Home Blog Page 196

Linhas da Itapemirim retornam dia 31 em Nanuque

COLUNA MG

Principais destaques dos jornais integrantes da Rede Sindijori MG

www.sindijorimg.com.br

Linhas da Itapemirim retornam dia 31

A empresa  Suzantur divulgou as previsões de início de operações por meio de arrendamento judicial de mais linhas que eram autorizadas ao Grupo Itapemirim que teve a falência decretada em 21 de setembro de 2022. Há operações como para Nanuque, Campina Grande e Aracaju. Serão as primeiras operações relativas à Itapemirim; algumas linhas referentes à Kaissara já estão em operação. O empresário Claudinei Brogliato ressalta que a retomada das linhas faz parte do plano da Suzantur de colocar mais rápido possível a Itapemirim e Kaissara para voltar integralmente os serviços. (Em Tempo – Nanuque)

https://www.jornalemtempo.com/retorno-da-linha-pela-itapemirim-kaissara-de-sao-paulo-para-nanuque-tem-inicio-dia-31

JF sem vacina contra varíola

Minas Gerais recebeu, na terça-feira, 14, as primeiras doses para a vacinação contra a varíola dos macacos (monkeypox). Ao todo, a primeira remessa enviada pelo Ministério da Saúde conta com 1.101 doses do imunizante. A aplicação será direcionada a adultos de 18 anos ou mais, considerados de alto risco para infecção por varíola ou pelo próprio monkeypox. A princípio, não há quantitativo previsto do imunizante para Juiz de Fora, de acordo com o que foi apurado pela Secretaria de Saúde da Prefeitura junto à Superintendência Regional de Saúde. Conforme a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), a Unidade Regional de Saúde de Juiz de Fora, com 37 cidades da área de abrangência, irá receber 64 doses da primeira remessa da vacina. (Jornal Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

Mariana tem 105 casos de dengue

A Prefeitura de Mariana informou que o município tem 105 casos confirmados de dengue. O número é alto e chama atenção para os perigos da doença, que pode levar à morte. Diante desse cenário, o poder público do município vem realizando diversas ações de combate ao aedes aegypti, mosquito transmissor da doença. O município também informou que o bairro Santo Antônio, conhecido como Prainha, tem o maior número de casos da doença. Dessa forma, a Prefeitura de Mariana, por meio da secretaria municipal de saúde, realizou  um bloqueio químico dentro de todas as residências do bairro. Durante a aplicação, todos os moradores devem se retirar por pelo menos 30 minutos das residências. (Jornal O Liberal – Ouro Preto)

https://site.jornaloliberal.net/noticia/7846/mariana-tem-105-casos-confirmados-de-dengue)

Banho de Cachaça no Roteiro de Fé

Depois de retirar do altar a imagem de Nosso Senhor dos Passos, do século 18, o grupo vai despi-la e dar um banho de cachaça em toda a escultura de cedro. A medida, conforme reza a tradição, é para evitar que a madeira se deteriore ao longo dos anos ou seja alvo dos cupins. Governo lança ação Minas Santa e a política de preservação de bens culturais. O governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), quer incluir organizar e estruturar os roteiros de fé no Estado para melhor promovê-los e possibilitar a capacitação de mão-de-obra e nele vai ser incluído o rito de Caeté. (Jornal Opinião – Caeté)

Produtor de Caldas é contemplado com o selo

Uma propriedade agrícola produtora de tomates localizada na cidade de Caldas, região Sul de Minas, foi a primeira no estado a conquistar o selo Certifica Minas Hortaliças, concedido pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), sob a coordenação da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). A certificação de produtos agropecuários e agroindustriais assegura qualidade e sustentabilidade dos sistemas de produção, proporcionando mais competitividade aos agricultores. “A certificação é extremamente importante porque a partir do momento que conquistamos o selo, temos a certeza de que o produto é de qualidade, pois seguimos critérios obrigatórios como respeito ao meio ambiente e uso correto de defensivos nas lavouras”, garante Laércio Paula da Mata Junior, engenheiro agrônomo e gerente técnico da Terrua Grapes. (Jornal Mantiqueira – Poços de Caldas)

https://www.jornalmantiqueira.com.br/2023/03/15/produtor-de-caldas-e-o-primeiro-contemplado-com-o-selo-certifica-minas-hortalicas/)

Bloco faz vaquinha para quitar dívidas

O Bloco Truck do Desejo, que desfilou na terça-feira de carnaval, está fazendo uma vaquinha on-line para quitar as dívidas da folia. Segundo a organização, o financiamento coletivo é o mesmo desde janeiro, porém, a meta e o objetivo são diferentes: R$ 20 mil pagar os boletos e colaboradores restantes. A produtora Lygia Santos explica que, inicialmente, a ideia era conseguir R$30 mil ou R$ 50 mil. “A primeira meta era R$30 mil e a segunda de R$ 50 mil, mas em fevereiro tivemos a confirmação de um patrocínio e edital da PBH, entretanto, mesmo com essa verba, faltou muito dinheiro, porque está tudo bem caro. São três anos de inflação e, além dos preços, quisemos dar uma remuneração melhor para as pessoas que trabalham conosco, parceiros e prestadores de serviço”, explica. (Jornal Sabará Notícias – Sabará)

https://www.sabaranoticias.com.br/carnaval-de-bh-bloco-faz-vaquinha-para-quitar-dividas-da-folia

Ouro Preto descarta irregularidade

Após candidatos questionarem as aplicações das provas do primeiro final de semana do Concurso Público da Prefeitura de Ouro Preto, realizadas no último final de semana, entre os dias 11 e 12 de março, o executivo municipal divulgou um comunicado, informando que não houve irregularidades. O principal ponto do comunicado é a respeito dos candidatos que não conseguiram realizar o exame por não terem comparecido aos locais das provas nos horários previamente determinados. De acordo com o edital nº 01/22, no item 9.1.7, os candidatos deveriam comparecer aos locais das provas 60 (sessenta) minutos antes do horário do seu início. (O Liberal – Ouro Preto)

https://site.jornaloliberal.net/noticia/7861/prefeitura-de-ouro-preto-esclarece-nao-houve-irregularidades-no-primeiro-final-de-semana-de-concurso-publico

Bombeiros realizam vistoria em canteiro de obras

0

Neste dia 15 de março uma equipe do Segundo Pelotão BM de Ituiutaba deslocou até a Avenida Jandiro Vilela de Freitas próximo ao nr. 3962, onde está sendo realizado obras de fundação de uma edificação.

A vistoria foi realizada para orientar o proprietário sobre a necessidade de fechamento de toda área no entorno da construção uma vez que no local foi perfurado vários buracos, com diâmetro aproximado de 0,40m e cerca de 03metros de profundidade, que causa risco eventual de queda. Foi pontuado a colocação de tábuas na entrada de todos os buracos ,colocação de tela na entrada e divisa do lote e placa indicativa do profissional técnico responsável pela construção da obra.

Bombeiros, o amigo certo nas horas incertas.

Bombeiros e Defesa Civil de Ituiutaba realizam vistorias

0

Neste dia 15 de março o Segundo Pelotão de Bombeiros juntamente com a equipe da Defesa Civil de Ituiutaba realizaram vistorias nas margens do Córrego Pirapitinga e em duas residências no bairro Gilca Cancella.
A vistoria realizada nas margens do córrego Pirapitinga, nas proximidades da Rua Dr Álvaro Brandão de Andrade, e visou verificar a ação das chuvas no leito e margens, onde foi verificado que o barranco cedeu com as fortes chuvas ocorridas nos ultimos dias.

Como ação desta vistoria foi confeccionado um relatório pelo Setor de Operações da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros para encaminhamento à Secretaria de Obras de Ituiutaba.

Outra vistoria foi realizada em dois imóveis residenciais localizados na Rua Reinaldo Gonzaga no bairro Gilca Cancella, nessa vistoria foi orientado aos moradores sobre a necessidade da contratação de um profissional qualificado junto ao órgão competente para acompanhamento de obras de ampliação nas duas residências vistoriadas.

Bombeiro: o amigo certo nas horas incertas!

Bombeiros realizam salvamento de cachorro que caiu em buraco em Ituiutaba

0

Na noite de terça-feira, 14 de março de 2023, por volta das 21h40min o 2º Pelotão de Bombeiros Militar em Ituiutaba foi acionado para o salvamento de um animal em risco na rua Jandiro Vilela Freitas. O animal em questão tratava-se de um cachorro de apenas 11 meses que enquanto fazia seu passeio, caiu em um buraco de fundação de uma construção de aproximadamente 4 metros que estava localizado no terreno ao lado da casa em que mora os tutores do mesmo.

A família aguardava ansiosamente a chegada da guarnição, sendo assim os militares com o uso de material de içamento e EPIs realizaram de forma ágil a retirada do animal de estimação do buraco, devolvendo o mesmo em segurança, sem apresentar nenhum ferimento, para sua dona.

O Corpo de Bombeiros está sempre à disposição para atender as mais diversas ocorrências, por isso sempre que necessário acione o mesmo pelo número 193, não coloque sua vida em risco.

Bombeiros o amigo certo nas horas incertas.

Vice-presidente da CAAMG faz visita institucional ao Vale do Aço

0

Na quinta-feira (02), a vice-presidente da CAAMG, Vanja Honorina, esteve no Vale do Aço acompanhada do diretor primeiro-secretário, Giuliano Almada para alinhamento das ações para o Mês da Mulher e para os Jogos Regionais da Advocacia Mineira.
No primeiro compromisso, vice-presidente e diretor visitaram a subseção de Governador Valadares, onde foram recebidos pelo diretor de Regionalização, Rayson Andrade, pelo presidente da Subseção, Adilson Domiciano, pelo vice-presidente, Arilson Ribeiro de Souza, pelo diretor tesoureiro, Rodrigo Borges, pela diretora secretária-geral, Maria Amélia Evangelista, pela diretora secretária adjunta, Vanessa Araújo, pelo diretor institucional, Vinícius Nalon e pelo delegado da CAAMG, Fábio Leão.
Em seguida Vanja Honorina e Giuliano Almada seguiram para Mantena, onde visitaram as obras da nova sede da 59ª Subseção, inauguraram a sala da subseção na delegacia e participaram da solenidade de entrega de carteiras, onde a vice-presidente foi paraninfa.
Na sexta-feira (03), a vice-presidente almoçou com representantes das subseções de Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo. Estavam presentes, a diretora de regionalização da CAAMG, Ana Duarte de Souza, o Delegado da CAA de Coronel Fabriciano, Dr. Renato, a subdelegada da CAAMG de Ipatinga, Agna Pereira, a presidente da Subseção de Timóteo, Cristiana Miranda , o presidente da Subseção de Ipatinga, Gustavo Lana, o primeiro-secretário da Subseção de Coronel Fabriciano, Alan Azevedo, o presidente da Comissão da OAB Jovem de Timóteo, Dr. Gilberto Sousa, o presidente da Comissão de Esportes de Ipatinga, Edson Carvalho, a presidente da Comissão de Esportes de Timóteo, Melina Pimentel e a vice-presidente da Comissão de Esportes de Timóteo, Camila Lorrana.
De acordo com Vanja Honorina, a presença da CAAMG no interior do estado possibilita uma escuta ativa das reais necessidades da classe. “Ouvindo, debatendo e acompanhando de perto os anseios e necessidades de cada região, podemos, de forma efetiva, buscar soluções para garantir a assistência e a valorização da advocacia mineira”.

Vale do Aço espera R$ 176 milhões do IPVA

COLUNA MG

Principais destaques dos jornais integrantes da Rede Sindijori MG

www.sindijorimg.com.br

Vale do Aço espera R$ 176 milhões do IPVA

Teve início nesta semana a escala de vencimentos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2023, em Minas Gerais. Na Região Metropolitana do Vale do Aço, a expectativa é que mais de R$ 176 milhões sejam arrecadados com o imposto este ano, segundo a Administração Fazendária de Ipatinga (AFI). O não pagamento do IPVA pode gerar penalidades aos motoristas, como multa e não recebimento do Licenciamento Anual. Desse total, R$ 103.965.877 em Ipatinga, R$ 33.914.690 em Coronel Fabriciano, R$ 30.601.017 em Timóteo e R$ 7.765.906 em Santana do Paraíso. (Diário do Aço – Ipatinga)

https://www.diariodoaco.com.br/noticia/0105011-expectativa-com-arrecadacao-do-ipva-no-vale-do-aco-e-de-mais-de-r-176-milhoes

Poços terá R$ 3 milhões para projetos

O prefeito Sérgio Azevedo anunciou o investimento de R$ 3 milhões nos editais de patrocínio voltados para as áreas de Esporte e Cultura. O prefeito destacou a significativa ampliação dos recursos investidos em Cultura e Esportes pela Prefeitura, áreas que ele considera fundamental para o desenvolvimento da cidade. “São R$ 3 milhões investidos em projetos esportivos e culturais que vão chegar diretamente na nossa população, nos bairros de todas as regiões. Desde 2016, já investimos 10 vezes o valor que era investido nessas áreas”, afirmou. (Jornal Mantiqueira – Poços de Caldas)

Araguari lança incentivo ao artesanato

A Prefeitura de Araguari, através da Fundação Araguarina de Educação e Cultura (Faec) fez o lançamento do programa “Raízes Artesanato e Manualidades”. De acordo com o presidente da Faec, Diogo Machado, o programa consiste em ensinar várias modalidades de artesanato, buscando aprimorar as habilidades desses artesãos e aos poucos fazer com que eles se profissionalizem, para que o artesanato seja mais do que uma habilidade artística, e consigam atingir todas as ramificações que a cultura e a arte podem alcançar; desde a terapia ocupacional, o estreitamento de laços de convivência, até mesmo o empreendedorismo e a representação do município. (Jornal Gazeta do Triângulo – Araguari)

Poeta de Ouro Branco no Festival de Londrina

O poeta e jornalista Éverlan Stutz foi um dos selecionados no Festival Literário de Londrina que será realizado entre os dias 10 e 14 de maio, no Museu Histórico Padre Carlos Weiss. “Trata-se de um dos eventos literários mais expressivos do Brasil. Fiquei muito contente com a seleção”, relata Éverlan que fará o lançamento de seu livro in(versão) durante as festividades. Escritor e professor de redação, Éverlan Stutz é membro da Academia de Ciências e Letras de Ouro Branco. (Jornal Correio Online – Conselheiro Lafaiete)

https://www.jornalcorreiodacidade.com.br/noticias/29094-jornalista-de-ob-e-selecionado-no-festival-literario-de-londrina

‘Dia de Campo’ pretende atrair dois mil

O Centro Universitário de Formiga (Unifor-MG) vai realizar nesta quinta-feira, 16, o “Dia de Campo”, na Fazenda Laboratório da instituição. Os organizadores pretendem atrair dois mil visitantes. A entrada é um quilo de alimento não perecível. Os alimentos arrecadados serão transferidos para o Banco Municipal de Alimentos de Formiga. Cerca de 40 empresas apresentarão serviços e/ou produtos. Haverá também estandes com estações experimentais, exposição de soluções inovadoras para o agronegócio e demonstração de maquinário. O evento é uma iniciativa dos cursos de Engenharia Agronômica e Medicina Veterinária. (Jornal Últimas Notícias – Formiga)

Prefeitura de Valadares inaugura UPC

A Unidade de Prevenção à Criminalidade (UPC) do bairro Turmalina em Governador Valadares foi reinaugurada na tarde desta segunda-feira, 13. A cerimônia oficial que marca o início de uma nova história na comunidade contou com a presença de representantes municipais e estaduais da Segurança Pública. Na unidade, que existe desde 2008 e funcionava em outro endereço, são realizadas, atualmente, as ações dos projetos Fica Vivo e Programa de Mediação de Conflitos. A UPC é resultado de uma forte parceria entre o município e o Governo de Minas em prol do combate à criminalidade em regiões de vulnerabilidade social. (Jornal Diario do Rio Doce – Governador Valadares)

Estudante Itatiaiuçuense ganha bolsa

A estudante do 3º ano do Ensino Médio na Escola Estadual Manoel Dias Correa, de Itatiaiuçu, Bianca Campidel, foi aprovada no Concurso da Immerse Education e conquistou uma Bolsa de Estudos para o Programa de Verão do Curso de Medicina (Summer Camp). O programa de verão no exterior é uma imersão para o futuro aluno ter experiência prática na área e direcionar os estudos para o curso que realmente deseja cursar. A estudante foi uma das contempladas com uma bolsa parcial ao Immerse Education, que permite que jovens de 13 a 18 anos de idade, de diferentes nacionalidades, concorram a bolsas de estudos em universidades estrangeiras. (Jornal Folha On Povo Itatiaiuçu)

https://www.folhapovoitatiaiucu.com/conquista-estudante-da-estadual-ganha-bolsa-de-estudos-no-exterior

ITR sem reajuste em Gurinhatã

0

O prefeito de Gurinhatã, Wender Luciano confirmou nesta segunda-feira, 13/03, que não haverá reajuste no Valor da Terra Nua, que é o parâmetro para a cobrança do ITR (Imposto Territorial Rural).
O anúncio foi feito em reunião com a presença do presidente do Sindicato Rural de Gurinhatã, Adriel Guedes, membros da diretoria da entidade, representantes da Emater e do setor tributário do Município.
“Fizemos um acordo a pedido do Sindicato Rural, e mantivemos o mesmo valor de 2022, não havendo reajuste, o que é de suma importância para o setor produtivo rural, nesse momento de recuperação da economia no setor, pós pandemia”, disse o prefeito.

Prefeitura utiliza fumacê costal contra o aedes

COLUNA MG

Principais destaques dos jornais integrantes da Rede Sindijori MG

www.sindijorimg.com.br

Prefeitura utiliza fumacê costal

A prefeitura de Montes Claros, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), segue com ações estratégicas para evitar a proliferação das Arboviroses (dengue, zika e chikungunya). Uma delas é a aplicação do “fumacê costal” (equipamento de pulverização portátil) em locais onde é mais difícil o acesso para os carros fumacê/UBV. A escolha dos bairros ocorre a partir da análise dos casos notificados e dos índices de infestação apontados pelo Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa). O fumacê costal é importante porque chega em lugares que os veículos não alcançam. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)

Tiradentes fez 1ª Mostra “Toque de Mãos”

A comemoração do Dia Internacional da Mulher foi marcada por um momento especial em Tiradente. Aconteceu a abertura da 1ª Mostra “Toque de Mãos”, promovida pela Prefeitura de Tiradentes, por meio da secretaria de Assistência Social e superintendência da Mulher. O evento ocorreu na sede do Iphan e contou com a presença de autoridades locais e regionais, além da participação de notáveis mulheres representando as comunidades do município. Com cerâmicas e bordados produzidos por mulheres tiradentinas, participantes das oficinas desenvolvidas nas comunidades, a Mostra foi aberta para visitação. (Jornal Panorama – São Lourenço)

Vigilância apreende alimento em JF

Pão mofado e condições inadequadas no transporte de alimentos que teriam como destino unidades prisionais de Juiz de Fora foram constatadas em uma operação da Vigilância Sanitária. No final de semana, as autoridades de fiscalização apreenderam e descartaram a comida, que seria entregue a policiais penais e presos. Não foram divulgadas quantas marmitas e quais as condições em que elas estavam sendo transportadas. A Prefeitura de Juiz de Fora afirmou que o alimento, que não estava em condições de consumo, estaria indo para a Casa do Albergado José de Alencar Rogêdo, uma instituição de responsabilidade do Governo do Estado de Minas Gerais. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

Prefeitura de Uberlândia promove leilão online

A Prefeitura de Uberlândia vai realizar, em abril, um leilão online de bens móveis e veículos. Ao todo, há quase 100 lotes, que contemplam veículos usados, sucatas de ferro velho, sucatas de informática e eletrônicos, bem como outros bens que vão desde tambores até maquinários agrícolas. As avaliações iniciais para os itens variam de R$ 150 a R$ 25 mil. O período de cadastro para os interessados e de lances já está aberto no site do leiloeiro contratado para o processo. O leilão, realizado na categoria maior lance, está programado para ocorrer no dia 4 de abril, às 8h, também pelo site do leiloeiro. (Jornal Diário de Uberlândia)

https://diariodeuberlandia.com.br/noticia/33178/prefeitura-de-uberlandia-promove-leilao-online-de-bens-moveis-e-veiculos

Liberdade Econômica em mais 14 cidades

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), em parceria com a Prefeitura de Ouro Branco, realizou, na última sexta-feira, 10, um ato solene de assinatura dos decretos municipais de Liberdade Econômica de 14 cidades de Minas Gerais. Ao todo, Minas Gerais já conta com 321 municípios que pactuam com os princípios da liberdade econômica e, com isso, avançam em uma nova etapa de desburocratização de negócios e ampliação de mercado. A marca representa um total de 36% do estado. De acordo com o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico Fernando Passalio,. (Jornal Folha de Sabará – Sabará)

https://folhadesabara.com.br/noticia/23050/decreto-municipal-de-liberdade-economica-e-assinado-em-mais-14-cidade

Anunciada data da Expoleste 2023

Ao empossar a nova diretoria na noite da última quinta-feira (9), a Associação Comercial e Empresarial de Governador Valadares (ACE-GV) anunciou a data da Expoleste 2023. A maior feira de negócios da região acontecerá entre os dias 17 e 21 do mês de maio. O anúncio foi feito após os 30 novos diretores e seis novos conselheiros fiscais assumirem os cargos. A solenidade aconteceu no Salão Nobre do Ilusão Esporte Clube. Os novos diretores e conselheiros ficarão à frente da instituição até 2025. (Diário do Rio Doce – Governador Valadares)

Projetos criam 5,7 mil empregos

O Governo do Estado, por meio da Invest Minas, já coleciona bons resultados na atração de investimentos nos dois primeiros meses do ano. Foram 22 projetos formalizados que, somam R$ 4,3 bilhões em investimentos, com estimativa de geração de 5.718 empregos para os mineiros. O Norte de Minas foi a região com maior destaque nos primeiros dois meses do ano, com um volume estimado de R$ 2,9 bilhões em investimentos (67% do total) e a previsão de geração de 3,3 mil empregos (57% do total). Os três municípios com maior volume de investimentos atraídos até agora em 2023 são do norte mineiro. (Jornal Diario – Pará de Minas)

https://www.jdiario.com.br/projetos-atraidos-pelo-governo-de-minas-em-2023-estimam-criacao-de-57-mil-empregos/)

Romeu Zema confirma obras na BR-452

COLUNA MG

Principais destaques dos jornais integrantes da Rede Sindijori MG

www.sindijorimg.com.br

Zema confirma obras na BR-452

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), esteve em Uberlândia na sexta-feira para participar da posse da nova diretoria da Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub), que será comandada por Fábio Túlio Felippe. Durante sua passagem pela cidade, o chefe do Estado falou com a imprensa sobre a situação das rodovias no Triângulo Mineiro e do imbróglio envolvendo as obras no Anel Viário Sul. Questionado sobre uma possível duplicação da BR-452, entre Uberlândia e Araxá, e do trecho da BR-365, ele anunciou que as rodovias receberão obras de melhorias já no próximo semestre. (Diário de Uberlândia)

https://diariodeuberlandia.com.br/noticia/33188/romeu-zema-diz-que-obras-de-melhorias-na-br-452-entre-uberlandia-e-araxa-devem-comecar-no-proximo-semestre

Lideranças debatem obras paralisadas

O prefeito André Merlo reuniu com deputados da região para discutir a retomada de importantes obras que estão paralisadas. Uma dela é a do Aeroporto Coronel Altino Machado. A iniciativa tem o objetivo de garantir a agilidade e andamento das obras em benefício da população, impulsionando o desenvolvimento da região. De acordo com a Prefeitura de Valadares, a obra do aeroporto foi abandonada pela empresa responsável no início de 2022. Inclusive só foram executados 25% da reforma. (Diário do Rio Doce – Governador Valadares)

Itabira corre risco de surto de dengue

De acordo com o último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) feito pela Secretaria Municipal de Saúde, Itabira corre risco de entrar em um surto de dengue. Até o presente momento, a cidade já confirmou 11 casos positivos da doença no município, que está com o índice de infestação em 9%. O ideal é que esse número fique abaixo de 1%. De acordo com Natália Franco Barbosa de Andrade, superintendente de Vigilância em Saúde, Itabira superou a fase de alerta, que é quando os indicadores ficam entre 1% e 3,9%.  (De Fato Online – Itabira)

Samu de Uberaba atendeu 3 mil chamados

O Serviço Móvel de Urgência (Samu) de Uberaba fez 3.377 atendimentos nos dois primeiros meses do ano. De acordo com relatório, foram 2.270 chamados para causas clínicas, 834 para traumas, 162 causas psiquiátricas, 62 obstétricas e 49 pediátricas.  Ainda de acordo com o balanço, a maior parte dos atendimentos foi para o público masculino (1.793), seguido do feminino, com 1.579 registros, e outros cinco não informaram gênero.  (Jornal da Manhã – Uberaba)

https://jmonline.com.br/cidade/samu-de-uberaba-atendeu-mais-de-3-mil-chamados-nos-meses-de-janeiro-e-fevereiro-1.25213

50 mil clientes com Tarifa Social

Direcionado a famílias de baixa renda, a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) garante descontos de até 65% na conta de luz, de acordo com consumo mensal. Atualmente, ao todo, mais de 98 mil clientes da Energisa Minas Rio são beneficiados em Minas. Para ter direito ao desconto na fatura de energia a família precisa estar com os dados atualizados no Cadastro Único (CadÚnico), do governo federal. Além disso, é necessário ter renda familiar menor ou igual a meio salário-mínimo por pessoa, ou de até três salários-mínimos no caso de residências que possuam algum morador dependente de aparelho elétrico para manutenção da vida. (Diário de Manhuaçu)

Feira do azeite tem programação  

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) promove mais uma edição do Azeitech com programação dividida em dois momentos: no dia 29/3, a partir das 17h, terá Painel Científico on-line, com transmissão ao vivo pelo canal oficial da empresa no YouTube; já no dia 31/3, das 7h às 12h, haverá o 18º Dia de Campo de Olivicultura, no Campo Experimental de Maria da Fé. A edição marca as comemorações dos 15 anos da primeira extração de azeite extravirgem no país, feita na Epamig em Maria da Fé. (Gazeta de Varginha)

https://www.gazetadevarginha.com.br/post/feira-estadual-do-azeite-tem-programa%C3%A7%C3%A3o-divulgada

Araguari tem mapeamento de cachoeiras

A Prefeitura de Araguari, através das secretarias de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Econômico e Turismo realizou a apresentação do Plano de Trabalho e Divulgação do Início das Visitas “in loco” do Estudo Técnico de Mapeamento e Georreferenciamento das Cachoeiras do Município de Araguari. O georreferenciamento é a definição da configuração, dimensão e localização de um terreno em relação ao globo terrestre, usando métodos de levantamento topográfico para isso. Num estudo deste são encontradas várias informações acerca do terreno, mas algumas se destacam e são fundamentais em qualquer trabalho do gênero, são elas: limites da área; confrontações; coordenadas dos vértices definidores. (Gazeta do Triângulo – Araguari)

Poços faz fiscalização em vans

COLUNA MG

Principais destaques dos jornais integrantes da Rede Sindijori MG

www.sindijorimg.com.br

Poços faz fiscalização em vans

A Prefeitura de Poços de Caldas, através do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), em parceria com Guarda Civil Municipal e Policia Militar, iniciaram o período de fiscalização de veículos escolares. Em duas semanas 50 veículos foram fiscalizados, dos quais 9 escolares e 10 fretados foram autuados. Resultando em um número de 17 veículos que foram levados ao pátio credenciado no município. Segundo o Departamento de Fiscalização, a ideia é manter blitzes constantes para abordar as Vans e garantir mais segurança a todos. (Jornal Mantiqueira Online – Poços de Caldas)

Cultura tem verba para Alto Paranaíba

A Amapar (Associação dos Municípios da Microrregião Alto Paranaíba) realizou na semana que passou, no Centro de Convenções do Unipam, o 1º Encontro Regional das Secretarias Municipais de Educação, Cultura e Turismo: Desafios e propostas para o desenvolvimento de projetos e políticas públicas. Além de servidores de 53 municípios do Alto Paranaíba, Triângulo e Noroeste de Minas, o evento contourecebeu a presença do Secretário de Estado de Cultura, Leônidas Oliveira e de representantes da Secretaria de Estado de Educação. O Secretário Estadual de Cultura anunciou recursos da ordem de R$ 570 milhões para o desenvolvimento de projetos para o setor de Cultura e Turismo. (Jornal de Patrocínio – Patrocínio)

TAC prevê que Hospital adote prevenção

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e o Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Rio Casca, na Zona da Mata mineira, assinaram Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que prevê a adoção de medidas para instalação de Sistema de Prevenção e Combate a Incêndio e Pânico, aprovado pelo Corpo de Bombeiro, na entidade hospitalar. O projeto deverá ser elaborado em até 60 dias e, após aprovação pelos órgãos competentes, executado no prazo de 18 meses. O acordo estabelece que, enquanto o sistema não for efetivamente implantado, o hospital se obriga a adotar todas as medidas cabíveis de prevenção. (Jornal Folha Patense – Patos de Minas)

Sul tem Curso de Classificação de Café

O Centro do Comércio de Café do Estado de Minas Gerais – CCCMG iniciou, na semana passada, o tradicional Curso de Classificação e Degustação de Café. Após uma paralisação de dois anos, em decorrência da pandemia, a iniciativa retornou com força total nas dependências da sede da entidade. O curso é realizado apenas uma vez por ano e será promovido entre os meses de março a maio, sempre às terças e quintas-feiras. O objetivo é promover e valorizar o tema café, onde o aluno vai aprender a classificar o grão, além de degustar variados tipos de bebida para a escolha do primordial produto. (Gazeta de Varginha – Varginha)

https://www.gazetadevarginha.com.br/post/cccmg-inicia-etapa-2023-do-curso-de-classifica%C3%A7%C3%A3o-e-degusta%C3%A7%C3%A3o-de-caf%C3%A9

Lei proíbe realização de corrida de cães

Há quase um ano parado na Câmara Municipal de Uberlândia, um projeto de lei que proíbe a realização de corrida de cães em Uberlândia foi aprovado na semana que passou. A proposta segue agora para sanção do prefeito Odelmo Leão. De autoria da vereadora Liza Prado, o projeto faz uma alteração no art. 2º, da Lei nº 12.404/2016, que trata de sanções e penalidades administrativas para pessoas que praticam maus-tratos aos animais, proibindo a realização de corridas competitivas ou atividades extenuantes de mesma natureza utilizando cães. A proposta exclui as ações correlacionadas aos órgãos de segurança pública (Jornal Diário de Uberlândia – Uberlândia) https://diariodeuberlandia.com.br/noticia/33180/lei-que-proibe-realizacao-de-corrida-de-caes-em-uberlandia-e-aprovada-na-camara

Empresários ajudam reforma de Hospital

A Irmandade de Nossa Senhora das Graças – INSG, uma entidade filantrópica, completou 143 anos. Atualmente, o hospital possui capacidade total de 216 leitos, porém, somente 189 leitos estão ativos, sendo 134 disponíveis para atendimento ao SUS. Em uma iniciativa histórica em Sete Lagoas, diversos empresários se uniram ao HNSG no intuito de fomentar projetos e ações que sejam capazes de contribuir de forma rápida, para a retomada do crescimento e do aumento da capacidade de atendimento da instituição de saúde. (Jornal Sete Dias – Sete Alagoas)

http://www.setedias.com.br/noticia/cidade/54/hospital-mobiliza-empresariado-para-reforma-do-oitavo-andar-e-pediatria/2917

Consulta pública para Pedra Rachada

A Prefeitura de Sabará, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, abriu, no último consulta pública para criação da unidade de conservação da Pedra Rachada, localizada na região da Pedra achada, Unidade Territorial Estratégica – UTE, Caeté – Sabará. O processo regulatório estará aberto até o dia 12 de maio de 2023. A iniciativa tem como objetivo colher informações e contribuições da sociedade para a realização do projeto. A adoção dessa categoria representa a possibilidade de ordenamento territorial com base em ferramentas de contenção do desenvolvimento e ocupação, especialmente em áreas consideradas mais sensíveis, grandes áreas com diversos aspectos biológicos e culturais relevantes, sendo permitida a presença humana mediante o uso sustentável de seus recursos. (Jornal Sabará Notícias – Sabará)

https://www.sabaranoticias.com.br/bh-amplia-vacinacao-infantil-contra-a-covid-19-saiba-mais