Home Blog Page 300

Receita Federal em Uberlândia e UEMG em Ituiutaba se unem para realizar transformação sustentável de diversas mercadorias apreendidas em operações de repressão

0

Receita Federal
Assessoria de Comunicação Institucional
Informação para imprensa – 23/09/2021

A iniciativa faz parte do Projeto Transformação e contará com a destinação de mais de 300 kg de vestuários e acessórios, de 131 litros de bebidas alcoólicas, 144 litros de perfumes e 2 toneladas de cola.

A Delegacia da Receita Federal em Uberlândia em parceria com a Universidade do Estado de Minas Gerais em Ituiutaba/MG (UEMG) realizará na manhã de sexta-feira, dia 24 de setembro, na UEMG em Ituiutaba, R. Ver. Geraldo Moisés da Silva, s/n – Universitário, a descaracterização de 309 quilos de roupas e acessórios contrafeitos (“pirateados”) e posterior doação a diversas entidades de Ituiutaba/MG. Haverá também destinação de 131 litros de bebidas alcoólicas e 144 litros de perfumes à Universidade para serem transformados em álcool em gel 70%, como apoio ao projeto social de prevenção e combate à transmissão do novo coronavírus (Covid-19). “Além disso, a Receita Federal destinará à UEMG duas toneladas de cola para dar prosseguimento às pesquisas de transformação em tijolos, vasos ecológicos, resina para produção de chaveiros e massa de modelar para crianças (slime). Todo esse material foi apreendido em operações de repressão da Receita Federal.

Estarão presentes o delegado da Receita Federal em Uberlândia, o auditor-fiscal Eduardo Antônio Costa, e a diretora da UEMG, Patrícia Alves Cardoso.

Processo de Transformação

As peças de vestuário foram apreendidas em operações de combate ao crime de descaminho, ou seja, combate à importação ilegal de mercadorias, que ingressam no país sem o pagamento do imposto. Além disso, são produtos contrafeitos (“pirateados”), que imitam marcas conhecidas nacionalmente, e, por isso, precisam ser destruídos. Uma das formas de destruição prevista na legislação para essa situação é a descaracterização. A descaracterização acontece com a retirada de etiquetas, marcas e logomarcas em evidência, e o material será destinado à população de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade da região.

Os 131 litros de bebidas alcoólicas e os 144 litros de perfumes, provenientes de operações de combate ao contrabando, serão transformados em álcool em gel 70% para uso da Universidade do Estado de Minas Gerais e, posteriormente, doados para entidades beneficentes e instituições da região. A destinação das bebidas provenientes de apreensão é uma forma de reaproveitar os produtos para uso pela sociedade.

A UEMG também pesquisa a transformação das 2 toneladas de cola apreendidas na região em tijolos, vasos ecológicos e resina para produção de chaveiros e massa de modelar para crianças (slimes).

Para a diretora da UEMG, Patrícia Alves Cardoso: “esta ação da Receita Federal é importante, porque o Projeto Transformação contribui para o desenvolvimento da pesquisa na Universidade, e, consequentemente, auxilia a comunidade em geral. Já em relação às doações de roupas e demais itens que serão distribuídos para famílias carentes, a partir do Projeto Corrente do Bem, a UEMG-Unidade Ituiutaba juntamente com a Receita Federal cumprem seu papel social, proporcionando melhor qualidade de vida às pessoas que têm sofrido muito com a pandemia e as consequências financeiras advindas dela.”

O delegado da Receita Federal do Brasil em Uberlândia, auditor-fiscal Eduardo Antônio Costa, comenta a respeito da parceria com a UEMG no âmbito do Projeto Transformação: “estamos dando continuidade no Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e parte do noroeste de Minas Gerais em mais uma etapa do Projeto Transformação, em que a Receita Federal, pensando em uma destinação sustentável para mercadorias apreendidas impróprias para o uso e o consumo, deixa de destruir estes produtos, poluindo a natureza, e, por meio de parcerias com as instituições de ensino da região, passa a promover a transformação destas mercadorias. Reforçamos também a importância da experiência na formação profissional dos estudantes universitários, na medida em que poderão acompanhar de perto o processo de transformação destes produtos. Dia 24 de setembro, a Receita Federal e a UEMG Ituiutaba, em parceria, promoverão a descaracterização dos produtos permitindo assim o aproveitamento das bebidas, perfumes e cola em diversos produtos através de pesquisas acadêmicas na Universidade, e dos vestuários e calçados na doação à população carente.”

Corrente do Bem

A parceria da Receita Federal com a UEMG visa beneficiar quatro entidades do município de Ituiutaba, dentre elas a Casa dos Velhos Bezerra de Menezes, o Lar do Idoso Padre Lino José Correr e Lar do Idoso Nivaldo Justino de Paula Dolorinda Maria de Paula. Essas instituições juntas atendem mais de 210 famílias e cerca de 110 idosos.

Sobre o Projeto Transformação

O Projeto Transformação busca desenvolver tecnologia junto às instituições de ensino superior para promover a transformação de mercadorias apreendidas pela Receita Federal, a fim de que elas tenham uma destinação socialmente correta e ecologicamente sustentável.

Fachada UEMG em Ituiutaba

Fachada Receita Federal em Uberlândia

Receita de Compromisso Social: somos todos parte desta Receita.

Assessoria de Comunicação da DRF/Uberlândia/MG

Esta é uma mensagem informativa. Favor não responder. Caso queira que outro endereço eletrônico receba as mensagens informativas da RFB, entre em contato com [email protected]

Acidente de trânsito com vítima não fatal (colisão lateral)

0

Ituiutaba, 22/09/21 – 17:20h.

MCG 154, km 68 – Ituiutaba.

O veículo Fiat Uno, vermelho, licenciado em Santo Antônio do Ampo/MG, ocupado por quatro pessoas, transitava sentido BR 365, quando no trevo (MCG 154, km 68), colidiu com o veículo GM D10, vermelha, licenciado em Abadia dos Dourados/MG, que atravessa a rodovia, sentido Bastos. O veículo D10 era ocupado por duas pessoas.

O condutor do Uno sofreu fratura de costelas e dois dos passageiros escoriações pelo corpo. O condutor da GM D10, nada sofreu e a passageira escoriações pelo corpo.

Veículos e condutores em situações regulares, veículos liberados.

O condutor da GM 10 disse que não percebeu a aproximação do Fiat Uno e, tentou atravessar a rodovia, tendo o veículo colhido em sua lateral esquerda pelo Fiat Uno.

Canápolis – Ação conjunta realiza projeto ‘Educação em prol do Meio Ambiente’

0

Uma ação conjunta entre a Prefeitura Municipal de Canápolis, através das suas Secretarias de Educação e Secretaria Municipal de Agricultura, juntamente com a Polícia Militar de Meio Ambiente (PMMA) e Usina CMAA, possibilitou a realização do projeto “Educação em prol do Meio Ambiente”.
O evento educacional foi realizado na manhã da última quarta-feira (22.set.2021), na Praça Alcides Sebastião de Souza, que foi revitalizada com o plantio de árvores. As crianças da rede municipal de ensino fizeram os plantios.
Fonte: Jornalista Paulo Braga

Retorno às atividades presenciais na Educação inicia-se com a “Semana de Acolhimento”

0

Diante desse desafio em que estamos vivenciando, com o retorno às aulas presenciais, durante a pandemia, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura realizou palestras direcionadas aos servidores da educação das escolas municipais e estaduais de Santa Vitória nos dias 13 e 15 de setembro último.
Essa ação foi um momento esclarecedor com o Diretor do Pronto Atendimento Jerônimo Teodoro, Dr. Sergio Moreira, e teve como foco os protocolos sanitários para o retorno às aulas presenciais, expondo sobre os procedimentos que deverão ser tomados e enfrentados diante dos desafios que surgirão no “chão” da escola, a partir dessa ocasião de retorno às aulas. “Nesse momento, todos os profissionais deverão ser bastante vigilantes no que se refere ao COVID”, enfatizou Dr Sérgio em uma de suas falas aos profissionais.
A explanação foi realizada na Escola Municipal São José, nos turnos da manhã e tarde e contou com a presença do Prefeito e Primeira-dama; Secretária Municipal de Educação e Cultura; Diretores das Instituições e os profissionais da Educação.
As Secretárias das Pastas do Desenvolvimento Social e da Educação, Mariza Curi, Francisca Vânia e a Diretora da Instituição, Maria Diva, no ensejo, fizeram uso da palavra desejando a todos um bom retorno às atividades presenciais, diante desse “novo normal”.
O Prefeito que estava presente no evento também fez uso da palavra desejando um bom retorno a todos e fez questão de salientar sobre a reforma da Escola Municipal São José que terá início ainda este ano, mesmo com a presença dos alunos e profissionais na escola.
“Minha preocupação como Gestor é dar oportunidade a vocês de realizarem um trabalho em uma escola de qualidade. Vamos enfrentar esse desafio com pensamento positivo e tudo dará certo”, finalizou.

Aplicação das doses de reforço para idosos acima de 80 anos terá início na próxima segunda (27)

0

Locais e horários para vacinação dos integrantes dos grupos serão divulgados com antecedência

A Prefeitura de Ituiutaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai iniciar uma nova fase da campanha de vacinação contra a Covid-19. Na próxima segunda-feira, 27, terá início à aplicação da terceira dose (dose de reforço) para idosos com idades a partir de 80 anos de idade.

Também serão vacinados os idosos residentes em Instituições de Longa Permanência – ILPI, com envio de equipe volante nesses locais para a aplicação das doses.

Para a terceira dose, ou segunda no caso de idosos vacinados com dose única da fabricante Janssen, é preciso apresentar o cartão de vacinação e um documento com foto.

A partir do dia 27 de setembro os pontos de vacinação estarão disponíveis aos idosos que se enquadram para receber a terceira dose.

CRONOGRAMA

90 anos e mais – 27 e 28 de setembro

88 e 89 anos – 29 de setembro

86 e 87 anos – 30 de setembro

84 e 85 anos – 1° de outubro

82 e 83 anos – 4 de outubro

80 e 81 anos – 5 de outubro

CONSERVAÇÃO DAS VACINAS

O Departamento de Epidemiologia esclarece que as vacinas utilizadas são devidamente acondicionadas em caixas térmicas, sendo durante todo o período da vacinação feito o controle por meio de aferição da temperatura. Além disso, sempre que necessário, é feita a reposição das doses, com a troca de vacinas armazenadas nas caixas pelas colocadas nas geladeiras. As normas técnicas da rede de frio e vigilância sanitária são seguidas rigorosamente, com a temperatura das caixas mantidas entre +2 e +8 graus, mesma temperatura em que as vacinas são acondicionadas na sala de vacinas.

Dúvidas sobre a Campanha de Vacinação contra a Covid-19 podem ser sanadas pelo telefone/WhatsApp (34) 99859-4748.

Deputados Weliton Prado e Elismar Prado querem proibição da cobrança do ICMS sobre bandeiras tarifárias

0

O deputado federal Weliton Prado (PROS) apresentou projeto de lei na Câmara dos Deputados para proibir a cobrança do ICMS e de qualquer outro tributo sobre o valor das bandeiras tarifárias.
“A cobrança da bandeira tarifária por si só já é ilegal. São vários aumentos na conta de luz fora dos três processos permitidos por lei: reajuste, revisão ordinária e revisão extraordinária. Além disso, não há transparência no custo da energia para o consumidor. E, para piorar, enfiam no bolso do consumidor o ICMS mais caro do Brasil de 30%, que é o de Minas Gerais, que com a cobrança por dentro chega a 42% e ainda incidindo sobre a bandeira que tem valor absurdo”, destacou o deputado federal. Weliton Prado afirmou que a cobrança ilegal precisa acabar e os valores a mais, pagos pelos consumidores, devolvidos. Weliton Prado é autor ainda de projetos de decreto legislativo, requerimentos e proposta de fiscalização e controle para auditar e investigar os processos das bandeiras tarifárias.
Na ALMG, o deputado estadual Elismar Prado (PROS) engrossou a defesa dos consumidores para impedir o abuso e apresentou projeto para impedir que, em Minas, o imposto incida sobre as bandeiras.
DEVOLUÇÃO JÁ DE R$ 6 BILHÕES NA CONTA DE LUZ!
Weliton Prado, o dep. Elismar Prado e o senador Rodrigo Pacheco cobram a devolução de mais de R$ 6,2 bilhões na conta de luz devido à cobrança irregular do ICMS na base de cálculo do PIS/PASEP e Cofins. Os parlamentares impediram os aumentos das tarifas da Cemig por 2 anos seguidos – 2020 e 2021 – com a devolução de R$ 2,287 bilhões e querem a devolução imediata dos mais de R$ 5 bilhões que ainda restam.

Gurinhatã vai comemorar seus 59 anos

0

GURINHATÃ – O mês de setembro marca os 59 anos de emancipação político-administrativa de Gurinhatã. Para marcar a data, uma das obras mais importantes em termos de urbanização será inaugurada no dia 30 de setembro, data de aniversário do Município.

O Centro Turístico Vítor Faria Cardoso de Gurinhatã é um investimento para a qualidade de vida e conforto da população, formado por um LAGO, Pista de Caminhada ao seu redor, Restaurante, Quiosques, Área Verde para piquenique e Quadras para prática esportiva. Conta com Sistema de Iluminação em Led e Redes subterrâneas, além de Sistema de Irrigação Automatizado. O LAGO recebeu neste segundo semestre de 2021, a soltura de mais de 8 mil alevinos.

“Já entregamos a ETE Flor de Minas, que hoje tem seu esgoto tratado, e estamos entregando 93 casas para famílias que sonham em sair do aluguel. Quem viu Gurinhatã em 2016, não acredita que em tão pouco tempo conseguimos fazer uma verdadeira transformação para a qualidade de vida da nossa gente”, disse o prefeito Wender Luciano.

Abertas as inscrições para o processo seletivo de 2022 das Escolas SESI Ituiutaba

0

Nas Escolas SESI de Minas Gerais, o futuro é agora e já está acontecendo. A entidade investe para que seus alunos tenham acesso ao que existe de melhor em termos de tecnologia, infraestrutura e proposta educacional, para que eles possam traçar, com a segurança de quem está recebendo o melhor ensino, o próprio futuro.

Não é à toa que as Escolas SESI são destaque quando se trata de desempenho no ENEM e também em competições de cunho pedagógico, como o Torneio de Robótica, sempre foi destaque na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) 2020.

As Escolas SESI também se destacam na implementação do Novo Ensino Médio, com itinerários formativos que associam mais de uma área de conhecimento e também um itinerário profissionalizante que traz a competência do SENAI, preparando os alunos para as carreiras ligadas ao setor produtivo e para as inovações da indústria 4.0.

Quer ter futuro? Venha para o SESI, a Rede de Educação em que o futuro está presente em todos os seus processos. Para se inscrever, acesse https://www.sesimg.com.br/ e escolha a Escola SESI Ituiutaba.

Santa Vitória recebe recursos através do Edital de Emendas Parlamentares do Liberta Minas

0

Criado em 2019, o Edital de Emendas Parlamentares do Liberta Minas tem como objetivo direcionar os recursos das emendas individuais dos mandatos do deputado estadual Guilherme da Cunha (NOVO) e deputado federal Tiago Mitraud (NOVO) de forma técnica, justa e transparente. Toda e qualquer organização pública ou da sociedade civil de Minas Gerais pode enviar sua proposta de projeto para solicitar o investimento.
Já são duas edições com números incríveis alcançados de participantes espalhados por todo o estado.
Santa Vitória teve dois projetos aprovados dentro do Edital e garantiu recursos na ordem de R$ 517 mil. Um projeto elaborado pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde no valor de R$ 420 mil para aquisição de duas ambulâncias o outro projeto elaborado pelo Setor de Projeto e
Convênios em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social para aquisição de uma Minivan.
O prefeito Salim Curi agradeceu ao empenho das equipes envolvidas e aos deputados Guilherme da Cunha e Tiago Mitraud pela destinação dos recursos para Santa Vitória, afirmando que a aquisição das ambulâncias e da Minivan vai melhorar o atendimento aos usuários do Município.

Nove pontos de Internet são instalados na zona rural de Ituiutaba

0

A conexão via internet é muito importante para as atividades no mundo moderno e alguns pontos da zona rural de Ituiutaba ainda não contavam com este serviço. A população que frequenta nove destes locais agora já tem internet de qualidade e disponível.
A Prefeitura de Ituiutaba, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, concluiu a instalação da internet do Programa Wi-fi Brasil após indicação feita pelo deputado federal, André Janones, que cumpre agenda de trabalho na cidade e esteve no Assentamento Chico Mendes, acompanhado da prefeita Leandra, para anunciar a novidade aos moradores.
A prefeita celebrou a notícia que beneficia os moradores. “Ter representante em Brasília é fundamental para o desenvolvimento de Ituiutaba e região. E o deputado federal, André Janones, nos trouxe muitas boas notícias para somar com nossas ações dos 120 anos da cidade. Viemos aqui no Assentamento trazer essa novidade para nossas famílias da agricultura familiar que quase sempre foram esquecidas. A internet já está instalada e pronta para ser utilizada pela comunidade”, disse.
Foram escolhidos os nove pontos de maior necessidade na região, levando o serviço para quem mais precisa, sendo: Escola Municipal Archidamiro Parreira de Souza, na região do Córrego do Açude; Escola Municipal Quirino de Morais, na região da Mateirinha; Escola Municipal José da Silva Ramos, na região do Córrego da Chácara; Venda no Salto do Rio da Prata, ponto turístico do município; Escola Municipal Bernardo José Franco, na região do São Lourenço; Sede da Associação Comunitária de Desenvolvimento Agroindustrial Chico Mendes; Sede da Associação dos Produtores Rurais da Divisa; Sede da Associação dos Produtores da Fazenda Engenho da Serra e na Sede da Associação dos Agricultores Familiares da Região do Santa Rita.