Home Blog Page 3

Divinópolis é a 1ª em liberdade econômica 

Foto: Canal Pelo Céu da Capital/YouTube/Reprodução

COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br

Divinópolis é a 1ª em liberdade econômica
Divinópolis foi a primeira cidade a atingir o nível máximo do programa Minas Livre para Crescer, tendo o maior índice de Liberdade Econômica no estado. A cidade recebeu a certificação do governador Mateus Simões no sábado, durante a cerimônia de transferência provisória da capital para a cidade dentro da iniciativa Governo Presente. Atualmente, o programa conta com adesão de 605 cidades. Destes, 399 estão classificados no nível iniciante, 200 no intermediário, cinco no avançado e apenas Divinópolis no nível pleno. (Portal MPA)
https://www.sistemampa.com.br/noticias/divinopolis/divinopolis-e-a-1a-cidade-de-mg-com-nivel-maximo-de-liberdade-economica/

Bagatelle recebe Revoada em Sete Lagoas 
O Aeroporto Campo de Bagatelle, em Sete Lagoas, recebeu no sábado (13) a Primeira Revoada, encontro que reuniu clientes, amigos e entusiastas da aviação em um dia de confraternização e atrações aéreas. Entre os destaques da programação esteve a participação do aeromodelista Luizinho Pontes, que apresentou seus modelos em escala em voos demonstrativos. As crianças acompanharam de perto as atividades, despertando curiosidade e entusiasmo pelo hobby. As apresentações atraíram público de todas as idades e garantiram momentos de lazer e aprendizado. (Sete Dias)
https://www.setedias.com.br/campo-de-bagatelle-recebe-primeira-revoada-em-sete-lagoas/

Codevasf fortalece parceria com prefeituras
Melhorias no abastecimento de água, manutenção de estradas rurais e fortalecimento da agricultura familiar ganharam novo impulso em Minas Gerais. A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) promoveu, nesta semana, o 1º Conexão Municípios: Parcerias para o Desenvolvimento, reunindo dezenas de prefeitos, gestores públicos e lideranças municipais em Belo Horizonte para discutir ações voltadas ao crescimento econômico e à melhoria da qualidade de vida da população do interior mineiro. A regional atende atualmente 184 municípios localizados na região do Alto São Francisco, dos quais cerca de 50% estiveram representados no encontro. (Gazeta Norte Mineira)
https://gazetanm.com.br/codevasf-fortalece-parceria-com-prefeituras-e-anuncia-r-75-milhoes-para-impulsionar-municipios-mineiros/

Atendimentos nas UPAs aumentam em Uberaba
As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Uberaba seguem operando acima da capacidade e chegaram a 110% de taxa de ocupação, segundo dados da Sociedade Educacional Uberabense (SEU), responsável pela gestão das unidades. O cenário ocorre em meio ao aumento contínuo da demanda por atendimentos e à alta de casos de doenças respiratórias, dengue e gastroenterites.  O levantamento aponta que o volume de atendimentos nas duas unidades passou de cerca de 13 mil a 14 mil registros mensais para aproximadamente 20 mil, considerando as UPAs Mirante e São Benedito. 
 https://jmonline.com.br/cidade/atendimentos-nas-upas-saltam-para-quase-20-mil-por-mes-em-uberaba-1.634967

Fórum Invest Furnas aposta no turismo
O município de Fama sediou, na semana passada, o Fórum Invest Furnas, evento voltado ao fortalecimento do turismo como ferramenta de desenvolvimento econômico em Minas Gerais. Diante de um cenário competitivo para atrair visitantes e investimentos, o turismo foi apontado como estratégico para gerar emprego, renda e impulsionar a economia local e regional, especialmente na região do Mar de Minas e no Sul do estado. (O Debate)
https://www.odebatenoticias.com.br/post/f%C3%B3rum-invest-furnas-re%C3%BAne-lideran%C3%A7as-e-aposta-no-turismo-como-motor-econ%C3%B4mico-em-minas-gerais

Fenadoces incentiva doçaria araxaense
A Associação dos Doceiros de Araxá (ADA) abriu oficialmente as inscrições para o 2º Concurso de Doces da Fenadoces: Raízes & Releituras: Tradição que Abraça, uma iniciativa que celebra a tradição, a criatividade e a diversidade da doçaria araxaense. Realizado dentro da programação da Fenadoces 2026, o concurso tem como objetivo resgatar memórias, valorizar saberes locais e reconhecer talentos que transformam receitas em verdadeiras narrativas afetivas. A proposta é destacar a riqueza da confeitaria artesanal e incentivar a preservação de receitas que fazem parte da identidade cultural de Araxá. (Jornal Interação)
https://www.jornalinteracao.com.br/fenadoces-abre-inscricoes-para-concurso-de-tradicao-e-criatividade-da-docaria-araxaense

Samu Cisdeste recebe ambulâncias
O consórcio Samu 192-Cisdeste recebeu oficialmente quatro novas ambulâncias destinadas à modernização da frota de resgate de urgência e emergência em Minas Gerais. Os veículos utilitários foram entregues pelas mãos do Ministro da Saúde durante uma solenidade pública realizada no município de Mariana. A aquisição faz parte das medidas compensatórias do Programa Especial de Saúde do Rio Doce (PES-Rio Doce), criado para reparar os municípios impactados pelo desastre da Barragem de Fundão em 2015. (RCWTV)
https://www.rcwtv.com.br/noticia/samu-recebe-novas-ambulancias-para-reforcar-atendimento-na-bacia-do-rio-doce

 

​Inscrições abertas para o 3º Prêmio de Jornalismo Sistema Faemg Senar, Inaes e Sindicatos 

Premiação distribuirá R$ 97 mil e recebe trabalhos até 15 de setembro

Estão abertas as inscrições para o 3º Prêmio de Jornalismo Sistema Faemg Senar, Inaes e Sindicatos – 2026. Profissionais e estudantes de Jornalismo de todo o país podem inscrever seus trabalhos até o dia 15 de setembro. Nesta edição, o tema é “Campo da Inovação – Ciência, tecnologia e inteligência que transformam a produção agropecuária”.

A premiação irá distribuir R$ 97 mil, além de troféus e certificados aos vencedores.

Tema destaca inovação no agro

O prêmio busca valorizar produções jornalísticas que evidenciem os avanços tecnológicos e científicos no agronegócio brasileiro. Entre os assuntos contemplados estão:

  • Agricultura de precisão e digitalização no campo;
  • Inteligência artificial e tecnologias emergentes;
  • Biotecnologia aplicada à agropecuária;
  • Sustentabilidade;
  • Empreendedorismo e startups do agro;
  • Conectividade e inclusão digital no meio rural;
  • Sucessão familiar;
  • Juventude e protagonismo feminino no setor.

Quem pode participar

Podem concorrer trabalhos jornalísticos publicados entre 1º de janeiro e 30 de setembro de 2026 em diferentes plataformas de comunicação, incluindo:

  • Jornais e revistas;
  • Portais, sites e blogs;
  • Emissoras de rádio e rádios web;
  • Podcasts;
  • Emissoras de televisão;
  • Plataformas de streaming;
  • Redes sociais e plataformas digitais;
  • Fotojornalismo em meios impressos e digitais.

Também poderão participar estudantes regularmente matriculados em cursos de Jornalismo reconhecidos pelo MEC, por meio da categoria Jornalismo Universitário.

Cada trabalho poderá ser inscrito em apenas uma categoria.

Valorização do jornalismo e do agro

Segundo o coordenador de Comunicação do Sistema Faemg Senar, Rogério Maurício, a iniciativa tem como objetivo estimular a produção de conteúdo jornalístico qualificado e ampliar a visibilidade da agropecuária brasileira.

“O prêmio busca reconhecer reportagens que mostrem a relevância do setor agropecuário para o desenvolvimento econômico e social de Minas Gerais e do Brasil, além de incentivar a produção de conteúdo de qualidade”, destaca.

Inscrições e informações

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pelo site oficial do prêmio:

https://premiojornalismo.sistemafaemg.org.br/

Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail:

[email protected].

 

​FIEMG alerta para risco de aumento expressivo na conta de energia em 2027 

Federação aponta combinação de fatores que pode elevar em até 20% os custos da energia elétrica no próximo ano

A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) manifestou preocupação com o cenário do setor elétrico brasileiro e alertou para a possibilidade de aumento significativo na conta de energia em 2027.

Segundo a entidade, a decisão do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) de manter a metodologia CVaR 15/40 tende a ampliar o acionamento de usinas termelétricas, fontes de geração mais caras e com maior emissão de gases de efeito estufa.

Metodologia mais conservadora

O CVaR (Conditional Value at Risk) é um parâmetro utilizado nos modelos computacionais que orientam a operação do sistema elétrico nacional.

De acordo com a FIEMG, a metodologia CVaR 15/40 adota uma postura mais conservadora em relação aos riscos hidrológicos, o que pode resultar em maior utilização de termelétricas para garantir a segurança energética do país.

Como consequência, os custos de geração tendem a aumentar, impactando diretamente consumidores residenciais e industriais.

Possível retorno do El Niño preocupa

Outro fator que preocupa a Federação é a possibilidade de ocorrência de um episódio de El Niño de forte intensidade entre o final de 2026 e o início de 2027.

Segundo o coordenador de Mercado de Energia da FIEMG, Sérgio Pataca, o fenômeno climático pode reduzir a disponibilidade hídrica dos reservatórios, aumentando ainda mais a necessidade de geração por fontes térmicas.

Novos contratos também pressionam tarifas

Além das condições climáticas e da metodologia adotada pelo setor elétrico, a FIEMG destaca que os consumidores também passarão a arcar com os custos dos novos contratos resultantes do Leilão de Reserva de Capacidade (LRCAP), realizado em março de 2026.

O certame contratou quase cinco gigawatts adicionais de potência para o sistema elétrico nacional.

┃ Os consumidores passarão a arcar também com os custos dos novos contratos decorrentes do Leilão de Reserva de Capacidade. Isoladamente, cada um desses fatores já representa um desafio relevante. Em conjunto, eles acendem um sinal de alerta para um aumento expressivo dos custos de energia elétrica no próximo ano, podendo chegar a 20%, afirma Sérgio Pataca.

Impactos para indústria e famílias

Para a FIEMG, o cenário exige atenção do poder público e dos agentes do setor elétrico para reduzir os impactos econômicos da elevação dos custos de energia.

Segundo a entidade, um aumento dessa magnitude pode comprometer:

  • A competitividade da indústria brasileira;
  • Os custos operacionais das empresas;
  • O orçamento das famílias;
  • O crescimento econômico em diversos setores produtivos.

A Federação defende o acompanhamento permanente das condições do sistema elétrico e a adoção de medidas que contribuam para preservar a modicidade tarifária e a segurança energética do país.

 

Custo da construção civil sobe 7,1% em Minas 

Foto: DC / Arquivo / Alisson J.Silva

COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br

Custo da construção civil sobe 7,1% em Minas
O custo da construção civil segue em trajetória de alta no País, pressionado pelo encarecimento da mão de obra e dos materiais em um cenário de inflação persistente e instabilidade geopolítica. Em Minas Gerais, o setor sofre com um aumento que chega a 7,1% em apenas um ano, elevando os custos para construtoras e compradores de imóveis. Os dados constam no Índice Nacional da Construção Civil (Sinapi), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com a Caixa Econômica Federal. Em maio, o setor apresentou estabilidade (0,0%) no Estado frente a abril, posicionando-se como o quinto menor índice do País. (Diário do Comércio)
https://diariodocomercio.com.br/economia/custo-construcao-civil-imoveis-minas-gerais/

Manifestantes cobram soluções para ponte
A implantação de novas restrições de tráfego na ponte sobre o Rio das Velhas, na Barra do Guaicuí, motivou uma manifestação nesta quinta-feira (11). Moradores, caminhoneiros, produtores rurais, comerciantes e lideranças regionais se reuniram para cobrar do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) medidas consideradas definitivas para a estrutura, que é um dos principais corredores de ligação entre a microrregião de Pirapora e Montes Claros. Organizado de forma pacífica, o protesto teve como principal reivindicação a busca por soluções permanentes para a ponte, construída em 1928. (Gazeta Norte Mineira)
https://gazetanm.com.br/manifestantes-cobram-solucoes-definitivas-para-a-ponte-da-barra-do-guaicui/

Ônibus terão reajuste em Ipatinga
A administração de Ipatinga publicou nesta sexta-feira (12) o decreto que atualiza a tarifa do transporte coletivo urbano no município. A partir de 1º de julho, os usuários passarão a pagar R$ 5,50 por viagem. O valor integral da tarifa será de R$ 7,00, mas a administração municipal ampliará o subsídio ao sistema para R$ 1,50 por passageiro, reduzindo o custo cobrado diretamente da população. Segundo o Executivo, a medida integra um processo de modernização do transporte público e será acompanhada por investimentos na renovação da frota e na melhoria da qualidade dos serviços prestados aos usuários. (Diário do Aço)
https://www.diariodoaco.com.br/noticia/0134545-tarifa-do-transporte-coletivo-em-ipatinga-sobe-para-r-550-a-partir-de-julho

Caratinga faz acordo com empresa de ônibus
Após reunião realizada com a direção da empresa Viação Riodoce, de acordo com o prefeito de Caratinga, ficou definido que não haverá paralisação do serviço. Com isso, na próxima segunda-feira, os ônibus circularão normalmente, mantendo os horários e itinerários já conhecidos pelos usuários. O prefeito também esclarece que a Prefeitura segue trabalhando em paralelo na licitação do transporte coletivo, garantindo a continuidade do serviço, além dos estudos que estão sendo realizados para viabilizar, futuramente, a implantação da tarifa zero no município. (Diário de Caratinga)
https://diariodecaratinga.com.br/cidade/prefeitura-anuncia-acordo-com-a-viacao-riodoce-e-garante-circulacao-normal-dos-onibus/

Ex-secretária defende “mineirês” como identidade 
A defesa da mineiridade, um dos pilares da pré-campanha de Bárbara Botega à Câmara dos Deputados, foi um dos pontos altos de sua participação no 41º Congresso Mineiro de Municípios, realizado  em Belo Horizonte. Durante o diálogo com lideranças da capital e do interior, a ex-secretária de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais defendeu o “jeito mineiro” de ser e de falar — tema que repercute nacionalmente desde o recente embate entre o ex-governador Romeu Zema e o ministro Gilmar Mendes, do STF. (MG Turismo)
https://mgturismo.com.br/barbara-botega-defende-mineires-como-identidade-propria-de-mg/

ALMG inicia ciclo de prestação de contas do Governo
A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) inicia na próxima segunda-feira (15/6) o primeiro ciclo de reuniões da Prestação de Contas do Governo de 2026. Até o dia 23 de junho, parlamentares irão ouvir secretários de Estado e dirigentes de órgãos e entidades estaduais em 14 reuniões promovidas pelas comissões temáticas da Casa. A iniciativa integra o programa Assembleia Fiscaliza, criado para fortalecer o acompanhamento e a fiscalização das políticas públicas estaduais. Durante os encontros, representantes do Executivo apresentarão resultados das ações desenvolvidas entre 1º de maio de 2025 e 30 de abril de 2026, além de responder a questionamentos dos deputados. (Balcão News)
https://balcaonews.com.br/2026/06/13/almg-inicia-ciclo-de-prestacao-de-contas-do-governo-de-minas/

 

​INAES apresenta planejamento estratégico 

Equipe do INAES e diretoria do Sistema Faemg Senar

O Instituto Antonio Ernesto de Salvo (INAES) apresentou, na manhã desta terça-feira (9/6), na sede do Sistema Faemg Senar, seu novo planejamento estratégico. Elaborado ao longo de nove meses, o documento vai orientar a atuação da instituição até 2030 e marca um novo ciclo de fortalecimento institucional, com foco em inovação, inteligência de dados, sustentabilidade e geração de valor para os produtores rurais mineiros.

A iniciativa reafirma o papel do INAES dentro do Sistema Faemg Senar e estabelece diretrizes para uma atuação cada vez mais alinhada às demandas do setor agropecuário, às oportunidades de desenvolvimento e à disseminação de conhecimento para o campo.

O presidente do INAES, Renato Laguardia, destacou o processo de transformação vivido pela instituição nos últimos anos e o fortalecimento de sua integração com as demais entidades do Sistema. “Nossa missão é fortalecer os sindicatos de produtores rurais, fomentar a inovação, apoiar a pesquisa e contribuir para a sustentabilidade econômica do setor produtivo”, afirmou.

O superintendente de Agronegócio e Inovação do Sistema Faemg Senar, Bruno Rocha de Melo, explicou que o planejamento surgiu da necessidade de consolidar uma linha de atuação mais clara para o instituto, que completa 18 anos de existência. “O INAES já fazia parte do Sistema Faemg Senar, mas precisava definir com mais clareza seu papel e sua contribuição estratégica. Esse planejamento nos permite direcionar esforços, fortalecer nossa atuação e ampliar os resultados entregues aos produtores rurais”.

O superintendente de Agronegócio e Inovação do Sistema Faemg Senar, Bruno Rocha de Melo, explicou as diretrizes do planejamento

Planejamento

O planejamento foi construído a partir de um amplo diagnóstico institucional, que envolveu mais de 40 entrevistas com lideranças do agro, pesquisadores, universidades, sindicatos, produtores rurais e organizações parceiras. O trabalho também incluiu análises de mercado, benchmarking com instituições de referência e uma avaliação do ecossistema de inovação voltado ao agronegócio.

“Nós transformamos o potencial institucional do INAES em uma direção clara de longo prazo e construímos um plano capaz de ampliar a relevância da instituição para o agro mineiro e brasileiro”, ressaltou a consultora responsável pelo processo, Heloísa Regina Guimarães de Menezes.

Com base no diagnóstico, foram definidas três frentes prioritárias de atuação. A primeira é a inovação, com a criação de um hub para aproximar produtores rurais, universidades, centros de pesquisa, startups e instituições de ciência e tecnologia. A segunda é a sustentabilidade, por meio da estruturação de uma Central de Apoio ao Produtor Rural. Já a terceira é a inteligência, com a criação de um núcleo voltado à produção e análise de dados para apoiar produtores, sindicatos, mercado e imprensa.

“O INAES tem uma capacidade muito importante de dialogar com diferentes setores, aproximar parceiros e contribuir para a construção de soluções inovadoras. Isso amplia as possibilidades de atuação do Sistema e fortalece a entrega de resultados para o produtor rural”, destacou o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo.

Superintendente de Agronegócio e Inovação Bruno Rocha de Melo, consultora Heloísa Regina Guimarães de Menezes e e Renato Laguardia, presidente do INAES

Rede do Agro

Durante o evento, o INAES também lançou a marca Rede do Agro, iniciativa que conecta produtores e fornecedores para a realização de compras coletivas de insumos, ampliando o poder de negociação e reduzindo custos, especialmente para pequenos e médios produtores.

Segundo Bruno Rocha de Melo muitas vezes, um pequeno produtor não consegue negociar diretamente com a indústria. “Quando ele se une a outros produtores, passa a ter acesso a preços melhores e oportunidades que antes não estavam ao seu alcance”, explicou.

Nos últimos 12 meses, a Rede do Agro movimentou cerca de R$ 3,5 milhões em negociações e gerou uma economia média de 11% aos participantes, o equivalente a mais de R$ 330 mil em redução de custos. Além das compras coletivas, a iniciativa incentiva o planejamento das aquisições, permitindo que os produtores comprem insumos em períodos mais favoráveis e reduzam os impactos da sazonalidade dos preços. “O sindicato é a ponte entre o produtor e as oportunidades. Utilizamos essa capilaridade para levar soluções concretas ao campo”, concluiu Bruno.

 

Muriaé devolve gestão do aeroporto ao Estado 

Foto: Reprodução

COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br

Muriaé devolve gestão do aeroporto ao Estado
O prefeito Marcos Guarino anunciou a devolução da administração do aeroporto de Muriaé ao Governo do Estado de Minas Gerais. O prefeito salientou que o local não está sendo fechado. A medida anunciada consiste estritamente na devolução da gestão do aeródromo ao Governo de Minas Gerais, que é o proprietário do imóvel. O município atuava na área desde 2015 apenas como administrador, desempenhando um papel comparável ao de um “síndico”. A decisão de encerrar o contrato de gestão visa acabar com o desembolso, por parte do município, de quase R$ 500 mil anuais para manutenção do aeroporto. (Gazeta de Muriaé)
https://gazetademuriae.com.br/noticia/detalhe/16309/prefeitura-de-muriae-anuncia-devolucao-de-gestao-do-aeroporto-ao-estado

Juiz de Fora questiona Core/MG na justiça
A substituição do sistema de regulação de leitos na saúde SUSFácil pela plataforma Central de Operações para Regulação Estadual (Core/MG), iniciada em 19 de maio, continua causando problemas nos critérios de priorização dos pacientes e ações judiciais em municípios mineiros da região. Na terça-feira (9), a Prefeitura de Juiz de Fora ingressou com ação civil pública contra o Estado de Minas Gerais para questionar a mudança e garantir a continuidade e a segurança dos fluxos de atendimento em saúde. (Tribuna de Minas)
https://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/10-06-2026/pjf-acao-central-estadual-regulacao-leitos-saude.html

Araguari debate direitos das crianças
Representantes do poder público, entidades da sociedade civil, conselhos e comunidade participaram, na quarta-feira (10), da 13ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O encontro foi promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Com o tema “Fortalecendo o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente e a Democracia Participativa”, a conferência proporcionou um espaço de diálogo, reflexão e construção coletiva de propostas voltadas ao fortalecimento das políticas públicas destinadas à infância e à adolescência. (Gazeta do Triângulo)
https://gazetadotriangulo.com.br/13a-conferencia-municipal-debate-fortalecimento-das-politicas-publicas-para-criancas-e-adolescentes/

Prefeitura assume transporte em Sete Lagoas
A Prefeitura de Sete Lagoas detalhou, na manhã desta quinta-feira (11/06), as medidas adotadas para assegurar a continuidade do transporte coletivo urbano. Com a ampliação da intervenção administrativa, o Município passa a assumir o controle integral da operação diante da persistência dos problemas na prestação do serviço e da paralisação da frota registrada nesta semana. As medidas decorrem da publicação de três decretos municipais, editados após a interrupção total do serviço e o descumprimento de determinações judiciais pela concessionária responsável pela operação. (Diário de Sete Lagoas)
https://www.diariosetelagoas.com.br/jornal-diario-sete-lagoas-de-sexta-feira-dia-12-de-junho-de-2026

Divinópolis registra 14 mil infrações em 5 dias
Mais de 14 mil infrações de trânsito foram registradas em apenas cinco dias de monitoramento em dois cruzamentos da região central de Divinópolis. O número chamou a atenção pela quantidade de irregularidades em um curto intervalo de tempo e motivou a abertura de uma consulta pública para ouvir a população sobre a possível implantação da fiscalização eletrônica no trânsito da cidade. Durante o período analisado, os equipamentos registraram mais de 780 mil passagens de veículos, evidenciando o intenso fluxo diário nessas regiões e a necessidade de avaliação sobre medidas de segurança viária. (Portal G37)
https://g37.com.br/divinopolis/mais-de-14-mil-infracoes-em-cinco-dias-acendem-alerta-e-abrem-debate-sobre-radares-em-divinopolis/

Justiça obriga Caeté fiscalizar Romaria
O Ministério Público de Minas Gerais obteve na Justiça uma decisão que obriga o município de Caeté, a adotar medidas protetivas e fiscalizatórias em relação à Romaria a Cavalo, festa tradicional que envolve aglomeração de equinos, realizada todos os anos no dia 6 de setembro. O evento, que ocorre no distrito de Morro Vermelho entre o final de agosto e o dia 8 de setembro, faz parte das festividades da padroeira, Nossa Senhora de Nazareth. (Jornal Opinião)
https://www.opiniaocaete.com.br/justica-obriga-caete-a-adotar-medidas-de-fiscalizacao-na-romaria-a-cavalo-de-morro-vermelho/

 

Bombeiros combatem incêndio em residência em Ituiutaba

0

Na tarde de quinta-feira(11/06/2026), por volta de 12:30, o Segundo Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar de Ituiutaba foi acionado para atender a um incêndio em uma residência localizada na Rua Quinta, no Bairro Setor Norte. A solicitação foi feita via telefone de emergência 193 por uma moradora que avistou a fumaça e as chamas.

Ao chegarem no local, os militares identificaram que se tratava de um imóvel desocupado. O foco das chamas encontrava-se em um cômodo externo da casa.

Os bombeiros se mobilizaram para combater as chamas, utilizando o caminhão de combate a incêndio urbano. O incêndio foi controlado antes que pudesse se alastrar e causar danos maiores à estrutura.

Após o combate às chamas, foi realizado um trabalho de rescaldo para garantir que não houvesse risco de reignição do fogo. Ao final da ocorrência, não foram registradas vítimas e a situação foi estabilizada sem maiores complicações.

Em caso de emergência,ligue 193!
Bombeiro: o amigo certo nas horas incertas.

​Sistema OAB-MG lança Programa de Aceleração das Subseções (PÁS) 

O sistema OAB-MG lançou o Programa de Aceleração das Subseções (PAS), nesta terça-feira (9), em solenidade no Edifício das Liberdades. O programa foi criado para viabilizar construções de sedes próprias, concluir obras em andamento, promover reformas e implementar melhorias estruturais.

A iniciativa garante que os investimentos ocorram com planejamento e responsabilidade, mantendo o compromisso com a saúde financeira da instituição. Nesta primeira etapa, 66 subseções integraram o programa. O PAS permite a futura inclusão de novas unidades, obras e projetos institucionais, mediante análise de viabilidade técnica, administrativa e orçamentária de cada caso.

O Presidente da OAB-MG, Gustavo Chalfun, celebrou a união das entidades e o cumprimento dos compromissos firmados com as lideranças locais, destacando o impacto do programa para a advocacia. Ele enfatizou que a instituição precisava que cada profissional sentisse orgulho de estar dentro da sua casa. Segundo o Presidente, mais do que um programa de investimentos, o PAS representa o compromisso do Sistema OAB com o fortalecimento das subseções, a valorização da classe no interior e a construção de uma estrutura cada vez mais sólida.

De acordo com o Secretário-Geral da OAB-MG, Sanders Barão, os investimentos foram viabilizados por meio de recursos próprios e reforçou a importância institucional da iniciativa. O dirigente pontuou que a garantia de uma sede e de um espaço adequado nas subseções significa o fortalecimento da advocacia local e confere uma respeitabilidade maior à classe perante os outros órgãos constituídos nas cidades representadas.

A OAB-MG conta com 252 subseções em todo o Estado de Minas Gerais.

 

Cooxupé lidera ranking Agropecuário Mineiro 

Foto: Divulgação

COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br

Cooxupé lidera ranking Agropecuário Mineiro
A Cooxupé conquistou o primeiro lugar entre as cooperativas agropecuárias de Minas Gerais no Anuário 2026 do Cooperativismo Mineiro, publicado pelo Sistema Ocemg. A cooperativa também figura entre as 50 maiores do estado, segundo o levantamento que reúne os principais indicadores econômicos e sociais do setor com base nos resultados de 2025. O levantamento reúne indicadores econômicos e sociais do cooperativismo do estado de Minas, setor que movimentou R$ 184 bilhões em 2025, valor equivalente a 15,9% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado. (Folha Regional)
https://afolharegional.com.br/noticias/cooxupe-lidera-ranking-agropecuario-no-anuario-do-cooperativismo-mineiro/

Araxá ganha no residencial
Após mais de uma década sem novos empreendimentos habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida, Araxá volta a avançar na ampliação do acesso à moradia. A Prefeitura anunciou na terça-feira (9) a construção de um novo residencial com 160 apartamentos destinados a famílias com renda de até R$ 5 mil. Além disso, o município também está em fase avançada para viabilizar outro empreendimento com 144 unidades habitacionais voltadas a famílias de menor renda. Somados, os dois projetos podem garantir mais de 300 novas moradias para a população araxaense. (Jornal Interação)
https://www.jornalinteracao.com.br/prefeitura-de-araxa-anuncia-novo-residencial-com-160-apartamentos

Monte Verde na rota do romance
Depois de conquistar o título de Melhor Destino de Inverno do Brasil em premiação promovida pelo “Estadão”, Monte Verde volta a ganhar projeção nacional. Desta vez, o charmoso distrito mineiro de Camanducaia, no Sul de Minas, aparece entre os cinco destinos mais românticos do País para os brasileiros que planejam celebrar o Dia dos Namorados. Conhecida pelo clima ameno, pelas paisagens da Serra da Mantiqueira e pela atmosfera acolhedora, a vila mineira figura em um levantamento da Booking.com ao lado de destinos consagrados como Campos do Jordão (SP), Gramado (RS), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). A lista reúne os locais mais buscados por casais brasileiros para viagens entre os dias 12 e 14 de junho. (Cidade Conecta)
https://www.cidadeconecta.com/turismo/distrito-mineiro-e-destaque-na-rota-do-romance-de-plataforma-de-viagens-saiba-qual/

Fasa adquire plantas da Patense 
A gaúcha Fasa, que atua no segmento de reciclagem de resíduos de origem animal, adquiriu três plantas que pertenciam à mineira Patense, do mesmo ramo industrial. A empresa anunciou neste mês que comprou as unidades de Patos de Minas, no Alto Paranaíba, de Itaúna, no Centro-Oeste mineiro, e de Adamantina, em São Paulo. De acordo com informações extraoficiais, os complexos em Minas Gerais e no interior paulista são especializados no processamento de subprodutos do abate bovino, usados na fabricação de ingredientes para ração animal, gorduras e colágeno. (Diário do Comércio)
https://diariodocomercio.com.br/economia/aquisicao-fasa-plantas-patense/

IMA confirma caso de raiva em Alfenas
A Vigilância Ambiental de Alfenas iniciou uma vacinação antirrábica preventiva em animais da zona rural, depois da confirmação de um caso positivo de raiva em um bovino no bairro rural Campinho que fica na divisa entre o município de Alfenas e Divisa Nova. A ação preventiva teve início depois de uma notificação realizada  pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). De acordo com a Vigilância Ambiental, a equipe foi mobilizada e, na quinta-feira, 4, e  realizou as ações de bloqueio de transmissão na área onde o caso foi identificado. (Poços.Com)
https://pocoscom.com/ima-confirma-caso-positivo-de-raiva-em-bovino-na-zona-rural-de-alfenas/

Ex-prefeito denunciado por danos ambientais
Justiça aceita denúncia contra o ex-prefeito Daniel Batista Sucupira por supostos danos ambientais em Teófilo Otoni. O caso, que envolve a suposta destruição e danos à vegetação secundária no Bioma Mata Atlântica, teria ocorrido em 18 de agosto de 2022, na zona rural de Teófilo Otoni. Segundo a acusação, houve supressão de vegetação em estágio inicial a médio de regeneração, em desacordo com as normas de proteção ambiental vigentes. Em decisão proferida no dia 31 de maio de 2026, o juízo competente entendeu que existem indícios suficientes de autoria e materialidade para instaurar a ação penal. (Diário Tribuna)
https://diariotribuna.com.br/?p=33877

Pouso Alegre comemora Meio Ambiente
A Prefeitura Municipal de Pouso Alegre, por meio das Secretarias Municipais de Planejamento Urbano e Meio Ambiente e Educação, realiza entre os meses de maio e junho a Semana do Meio Ambiente 2026, com uma programação voltada à conscientização ambiental, sustentabilidade e aproximação da população com a natureza. Neste ano, a campanha traz o tema “A Terra fala. A gente age.” (Diário Regional)
https://jornaldiarioregional.com.br/2026/05/30/semana-do-meio-ambiente-2026-promove-acoes-de-educacao-ambientale-plantio-de-arvores/

 

​Nova Era no Campo: Mercado Futuro do Leite promete blindar produtores contra oscilações de preços 

Consolidada como um canal permanente de diálogo e alinhamento estratégico com os sindicatos, foi realizada nesta semana mais uma edição da Live Conexão Faemg Senar Inaes SPRs. O encontro contou com a participação do presidente da Comissão de Pecuária de Leite do Sistema Faemg Senar e da CNA, Jônadan Ma, que abordou o balanço e os desdobramentos da investigação de anti-dumping do leite no Mercosul, a consolidação do Conseleite e o lançamento do inédito Mercado Futuro do Leite como as principais perspectivas para o segundo semestre de 2026.

O foco da live foi discutir cenário crítico da importação predatória de leite em pó, monitorada de perto pelas entidades desde o movimento “Minas Grita pelo Leite”. Jônadan Ma, trouxe um detalhamento técnico sobre o processo de investigação de dumping liderado e custeado integralmente pela CNA, cujo prazo regulamentar de 18 meses encerrou-se no dia 25 de maio.

“O governo federal reconheceu tecnicamente a existência do dumping, comprovando margens de dumping de quase 70% para a Argentina e perto de 50% para o Uruguai. No entanto, por questões puramente políticas, recomendaram a suspensão temporária das tarifas por receio de impactos na inflação e nas relações do Mercosul, abrindo um processo de avaliação de interesse público”, explicou Jônadan.

Para contrapor o argumento governamental, o Sistema Faemg Senar já dispõe de um estudo econômico robusto encomendado junto à Universidade Federal de Viçosa (UFV).

“O estudo prova que a taxação do leite importado não impacta o IPCA, pois o leite em pó importado não vai para a cesta básica do consumidor, mas sim como ingrediente industrial para ultraprocessados. Estamos contratando uma consultoria especializada para formalizar essa defesa econômica. Precisamos manter a mobilização política”, alertou Jônadan Ma.

Consolidação do Conseleite

Apesar do cenário externo desafiador, as lideranças celebraram avanços significativos no mercado interno obtidos durante as agendas da Megaleite. Jônadan e a diretoria do Sistema relataram um alinhamento histórico com o Sindicato das Indústrias de Laticínios de Minas Gerais (Silemg), apontando para a consolidação do Conseleite-MG como principal indexador de contratos.

O Mercado Futuro do Leite

Finalizando as projeções e ferramentas estratégicas para o segundo semestre de 2026, Jônadan Ma anunciou oficialmente o início de uma nova fase de comercialização para a pecuária leiteira nacional: o lançamento do Mercado Futuro do Leite, desenvolvido em parceria entre a CNA e a consultoria de risco Stonex.

“Assim como quem produz boi, café, soja ou milho já está acostumado a fazer o travamento de preços para garantir margens e fazer a gestão de riscos, agora o produtor de leite tem essa mesma ferramenta à disposição. É o início de uma nova era para o nosso setor. Estamos saindo de uma comercialização frágil e entrando em um ambiente maduro de mercado de capitais. A ferramenta está pronta, e o Sistema Faemg Senar passará a instruir os sindicatos para que essa tecnologia chegue na ponta, dando previsibilidade financeira e blindando o produtor contra as oscilações do mercado físico”, concluiu o presidente da comissão.