Home Blog Page 230

Convite solenidade de formatura PROERD

0

Santa Vitória – No dia 28 de junho às 19h, no ginásio Poliesportivo “Flávio Morais”, vai acontecer a Solenidade de Formatura dos alunos dos 5º anos das Instituições Escolares do Município, concluintes do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD.

Implementação da Rede de Proteção Preventiva do Centro

0

Ituiutaba – Na noite da última terça-feira, 21, as 19h, a 255ª Cia PM lançou a Rede de Proteção Preventiva do centro, (Avenida 15 e entorno). O evento aconteceu no salão na própria RPP. Na oportunidade, foram entregues as placas alusivas do projeto aos moradores. Em sua fala, o Capitão Edson Roberto, exaltou a importância da participação comunitária na responsabilidade da segurança compartilhada. O Sr. Jaime Andraus, líder da rede, asseverou como fundamental tal parceria, num gesto de extrema simpatia dele e de todos os presentes para com a Polícia Militar. Ao final, houve a fotografia oficial de lançamento da nova RPP, considerada estratégica nas ações preventivas do 54º BPM.

Profissionais das salas de vacina recebem kits com uniformes

0

Santa Vitória – Foram entregues os uniformes para as profissionais que atuam nas salas de vacinas.
Ao todo foram 10 profissionais de imunização que foram contempladas com 2 kits cada uma, compostos por camisetas e calças.
Os uniformes foram entregues na unidade 1 pelo secretário municipal de saúde, Geraldo Júnior e pelas coordenadoras Carlla Oliveira e Daniele Goulart.
O secretário de saúde agradeceu a prefeitura pelos uniformes concedidos e pela parceria em agregar cada vez mais para uma qualidade maior no trabalho e atendimento à população de Santa Vitória.

JF descarta 110 mil litros de óleo por mês

COLUNA MG – Rede de Notícias do Sindijori MG

www.sindijorimg.com.br

JF descarta 110 mil litros de óleo

Com o objetivo de diminuir o descarte incorreto do óleo de cozinha, a pesquisadora doutora em Ciência Política Flávia David fundou, em janeiro deste ano, o Instituto Epros, localizado no Bairro Costa Carvalho em Juiz de Fora. Segundo a pesquisadora, Juiz de Fora descarta cerca de 110 mil litros de óleo de cozinha usado todos os meses. O óleo de cozinha coletado pelo instituto passa por um processo de beneficiamento até chegar a graus mais baixos de impureza e conseguir ser destinado à produção de biodiesel. Em contrapartida, o instituto oferece aos fornecedores valores em dinheiro, palestras e projetos de educação ambiental. O material é recolhido em vários pontos da cidade. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

ExpoAgro gera 5 mil empregos

Conhecida como “a maior festa do interior”, a Exposição Agropecuária de Governador Valadares (ExpoAgro-GV) atinge, neste ano, a marca de 51 edições. “São mais de cinco décadas movimentando o agronegócio em nossa região e oferecendo aos produtores, de dentro e fora do nosso estado, um momento importante para a concretização de grandes negócios”, complementou a assessoria de comunicação do evento, que começará no dia 1º de julho. De acordo com a assessoria da Exposição, o evento contou com um público médio de 250.000 pessoas nas três últimas edições. Desse modo, a União Ruralista Rio Doce gera, com a realização da festa, mais de 5.000 empregos temporários, entre diretos e indiretos. (Diário do Rio Doce – Governador Valadares)

Aviso de blitzen no app gera prisões

Já se tornou comum atualmente a prática de avisar os pontos de blitzen pelas redes sociais, principalmente em grupos de WhatsApp, mas o que muitos ignoram é que esse ato é considerado crime previsto no Código Penal. E foi com base na legislação existente que duas pessoas foram presas este mês pela Polícia Militar por esta prática em Poços. A última prisão, de uma mulher de 25 anos, ocorreu domingo, 19. A suspeita, segundo a PM, divulgou em um grupo, inclusive com fotos e áudios, uma blitz que era realizada na rua Goiânia, Jardim dos Estados. (Jornal Mantiqueira – Poços de Caldas)

Evento movimenta cidade

Itabirito recebeu mais uma edição da Marcha para Jesus. Realizado pelo Conselho Educativo de Lideranças de Itabirito – Colei, com apoio da Prefeitura de Itabirito, o evento cultural reuniu centenas de pessoas, entre fiéis, lideranças religiosas e moradores locais. Acompanhada de trio elétrico, a Marcha teve início no Jardim São Cristóvão e percorreu a Avenida Queiroz Júnior em direção ao Complexo Turístico da Estação. Durante o trajeto, foram realizadas paradas para interação com os participantes em frente à Prefeitura e no largo do Banco do Brasil. (O Liberal – Ouro Preto)

Pro Agri Saú recebe FPM reforçado

O repasse do segundo decêndio de junho do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) às prefeituras foi mais do que o dobro se comparado à transferência do mesmo período do ano passado. Os municípios partilharam pouco mais de R$ 3 bilhões de acordo com o Tesouro Nacional. Sem considerar a inflação, trata-se de crescimento de 111% em relação ao valor de 2021: R$ 1,45 bi. Já o montante retido para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) é de R$ 766 milhões. Entre 1º e 10 de junho, período de arrecadação que serviu como base para o repasse dessa segunda, a União arrecadou mais de R$ 17 bilhões com o Imposto de Renda (IR) e o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). (Jornal de Notícias – Montes Claros)

Prefeito alvo de ação popular

O prefeito Kalid Nedir Maikel (PSB), de Ladainha, no Vale do Mucuri, virou alvo de uma ação popular por ter abastecido os carros da administração municipal no posto que é propriedade do seu filho, Kalid Nedir Maikel Filho. De acordo com o advogado e especialista em direito público Sebastião Martins Cardoso, autor da ação, a prefeitura assinou contratos de R$ 4,2 milhões com o posto para abastecer a frota em 2021 e este ano. (Em Tempo – Nanuque)

Novo Cruzeiro com selo Unicef

O município de Novo Cruzeiro aderiu às ações do Selo Unicef. Esta já é a 8ª edição do projeto, que vai de 2021 a 2024. Dentre as ações está a formação do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (Nuca). O Nuca em Novo Cruzeiro é formado por um grupo de 25 adolescentes, que discutem questões importantes para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas à faixa etária. Além disso, implementam ações e levam suas reivindicações à gestão pública municipal. A juventude passará a ter lugar de fala dentro da sociedade. (Diário Tribuna – Teófilo Otoni)

Trabalho da Polícia Militar Rodoviária em números

0

Resultados da Operação Corpus Christi.

Mais famílias recebem o contrato de concessão de uso do INCRA

0

Santa Vitória – No último dia 15, a Prefeitura Municipal de Santa Vitória junto à Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, entregou em mãos as CCUs a 10 famílias assentadas no município.
A CCU é Contrato de Concessão de Uso ao beneficiário da reforma agrária através do INCRA. O documento transfere o imóvel de maneira provisória ao assentado, ofertando garantia legal das terras de posse da família.
Confira os beneficiados:

Projeto de Assentamento Nova Santa Inês
• Maria Aparecida Ferreira e Jair Ferreira Gonçalves – lote 01
• Sandra Maria Lopes Xavier – lote 18
• Lourival Américo da Silva – lote 12
• Zilani de Souza Alves e Antonio Alves Domingues – lote 21
• Edna Maria Martins Andrade e Gilmar Gonçalves de Andrade – lote 25
• Ivaci Barbosa de Freitas e Eurípedes Marques Silva – lote 17
• Elciene Aparecida da Silva Diniz e Ivo Alves Diniz – lote 16
-Dina Francisca de Souza e Antonio Diniz Barbosa – lote 10.

Projeto de Assentamento Paulo Freire
• Maria Aparecida Romão – lote 35
Projeto de Assentamento Nova Jubran
• Darvone Camargo de Freitas – lote 75.

Santa Vitória – Secretaria de Desenvolvimento Social realiza Campanha Junho Violeta

0

No último dia 15, em Santa Vitória, foi realizado no Centro Conviver o lançamento da Campanha Junho Violeta.
Junho Violeta, é o mês dedicado ao Combate à Violência contra a Pessoa Idosa. A data, instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS), visa sensibilizar a sociedade em prol do combate à violência contra idosos e a disseminação do entendimento da violência como violação aos direitos humanos. O objetivo é garantir o envelhecimento de forma saudável, tranquila e com dignidade.
Na oportunidade a Prefeitura Municipal em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social ofertou lanche para os idosos, além de palestras e muita diversão com direito a música ao vivo.
Mariza Curi, secretária de desenvolvimento social reforçou a importância de se valorizar essa campanha:
”É necessário cuidarmos de quem um dia cuidou de nós, e o principal, caso algum cidadão perceba sinais de maus tratos ou agressão física e psicológica é de suma importância denunciar! Toda a secretaria está mobilizada em preservar e acolher a integridade dos idosos de Santa Vitória e região ”.

Bombeiros capturam gambá em varanda de residência no bairro Maria Vilela, em Ituiutaba

0

Por volta do meio dia desta última segunda feira o Pelotão de Bombeiros de Ituiutaba atendeu a um chamado para capturar um gambá que, segundo a solicitante, estava em sua residência na Avenida Presidente Roosevelt, em Ituiutaba. Com os materiais necessários os militares se deslocaram ao endereço para realizar a captura.
No local os bombeiros localizaram o gambá, um macho adulto, no madeiramento da varanda da residência. Utilizando uma pinça específica para captura de pequenos mamíferos o animal foi capturado e colocado em um recipiente adequado para o transporte até seu ambiente natural.
O gambá é um marsupial bem comum na região do triângulo mineiro e tem hábito noturno, se alimentando de pequenas cobras, escorpiões, insetos, ovos, invertebrados e frutas. Apesar de emitir um som ameaçador e adotar uma postura de ataque, este animal não é agressivo e faz uso de seus dentes e garras apenas para se defender. Desta forma, o Corpo de Bombeiros orienta para aqueles que se depararem com um gambá fora de seu habitat que não tente fazer uma captura nem contato físico e faça contato com o CBMMG pelo número 193. Além disso, ao contrário do que muitos pensam, o gambá brasileiro não exala odor fétido, sendo que eles eliminam odores apenas para marcar território, atrair parceiros ou em situações de estresse mas seu cheiro não chegam a incomodar os humanos.

Em caso de emergência, ligue 193.

Justiça suspende concessão de hospitais

COLUNA MG –

Rede de Notícias do Sindijori MG – www.sindijorimg.com.br

Justiça suspende de concessão de hospitais

            Acatando pedido do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES-MG), a promotora de Justiça Josely Ramos Pontes, da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde, do Ministério Público Estadual, ajuizou uma ação solicitando a suspensão dos Editais de Concessão para os hospitais regionais de Teófilo Otoni e Governador Valadares. A decisão do juiz acolheu a tese de que os editais não foram aprovados pelo CES-MG não podem ser implementados pelo governo do estado. O presidente do Conselho Ederson Alves da Silva ressalta que o controle social defende que o modelo de gestão dos hospitais regionais seja gerido pelo setor público e não pela iniciativa privada. (Jornal da Cidade – Governador Valadares)

Parceria cria o Guardião Caratinga

As polícias Militar e Civil, em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Caratinga (ACIC), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Ministério Público, Prefeitura e Câmara, apresentaram o sistema de videomonitoramento Guardião Caratinga. Trata-se de um ousado e moderno sistema de monitoramento com câmeras de alta resolução em locais estratégicos da cidade, com uso de tecnologia capaz de realizar a leitura de placas, bem como reconhecimento facial. Inicialmente, o projeto prevê 30 câmeras instaladas pela cidade, com previsão de ampliação, especialmente, para os distritos de Caratinga ligadas numa central de monitoramento no 62° Batalhão de Polícia Militar com acompanhamento em tempo real 24 horas. (Diário de Caratinga)

Usiminas debate a diversidade

A Usiminas realiza até o dia 24 de junho sua 3ª Semana da Diversidade e Inclusão em Ipatinga. E nesta edição, parte da programação será voltada para o público externo. A proposta da empresa é ampliar o debate sobre o tema, que já vem sendo trabalhado internamente desde 2019, para o público. Na terça-feira, dia 21, às 14h, representantes do Senai de Ipatinga farão a palestra “Pessoas qualificadas para um presente e um futuro mais diverso e inclusivo nas organizações”. Os participantes poderão conhecer um pouco mais do que a Usiminas tem feito nos seus processos de Recrutamento, Seleção e Desenvolvimento para avançar na inclusão de pessoas diversas e sobre a Plataforma Mundo Senai. (Diário do Aço – Ipatinga)

Exportações alcançam US$ 4,69 bilhões

Mesmo durante a pandemia, o agronegócio continua forte e sendo um dos principais motores da economia mineira. Segundo dados compilados pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), o segmento bateu recorde e exportou US$ 4,69 bilhões de janeiro a abril de 2022. Foram 3,8 milhões de toneladas, o que representa alta de 49% no valor da receita e 0,1% no volume embarcado, quando comparado com o primeiro quadrimestre de 2021. Os grandes destaques foram o café, complexa soja e o grupo das carnes. No período, o estado representou 9,67% das exportações brasileiras de produtos agropecuários. (Edição do Brasil – Belo Horizonte)

Silviano Brandão anuncia pré-candidatura

O ex-Secretário de Estado Adjunto de Cultura e Turismo do Governo de Minas Gerais, Bernardo Silviano Brandão colocou seu nome a disposição do Governador Romeu Zema e do partido Novo para concorrer a uma cadeira na Assembleia Legislativa. Bernardo é advogado, formado pela Faculdade de Direito Milton Campos, tendo trabalhado durante 7 anos como advogado corporativo em empresas nos ramos de construção civil, mineração e saúde. Em janeiro de 2019 assumiu o cargo de Assessor de Relações Institucionais do Vice-Governador Paulo Brant e no final daquele ano foi nomeado Secretário de Estado Adjunto de Cultura e Turismo do Governo de Minas Gerais, função que exerceu até março de 2022. (Ascom)

Cidade terá Banco de Alimentos

Será inaugurado o Banco de Alimentos em Bom Despacho. Segundo a Prefeitura, a iniciativa terá o apoio da Comunidade Terapêutica Bem Viver e visa beneficiar inúmeras famílias, que receberão alimentos nutritivos e importantes para a manutenção de uma boa saúde. O Banco de Alimentos fará a gestão de alimentos recebidos como verduras, legumes, carnes e grãos. Em seguida, os produtos serão encaminhados para entidades da cidade, que devem repassar as doações para as famílias atendidas. (Últimas Notícias – Formiga)

Embaixador da Croácia inaugura exposição

No Museu Casa dos Contos, em Ouro Preto, o embaixador da Croácia, Ranko Vilović, inaugurou a exposição “Irmãos Seljan -Exploradores Croatas na América do Sul”. A exposição retrata a vida e as expedições de Mirko e Stevo Seljan, nascidos em Karlovac, na Croácia, que viajaram e trabalharam juntos, percorrendo a América do Sul. A visitação fica aberta até o dia 23 deste mês. De acordo com Ranko Vilović, por ser uma grande oportunidade para estreitar as relações entre Brasil e Croácia, o projeto da exposição recebeu o apoio de ambos os Ministérios de Relações Internacionais, brasileiro e croata. (O Liberal – Ouro Preto)

Comunidade faz doação de alimentos

Pelo segundo mês seguido, o Café Cacon de Poços de Caldas recebeu uma doação de alimentos feita pela comunidade de um centro espírita da cidade norte-americana de Mount Vernon, reduto de poços-caldenses no estado de Nova York. O Mont Vernon Spirit Center conta com vários cidadãos de poços que foram viver nos Estados Unidos. Eles entraram em contato com o Wagner Carrijo aqui no Brasil que, por sua vez, comprou os produtos e fez a entrega na sede do SOS Santa Casa. Na doação deste mês, foram entregues: 15 mil copos descartáveis, 1500 saquinhos de papel, 23 embalagens de achocolatado de 400g, 60 kg de açúcar cristal e 50 pacotes de meio quilo de café. (Poços Com – Poços de Caldas)