Home Blog Page 229

IMA captura morcegos na zona rural

COLUNA MG – Rede de Notícias do Sindijori MG

www.sindijorimg.com.br

IMA captura morcegos na zona rural

A equipe de Captura de Morcegos Hematófagos do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) segue atuando na região, no controle do maior transmissor da Raiva.  A captura foi realizada no córrego da Fundaça, zona rural de Bom Jesus do Galho. Mais de 80 morcegos foram localizados. Gustavo Sturzenecker Moreira, médico veterinário, fiscal estadual agropecuário e coordenador da Equipe destaca que as propriedades rurais foram visitadas após solicitação junto ao escritório do IMA. Geralmente os proprietários rurais observam grande número de animais com mordeduras de morcegos. (Diário de Caratinga – Caratinga)

Andradas reconstrói prédio para escola

A Escola Municipal “São José”, no bairro do Capitão, será totalmente reconstruída. Com o investimento de quase R$ 1,4 milhão, o novo prédio contará com sala de informática, cozinha, espaço para os professores, pátio, playground, banheiros com acessibilidade, dispensa, entre outros benefícios. A construção da escola teve início na última semana. A previsão do término das obras é de 180 dias. Com essa ação, a prefeita Margot Pioli cumpre mais uma etapa do seu Plano de Governo. (Jornal Andradas Hoje – Andradas)

Inaugurada Casa da Mulher Segura

A Associação de Defesa da Mulher, da Infância, da Adolescência e do Idoso (Adcuidar), em parceria com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, inaugurou a Casa da Mulher Segura em Juiz de Fora. A proposta do local é se tornar um espaço de acolhimento, proteção e promoção das mulheres vítimas de violência doméstica e de seus filhos, que assim poderão ter um lar temporário, de forma gratuita. A ideia é ajudar mulheres a se reerguerem em segurança, proporcionando um local de acolhimento, alimentação, cursos profissionalizantes, além de atendimento jurídico e psicológico. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

MoC inaugura Serviço de Oncologia

A Santa Casa Montes Claros, em parceria com a Prefeitura Municipal de Taiobeiras e Hospital Santo Antônio, inaugurou o Serviço de Oncologia naquele município. A solenidade contou com a presença do secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, e de deputados estaduais e federais, além de prefeitos e secretários de cidades da região do Alto Rio Pardo. A gestão do serviço será de responsabilidade da Santa Casa Montes Claros, que vai disponibilizar também o corpo clínico e laboral. A implantação da nova unidade vai trazer mais comodidade e humanização no atendimento aos pacientes oncológicos. (Jornal de Notícias – Montes Claros)

Convênios vão recuperar instituições

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Educação e da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, assinou, quatro convênios, autorizados pelo governador Romeu Zema (Novo), com a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). A UFOP, até o dia 02 de julho, receberá o repasse de, aproximadamente, R$ 30 milhões, que serão divididos em quatro projetos. Os convênios visam a restauração do Cine Teatro Vila Rica (R$ 16,5 milhões) e do antigo Palácio dos Governadores, atual Escola de Minas/Museu de Ciência e Técnica (R$ 8,9 milhões).  (O Liberal – Ouro Preto)

Memorial precisa de R$ 3,5 milhões

A reforma do Memorial Chico Xavier depende do aporte de R$3,5 milhões para sair do papel. O projeto de modernização foi orçado em R$2,5 milhões inicialmente, mas, após revisão do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac) – a Lei Rouanet, teve o valor aumentado em mais R$1 milhão. Os dados foram divulgados pelo jornalista Wellington Cardoso Ramos, titular da coluna Falando Sério. A modernização, assinada pela Fundação Cultural de Uberaba (FCU) e pela empresa Expomus, prevê adequação de todos os espaços; exposições interativas; incorporação do Parque da Mata do Carrinho; contrapartidas sociais com ações educativas e outras. (Jornal da Manhã – Uberaba)

Coleta tem duas décadas em Itaúna

A coleta seletiva de Itaúna vai completar duas décadas desde o seu lançamento em desfile da comunidade pelas ruas da cidade, acontecido no distante primeiro de julho de 2002. Já experimentou momentos de grandes conquistas, como na inauguração do novo galpão, dotado de duas esteiras de separação e toda estrutura necessária à separação do lixo reciclável; ou a contratação da cooperativa de reciclagem para fazer a coleta, sendo remunerada para tanto. Também registrou momentos de destaque nacional e até internacional, como na comemoração do Dia do Meio Ambiente, em solenidade histórica no Congresso Nacional, quando a experiência itaunense foi destaque em sessão conjunta da Câmara e do Senado. (Folha do Povo – Itaúna)

Projeto Alimentação & Cultura promove Educação e Saúde Integral nas escolas da rede pública de Cachoeira Dourada MG

0

De um lado, capacitar professores para que desenvolvam habilidades e competências para trabalhar conceitos de Educação e Saúde Integral junto aos alunos, envolvendo temas que vão desde alimentação saudável e nutritiva até a valorização da rica herança cultural brasileira. De outro, ampliar o engajamento dos estudantes em sala de aula e estimular a leitura, utilizando como estratégia o acesso a livros ilustrados e muito divertidos.

Esses são os objetivos do projeto Alimentação & Cultura, que começa neste mês. A iniciativa da Evoluir, com patrocínio da Bayer e apoio da Secretaria Municipal de Educação, irá beneficiar dezenas de educadores e alunos do Ensino Fundamental 1 até a conclusão das atividades em novembro.

“O Alimentação & Cultura é uma parceria com as redes e escolas participantes que promovem a ampliação do repertório conceitual, metodológico e de atividades educacionais, seguindo as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular, para fomentar a educação baseada em competências e habilidades”, explica a consultora pedagógica do projeto na Evoluir, Taciana Begalli. “Seu propósito é contribuir para o desenvolvimento integral daqueles que promoverão transformações positivas para a sociedade como futuros cidadãos”.

“Para cumprir essas metas, o projeto traz uma dinâmica bem estruturada, com seis módulos de encontros híbridos formativos, assessoria pedagógica e evento de encerramento, além de oficinas de contação de histórias, alimentação saudável e diversidade cultural”, diz. “Em complemento, tendo como recurso de engajamento as obras ludo-pedagógicas, ainda colabora para reforçar o hábito da leitura entre as crianças de um jeito divertido e prazeroso, com ilustrações coloridas e texto leve que conquista até os adultos! ”, conclui Taciana.

Jaime Oliveira, Diretor de Assuntos Governamentais e Sustentabilidade da Bayer Brasil, ressalta a importância de ações colaborativas. “A iniciativa contribui para direitos fundamentais de todos, como acesso à saúde, educação e cultura, e prepara as gerações que cuidarão do nosso planeta daqui para frente. Por isso, estamos muito felizes com esta parceria, que está diretamente conectada com o propósito de colaboração da companhia. A Bayer, como líder nos setores de saúde e nutrição, reconhece seu papel e, ao mesmo tempo, entende que não resolverá sozinha os desafios do nosso tempo: é preciso haver cooperação entre empresas, pessoas, instituições, governos e a sociedade em geral”, afirma Jaime.

Serão distribuídos nesta edição do Alimentação & Cultura os livros Carta a quem ainda vai nascer (Editora Evoluir), As raízes de Luriel – uma aventura agroecológica (Editora Evoluir), Lá onde eu moro (Editora Evoluir), João Maria – o criador de joaninhas (Editora Evoluir), Aldeias, palavras e mundos indígenas (Editora Companhia das Letrinhas) e Bucala – a pequena princesa do quilombo do cabula (Editora Malê).

Crédito da Imagem: Evoluir – Divulgação

Camaru 2022 – Uma grande festa está sendo organizada

0

O chão vai tremer em toda essa região, pois de 26 de agosto a 07 de setembro, vai acontecer em Uberlândia mais uma edição do Camaru. Agora em 2022 essa grande e tradicional festa está com uma programação simplesmente imperdível.

Confira os shows no CAMARU 2022:

26/08 – Henrique E Juliano / Diego e Victor Hugo
27/08 – Abertura Rodeio / Guilherme e Benuto
30/08 – Alok / Gustavo Mioto
31/08 – Rio negro e Solimões / Aniversário de Uberlândia
02/09 – Zé Neto e Cristiano / Netto e Henrique
03/09 – Jorge e Mateus
06/09 – Cabaré (Leonardo e Bruno e Marrone)
• Realização: Sindicato Rural de Uberlândia.

Público geral e trabalhadores da Saúde acima de 45 anos estão recebendo a 4ª dose contra Covid

0

A Prefeitura de Ituiutaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou na última segunda-feira, 27, a aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 em pessoas do público geral e trabalhadores da Saúde, com idade a partir de 45 anos.

Podem receber a quarta dose as pessoas dos referidos grupos cuja terceira dose tenha completado quatro meses.

Profissionais de saúde devem apresentar documento que comprove o vínculo com a instituição em que prestam serviços.

Para vacinar é preciso que todos apresentem documento de identificação com foto, CPF, comprovante de endereço e cartão de vacinação. Adolescentes devem comparecer acompanhados por responsável.

Dúvidas sobre a Campanha de Vacinação contra a Covid-19 podem ser sanadas pelo telefone/WhatsApp (34) 99859-4748.

Mais de 232 mil doses das vacinas contra a Covid-19 já foram aplicadas em Ituiutaba

0

A Prefeitura de Ituiutaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue com ações da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 para o mais rápido possível acelerar a imunização dos tijucanos.
Até o fim da última semana, conforme dados do Vacinômetro, 232.128 vacinas foram aplicadas, destinadas aos integrantes dos grupos prioritários, público geral, doses de reforço e adicional, além da aplicação das segundas doses e vacinas para crianças (vacinas pediátricas).
Confira os dados do Vacinômetro!
Primeiras doses
87.120
Segundas doses
80.571
Doses únicas
2.506
Doses de reforço
1º 52.084
2º 9.847
Total
232.128 doses aplicadas
Onde se vacinar?
A vacinação contra a Covid-19 segue segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, para os grupos em andamento nas dez Salas de Vacinas do município. Vale ressaltar que as pessoas que chegarem aos locais após às 16h ficarão sujeitas à disponibilidade de vacinas, conforme a abertura dos fracos e visando o efetivo aproveitamento dos imunizantes disponíveis.

Para vacinar é preciso que todos apresentem documento de identificação com foto, CPF, comprovante de endereço e cartão de vacinação. Adolescentes devem comparecer acompanhados por responsável.
Dúvidas sobre a Campanha de Vacinação contra a Covid-19 podem ser sanadas pelo telefone/WhatsApp (34) 99859-4748.

Em Chaveslândia, vereadores prestigiam 1° Juninão da Padroeira Nossa Senhora de Fátima

0

O presidente da Câmara Municipal Junior Sebastião de Souza (Junim da Lazinha) e os vereadores Zilmar Filho, Edinho Pescador, Weliton Ferreira, prestigiaram o 1° Juninão da Padroeira no distrito de Chaveslândia. O evento foi realizado nos dias 23, 24, 25 e 26 de junho, pela organização da Paróquia Nossa Senhora de Fátima.

A programação da festa junina contou com presença de moradores locais e visitantes, que puderam aproveitar o evento com som ao vivo dos cantores André Martins, Miller e Johnny Acordeon, que animaram a festa todos os dias, além de comidas típicas.
Já no domingo (26), foi servido um delicioso almoço caipira para o público presente.

Campanha de vacinação contra a gripe é ampliada para todas as pessoas 

0

Faixas etárias a partir dos 6 meses de idade podem se vacinar em uma das dez Salas de Vacinas do município; campanha contra o Sarampo foi encerrada

A Prefeitura de Ituiutaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que a vacina contra a gripe (Influenza) para todas as faixas etárias a partir de 6 meses já está disponível nas dez Salas de Vacina do município, conforme o estoque existente para aplicação. Já a campanha de vacinação contra o Sarampo foi finalizada no dia 24 de junho.

Um balanço de atualização vacinal será divulgado nesta quarta-feira, 29, e atualizará o índice de pessoas vacinadas no município nas campanhas.

Confira os locais de vacinação:

Unidade Mista de Saúde I – Avenida 43, Bairro Elandia

Centro de Saúde Tancredo M. Andrade – Avenida Presidente Roosevelt, n° 1255, Bairro Maria Vilela

PSF Platina – Rua Cônego Ângelo Tardio Bruno, n° 217, Bairro Platina

UBS Doutor Olímpio – Rua Álvares Maciel, nº149, esquina com Rua Suíça, Bairro Brasil

PSF Sol Nascente – Rua Diva Andrade Paranaíba, n° 344, Bairro Sol Nascente

PSF Novo Tempo – Avenida Minas Gerais, n° 4977, Bairro Novo Tempo II

PSF Pirapitinga – Rua Uberlândia, n° 543, Bairro Pirapitinga

PSF Camargo – Rua Maria Conceição G. Furtado, n° 726, Bairro Camargo

PSF Natal – Avenida 39, n° 1006, Bairro Natal

Secretaria Municipal de Saúde – Avenida 7, n° 1039, Centro

ARRAIÁ DA CÂMARA NO BAIRRO

0

Com o objetivo de aproximar a população dos trabalhos legislativos, aconteceu no último sábado, dia 25 de junho, o Arraiá da Câmara no Bairro, no Bairro Lagoa Azul II, ao lado do CAFI – Centro de Apoio as Famílias de Ituiutaba.

O evento contou com a presença maciça da população do Bairro Lagoa Azul II, Marcondes e adjacentes.

Na oportunidade os colaboradores da Câmara Municipal de Ituiutaba, aplicou junto à população, questionários, no qual, puderam manifestar suas demandas ao Poder Legislativo de Ituiutaba.

TJMG inaugura novo fórum na Comarca de Ituiutaba

0

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Gilson Soares Lemes, inaugurou, nesta última quinta-feira (23/6), as novas instalações do Fórum Desembargador Newton Bernardes Ribeiro da Luz, na Comarca de Ituiutaba.

Durante a solenidade, o presidente Gilson Lemes manifestou alegria e emoção ao inaugurar um novo fórum na comarca na qual atuou como juiz da Vara Criminal e de Menores, em 2003. “Lá se vão quase 20 anos, desde então. Mas ficaram-me belas e importantes memórias daquele tempo e da gente trabalhadora e acolhedora que vive aqui. Por isso, o dia de hoje me traz muita alegria: inaugurar, na qualidade de presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, as novas instalações do Fórum Desembargador Newton Ribeiro da Luz”, afirmou.

O diretor do foro da Comarca de Ituiutaba, juiz Roberto Bertoldo Garcia, afirmou que, anteriormente, era necessário utilizar, além do fórum, dois imóveis, um para o Juizado Especial e outro para o arquivo. “Havia o inconveniente da dispersão da estrutura física e problemas relativos à circulação de processos e locação de imóveis. Agora, teremos uma estrutura adequada e funcional; hábil a uma prestação jurisdicional de qualidade”, afirmou.

Participaram também da inauguração o desembargador Wanderley Paiva, as juízas Izabel Cristina de Freitas, Eleusa Maria Gomes, Maria Elisa Taglialegna e Vanessa Gomes; os juízes Antônio Felix dos Santos, Felipe Gomes, Carlos Eduardo Silva, Lourenço Migliorini Fonseca Ribeiro; o ex-juiz João Gomes; a prefeita de Ituiutaba, Leandra Guedes; o presidente da Câmara Municipal, Renato Silva Moura; a promotora de justiça Maria Abadia; o deputado federal André Janones; o defensor público Júnio de Oliveira; e o presidente da OAB local, Bruno Severino.

Títulos de Domínio são entregues para famílias do PA Pântano Mariano

0

Entrega foi feita por representantes do Incra e da Prefeitura de Ituiutaba

O último domingo, 26, foi bastante importante para famílias do Projeto de Assentamento – PA Pântano Mariano, na zona rural de Ituiutaba, com a entrega de seis Títulos de Domínio que regularizam a situação das áreas ocupadas e utilizadas para a agricultura familiar.

A entrega foi feita por representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – Incra e pelo secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Marques, que representou a prefeita Leandra e a Prefeitura de Ituiutaba.

O secretário explicou que o documento transfere os lotes em caráter definitivo para os agricultores, tornando-os proprietários da terra. “Essa regularização era esperada há mais de 20 anos e traz benefícios como acesso a crédito rural, que permite investir no terreno e na assistência técnica”, disse Carlos.

A regularização também elimina intermediários, fornecendo independência e liberdade para o desenvolvimento de atividades produtivas.