas do amor. A novela traz entre os cenários como o Parque das Águas de Caxambu, a Estação de São Lourenço e a cachoeira do Juju e a Toca do Urubu, em Baependi, foram alguns dos cenários belíssimos registrados na região. (Jornal Panorama – São Lourenço)

CDL promove regional da Amirt

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Teófilo Otoni sediou o 17º Encontro Regional da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt), que proporcionou capacitação aos radiodifusores da região com palestras e workshops, com temas como comercialização, atualidades da radiodifusão, marketing digital e workshops com técnicas para aprimorar seus conhecimentos em locução. O evento contou com apoio da CDL de Teófilo Otoni e outros parceiros. O congresso ainda promoveu uma feira com os principais fornecedores de equipamentos de rádio e TV do país. (Diário Tribuna – Teófilo Otoni)

https://diariotribuna.com.br/?p=19224

Surto de dengue alastra em Nanuque

COLUNA MG

Principais destaques dos jornais integrantes da Rede Sindijori MG

www.sindijorimg.com.br

Surto de dengue alastra em Nanuque

A Prefeitura de Nanuque mantém em sua garagem um verdadeiro criatório do mosquito Aedes aegypti. O acúmulo de pneus em céu aberto é a comprovação de que os responsáveis pelo setor não estão preocupados com o que está ocorrendo na cidade. A Secretaria de Meio Ambiente está localizada no mesmo local e é de responsabilidade  da pasta a destinação dos pneus acumulados no prédio do município. Portanto, parece que não está ocorrendo diálogo entre as secretarias de Saúde e Meio Ambiente. (Jornal Em Tempo – Nanuque)

https://www.jornalemtempo.com/o-ataque-do-mosquito

Semad fiscaliza laticínios no Sul de Minas

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – Semad fiscalizou 17 empresas fabricantes de produtos laticínios no Sul de Minas para averiguar os impactos ambientais ocasionados na fabricação de produtos a base de leite. A operação Lactose-Etapa II passou por 14 cidades e terminou na última sexta-feira, 17. As ações foram realizadas nas cidades de Alfenas, Campos Gerais, Areado, Alterosa, Machado, Paraguaçu, Elói Mendes, Três Corações, Três Pontas, Olímpio Noronha, Jesuânia, Heliodora, Boa Esperança e Varginha. Foram expedidas oito autuações. (Blog do Madeira – Varginha)

https://blogdomadeira.com.br/geral/meio-ambiente/2023/03/20/semad-fiscaliza-laticinios-em-varginha-e-na-regiao/

Uberlândia no ranking do saneamento

Uberlândia é a terceira cidade do país com o melhor saneamento básico, ficando atrás apenas de São José do Rio Preto (SP) e Santos (SP). O estudo do Instituto Trata Brasil, divulgado nesta segunda-feira (20), aponta ainda que a cidade é a única do estado de Minas Gerais que aparece na lista dos 20 melhores municípios no serviço. O ranking de 2023 analisou dados dos 100 maiores municípios, tendo em vista a estimativa populacional de 2021 do IBGE, considerando informações fornecidas pelos prestadores de serviços de saneamento básico presentes em cada uma das cidades brasileiras (Jornal Diário de Uberlândia – Uberlândia)

https://diariodeuberlandia.com.br/noticia/33244/uberlandia-e-a-unica-de-mg-no-ranking-das-melhores-cidades-em-saneamento-basico

Meio Ambiente tem 600 mil para coleta

O município de Oliveira, na região Centro-Oeste de Minas, vai ganhar um importante reforço no desenvolvimento das ações de coletiva seletiva na cidade. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), por meio da subsecretaria de Gestão Ambiental e Saneamento, realizou o repasse de R$ 600 mil para a prefeitura de Oliveira para a compra de dois caminhões destinados exclusivamente à coleta seletiva de materiais recicláveis. O investimento faz parte do Edital de Chamada Públicada Semad, que contemplou três municípios e três consórcios intermunicipais. (Jornal Andradas Hoje – Andradas)

http://jornalandradashoje.com.br/secretaria-de-meio-ambiente-de-minas-celebra-o-repasse-de-r-600-mil-para-fortalecimento-da-coleta-seletiva-em-oliveira/

Educação Ambiental na Zona da Mata

Oito municípios da região da Zona da Mata estão envolvidos na organização do Fórum de Educação Ambiental, que será realizado 1 e 2/4 e terá como tema o Parque Estadual do Brigadeiro. Com o slogan “Eu sou vizinho do parque, e daí?”, o evento é iniciativa da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Estado de Minas Gerais – Zona da Mata, em parceria com o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e Superintendências Regionais de Ensino (SREs) de Carangola, Muriaé, Ponte Nova e Ubá. Além de Araponga, Muriaé, Miradouro, Fervedouro, Divino, Sericita, Ervália e Pedra Bonita receberão atividades do fórum. (Jornal de Uberaba – Uberaba)

https://www.jornaldeuberaba.com.br/noticia/46694/forum-de-educacao-ambiental-sera-realizado-na-zona-da-mata-n

Cia. de Dança volta a Poços

A programação do Festival de Inverno de Poços de Caldas 2023, que será realizado de 7 a 23 de julho, tem como atração já confirmada o espetáculo “.m.a.n.i.f.e.s.t.a.”, da Cia. de Dança do Palácio das Artes. A apresentação está agendada para o dia 9 de julho, segundo dia de festival, no Teatro Benigno Gaiga, no Espaço Cultural da Urca, com entrada gratuita. O espetáculo terá entrada gratuita para o público. A Secult tem trabalhado fortemente para fomentar o intercâmbio cultural com Belo Horizonte, proporcionando a apresentação de talentos locais no hipercentro cultural de Minas Gerais. (Jornal da Cidade – Poços de Caldas)

https://www.jornaldacidade1.com.br/cia-palacio-das-artes-volta-a-pocos/

Expedição iniciada em Ouro Preto

Ouro Preto, neste sábado, 18, sediou o lançamento da segunda fase da “Expedição Piracicaba – pela vida do rio”. O evento aconteceu no anexo do Museu da Inconfidência e contou com a presença de diversas autoridades, conselheiros do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba (CBH-Piracicaba), Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBH-Doce), ecologistas e da comunidade. Partindo da cidade histórica, durante oito dias, os expedicionários irão percorrer as 15 cidades que compõem a Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba para a entrega do Livro Técnico Científico e realização do Seminário das Águas. (Jornal O Liberal – Ouro Preto)

https://site.jornaloliberal.net/noticia/7892/segunda-etapa-da-expedicao-piracicaba-e-iniciada-em-ouro-preto

Prefeitura prepara 3° Juninão de Santa Vitória

0

A Prefeitura de Santa Vitória promove nos dias 29, 30 de junho e 1 de Julho, o 3° Juninão de Santa Vitória. O evento será realizado na Praça Francisco dos Reis Goulart, a partir das 19 horas, com a participação das escolas municipais e dos CEMEIs. A entrada é franca.

Para esta 3ª edição da festa, as secretarias municipais de Cultura e Turismo e Educação, preparam uma mega estrutura com espaços para lazer, diversão, área gastronômica e cobertura jornalística. Além disso, durante os três dias de festas estão programados vários shows, apresentações artísticas, quadrilhas, fogueira, grande decoração junina e muito mais.

“Será mais uma festa da Administração Municipal que entrará para a história do município, e certamente, será tradicional pela sua importância com a chegada do mês de junho”, afirmou Fernando Bonito, secretário municipal de Cultura e Turismo e presidente da Comissão Organizadora.

Foi lançada a abertura oficial da 41ª Exposanta 2023

0

O presidente da Câmara Municipal de Santa Vitória Carlinhos Queiroz, juntamente com o presidente do Sindicato Rural Diocélio Filho, prefeito Salim Curi e vice Renato de Paula, anunciaram na noite deste sábado (18), o lançamento oficial da 41ª Exposanta 2023. O vereador Gilmar “Abeia” também esteve presente no evento.
Além da divulgação da programação oficial, as autoridades participaram do evento (Chama no Piseiro-2ª edição) da “Comitiva Pé de Cana”, que foi realizado no salão de eventos da AVCC de Santa Vitória, pela JG Produções (Joaquim Graciano) e Zuê Mídia e Eventos (Leonardo Maciel), que trouxeram a dupla Lucas Reis e Thácio, Breno Acústico e Dj Wud, onde abrilhantaram com seus shows e animaram o público na noite deste sábado.

Ao fazer o uso da palavra o presidente do Legislativo Carlinhos Queiroz, parabenizou aos organizadores do evento e agradeceu pelo convite em poder prestigiar dos shows, e em seguida anunciou juntamente com as demais autoridades o Lançamento Oficial da Exposanta 2023, que tem apoio da Câmara Municipal e Prefeitura Municipal de Santa Vitória. O evento é organizado pelo Sindicato Rural de Santa Vitória e será realizado no período de 31 de maio a 03 de junho.

Confira a programação:
Dia 31 – Eduardo Costa
Dia 01 – Ícaro e Gilmar
Dia 02 – Gino e Geno
Dia 03 – Os Barões da Pisadinha

Vereadores se reúnem com representantes da APESV para tratar sobre o evento Santa Vitória Pesca 2023

0

O presidente da Câmara Municipal de Santa Vitória Carlinhos Queiroz, juntamente com o vice-presidente Gilmar “Abeia” e os demais vereadores, Assis Tostes, Henrique Manquinho, Joaquim Lima, Junim da Lazinha, Marquinho da Fármacia, Mônica Romão e Zilmar Filho, estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira (20), com o presidente da Associação dos Pescadores Esportivos de Santa Vitória/APESV, Adílio José de Freitas do Nascimento, com o tesoureiro da APESV Anabor Medeiros Filho, com o secretário municipal de Cultura e Turismo Fernando Bonito, e o diretor de Pesca Jairo Júnior, da Secretaria de Meio Ambiente e Pesca.
A reunião entre os representantes da APESV, foi para apresentar propostas e buscar apoio do Legislativo e Executivo para o evento de pesca esportiva do Santa Vitória Pesca 2023, que será realizado dia 26 de agosto deste ano, com o objetivo de utilizar o turismo para promover o desenvolvimento sustentável de pesca da região, uma forma de valorizar e incentivar a economia local ao sediar o evento na região e premiar pescadores, além do sorteio de vários brindes entre os competidores inscritos.

“O evento traz um grande potencial ao turismo de pesca, que além de movimentar a economia local, traz benefícios como a conscientização dos pescadores amadores e da comunidade quanto a preservação e também estimula a pesca esportivo. A Câmara Municipal estará a disposição para apoiar este grande evento”, ressaltou o presidente da Câmara Carlinhos Queiroz.

Quase mil irregularidades nas obras em JF

COLUNA MG

Principais destaques dos jornais integrantes da Rede Sindijori MG

www.sindijorimg.com.br

Mil irregularidades nas obras em JF

Dentre as 1.938 ações de fiscalização em obras realizadas em 2022 pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) na área da inspetoria de Juiz de Fora, que abrange 34 municípios da região, 997 empreendimentos foram autuados devido à identificação de irregularidades. De acordo com dados do próprio Crea-MG, a ausência de registro das empresas, da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e de profissionais legalmente habilitados para o acompanhamento de obras foram as principais irregularidades encontradas nas diligências realizadas. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

Metade das rodovias do Mucuri recuperadas

A recuperação funcional das rodovias MG-409, que liga o entroncamento da BR-116 a Pavão, e da MG-105, entre Pavão e Águas Formosas, no Vale do Mucuri, já atinge o percentual de cerca de 75% de serviços concluídos. A obra deverá ser totalmente finalizada ainda neste semestre. O projeto do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais, prevê, para as duas rodovias, cerca de 122 quilômetros de melhorias. Desse total, cerca de 90 quilômetros já receberam novo pavimento asfáltico e serviços de drenagem e sinalização viária. O investimento nas duas obras soma aproximadamente R$ 52 milhões. (Diário Tribuna – Teófilo Otoni)

https://diariotribuna.com.br/wp-content/uploads/2023/03/DIARIO-TRIBUNA-53-ANOS-20-MARCO-2023.pdf

Araxá oficializa interesse na UFTM

O prefeito Robson Magela se reuniu com o reitor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo, em Uberaba, para oficializar o interesse da Prefeitura de Araxá pela implantação do campus da universidade em Araxá. A Reitoria da UFTM confirmou a vontade da comunidade acadêmica em fazer a extensão com cursos federais e, com apoio das forças políticas, buscará junto ao Ministério da Educação que sejam disponibilizados os recursos para a implantação. De acordo com o reitor Luiz Fernando, a demanda pela instalação do campus em Araxá será encaminhada ao Ministério da Educação (Jornal Correio de Araxá – Araxá) https://www.correiodearaxa.com.br/noticia/categoria/2/cidade/link/7462/araxa-oficializa-interesse-em-receber-extensao-da-universidade-federal-do-triangulo-mineiro

Mulheres vítimas de violência terão campanha

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Caeté, que lidera um grupo multissetorial da Prefeitura, focado no combate às diversas formas de violência contra a mulher, lançou o programa “Espaço Mulher +”. A iniciativa concentra ações voltadas ao cuidado com as mulheres, envolvendo-as em atividades multidisciplinares e contará, principalmente, com orientações sociais e jurídicas, além do serviço de escuta especializada de psicólogas, objetivando o fim do ciclo de violência e proporcionando condições seguras para essas vítimas. O programa terá sede no prédio da Assistência Social, na avenida Carlos Cruz, em José Brandão, e os atendimentos serão privados. (Jornal Opinião – Caeté)

https://www.opiniaocaete.com.br/assistencia-social-lanca-programa-de-atendimento-as-mulheres-vitimas-de-violencia/)

“Operação Lote Sujo” em Divinópolis

A Prefeitura de Divinópolis começa no dia 27 de março a “Operação Lote Sujo”. Segundo o Executivo, a ação tem como objetivo eliminar os focos do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. De acordo com a Prefeitura, Fiscais de Posturas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Seplam) vão percorrer toda a cidade para averiguar denúncias de lotes sujos. Constatada a necessidade de limpeza, os fiscais irão notificar os proprietários dos terrenos, e caso a limpeza não seja feita no prazo estabelecido, o responsável pelo local será multado. Ainda segundo o Município, um lote de 300m², por exemplo, a multa pode chegar a R$1.455,30. (Jornal Agora – Divinópolis)

https://agora.com.vc/noticia/-operacao-lote-sujo-comeca-dia-27-de-marco/

Saae Itabira parcela dívidas

Teve início nesta semana os critérios e condições referentes aos parcelamentos de dívidas para os clientes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira. A partir de agora, os débitos atrasados poderão ser pagos em até 48 vezes e com parcela mínima de R$ 30 (condições exclusivas para clientes beneficiados com a Tarifa Social). As novas regras foram estabelecidas pela portaria interna. O pedido de parcelamento de débitos poderá ser solicitado pelo titular da conta, proprietário do imóvel devidamente documentado ou terceiros, maiores de 18 anos ou emancipados, com autorização, munido de original e cópia do RG e CPF do proprietário ou titular da conta. (De Fato Online- Itabira)