Neste domingo, 13 de fevereiro, por volta das 16:00hs o 2° Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar de Ituiutaba deslocou uma guarnição para prestar socorro em um incêndio em uma residência no bairro Platina em Ituiutaba. Ao chegar no local felizmente o incêndio já havia sido inicialmente controlado pelos moradores antes que se espalhasse por outros cômodos da casa. Os bombeiros realizaram uma avaliação geral na casa, isolaram os objetos carbonizados para evitar qualquer risco de ignição e se orientaram os moradores sobre cuidados que devem ser tomados em situações como esta.
O fogo destruiu um colchão e alguns aparelhos eletrônicos. O Corpo de Bombeiros reitera a importância de sempre atentar para a conservação da parte elétrica da casa, que frequentemente é a fonte de incêndios domiciliares.
Bombeiro Militar, o amigo certo nas horas incertas.
Bombeiros atendem ocorrência de princípio de incêndio em Ituiutaba
POLÍCIA MILITAR PRENDE AUTORA DE TRÁFICO DE DROGAS EM MONTE ALEGRE DE MINAS
Monte Alegre de Minas, 10/02, no bairro Toribaté, por volta de 19h20min, a Polícia Militar realizou averiguação de denúncia e apreendeu crack, cocaína e maconha. Uma mulher foi presa.
Uma equipe PM após monitoramento de uma residência, local denunciado pelo telefone 181 – Disque Denúncia Unificado, abordou um homem que saiu da residência e com ele foram encontradas duas pedras de crack. Feito contato na residência, uma mulher se apresentou, mulher esta que consta na denúncia e que esta em liberdade condicional, tendo ela já sido condenada anteriormente por tráfico de drogas. Após buscas na residência, foram localizadas 67 pedras de crack, 20 papelotes de cocaína e uma bucha de maconha. Vários outros materiais usados no fracionamento e embalo da droga foram apreendidos.
Um homem (46 anos) foi conduzido por Uso/Consumo de drogas e uma mulher (30 anos) presa por Tráfico de Drogas, ambos conduzidos até a Delegacia de Plantão e deixados a disposição da justiça.
MATERIAIS APREENDIDOS:
- – 61 pedras de crack embaladas e prontas para venda
– 06 pedras de crack maiores
– 20 papelotes de cocaína
– 01 bucha grande de maconha
– 01 faca
– 02 lâminas de Gillette
– 02 aparelhos celulares
– 01 caderno com menção – estatuto do PCC
– 01 balança de precisão
– R$227,30 em dinheiro
– Diversas embalagens para acondicionar a droga a ser vendida
DISQUE DENÚNCIA: 181 – SIGILO ABSOLUTO
Ajude a Polícia Militar a prender suspeitos e recuperar bens de vítimas de crimes. DENUNCIE!
ACO/54° BPM
🔺 ARCO/9ª RPM 🔺
POLÍCIA MILITAR APREENDE CRACK EM ITUIUTABA
Ituiutaba, 10/02, no bairro Carlos Dias Leite, por volta de 16h25min, a Polícia Militar realizou averiguação de denúncia e apreendeu 10 pedras de crack e conduziu dois suspeitos.
A Polícia Militar recebeu denúncia pelo Disque Denúncia Unificado, 181, de que em uma residência no bairro Carlos Dias leite estaria ocorrendo a guarda e mercância de drogas. Foi realizada a averiguação da denúncia, sendo utilizado o cão “Leopar” do 54º BPM nas buscas sendo encontrado uma pequena caixa de plástico contendo 10 pedras de crack embaladas, prontas para a venda.
Dois homens (19 e 30 anos) moradores do local foram conduzidos até a Delegacia de Plantão e deixados a disposição da justiça.
MATERIAIS APREENDIDOS:
10 (dez) substancias petrificadas, amareladas, com características semelhantes ao crack, envolvidas em plástico de cor branca.
R$100,00 em dinheiro
03 aparelhos celulares
01 pacote lacrado de saquinhos plásticos com fecho, muito comuns no embalo de drogas.
DISQUE DENÚNCIA: 181 – SIGILO ABSOLUTO
Ajude a Polícia Militar a prender suspeitos e recuperar bens de vítimas de crimes. DENUNCIE!
ACO/54° BPM
🔺 ARCO/9ª RPM 🔺
Roda de debate viabiliza novas formas de trabalho entre os servidores municipais de Santa Vitória
Santa Vitória – No último dia 08 de fevereiro, no auditório do UAITEC a Controladoria Interna do Município, promoveu “roda de debate” para o planejamento de compras do ano de 2022 com a área do Departamento de Compras e Licitações do Município de Santa Vitória.
A Controladora Interna da Prefeitura de Santa Vitória, Andreya Lima, ministrou os debates com os servidores, que teve como objetivo, identificar os gargalhos do setor, traçar metas e melhorar os procedimentos para o ano de 2022, com a finalidade de dar agilidade nos processos de compras do Município de Santa Vitória.
De acordo com a Controladora Interna, este é um dos principais Departamento do Município. “Se não estiver funcionando perfeitamente acaba afetando outros setores importantes da gestão pela ausência, atrasos de insumos e outras consequências”.
Conselheiros do Patrimônio Cultural se reúnem para viabilizar adequações no Projeto Arquitetônico da Capela São Vicente de Paulo no BDA
O Encontro de Conselheiros do Patrimônio Cultural (Membros e Equipe Técnica) com representantes da Comunidade São Vicente de Paulo, realizado no último dia 08, serviu para a apresentação das adequações no projeto arquitetônico da Capela São Vicente de Paulo, Bem Inventariado do Município que está sendo restaurado, por meio de uma parceria entre a comunidade católica, lideranças empresariais e o Poder Público Municipal.
Durante a reunião a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Francisca Vânia de Oliveira, agradeceu a presença de todos os Conselheiros e explicou detalhadamente sobre a importância do encontro para refletir sobre riscos e as oportunidades da restauração da obra que é um Bem Inventariado do Município por sua importância histórica.
A fim de apresentar alguns dos pontos que fomentaram o debate entre os Conselheiros a Conselheira Maria das Dores apresentou, juntamente com o representante da Comunidade São Vicente de Paulo, Antônio Carlos Castro, os detalhes das adequações que foram prontamente aprovadas, por unanimidade.
Prefeitura de Ituiutaba iniciará Mutirão de Limpeza na próxima segunda-feira (14)
A Prefeitura de Ituiutaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Programa Municipal de Combate à Dengue, Zika e Chikungunya, iniciará próxima segunda-feira, 14, o Mutirão de Limpeza, uma das ações adotada para o enfrentamento ao Aedes Aegypti no município.
A secretária de Saúde, Sandra Barbosa, informou que serão empenhadas equipes para desenvolver o trabalho no primeiro dia da força-tarefa nos Bairros São José e Ipiranga.
A ação será mantida até 8 de março, com equipes percorrendo residências em 16 bairros de Ituiutaba, totalizando 720 quarteirões e 19.604 imóveis. Confira a programação na tabela abaixo!

Preocupação
No mês de janeiro, o Departamento de Vigilância Epidemiológica divulgou o resultado do Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti – LIRAa, após estudo feito em 68 bairros da cidade. O trabalho de análise foi feito entre os dias 3 e 7 de janeiro de 2022 e o resultado do LIRAa foi de 11,6%, considerado de alto risco, com a necessidade de que a população adote medidas que combatam a proliferação do mosquito, principalmente, no interior das residências.
Combate
O combate ao Aedes aegypti segue intensificado e o apoio da população para eliminar criadouros do mosquito é essencial. A aplicação do inseticida de Ultra Baixo Volume (UBV) pesado, conhecido popularmente como Fumacê, está sendo feita diariamente nos bairros com maior índice de infestação para eliminar o mosquito instantaneamente, sem risco à saúde humana.
O horário de aplicação do inseticida é selecionado de maneira estratégica, visando maior eficiência. As fêmeas do Aedes buscam alimento geralmente no fim de tarde, devido à mudança de temperatura. Além da dengue, o Aedes aegypti também transmite a febre Chikungunya, o Zika vírus e a febre amarela.

Levantamento FIEMG constata 48 barragens em Minas Gerais e 689,5 milhões de metros³ de rejeitos
Minas tem 48 barragens com 689,5 milhões de m³ de rejeitos nas estruturas, aponta levantamento da FIEMG
Legislação determina que barragens devem ser descaracterizadas até 25 de fevereiro, mas o processo e o prazo devem levar em conta estruturas individuais e segurança
Minas Gerais tem atualmente 48 barragens de rejeitos de mineração com método construtivo a montante ou desconhecido. O volume total de rejeitos depositados nessas estruturas soma 689,5 milhões de m³, segundo levantamento feito pela FIEMG no Portal SIGBM da Agência Nacional de Mineração – ANM.
De acordo com a legislação de Minas Gerais, essas barragens devem ser descomissionadas até 25/02/2022. Mas conforme o estudo, a forma de descaracterização e o prazo não podem ser iguais para todas, pois cada uma possui suas próprias características estruturais, assim como de segurança. “Defendemos que seja cumprida a Lei Federal e o órgão técnico defina o cronograma para o descomissionamento das barragens. Mas o mais rápido não é o melhor. O melhor para todos é o mais seguro”, afirma Flávio Roscoe, presidente da FIEMG.
Segundo Roscoe, o risco aceitável é o risco que não compromete a segurança. “Quando mexe na barragem, o risco é maior. E se é maior, não é possível chegar lá em cima com homens, máquinas e equipamentos sem ter um prazo e uma análise técnica segura”, esclarece.
Por este motivo, cada empreendedor apresentou um cronograma para a descaracterização das barragens, considerando o prazo e o método necessário para que seja feita de forma segura. Seria importante estabelecer um prazo específico para cada barragem, de acordo com o cronograma e método de descaracterização apresentados pelos empreendedores e técnicos, além de análise e aprovação da ANM, avalia Thiago Rodrigues Cavalcanti, gerente de Meio Ambiente da FIEMG.
“O método e prazo para a descaracterização de cada barragem são diferentes. Depende de variáveis como tamanho, nível de água, de emergência e da quantidade de rejeitos que pode ser retirado sem abalar a estrutura”, explica Cavalcanti. Segundo ele, todas as barragens a montante devem ser descaracterizadas. “Mas cada uma a seu tempo e considerando todos os critérios de segurança”, diz.
Há várias formas de se descaracterizar uma barragem. Mas se todas forem consideradas iguais pelo Estado e for determinado que sejam descaracterizadas mediante a remoção do rejeito e de toda a estrutura, eles certamente terão que ser tratados e levados para outro local, com grandes impactos ambientais e sociais.
O levantamento feito pela FIEMG apurou que, se todas as barragens seguirem a hipótese acima, para transportar o volume total de rejeitos depositados nas estruturas a montante, seriam necessários 91,9 milhões de caminhões, que levariam prazo de 50,3 anos para transportar todo o material, considerando a disponibilidade de 1 mil caminhões por dia, trabalhando por 24 horas.
No transporte do material, segundo o levantamento, seriam emitidos 3,3 milhões de toneladas de carbono pelos caminhões, considerando um deslocamento médio de 60 km e o consumo médio de 4 km por litro. Isso equivale a 21,57% do total de CO2 emitido por todas as usinas termoelétricas no Brasil em 2013.
Se for empilhar todos esses rejeitos com altura média de 50 metros, seriam necessários 1.379 hectares de novas áreas para dispor os rejeitos, o equivalente a 57 estádios do porte do Maracanã. Só para ter uma ideia, uma pilha de 50 metros equivale a um prédio de 16 andares.
Fonte: odebatenoticias
Aeroporto do Vale do Aço já tem seu plano diretor
COLUNA MG – Rede de Notícias do Sindijori MG
Aeroporto do Vale do Aço tem plano diretor
O Plano Diretor Aeroportuário do Aeroporto Regional do Vale do Aço foi entregue pelo Governo de Minas Gerais, sendo mais um importante pleito conquistado pela região. O documento, realizado pela Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço – ARMVA, foi apresentado oficialmente aos representantes da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade – Seinfra. Durante a reunião foram apresentados os principais dados do plano e as propostas para o desenvolvimento do aeroporto para os próximos 20 anos. (Diário de Caratinga0
Candidatos a programa habitacional
A Prefeitura de Valadares anunciou, nesta semana, mais uma chamada para os candidatos a beneficiários do Programa Casa Verde e Amarela. Desta vez, a convocação é para quem pretende concorrer a unidades habitacionais dos residenciais São Raimundo I e II. De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura, a chamada é para os nomes que foram listados no Diário Oficial do Município no dia 27 de janeiro. Para que possam concorrer às unidades habitacionais desta chamada, estes candidatos têm até o dia 28 deste mês para verificar se estão dentro dos critérios do Ministério do Desenvolvimento. (Diário do Rio Doce – Governador Valadares)
Contratações na Demlurb
A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) anunciou que cerca de 260 contratações temporárias para atuação no Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) devem ser feitas até a segunda quinzena de março. De acordo com a Prefeitura, as contratações já foram iniciadas, e visam a substituir profissionais da limpeza urbana cujos contratos serão encerrados a partir deste mês nos cargos de auxiliar de serviços gerais e operador de máquinas nos serviços de roçada, capina, varrição, coleta e manutenção do Canil Municipal. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)
Projeto ferroviário
Nesta semana, o presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), José Nilson Bispo de Sá, prefeito de Padre Carvalho, esteve reunido com o diretor-presidente da empresa Petrocity Portos, José Roberto Silva. Os dois discutiram sobre a implantação da Estrada de Ferro ‘MinasEspírito Santo’, que vai iniciar em São Mateus, no Espirito Santo. A malha ferroviária terá extensão de 3.200 km. As cidades de Grão Mogol, Montes Claros e Unaí estão na rota da ferrovia e contarão com terminais de transbordo. (Novo Jornal de Notícias – Montes Claros)
Cursos profissionalizantes
A Organização Não Governamental (ONG) Ação Moradia em Uberlândia está com inscrições abertas para cursos gratuitos de cabeleireiro, design de sobrancelhas, barbearia, manicure e pedicure, bordado, pedraria e culinária. Com certificação válida para o mercado de trabalho, as aulas têm início a partir de 14 de fevereiro. Os cursos serão ministrados presencialmente, seguindo todas as recomendações e protocolos contra a disseminação da covid-19. Para fazer a inscrição, os interessados devem ter mais de 16 anos de idade e se dirigir à sede da Ação Moradia. (Diário de Uberlândia)
Estação meteorológica
Foi publicado no Diário Oficial de Araguari, nesta semana, um extrato de acordo de cooperação entre a prefeitura de Araguari e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com o objetivo de montar e operar uma estação meteorológica na cidade. A estação terá capacidade para realizar diversas coletas de dados científicos de extrema importância para entender o clima e o meio ambiente no município, e já está em funcionamento, nesta semana, em uma fase inicial experimental. (Gazeta do Triângulo – Araguari)
Ferrovia vai ligar Varginha a Angra
O prefeito de Varginha, Vérdi Melo, e o secretário de Governo Honorinho Ottoni se reuniram com o prefeito de Angra dos Reis, Fernando Jordão, do empresário Cléber Marques (Porto Seco) e Leonardi, e empresários do ramo do comércio do café, transporte, logística e outros investidores que trataram da reativação da ferrovia que liga Varginha a Angra, num projeto ousado que vai beneficiar não somente Angra dos Reis e Varginha mas os Estados de Minas e do Rio através do aquecimento da economia. “Acreditamos que a médio prazo teremos resultados positivos”, disse Vérdi que anunciou que a prefeitura de Varginha estará presente promovendo articulações junto aos governos Estadual e Federal para que o projeto saia do papel e beneficie a população. (Gazeta de Varginha)

Bombeiros são acionados para capturar serpente muçurana no Jardim Europa 2
Na manhã de quarta-feira, 09 de fevereiro, uma moradora da rua Juquinha Gouveia, no bairro Jardim Europa 2, encontrou uma serpente preta de aproximadamente 1 metro dentro de uma caixa no interior de sua residência, de imediato ela faz o contato via 193 para acionar os Bombeiros.
Prontamente os Bombeiros deslocaram para a residência se deparando com uma serpente muçurana. Aplicando técnicas de salvamento terrestre, foi realizada a captura segura da serpente e devolvida ao seu habitat.
O Corpo de Bombeiros orienta a população para que faça o contato via 193 de imediato ao se deparar com animais silvestres, para que seja realizada a captura segura do animal.
Bombeiro Militar, o amigo certo nas horas incertas.
Câmara Municipal de Santa Vitória realiza 22ª Reunião Ordinária
A Câmara de Santa Vitória realizou na tarde do último dia 07, a 22ª Reunião Ordinária. A sessão aconteceu sob o comando do presidente Junior Sebastião de Souza “Junim da Lazinha”.
Foram incluídos em pauta pela Mesa Diretora os seguintes Projetos que tramitam na Casa de Lei:
Mensagem 003 do PROJETO DE LEI PM/Nº 054/2022, que tem por ementa “Dar nome a Estação de Tratamento de Esgoto de “Maria José Ribeiro” e determina outras providências”.
Mensagem 004 do PROJETO DE LEI PM 055/2022, que “Autoriza a revisão geral anual dos vencimentos dos servidores públicos e efetivos ativos, inativos e pensionistas, comissionados, contratados a agente Políticos e do Município de Santa Vitória-MG, e determina outras providências”.
Mensagem 005 do PROJETO DE LEI PM 056/2022, que “Cria Comissão de sindicância e processo administrativo disciplinar e concede gratificação aos membros e determina outras providências”.
Mensagem 006 do PROJETO DE LEI PM 057/2022, cuja ementa “Dispõe sobre Benefícios Eventuais no âmbito da política pública de assistência social do Município de Santa Vitória e determina outras providências”.
Os vereadores Euripedes Henrique, Assis Tostes e Carlinhos Queiroz, pediram DISPENSA DE INTERSTÍCIO, do Projeto de Lei PM 054/2022, sendo o pedido aprovado por todos os vereadores presentes, apenas o vereador Marcos Cléber (Marquinho da Farmácia) não estava presente no momento da votação do projeto.
A próxima Reunião Ordinária acontecerá no dia 21 de fevereiro de 2022, às 15h.


