Home Blog Page 227

Circulação de trem Vitória a Minas ainda tem restrição

COLUNA MGRede de Notícias do Sindijori MG

www.sindijorimg.com.br

Circulação de trem ainda tem restrição

Há quase três meses o trem de passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas está com a circulação suspensa entre Antônio Dias e Barão de Cocais, nos dois sentidos. Com isso, permanece impossível que os moradores do Vale do Aço viajem de trem para Belo Horizonte, ou vice-versa. A restrição foi anunciada no dia 19 de abril, por causa de uma erosão em um taludo à margem da Estrada de Ferro Vitória a Minas, em Antônio Dias. Como a BR-381 apresenta buracos, ondulações, obras paradas, trechos interditados em meia pista entre Ipatinga e Belo Horizonte, a viagem de trem seria uma alternativa mais segura. A situação tem gerado reclamações por parte de pessoas que precisam percorrer o trecho entre a capital e o Vale do Aço. (Diário do Aço – Ipatinga)

Planta de Uberaba no Plano Nacional

Em meio à discussão do Plano Nacional de Fertilizantes, projetos da planta de amônia e do gasoduto pautaram reuniões esta semana entre representantes da Prefeitura de Uberaba e do governo federal. As articulações buscam inserir a fábrica de amônia em Uberaba entre as ações do plano para reduzir em 50% a dependência do Brasil da importação de insumos. A viabilidade da implantação da planta e do gasoduto foi discutida entre a prefeita Elisa Araújo e o ministro da Agricultura, Marcos Montes. Na conversa, o ministro manifestou que a consolidação da planta de amônia depende da chegada do gás com preço competitivo até a região. (Jornal da Manhã – Uberaba)

Festival abre as janelas da mineiridade

Quatro dias de festa foram o suficiente para reunir desde o Congado até a Catira, e também

a batalha de rimas e o grafite com as violas caipiras, folia de reis e mostra de artesanatos.

Teve de tudo no Festival Minas & Gerais, Cultura Popular e Regional, que abriu todas as janelas para mostrar desde a sua essência, até a contemporaneidade. Um resgate histórico para nossa cidade, que nunca teve um festival que contemplou desta forma a cultura popular mineira. Os artistas locais estiveram presentes, assim como os grupos de Folia de Reis, Catira e Congados da cidade. Também, violeiros experientes representaram a cultura caipira emocionando muitas vezes quem estava presente. (Correio de Araxá – Araxá)

Manhuaçu volta a exigir máscaras

Diante do aumento de casos positivos da Covid-19, a Prefeitura de Manhuaçu divulgou decreto em que torna obrigatório o uso de máscaras em locais fechados. Somente na última semana epidemiológica, foram confirmados 151 casos da doença, representando uma taxa de positividade 37,6%, dentro das 402 notificações. O Decreto  traz como exemplo de locais fechado: escolas, creches, igrejas, templos, restaurantes, bares, lojas, farmácias, festas, eventos, mercearias, mercados, supermercados, transportes coletivos (onibus, vans, topiques, táxi, aplicativos), bancos, unidades de saúde, estabelecimentos em geral e similares. (Diário de Manhuaçu)

Lafaiete faz seminário

A Escola Municipal Doutor Rui Pena (CAIC) realizou o Seminário Interno de Educação Inclusiva, direcionado para monitoras da creche e pré-escola. O intuito da iniciativa foi analisar o trabalho do primeiro semestre, compartilhar experiências e comemorar os sucessos. A organização ficou por conta das analistas educacionais Katilene Mayrink e Wanderléia Moreira com o apoio das professoras da Sala de Atendimento Educacional Especializado Katiana e Liamara. Durante o evento, a programação contou com dinâmicas, discussões de ideias, esclarecimentos de dúvidas sobre a legislação e o trabalho de apoio ao professor regente. (Correio Online – Conselheiro Lafaiete)

Queijo formiguense é destaque

A poucos dias da realização do Festival Regional do Queijo, mais um produtor de queijo de Formiga se destaca no cenário nacional. O queijo provolone defumado, produzido pelo Laticínio Canastra O Melhor de Minas, dos produtores Edmilson e Fernanda Rolindo, conquistou o 3° lugar na categoria “queijos artesanais com tratamento térmico” no Prêmio CNA Brasil Artesanal, concurso que valoriza produtos artesanais e tradicionais Esta edição do prêmio é uma parceria da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais e com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). (Últimas Notícias – Formiga)

Programa de corretivos de solo iniciado

O Governo Municipal de Patrocínio, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária já iniciou a distribuição do Calcário e do Gesso Agrícola para os produtores rurais por meio do Programa Corretivos de Solo. A expectativa é de que ao menos 500 produtores sejam beneficiados com 14 toneladas cada de Gesso Agrícola. Para ter direito ao produto, que deverá ser retirado em Uberaba por meios dos próprios produtores, o interessado deve apresentar á Secretaria a análise de solo mostrando a necessidade de correção, além disso, também é necessária a apresentação de documentos pessoais, do cartão do produtor, os dados do motorista que realizará o transporte e a placa do caminhão para controle de carregamento. (Jornal de Patrocínio – Patrocínio)

Mutirão de limpeza contra a dengue e outras doenças é iniciado no Bairro Universitário

0

Ação inicia logo após o resultado de 3,0% do LIRAa, obtido após levantamento feito em 69 bairros da cidade, com visitas a 1.816 imóveis

Equipes do Centro de Controle de Zoonoses iniciaram nesta última segunda-feira, 11, um Mutirão de Limpeza contra a dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti. A ação conta com o apoio do Tiro de Guerra 11-002 e ocorre logo após a divulgação do resultado do Levantamento Rápido de Índices para o Aedes Aegypti – LIRAa.

O trabalho das equipes da Prefeitura de Ituiutaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ganhou o reforço de dez atiradores do TG 11-002, tendo sido iniciado pelo Bairro Universitário, com previsão de também passar pelo Bairro Platina durante essa semana.

A situação continua de extrema preocupação por conta dos índices alarmantes, sendo necessária a conscientização dos moradores e dos proprietários de imóveis de todas as regiões da cidade, na prestação de apoio para a eliminação de locais que acumulam água e são utilizados pelo Aedes, mosquito transmissor das doenças.

Algumas atitudes simples ajudam no combate ao mosquito da dengue. São elas:

– Não deixar água acumulada na laje;

– Manter os lixos fechados;

– Utilizar areia nos vasos de plantas;

– Deixar garrafas e outros recipientes de cabeça para baixo;

– Deixar as lonas esticadas;

– Retirar a água dos pneus. 

O uso constante de repelentes, larvicidas, inseticidas também são importantes para deixar as famílias mais protegidas contra os mosquitos transmissores de doenças. No entanto, esses cuidados precisam ser de todos: ter a consciência de que é necessária uma ação coletiva é garantir uma segurança eficaz.

Operação Tapa-buracos segue com ações em diversos pontos da cidade

0

Equipes da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos já aplicaram quase 600 toneladas de massa asfáltica durante a execução dos serviços

A Prefeitura de Ituiutaba, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, segue nesta última quinta-feira, 14, com ações da Operação Tapa-buracos.

As equipes passaram por diversos pontos da cidade, sendo pelos Bairros Eldorado, Brasil, Independência e Cidade Jardim, além da Rua 36, entre 1B e 3 (Progresso), Rua José Parreira e Avenida Dalva (Nova Ituiutaba) e Avenida Marilene Baduy. A ação foi finalizada no Alcides Junqueira, atendendo toda a extensão do bairro.

Conforme o cronograma, as equipes passarão, em seguida, por ruas dos Bairros Novo Horizonte, Santa Maria, Sol Nascente e Lagoa Azul I.

Quase seiscentas toneladas de massa asfáltica já foram aplicadas nas ruas da cidade nas últimas semanas, seguindo com recorte, tratamento e aplicação do produtos no locais danificados.

Cordões de Girassol são entregues para pessoas com deficiências ocultas

0

Utilização do item em espaços públicos facilita a identificação e torna mais fácil a priorização e o acesso aos serviços

Pessoas com deficiências ocultas como autismo, doenças de Cronh e transtornos, em geral, têm dificuldade de se manter por muito tempo em determinados locais, gerando tensões e nervosismo. O fato é que nem sempre esses comportamentos são compreendidos por quem está por perto.

Pensando nisso, a Prefeitura de Ituiutaba, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, implantou o Cordão de Girassol, incentivando e sugerindo que sejam criadas campanhas educativas, informando e destacando a importância da utilização do Cordão de Girassol em espaços públicos, a exemplo de aeroporto, rodoviárias, pontos turísticos, supermercados, dentre outros. “A ideia é propagar e conscientizar colaboradores desses locais que uma pessoa com o Cordão de Girassol precisa de atenção especial em virtude de sua deficiência oculta”, disse a secretária da pasta, Aleuene Guedes.

O Cordão de Girassol tem como principal objetivo auxiliar a identificação de pessoas com deficiências ocultas em grandes estabelecimentos. Ele é composto por uma faixa estreita verde e estampada com figuras de girassóis para sinalizar a preferência de atendimento e suporte diferenciado a indivíduos com deficiências.

São classificadas como deficiências ocultas o autismo, o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), demência, Doença de Crohn, colite ulcerosa e fobias relacionadas a voos. As principais características dessas deficiências estão relacionadas à interação social, comunicação (verbal e não verbal), comportamentos restritivos e destemperos emocionais.

Quando uma pessoa com o Cordão de Girassol é identificada, as equipes de atendimento de aeroportos, estações, supermercados e outros tipos de estabelecimentos que trabalham com grandes públicos devem priorizar a assistência a esse cliente e seus acompanhantes.

Tal serviço é capaz de evitar ou amenizar situações de alto estresse, como filas e atrasos, tornando a experiência do indivíduo mais tranquila. Ao optar por usar o Cordão Girassol, a pessoa com deficiência e seus familiares podem usufruir de algumas vantagens, como:

Ajuda para ler placas de sinalização; Auxílio na locomoção; Isenção dos processos rotineiros de segurança; Exclusão da necessidade de permanecer em filas; Recebimento de informações mais detalhadas sobre produtos e serviços dos estabelecimentos; Disponibilidade de salas sensoriais e mais tempo de preparo para check-in em aeroportos.

Câmara Municipal de Ituiutaba aprova Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2023

0

O Projeto de Lei CM 38/2022, que trata das Diretrizes Orçamentárias (LDO) de Ituiutaba/MG, para o exercício de 2023, foi aprovado na segunda-feira, 11 de julho, em primeiro turno com 16 votos favoráveis e nesta última terça-feira, 12 de julho, em segundo turno, com 15 votos favoráveis.

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) é elaborada anualmente e tem como objetivo apontar as prioridades do governo para o próximo ano.

Além disso a LDO possui em suas diretrizes, a estrutura e organização do orçamento, a execução orçamentária e suas alterações, as disposições relativas à dívida pública municipal, às despesas do município com pessoal e encargos sociais, e as alterações na legislação tributária do município.

De acordo com o relatório apresentado na Comissão de Finanças, Orçamento, Tomada de Contas e Fiscalização, estima-se para o exercício de 2023 uma receita orçamentária de R$ 618.008.106,00 (seiscentos e dezoito milhões e oito mil e cento e seis reais), atendendo às despesas da Administração Pública Municipal.

ATENÇÃO: rompimento de adutora de água poderá ocasionar falta de água em Ituiutaba

0

Normalização do abastecimento deve ocorrer em até 24 horas após a conclusão do reparo que já se encontra em andamento

A Prefeitura de Ituiutaba, por meio da Superintendência de Água e Esgotos – SAE informa que o rompimento de uma adutora de água, registrado nesta segunda-feira, 11, poderá ocasionar falta de água no município, com previsão de normalização em até 24 horas após a conclusão do serviço de reparo que já está em andamento.

O incidente ocorreu no momento em que uma empresa terceirizada realizava a nivelação da Estrada Municipal 030, que dá acesso ao Bairro Nadime Derze Jorge II, e receberá pavimentação.

Uma das adutoras de água bruta da captação do Ribeirão São Lourenço estourou. Por isso, o sistema está funcionando com apenas uma das redes, ou seja 50% da capacidade. A previsão de conclusão de todo o trabalho deverá ocorrer na tarde desta segunda, 11.

A SAE solicita que a população economize água, evitando o desperdício e a utilização total da água armazenada nos reservatórios residenciais e comerciais.

A SAE está à disposição de toda a população por meio dos telefones 0800 341 8195 ou (34) 3268-0400.

Árvômetro: 4.158 árvores foram plantadas em Ituiutaba desde o início de 2021

0

Trabalho é realizado pela Prefeitura de Ituiutaba, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Causa Animal

A Prefeitura de Ituiutaba, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Causa Animal, realizou na última terça-feira, 5, no Viveiro de Mudas, o lançamento do Projeto Árvômetro, com apoio do IEF – Instituto Estadual de Florestas, SAE- Superintendência de Água e Esgotos, Projeto SEMEAR (Secretaria de Desenvolvimento Social).

O objetivo do projeto é divulgar para a população a quantidade de mudas doadas e seu respectivo plantio no perímetro urbano e rural, bem como sua importância para alavancar a arborização municipal.

Desde 1º de janeiro de 2021 até o dia 30 de junho de 2022, foram plantadas 4.158 mudas de árvores no perímetro urbano e rural de Ituiutaba.

Os dados detalhados, serão divulgados no site da Prefeitura Municipal de Ituiutaba: https://ituiutaba.mg.gov.br/secretaria/meioambiente.

Os interessados em receber as mudas de árvores, devem se dirigir presencialmente até a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Causa Animal, situada na Avenida Cinco A, nº 30, no Centro, e solicitar o requerimento de doação de mudas.

Supressão de árvores com risco de queda é feita após análise do Corpo de Bombeiros

0

Serviço foi realizado pela Secretaria de Obras e Serviços Urbanos após solicitação da corporação, que utiliza um aplicativo para analisar a necessidade da intervenção

Uma intervenção de supressão de árvores que apresentaram risco de queda está em andamento na Avenida Nivaldo Inácio Moreira, após análise feita pela Corpo de Bombeiros e a solicitação do serviço, que é executado pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos.

A vistoria foi realizada pelos militares, que utilizam o App V-Árvore, software desenvolvido para propiciar que os bombeiros avaliem a necessidade de corte de árvore com base em conhecimentos técnico específicos.

Após a vistoria, foi constatada a existência de árvores com risco iminente de queda, sendo feita a solicitação da supressão para evitar acidentes.

O processo é realizado conforme prevê a legislação ambiental vigente.

Equipe de Educação em Saúde realiza ação de conscientização em comércios do Bairro Alcides Junqueira

0

Profissionais do Centro de Controle de Zoonoses estão intensificando ações para o enfrentamento ao Aedes Aegypti, transmissor da dengue e de outras doenças

As ações de combate ao Aedes Aegypti, transmissor da dengue e várias outras doenças seguem em andamento no município. Nesta última quinta-feira, 7, equipes da Educação em Saúde do Centro de Controle de Zoonones percorreram diversos estabelecimentos comerciais situados no Bairro Alcides Junqueira.

Realizado entre os dias 27 de junho e 1º de julho, o Levantamento Rápido de Índices para o Aedes Aegypti – LIRAa apontou resultado de 3,0%, indicado alerta de infestação. O estudo foi realizado em 69 bairros do município, com o levantamento de informações a partir de visitas em 1.816 imóveis e focos encontrados em 32 dos bairros analisados.

O trabalho da Prefeitura de Ituiutaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue com prevenção e enfrentamento direto com mutirões de limpeza e utilização do fumacê.

Durante essa atividade realizada, os agentes orientaram as pessoas sobre os principais cuidados para evitar a existência de criadouros para o mosquito.

Algumas atitudes simples ajudam no combate ao mosquito da dengue. São elas:

– Não deixar água acumulada na laje;

– Manter os lixos fechados;

– Utilizar areia nos vasos de plantas;

– Deixar garrafas e outros recipientes de cabeça para baixo;

– Deixar as lonas esticadas;

– Retirar a água dos pneus. 

O uso constante de repelentes, larvicidas, inseticidas também são importantes para deixar as famílias mais protegidas contra os mosquitos transmissores de doenças. No entanto, esses cuidados precisam ser de todos: ter a consciência de que é necessária uma ação coletiva é garantir uma segurança eficaz.

Professores do Ensino Fundamental II recebem formação da Plataforma Netbil

0

Capacitação teve início na última quarta-feira (6) e seguirá nesta quinta (7)

A Prefeitura de Ituiutaba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer, está realizando o Curso de Formação da Plataforma Netbil para professores do Ensino Fundamental II.

As atividades tiveram início na última quarta-feira (6), no Cemap e na Uab, com programação também nesta quinta (7). O trabalho é conduzido pela formadoras Rose e Larrisa.

É a primeira vez na história que as Escolas Municipais contam com uma plataforma educacional, direcionada para alunos da Educação Infantil até o 9º Ano.

Ferramentas da Plataforma Netbil

Aula Digital – Permite ao professor criar e ministrar aulas on-line para até 300 estudantes simultaneamente. A ferramenta permite anexar e inserir documentos, imagens e vídeos, troca de mensagens entre estudantes e professor, envio de exercícios realizados para correção do professor, além de permitir ao professor, quando necessário, utilizar uma ferramenta de videoconferência já integrada à plataforma para suas aulas em tempo real.

Agenda Escolar – A Agenda Escolar é uma ferramenta que permite que a escola e família interajam através de mensagens, substituindo a tradicional agenda impressa.

As mensagens podem ser enviadas pelo professor ou escola para todos os estudantes de uma turma ou apenas para um estudante selecionado.

A família também poderá enviar mensagem para todos os professores de seu filho ou apenas para um professor selecionado.

A Agenda Escolar também oferece uma ficha da rotina, comportamento e saúde diária do estudante: Alimentação, socialização, se apresentou febre, tosse e muito mais.

Registro Pedagógico – A prática do registro das crianças ao realizarem suas atividades, no espaço e tempo escolar, é um recurso de excelência para acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem.

O registro é também um importante instrumento pedagógico que, ao ser compartilhado com os responsáveis da criança, confirma o compromisso e a corresponsabilidade da escola junto às famílias.

A ferramenta também permite imprimir o portfólio de um estudante selecionado, definindo uma data inicial e final, agrupando todos os registros pedagógicos lançados no período especificado no filtro.

Videoaulas – As videoaulas do Portal Netbil exploram, de maneira concisa e moderna, os conteúdos mais relevantes dentro de suas respectivas disciplinas.

Formação continuada – Através de vídeos, texto e reflexões, os docentes ou apaixonados pelo saber têm acesso a conteúdo exclusivos de diversos temas que os auxiliarão em suas práticas pedagógicas.

Trata-se de um ambiente on-line de palestras e formações que a Netbil Educacional desenvolveu reunindo os mais renomados educadores do Brasil para compartilhar suas experiências.

Fornece certificados que ficam disponíveis para download ou impressão após a conclusão do curso.

Banco de Questões – Cria provas impressas ou on-line, usando um banco com mais de 15 000 questões organizadas por anos escolares, bimestres e componentes curriculares.