Home Blog Page 286

Cerca de 50% dos municípios mineiros apresentam quadro fiscal bom ou excelente, revela o Índice Firjan de Gestão Fiscal

0

O Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) revela que 50,6% dos municípios mineiros têm situação fiscal boa ou excelente. No estudo, elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), foram analisadas as contas de 838 das 853 cidades de Minas Gerais, que, na média, atingiram 0,6021 ponto, superando a média nacional. O índice varia de zero a um, sendo que quanto mais próximo de um, melhor a gestão fiscal.

No total, foram avaliadas no IFGF 5.239 cidades brasileiras que declararam suas contas de 2020 de forma consistente até 10 de agosto de 2021. A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) determina que até 30 de abril de cada ano as prefeituras devem encaminhar suas declarações referentes ao ano anterior à Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Na média, os municípios brasileiros registraram 0,5456 ponto e, de acordo com a análise, o quadro é preocupante.

O presidente em exercício da Firjan, Luiz Césio Caetano, ressalta que reformas do federalismo fiscal brasileiro são fundamentais. “O equilíbrio sustentável das contas públicas municipais é essencial para o bem-estar da população e a melhoria do ambiente de negócios. E isso só será possível com a concretização de reformas estruturais que incluam as cidades”, destaca Caetano.

Prefeitura de Santa Vitória conclui a reforma de mata-burros e pontes no mês de outubro

0

A Secretaria Municipal de Transportes e Serviços Rurais, que tem a frente o secretário Roberval Domingues Pereira, executou neste mês de outubro a reforma de seis mata-burros na zona rural de Santa Vitória.
Nas regiões da Água Bonita, Palma de Ouro e Corguinho foram instalados novos mata-burros de ferro. Já na região do Arapuá foram restaurados dois mata-burros de ferro, enquanto na região do Ribeirão do Canal foi recuperado um mata-burro de madeira.

Ainda, segundo Roberval, foram recuperadas duas pontes de madeira, sendo uma na região do Mato Largo e outra no Retirinho.

Para o prefeito Salim Curi, essa ação contínua de reforma ou colocação de novos mata-burros, bem como a recuperação de pontes, visa dar mais condições de trabalho para quem produz no Município.

“Esse trabalho vem acontecendo em toda zona rural de Santa Vitória, atendendo à solicitação dos produtores, portanto, considero uma ação de grande importância por parte da Prefeitura, beneficiando o meio rural”, concluiu.

A Prefeitura apóia a realização do Santa Vitória Pesca online dia 30 de outubro

0

A Prefeitura de Santa Vitória apoia, por intermédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Pesca, a realização do Santa Vitória Pesca pela Associação dos Pescadores Esportivos de Santa Vitória/APESV. O evento acontecerá de maneira online, no sábado, dia 30, de outubro.
Para o secretário municipal de Meio Ambiente e Pesca será um novo marco na história da pesca esportiva no Município pela grandiosidade do evento que permite a participação dos apaixonados pela pesca de todo o país.
“Estaremos mostrando ao país o nosso potencial turístico através da realização deste grande evento com a participação de representantes de todo o país, mas que acontecerá em Santa Vitória. O Santa Vitória Pesca se caracteriza pela consciência ecológica dos pescadores e da sociedade sobre a importância da pesca esportiva na preservação da natureza”, explicou Fernando Bonito.

O evento terá início bem cedo com a largada dos competidores em vários lugares do lago da hidroelétrica de São Simão, seguindo as regras estabelecidas e orientadas pela organização do evento, sendo on-line a forma de averiguação dos peixes, aonde o competidor faz um vídeo com as medidas e soltura do peixe e envia pasta para um fiscal da prova.
Na culminância dessa etapa haverá uma premiação com os seguintes brindes: 1º Motor mercury 30 HP + barco plataformado encarpetado modelo cascudo + carreta lumaq; 2º Barco plataformado encarpetado modelo cascudo; 3º Carreta lumaq; 4º motor elétrico maruri 44 LB; 5º motor elétrico minnkota endura 30; 6º motor elétrico minnkota endura 30; 7º motor elétrico minnkota endura 30; 8º 03 carretilhas montana DS-10000 manivel direita maruri; 9º 03 varas hummer saint 5’3′.
Informações sobre o evento com os responsáveis, representantes da APESV – Glauston e Basílio pelos telefones: (034) 99965-9874 e (034) 99973-3464.

Prefeitura trabalha em prol de uma Educação cada vez com mais qualidade

0

Prefeitura Municipal – Ações e o trabalho de uma maneira geral, visam sempre a saúde e o bem estar de toda população de Monte Alegre de Minas.

Ituiutaba – Convite importante

0

Ituiutaba – A Fundação Cultural de Ituiutaba e a Secretaria de Desenvolvimento Social, convidam a todos para o HAPPY HOUR “A NOITE DO SACI”, na Praça Mário Natal. Venha e traga sua família para aproveitar as brincadeiras com pula-pula, pipoca e algodão doce, com música ao vivo da melhor qualidade! Esperamos todos para a diversão! Dia 29-10-21 às 19h

Weliton Prado – Mais uma importante vitória para a saúde das pessoas

0

APROVADO! Projeto que cria o Estatuto da Pessoa com Câncer.
Aprovamos ainda importantes emendas para garantir:
o tratamento domiciliar contra o câncer, conforme indicação médica;
o acesso de todos os pacientes aos medicamentos mais efetivos contra o câncer;
o direito ao atendimento educacional domiciliar ou durante a internação hospitalar.
Vencemos no Plenário com as nossas queridas deputadas Tereza Nelma e Carmen Zanotto. Vitória!!!

Procon volta a autuar banco 14 dias após ter flagrado irregularidades no atendimento aos clientes

0

O Procon de Ituiutaba voltou a autuar a direção da Agência da Caixa Econômica Federal situada na Rua 22, no Centro. O fato ocorreu na última segunda-feira, 25, quando novamente a equipe foi acionada por clientes que estavam no local. A ação ocorreu apenas quatorze dias depois de realizado trabalho semelhante com identificação de falhas no atendimento prestado aos consumidores no mesmo local.
A diretora do Procon, Camila Soares, acompanhou e constatou juntos aos fiscais que além do tempo de espera na área externa do banco, os consumidores que estavam no local já aguardavam na área interna por cerca de uma hora após triagem e recebimento de senha de atendimento. “A gestão das agências precisam entender que a lei deve ser cumprida. Não vamos permitir que abusos contra os consumidores continuem sendo cometidos, por isso, vamos manter nossas ações espontâneas e sempre vamos atender os chamados quando solicitados”, disse.
Frequentemente o Procon recebe reclamações de pessoas que relatam problemas como o longo tempo de espera nas filas, ausência de emissão de senha e a falta de atestado do tempo em espera pelos bancos, mesmo quando o tempo excede o período máximo permitido.
Situado na Avenida 19, entre as Ruas 28 e 30 nº 842, o PROCON presta atendimento ao público de segunda a sexta das 11h30 às 17h30, também com a opção de agendamento prévio pelos telefones: 151, (34) 3271-8139 ou (34) 3271-8140.

Fundação Cultural de Ituiutaba – Direito de todos são respeitados

0

A pedido do Prof. Tico e em parceria com a Secretaria de Obras, o acesso à Praça Mário Natal será garantido às pessoas portadoras de necessidades especiais.

Estão abertas as inscrições para a 12ª edição do Doc Futura com o tema: Direitos Humanos e Participação Política

0

A Fundação Roberto Marinho e o Canal Futura estão com as inscrições abertas para o Edital Doc Futura, uma iniciativa que seleciona um projeto audiovisual para que o Futura faça a coprodução de um documentário inédito, abordando os Direitos Humanos e a Participação Política, tema desta 12ª edição. Além de ajudar na produção do documentário e dar suporte ao idealizador com mentorias e um investimento financeiro de 150 mil reais, o Canal Futura exibirá o filme em sua grade de programação, tornando esta uma grande oportunidade para quem deseja iniciar ou se destacar no mercado audiovisual. Para participar, basta conferir o edital e realizar a inscrição neste link até as 18h do dia 30 de novembro e seguir todas as etapas propostas. Confira o cronograma:

30/11 – Encerramento das inscrições

7/12 – Divulgação dos selecionados

14/12 – Rodadas de mentorias

16/12 – Pitching

17/12 – Divulgação do projeto vencedor.

Cartórios de Minas Gerais passam a receber denúncias contra violência doméstica

0

Os mais de 3 mil Cartórios mineiros agora são pontos de apoio às mulheres vítimas de violência doméstica. Desde a última segunda-feira (25.10), todas as unidades de Minas Gerais integram a campanha Sinal Vermelho, que tem como objetivo incentivar e facilitar denúncias de qualquer tipo de abuso dentro do ambiente doméstico e que, por meio de um símbolo “X”desenhado na palma da mão, poderão, de maneira discreta, sinalizar ao colaborador a situação de vulnerabilidade, que então acionará a Polícia.

A ação nacional permanente integra a Associação dos Notários e Registradores de Minas Gerais (Serjus-Anoreg/MG), entidade que representa todos os Cartórios do estado, a uma iniciativa nacional da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), já transformada em Lei Federal nº 14.188, de 28 de julho de 2021 -, como uma das medidas de enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher previstas na Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006 (Lei Maria da Penha), e no Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 (Código Penal).

Para integrar os Cartórios à iniciativa, a Serjus-Anoreg/MG produziu e disponibilizou uma série de materiais às unidades de todo o estado, como vídeos, cartilha, cartazes e materiais para as redes sociais, de forma a preparar os funcionários para oferecer auxílio – abrigando a mulher em uma sala da unidade – e acionar as autoridades. Caso a vítima não queira ou não possa ter auxílio no momento, os profissionais deverão anotar seus dados pessoais – nome, cpf, rg e telefone – e comunicar posteriormente as autoridades responsáveis.

Sobre a Serjus-Anoreg/MG

Com 80 anos de participação decisiva na história dos notários e registradores mineiros, a Associação dos Serventuários de Justiça de Minas Gerais (SERJUS) é a mais antiga e representativa entidade da classe no Estado. Com cerca de mais de 3 mil associados, a SERJUS tem como principal missão valorizar a atividade dos notários e registradores junto à sociedade.