Home Blog Page 2

​Cedro alia inovação, eficiência produtiva e impacto social em Nova Lima 

Mina Morro do Gama, operada pela Cedro em Nova Lima (MG). Warley Pereira – Minera Brasil

Modelo de produção com olhar social, reprocessamento de rejeitos, empilhamento a seco e lavra seletiva posiciona a companhia como referência em sustentabilidade na mineração de ferro no país.

Agência Minera Brasil

A mina Morro do Gama, operada pela Cedro em Nova Lima (MG), se destaca como um dos exemplos da evolução da mineração de minério de ferro no Brasil. A operação combina alta capacidade produtiva, inovação tecnológica, práticas ambientais avançadas e ações sociais voltadas às comunidades.
Desde o início de sua operação pela Cedro, a mina mantém uma produção estável. No primeiro ano após a aquisição, foram produzidas cerca de 3,6 milhões de toneladas. Em seguida, a operação alcançou 4 milhões de toneladas anuais, mantendo esse desempenho com consistência. A meta é chegar a 6 milhões de toneladas nos próximos cinco anos.
Do total produzido, aproximadamente 60% é destinado ao mercado interno, com destaque para o polo industrial de Sete Lagoas, o que contribui para movimentar a economia regional, enquanto cerca de 40% segue para o mercado externo, atendendo grandes players internacionais, que buscam fornecedores que adotam práticas sustentáveis na produção de ferro. 

Inovação operacional

Um dos principais diferenciais da operação da Cedro está no reaproveitamento de materiais que antes eram descartados como estéril. O vice-presidente de Operações da Cedro Mineração, Wanderley Santo, explica que a empresa foi pioneira na região ao reprocessar material depositado na barragem da mina que foi descomissionada e reintegrá-lo ao sistema produtivo.
“A Cedro foi a primeira empresa a descomissionar uma barragem em Nova Lima. Esse processo permitiu recuperar material e aumentar a eficiência produtiva da operação”.  Atualmente os rejeitos gerados na operação passam por filtragem e é destinada ao empilhamento a seco, o que elimina a necessidade de barragem de rejeito. 

Modelo de lavra inovador 

A Cedro desenvolveu um modelo operacional para lidar com as características geológicas da jazida, que possui alto índice de material compacto e semi-compacto. Wanderley Santo conta que a empresa criou um método específico de processamento e lavra seletiva que garante a eficiência da operação. 
“Temos um processo que não é usado em nenhuma outra mina, que a gente chama de peneiramento escalpe.” Esse modelo envolve desmonte controlado e lavra seletiva, permitindo maior precisão na extração que é feito em blocos para garantir o melhor aproveitamento do minério.

A adoção dessas técnicas que aplica geologia para o melhor aproveitamento da minerário segundo Santo é pioneira e ajudou a aumentar a vida útil da mina ao agregar conhecimento sobre o depósito mineral.
A Cedro desenvolveu o método de fazer desmonte controlado. Depois entramos com escavadeira, fazendo uma lavra seletiva, retirando os blocos compactos. Com isso a gente tem um ganho de eficiência que aumentou a vida útil da mina.”
O executivo afirma que esse modelo permite aproveitar entre 85% e 90% da jazida, reduzindo perdas e ampliando a eficiência do processo.

Pellet feed – Minério verde 

A operação da Cedro também está alinhada a uma tendência global de produção de minério de ferro com menor impacto ambiental. Segundo Santo, há um foco crescente na indústria por minério de ferro com menor emissão de carbono.
“Hoje esse minério de redução direta, com baixa emissão de carbono, é o sonho da Cedro,” diz.
A empresa já trabalha com planos de expansão e aumento de capacidade produtiva, acompanhando a demanda do mercado pelo chamado de ‘minério verde’, insumo que ajuda na descarbonização siderúrgica e no aproveitamento dos rejeitos das minas. 
A Cedro está investimentos robustos, de aproximadamente R$ 3,6 bilhões para aumentar sua produção de pellet feed. Para isso, está construindo uma unidade de beneficiamento em sua outra mina, em Mariana. A meta é alcançar 20 milhões de toneladas de produção anual de minério de ferro verde nos próximos cinco anos.
redução na pegada de carbono 
Santo destaca que a inovação faz parte da rotina operacional da Cedro. “Nesse processo de inovação, a gente testa tudo o que é possível para ganhar em sustentabilidade”, diz referindo aos testes com caminhões elétricos como parte da estratégia da empresa para reduzir suas emissões.
 A iniciativa faz parte dos estudos da companhia para avaliar a viabilidade de equipamentos de baixo carbono aplicados à cadeia de transporte de minério de ferro. Os veículos são testados pela Cedro em condições operacionais reais, com foco em desempenho, eficiência energética, autonomia e integração com a rotina da mina. 
A experiência também permitiu avaliar os ganhos ambientais, especialmente na redução do consumo de combustíveis fósseis e das emissões associadas ao transporte interno de material.
Segundo Santo a chegada de veículos elétricos na operação está alinhada ao direcionamento da empresa de incorporar soluções tecnológicas que aumentem a eficiência operacional e reduzem a pegada ambiental da atividade mineradora, reforçando o compromisso com inovação e sustentabilidade no setor.

Olhar social está no DNA da empresa

Além da eficiência produtiva e tecnológica, a empresa reforça o compromisso com as comunidades do entorno. “A ambição da Cedro é crescer sustentável. Cuidado com o meio ambiente e com a comunidade onde a gente está inserido. A Cedro é uma das empresas que mais investe na comunidade”, diz Santo
Para ele, a relação com o território é tratada como parte central da estratégia da companhia, com ações de aproximação e investimentos sociais contínuos. “O mais importante para o minerador é olhar para a sua comunidade e fazer suas entregas, sua contribuição. Não esperar só do poder público. A Cedro faz isso porque isso está no DNA dela.”
Um dos principais exemplos é o apoio à Creche São Judas Tadeu, que atende 480 crianças da região e funciona como rede de suporte para famílias, especialmente mães solo. Segundo a coordenadora da instituição, Dayse Cândida da Silva, a creche surgiu a partir de uma necessidade local.
“A creche surgiu muito por uma necessidade da população, porque não tinha nenhuma outra creche aqui, principalmente que acolhesse crianças acima de quatro anos. A creche veio para acolher as crianças e também as mães, porque a maioria são mães solo, sem rede de apoio.”
A instituição, que recentemente completou 30 anos, desempenha um papel central na comunidade. A rotina das crianças na creche inclui atividades educativas e recreativas, como judô, balé, jazz, pintura e leitura.
Para a monitora Caroline Soares, o trabalho vai além do cuidado básico. “São crianças de quatro meses a 12 anos. Elas têm atividades como judô, balé, jazz, pintura e leitura. Cuidamos das crianças como se fossem nossos filhos, o cuidado e o carinho fazem toda a diferença.”

Sonhos que nascem na creche

A creche também é espaço de formação de sonhos e expectativas para o futuro. Lorenzo quer ser jogador de futebol ou cientista. Já Iane sonha em ser veterinária. Ana Júlia deseja se tornar advogada. Alice afirma que gosta da creche porque é um lugar onde se sente bem com as amigas.
O apoio da Cedro à instituição tem sido fundamental para sua manutenção e desenvolvimento do local que já virou referência de acolhimento em Nova Lima
“A Cedro entrou só para trazer benefícios. Conseguimos pagar funcionários em dia, dar uma melhor alimentação para as crianças e implementar projetos dentro da creche. Só trouxe melhorias para as crianças e para os funcionários também”, diz Dayse
Para Dayse, o suporte da Cedro contribui diretamente para o funcionamento diário da instituição e para a continuidade dos serviços prestados à comunidade.
A inciativa da Cedro em apoiar a Creche São Judas Tadeu representa um modelo de mineração que busca integrar eficiência produtiva, inovação tecnológica, responsabilidade ambiental e impacto social capaz de transformar sonhos de centenas de crianças em realidade. 

 

Filhos lideram violência contra idosos em JF 

Foto: Leonardo Costa

COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br

Filhos lideram violência contra idosos em JF
A violência contra idosos em Juiz de Fora, raramente, chega de fora. Na maior parte das vezes, atravessa a rotina, ocupa o espaço da casa, senta à mesma mesa e vem de quem chama a vítima de “mãe” ou “pai”. Entre janeiro e maio, os filhos apareceram como suspeitos em 51,7% das denúncias registradas no município pela Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH), a partir do Disque 100. O índice é 14,4% maior do que o observado no mesmo período do ano passado. (Tribuna de Minas)
https://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/15-06-2026/mais-da-metade-das-denuncias-de-violencia-contra-idosos-em-juiz-de-fora-apontam-filho-como-suspeito.html

Vale inaugura Usina Modelo em Itabira
O município de Itabira, onde a Vale nasceu há 84 anos, foi escolhido para receber a primeira usina de alta tecnologia da empresa, marcando o início de um novo modelo operacional orientado por inteligência de dados. A usina Conceição2 foi modernizada para integrar processos com uso de Inteligência Artificial (IA), ampliar o uso de automação e reduzir a exposição de pessoas a atividades de risco. Com capacidade de 11,2 milhões de toneladas por ano, a unidade será referência para expansão do modelo em outras operações da empresa. (Itabira Notícias)
https://itabiranoticia.com.br/vale-inaugura-usina-modelo-em-itabira-com-ia-aplicada-a-operacao-e-amplia-seguranca-e-eficiencia/

ExpoQueijo Brasil 2026 reúne 19 países
Produtores de 19 países estarão reunidos em Araxá, entre os dias 25 e 28 de junho, para disputar o cobiçado troféu Super Ouro da ExpoQueijo Brasil 2026. Considerada a principal premiação de queijo artesanal das Américas, a sexta edição do evento se consolida como uma das mais importantes vitrines internacionais do agronegócio e da gastronomia. O concurso Araxá International Cheese Awards contará com representantes de nações tradicionais na produção queijeira, como França, Itália, Suíça, Holanda, Espanha e Portugal, além de produtores de 18 estados brasileiros e do Distrito Federal. (Clarim Net)
https://clarim.net.br/expoqueijo-brasil-2026-reune-19-paises-em-araxa-para-disputar-o-premio-super-ouro/

Forromaria está de volta após 14 anos em Congonhas
Junho é o mês das festas juninas e ninguém precisa de muita explicação para entender o que isso significa: forró no pé, quadrilha, comidas típicas e aquele gostoso calor de família reunida. Tradição que atravessa gerações, as festas de junho são parte da alma do Brasil. E em Congonhas, este ano, a celebração ganha um capítulo especial: o retorno do Forromaria, que volta a ser realizado após 14 anos. Nos dias 20 e 21 de junho, a Romaria abre suas portas, com entrada gratuita, para dois dias repletos de música, gastronomia, decoração típica, apresentações e atrações para todas as idades. (Correio da Cidade)
https://www.jornalcorreiodacidade.com.br/noticias/49004-congonhas-forromaria-esta-de-volta-apos-14-anos-com-dois-dias-de-festa-forro-e-tradicao

Timóteo investe R$ 54,4 milhões na saúde
A Prefeitura de Timóteo aplicou R$ 22,5 milhões em ações e serviços públicos de saúde entre setembro e dezembro de 2025, o equivalente a 24,62% da receita municipal destinada ao setor. O percentual supera em 9,62 pontos percentuais o mínimo constitucional de 15% exigido pela legislação. No período, a Secretaria Municipal de Saúde executou despesas totais de R$ 54,48 milhões. Os dados constam no Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA), referente ao terceiro quadrimestre de 2025, apresentado pela administração municipal. (Vox 97)
https://vox97.com.br/noticia/25554/timoteo-investe-r-54-4-milhoes-na-saude-e-supera-minimo-constitucional-no-3o-quadrimestre-de-2025

Timóteo inaugura Posto Tributário
A Prefeitura de Timóteo inaugurou um novo Posto de Atendimento Tributário Municipal, localizado no Terminal Rodoviário da cidade. O espaço já está em funcionamento e muitos cidadãos já têm utilizado os serviços oferecidos. Eles envolvem esclarecimento de dúvidas sobre tributos municipais; solicitação de isenção ou redução de IPTU; consulta de débitos e dívidas; negociação e parcelamento de valores vencidos; emissão de segunda via de boletos e outros serviços essenciais da área tributária. (Conex 10)
https://www.conex10.com.br/post/0006495/timoteo-inaugura-posto-de-atendimento-tributario

Muriaé cria monitoramento do aprendizado
O programa Avalia Muriaé agora é lei municipal. A iniciativa, que acompanha de perto o desempenho escolar dos alunos da rede pública, foi oficializada em publicação na ultima terça-feira (16), sob o nome de Sistema Municipal de Avaliação e Monitoramento da Aprendizagem (Simam). Com a mudança, o projeto deixa de ser uma ação temporária e passa a integrar em definitivo as políticas públicas de educação da cidade. Coordenado pela Secretaria Municipal de Educação, o Simam vai monitorar continuamente o aprendizado dos estudantes desde a Educação Infantil até o 9º ano do Ensino Fundamental.  (Rádio Muriaé)
https://radiomuriae.com.br/portal/avalia-muriae-vira-lei-e-cria-sistema-de-monitoramento-do-aprendizado-baseado-em-dados-estatisticos/

 

Polícia Militar lança Operação Agrogerais Segura na área do 54º BPM

0

54º BPM EM AÇÃO

No dia 16 de junho de 2026, a Polícia Militar de Minas Gerais lançou a OPERAÇÃO AGROGERAIS SEGURA em todos os dez municípios pertencentes à área de atuação do 54º BPM.

A operação tem como objetivo desencadear atividades de polícia ostensiva para fortalecer a interação com a população rural, visando combater a criminalidade e a atuação de organizações criminosas na zona rural, por meio da implementação de ações e operações policiais voltadas à prevenção e repressão aos crimes de furto, roubo e receptação, porte ilegal de arma de fogo, dentre outros delitos específicos de cada região.

A ação contou com a participação da Polícia Militar de Meio Ambiente e da Polícia Militar Rodoviária, reforçando a atuação integrada dos órgãos de segurança pública e ampliando a capacidade de prevenção e repressão qualificada no meio rural.

A Polícia Militar reafirma seu compromisso com a proteção das comunidades rurais, intensificando a presença policial e fortalecendo a sensação de segurança em toda a área do 54º BPM.

DISQUE DENÚNCIA UNIFICADO — 181

POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS — 251 ANOS
A FORÇA DO POVO MINEIRO
PRESENÇA QUE PROTEGE!

ALCO 54º BPM

​Pouso Alegre recebe encontro da construção civil com Minascon e Feconsulminas 

Eventos serão realizados de forma integrada, reunindo empresários, profissionais, fornecedores, estudantes e especialistas para promover negócios, inovação, networking e debates sobre o futuro do segmento

Pouso Alegre, no Sul de Minas, vai se tornar a capital da construção civil no estado. A cidade sediará, simultaneamente, o Minascon e a Feconsulminas, principal feira do segmento da região. Os eventos serão realizados nos dias 11 e 12 de julho, no SerraSul Shopping (Rodovia Juscelino Kubitschek – BR-459, Km 107), e as inscrições já podem ser feitas gratuitamente pelo site https://feconsulminas.com.br/, na aba “Credencie-se” .

De volta ao interior, o Minascon chega à sua 24ª edição e terá como destaques painéis e palestras nos dois dias de programação, com especialistas que abordarão temas estratégicos para o ecossistema da construção civil. Entre os assuntos estão inovação, inteligência artificial aplicada ao segmento e conjuntura econômica. O objetivo é compartilhar conhecimento, fomentar o networking e promover a troca de experiências.

Criada em 2015, a Feconsulminas reunirá empresas, profissionais e consumidores em um ambiente dedicado à inovação, ao relacionamento e à geração de oportunidades. Em sua 6ª edição, o evento consolida-se como um importante ponto de encontro para o setor, promovendo conexões estratégicas entre marcas, especialistas e público qualificado.

Segundo Geraldo Linhares, presidente da Câmara da Indústria da Construção Civil da FIEMG, a realização conjunta do Minascon e da Feconsulminas representa um marco importante para o setor da construção em Minas Gerais, ao criar um ambiente favorável à geração de negócios, à troca de conhecimento, ao networking e à apresentação de soluções inovadoras para o mercado.

“A expectativa é muito positiva. Acreditamos que essa integração ampliará as oportunidades para empresários, profissionais, estudantes, fornecedores e investidores, fortalecendo o relacionamento entre os diversos elos da cadeia da construção civil. Além disso, o evento permitirá que os participantes tenham acesso a tendências, tecnologias, debates estratégicos e experiências que contribuem diretamente para o aumento da competitividade e da produtividade do setor”, afirma.

“Eu tenho muito orgulho de ver o Minascon sendo realizado em nossa região e, desta vez, integrado à Feconsulminas, que já se consolidou como a principal feira da construção civil do Sul de Minas. Essa parceria une o conteúdo técnico, os debates e a capacitação promovidos pelo Minascon com a força da Feconsulminas na geração de negócios, networking e apresentação de soluções para o mercado. Tenho certeza de que essa integração fortalecerá ainda mais o setor, ampliando oportunidades para empresas, profissionais, estudantes e toda a cadeia produtiva da construção civil”, destaca o presidente do Sinduscon-Sul, Nakle Mohallem.

Conhecimento e prática

Mais uma vez, o concurso “A Ponte” será uma das atrações do Minascon. Realizada pelo SENAI, a competição desafiará estudantes de cursos técnicos e de graduação a projetar e construir protótipos de pontes utilizando palitos de picolé e cola branca. A iniciativa estimula a aplicação prática de conceitos de sistemas estruturais, mecânica e resistência dos materiais, além da criatividade e da capacidade de resolução de problemas. As duplas vencedoras receberão premiações de R$ 5 mil e R$ 2,5 mil para o primeiro e o segundo lugares, respectivamente. As inscrições podem ser realizadas até 28 de junho, no site https://www.sympla.com.br/evento/concurso-a-ponte/3439296?referrer=www.fiemg.com.br&referrer=www.fiemg.com.br.

A criatividade dos estudantes de Arquitetura e Urbanismo também será colocada à prova na 3ª Maratona de Projetos do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais (CAU/MG), que acontece durante o Minascon e a Feconsulminas. A iniciativa busca incentivar ideias inovadoras capazes de melhorar a vivência nos espaços urbanos, aproximando a prática acadêmica da realidade profissional. Acesse https://www.caumg.gov.br/maratona-projetos para mais informações.

O Minascon é uma realização do Sindicato Intermunicipal das Indústrias da Construção Civil do Sul de Minas (Sinduscon-Sul) e do Sistema FIEMG. O apoio master é do Sebrae Minas, e o patrocínio ouro é do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (CREA-MG). O evento conta ainda com a parceria do CAU/MG.

Imprensa FIEMG

 

Mortes por infarto em Uberlândia dobram 

Foto: Getty Images/DU

COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br

Mortes por infarto em Uberlândia dobram
Uberlândia teve um aumento expressivo no número de mortes por infarto em 2025, segundo levantamento do DataSUS. No ano passado, a cidade totalizou 55 óbitos em decorrência de ataque cardíaco, uma alta de 139% em relação a 2024, quando foram registradas 23 mortes do tipo. A quantidade de internações também subiu significativamente, saindo 297 hospitalizações em 2024 para 1.205 em 2025, um aumento de mais de 300%. Já os dados parciais de 2026 apontam que, até o momento, o município contabiliza 277 internações e 10 óbitos por infarto. (Diário de Uberlândia)
https://diariodeuberlandia.com.br/noticia/40716/mortes-por-infarto-em-uberlandia-mais-que-dobram-um-ano

OAB-MG promove mobilização nacional
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais (OAB-MG) realiza, no dia 19 de junho, às 9h, a Mobilização Nacional pela Reforma do Poder Judiciário, iniciativa que pretende ampliar o debate sobre a modernização e o aperfeiçoamento do sistema de Justiça brasileiro. Durante o evento, o presidente da OAB-MG, Gustavo Chalfun, apresentará as diretrizes elaboradas pela Comissão de Juristas da instituição. As propostas contemplam mudanças estruturais voltadas ao fortalecimento da independência, da transparência e da eficiência do Poder Judiciário. (Ascom OAB MG)

São José lidera a produção de leite tipo “A”
A marca de 100 mil litros de leite por dia separa operações eficientes de estruturas capazes de redefinir um setor inteiro. Em 2025, a Fazenda São José ultrapassou essa fronteira. A propriedade, localizada na região de Guaxupé, encerrou o ano com produção de 37,4 milhões de litros de leite – média diária de 102.541 litros – assumindo a liderança nacional no ranking Top 100 / 2026, publicado por MilkPoint e Associação Brasileira dos Produtores de Leite. O feito colocou a produtora do Leite Fazenda Bela Vista na primeira posição entre os maiores produtores do país. (Revista Midia Brasil)
https://www.revistamidiabrasil.com.br/post/leite-fazenda-o-legado-de-olavo-barbosa-no-topo-do-leite-brasileiro

Cerrado lança estratégia internacional
A Região do Cerrado Mineiro escolheu a World of Coffee Brussels 2026, um dos principais eventos globais da cafeicultura, para apresentar ao mercado internacional sua nova estratégia de marca. Entre os dias 26 e 28 de junho, em Bruxelas, na Bélgica, a primeira Denominação de Origem para café reconhecida no Brasil apresentará seu novo posicionamento, baseado em origem, regeneração e criação de valor para as próximas gerações. A participação marca um momento estratégico para o território, que busca ampliar sua presença internacional e fortalecer sua posição como referência global em origem certificada, rastreabilidade, governança e sustentabilidade. (Jornal de Patrocínio)
https://www.jornaldepatrocinio.com/regiao-do-cerrado-mineiro-lanca-internacionalmente-nova-estrategia-de-marca-na-world-of-coffee-brussels-2026

R$ 3,9 milhões para saúde no Norte de Minas
O Governo de Minas Gerais destinou mais de R$ 3,9 milhões em recursos estaduais para a área de saúde em municípios do Norte de Minas. A verba, repassada por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), viabilizou a entrega de duas novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) nos municípios de Novorizonte e Curral de Dentro, além do financiamento para a reforma de um posto de atendimento em Santa Cruz de Salinas. As duas novas unidades inauguradas custaram cerca de R$ 2 milhões cada uma e fazem parte de um programa estadual de retomada e financiamento de obras de Atenção Primária à Saúde (Serra Geral News).
https://www.serrageralnews.com/estado-investe-r-39-milhoes-em-unidades-de-saude-no-norte-de-minas

Itaúna ganha um novo fórum
Na última segunda-feira, 9, a Justiça local ganhou uma nova sede com a inauguração do Fórum Desembargador Mário Matos, localizado no Boulevard Lago Sul, ao lado da Prefeitura de Itaúna. A nova estrutura do Poder Judiciário, que atende os municípios de Itaúna e Itatiaiuçu, ocupa um prédio recém-construído de cerca de 7 mil metros quadrados, em terreno de 17 mil metros quadrados doado pela Prefeitura. Com quatro andares e subsolo, o edifício reúne salas de audiência, Tribunal do Júri, Juizado Especial, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), setores administrativos e espaços de atendimento ao público. (Folha do Povo)
https://www.folhapovoitatiaiucu.com/justica-tem-casa-nova-na-comarca-de-itauna

 

​CNI reunirá pré-candidatos à Presidência em evento voltado às demandas da indústria 

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) promoverá, em 22 de junho, em Brasília, o evento “A Indústria na Agenda dos Presidenciáveis”, que reunirá lideranças empresariais e pré-candidatos à Presidência da República para debater propostas e prioridades para o desenvolvimento econômico e social do país.

Até o momento, três nomes já confirmaram participação no encontro: o senador Flávio Bolsonaro (PL), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (PSD). Os participantes terão espaço individual na programação para apresentar suas propostas e dialogar com representantes do setor industrial de diferentes regiões do Brasil.

Durante o evento, a entidade entregará aos pré-candidatos o documento “Construindo o Brasil 2050”, elaborado com a contribuição de empresários e especialistas. O material reúne sugestões consideradas prioritárias para ampliar a competitividade do país nas próximas décadas.

Entre os temas abordados no documento estão ambiente macroeconômico, política industrial, inovação, inserção internacional, energia, infraestrutura de transportes, sustentabilidade, sistema tributário, segurança jurídica e qualificação profissional. A publicação busca contribuir para o debate eleitoral e para a formulação de políticas públicas voltadas ao crescimento sustentável da economia brasileira.

Realizado a cada quatro anos, o encontro da CNI é considerado um dos principais fóruns de diálogo entre o setor industrial e os postulantes ao Palácio do Planalto. A iniciativa oferece aos pré-candidatos a oportunidade de expor suas visões para o país e conhecer as demandas de um dos segmentos mais relevantes da economia nacional.

Segundo a entidade, as apresentações ocorrerão em momentos distintos, garantindo espaço individual para a exposição de propostas e para a interação com empresários e representantes da indústria.

 

Divinópolis é a 1ª em liberdade econômica 

Foto: Canal Pelo Céu da Capital/YouTube/Reprodução

COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br

Divinópolis é a 1ª em liberdade econômica
Divinópolis foi a primeira cidade a atingir o nível máximo do programa Minas Livre para Crescer, tendo o maior índice de Liberdade Econômica no estado. A cidade recebeu a certificação do governador Mateus Simões no sábado, durante a cerimônia de transferência provisória da capital para a cidade dentro da iniciativa Governo Presente. Atualmente, o programa conta com adesão de 605 cidades. Destes, 399 estão classificados no nível iniciante, 200 no intermediário, cinco no avançado e apenas Divinópolis no nível pleno. (Portal MPA)
https://www.sistemampa.com.br/noticias/divinopolis/divinopolis-e-a-1a-cidade-de-mg-com-nivel-maximo-de-liberdade-economica/

Bagatelle recebe Revoada em Sete Lagoas 
O Aeroporto Campo de Bagatelle, em Sete Lagoas, recebeu no sábado (13) a Primeira Revoada, encontro que reuniu clientes, amigos e entusiastas da aviação em um dia de confraternização e atrações aéreas. Entre os destaques da programação esteve a participação do aeromodelista Luizinho Pontes, que apresentou seus modelos em escala em voos demonstrativos. As crianças acompanharam de perto as atividades, despertando curiosidade e entusiasmo pelo hobby. As apresentações atraíram público de todas as idades e garantiram momentos de lazer e aprendizado. (Sete Dias)
https://www.setedias.com.br/campo-de-bagatelle-recebe-primeira-revoada-em-sete-lagoas/

Codevasf fortalece parceria com prefeituras
Melhorias no abastecimento de água, manutenção de estradas rurais e fortalecimento da agricultura familiar ganharam novo impulso em Minas Gerais. A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) promoveu, nesta semana, o 1º Conexão Municípios: Parcerias para o Desenvolvimento, reunindo dezenas de prefeitos, gestores públicos e lideranças municipais em Belo Horizonte para discutir ações voltadas ao crescimento econômico e à melhoria da qualidade de vida da população do interior mineiro. A regional atende atualmente 184 municípios localizados na região do Alto São Francisco, dos quais cerca de 50% estiveram representados no encontro. (Gazeta Norte Mineira)
https://gazetanm.com.br/codevasf-fortalece-parceria-com-prefeituras-e-anuncia-r-75-milhoes-para-impulsionar-municipios-mineiros/

Atendimentos nas UPAs aumentam em Uberaba
As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Uberaba seguem operando acima da capacidade e chegaram a 110% de taxa de ocupação, segundo dados da Sociedade Educacional Uberabense (SEU), responsável pela gestão das unidades. O cenário ocorre em meio ao aumento contínuo da demanda por atendimentos e à alta de casos de doenças respiratórias, dengue e gastroenterites.  O levantamento aponta que o volume de atendimentos nas duas unidades passou de cerca de 13 mil a 14 mil registros mensais para aproximadamente 20 mil, considerando as UPAs Mirante e São Benedito. 
 https://jmonline.com.br/cidade/atendimentos-nas-upas-saltam-para-quase-20-mil-por-mes-em-uberaba-1.634967

Fórum Invest Furnas aposta no turismo
O município de Fama sediou, na semana passada, o Fórum Invest Furnas, evento voltado ao fortalecimento do turismo como ferramenta de desenvolvimento econômico em Minas Gerais. Diante de um cenário competitivo para atrair visitantes e investimentos, o turismo foi apontado como estratégico para gerar emprego, renda e impulsionar a economia local e regional, especialmente na região do Mar de Minas e no Sul do estado. (O Debate)
https://www.odebatenoticias.com.br/post/f%C3%B3rum-invest-furnas-re%C3%BAne-lideran%C3%A7as-e-aposta-no-turismo-como-motor-econ%C3%B4mico-em-minas-gerais

Fenadoces incentiva doçaria araxaense
A Associação dos Doceiros de Araxá (ADA) abriu oficialmente as inscrições para o 2º Concurso de Doces da Fenadoces: Raízes & Releituras: Tradição que Abraça, uma iniciativa que celebra a tradição, a criatividade e a diversidade da doçaria araxaense. Realizado dentro da programação da Fenadoces 2026, o concurso tem como objetivo resgatar memórias, valorizar saberes locais e reconhecer talentos que transformam receitas em verdadeiras narrativas afetivas. A proposta é destacar a riqueza da confeitaria artesanal e incentivar a preservação de receitas que fazem parte da identidade cultural de Araxá. (Jornal Interação)
https://www.jornalinteracao.com.br/fenadoces-abre-inscricoes-para-concurso-de-tradicao-e-criatividade-da-docaria-araxaense

Samu Cisdeste recebe ambulâncias
O consórcio Samu 192-Cisdeste recebeu oficialmente quatro novas ambulâncias destinadas à modernização da frota de resgate de urgência e emergência em Minas Gerais. Os veículos utilitários foram entregues pelas mãos do Ministro da Saúde durante uma solenidade pública realizada no município de Mariana. A aquisição faz parte das medidas compensatórias do Programa Especial de Saúde do Rio Doce (PES-Rio Doce), criado para reparar os municípios impactados pelo desastre da Barragem de Fundão em 2015. (RCWTV)
https://www.rcwtv.com.br/noticia/samu-recebe-novas-ambulancias-para-reforcar-atendimento-na-bacia-do-rio-doce

 

​Inscrições abertas para o 3º Prêmio de Jornalismo Sistema Faemg Senar, Inaes e Sindicatos 

Premiação distribuirá R$ 97 mil e recebe trabalhos até 15 de setembro

Estão abertas as inscrições para o 3º Prêmio de Jornalismo Sistema Faemg Senar, Inaes e Sindicatos – 2026. Profissionais e estudantes de Jornalismo de todo o país podem inscrever seus trabalhos até o dia 15 de setembro. Nesta edição, o tema é “Campo da Inovação – Ciência, tecnologia e inteligência que transformam a produção agropecuária”.

A premiação irá distribuir R$ 97 mil, além de troféus e certificados aos vencedores.

Tema destaca inovação no agro

O prêmio busca valorizar produções jornalísticas que evidenciem os avanços tecnológicos e científicos no agronegócio brasileiro. Entre os assuntos contemplados estão:

  • Agricultura de precisão e digitalização no campo;
  • Inteligência artificial e tecnologias emergentes;
  • Biotecnologia aplicada à agropecuária;
  • Sustentabilidade;
  • Empreendedorismo e startups do agro;
  • Conectividade e inclusão digital no meio rural;
  • Sucessão familiar;
  • Juventude e protagonismo feminino no setor.

Quem pode participar

Podem concorrer trabalhos jornalísticos publicados entre 1º de janeiro e 30 de setembro de 2026 em diferentes plataformas de comunicação, incluindo:

  • Jornais e revistas;
  • Portais, sites e blogs;
  • Emissoras de rádio e rádios web;
  • Podcasts;
  • Emissoras de televisão;
  • Plataformas de streaming;
  • Redes sociais e plataformas digitais;
  • Fotojornalismo em meios impressos e digitais.

Também poderão participar estudantes regularmente matriculados em cursos de Jornalismo reconhecidos pelo MEC, por meio da categoria Jornalismo Universitário.

Cada trabalho poderá ser inscrito em apenas uma categoria.

Valorização do jornalismo e do agro

Segundo o coordenador de Comunicação do Sistema Faemg Senar, Rogério Maurício, a iniciativa tem como objetivo estimular a produção de conteúdo jornalístico qualificado e ampliar a visibilidade da agropecuária brasileira.

“O prêmio busca reconhecer reportagens que mostrem a relevância do setor agropecuário para o desenvolvimento econômico e social de Minas Gerais e do Brasil, além de incentivar a produção de conteúdo de qualidade”, destaca.

Inscrições e informações

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pelo site oficial do prêmio:

https://premiojornalismo.sistemafaemg.org.br/

Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail:

[email protected].

 

​FIEMG alerta para risco de aumento expressivo na conta de energia em 2027 

Federação aponta combinação de fatores que pode elevar em até 20% os custos da energia elétrica no próximo ano

A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) manifestou preocupação com o cenário do setor elétrico brasileiro e alertou para a possibilidade de aumento significativo na conta de energia em 2027.

Segundo a entidade, a decisão do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) de manter a metodologia CVaR 15/40 tende a ampliar o acionamento de usinas termelétricas, fontes de geração mais caras e com maior emissão de gases de efeito estufa.

Metodologia mais conservadora

O CVaR (Conditional Value at Risk) é um parâmetro utilizado nos modelos computacionais que orientam a operação do sistema elétrico nacional.

De acordo com a FIEMG, a metodologia CVaR 15/40 adota uma postura mais conservadora em relação aos riscos hidrológicos, o que pode resultar em maior utilização de termelétricas para garantir a segurança energética do país.

Como consequência, os custos de geração tendem a aumentar, impactando diretamente consumidores residenciais e industriais.

Possível retorno do El Niño preocupa

Outro fator que preocupa a Federação é a possibilidade de ocorrência de um episódio de El Niño de forte intensidade entre o final de 2026 e o início de 2027.

Segundo o coordenador de Mercado de Energia da FIEMG, Sérgio Pataca, o fenômeno climático pode reduzir a disponibilidade hídrica dos reservatórios, aumentando ainda mais a necessidade de geração por fontes térmicas.

Novos contratos também pressionam tarifas

Além das condições climáticas e da metodologia adotada pelo setor elétrico, a FIEMG destaca que os consumidores também passarão a arcar com os custos dos novos contratos resultantes do Leilão de Reserva de Capacidade (LRCAP), realizado em março de 2026.

O certame contratou quase cinco gigawatts adicionais de potência para o sistema elétrico nacional.

┃ Os consumidores passarão a arcar também com os custos dos novos contratos decorrentes do Leilão de Reserva de Capacidade. Isoladamente, cada um desses fatores já representa um desafio relevante. Em conjunto, eles acendem um sinal de alerta para um aumento expressivo dos custos de energia elétrica no próximo ano, podendo chegar a 20%, afirma Sérgio Pataca.

Impactos para indústria e famílias

Para a FIEMG, o cenário exige atenção do poder público e dos agentes do setor elétrico para reduzir os impactos econômicos da elevação dos custos de energia.

Segundo a entidade, um aumento dessa magnitude pode comprometer:

  • A competitividade da indústria brasileira;
  • Os custos operacionais das empresas;
  • O orçamento das famílias;
  • O crescimento econômico em diversos setores produtivos.

A Federação defende o acompanhamento permanente das condições do sistema elétrico e a adoção de medidas que contribuam para preservar a modicidade tarifária e a segurança energética do país.

 

Custo da construção civil sobe 7,1% em Minas 

Foto: DC / Arquivo / Alisson J.Silva

COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br

Custo da construção civil sobe 7,1% em Minas
O custo da construção civil segue em trajetória de alta no País, pressionado pelo encarecimento da mão de obra e dos materiais em um cenário de inflação persistente e instabilidade geopolítica. Em Minas Gerais, o setor sofre com um aumento que chega a 7,1% em apenas um ano, elevando os custos para construtoras e compradores de imóveis. Os dados constam no Índice Nacional da Construção Civil (Sinapi), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com a Caixa Econômica Federal. Em maio, o setor apresentou estabilidade (0,0%) no Estado frente a abril, posicionando-se como o quinto menor índice do País. (Diário do Comércio)
https://diariodocomercio.com.br/economia/custo-construcao-civil-imoveis-minas-gerais/

Manifestantes cobram soluções para ponte
A implantação de novas restrições de tráfego na ponte sobre o Rio das Velhas, na Barra do Guaicuí, motivou uma manifestação nesta quinta-feira (11). Moradores, caminhoneiros, produtores rurais, comerciantes e lideranças regionais se reuniram para cobrar do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) medidas consideradas definitivas para a estrutura, que é um dos principais corredores de ligação entre a microrregião de Pirapora e Montes Claros. Organizado de forma pacífica, o protesto teve como principal reivindicação a busca por soluções permanentes para a ponte, construída em 1928. (Gazeta Norte Mineira)
https://gazetanm.com.br/manifestantes-cobram-solucoes-definitivas-para-a-ponte-da-barra-do-guaicui/

Ônibus terão reajuste em Ipatinga
A administração de Ipatinga publicou nesta sexta-feira (12) o decreto que atualiza a tarifa do transporte coletivo urbano no município. A partir de 1º de julho, os usuários passarão a pagar R$ 5,50 por viagem. O valor integral da tarifa será de R$ 7,00, mas a administração municipal ampliará o subsídio ao sistema para R$ 1,50 por passageiro, reduzindo o custo cobrado diretamente da população. Segundo o Executivo, a medida integra um processo de modernização do transporte público e será acompanhada por investimentos na renovação da frota e na melhoria da qualidade dos serviços prestados aos usuários. (Diário do Aço)
https://www.diariodoaco.com.br/noticia/0134545-tarifa-do-transporte-coletivo-em-ipatinga-sobe-para-r-550-a-partir-de-julho

Caratinga faz acordo com empresa de ônibus
Após reunião realizada com a direção da empresa Viação Riodoce, de acordo com o prefeito de Caratinga, ficou definido que não haverá paralisação do serviço. Com isso, na próxima segunda-feira, os ônibus circularão normalmente, mantendo os horários e itinerários já conhecidos pelos usuários. O prefeito também esclarece que a Prefeitura segue trabalhando em paralelo na licitação do transporte coletivo, garantindo a continuidade do serviço, além dos estudos que estão sendo realizados para viabilizar, futuramente, a implantação da tarifa zero no município. (Diário de Caratinga)
https://diariodecaratinga.com.br/cidade/prefeitura-anuncia-acordo-com-a-viacao-riodoce-e-garante-circulacao-normal-dos-onibus/

Ex-secretária defende “mineirês” como identidade 
A defesa da mineiridade, um dos pilares da pré-campanha de Bárbara Botega à Câmara dos Deputados, foi um dos pontos altos de sua participação no 41º Congresso Mineiro de Municípios, realizado  em Belo Horizonte. Durante o diálogo com lideranças da capital e do interior, a ex-secretária de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais defendeu o “jeito mineiro” de ser e de falar — tema que repercute nacionalmente desde o recente embate entre o ex-governador Romeu Zema e o ministro Gilmar Mendes, do STF. (MG Turismo)
https://mgturismo.com.br/barbara-botega-defende-mineires-como-identidade-propria-de-mg/

ALMG inicia ciclo de prestação de contas do Governo
A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) inicia na próxima segunda-feira (15/6) o primeiro ciclo de reuniões da Prestação de Contas do Governo de 2026. Até o dia 23 de junho, parlamentares irão ouvir secretários de Estado e dirigentes de órgãos e entidades estaduais em 14 reuniões promovidas pelas comissões temáticas da Casa. A iniciativa integra o programa Assembleia Fiscaliza, criado para fortalecer o acompanhamento e a fiscalização das políticas públicas estaduais. Durante os encontros, representantes do Executivo apresentarão resultados das ações desenvolvidas entre 1º de maio de 2025 e 30 de abril de 2026, além de responder a questionamentos dos deputados. (Balcão News)
https://balcaonews.com.br/2026/06/13/almg-inicia-ciclo-de-prestacao-de-contas-do-governo-de-minas/