Home Blog Page 301

Prefeitura de Ituiutaba e Aeroclube assinam acordo histórico e encerram disputa judicial

0

Documento foi assinado pela prefeita Leandra e por diretores da instituição; área se tornará Aeroporto Municipal de Ituiutaba e abrirá oportunidades de desenvolvimento para o município

Uma disputa judicial que durou mais de 60 anos e afastou possibilidades de desenvolvimento para Ituiutaba foi finalmente encerrada. Um acordo foi firmado entre a Prefeitura e o Aeroclube e assinado pela prefeita, Leandra Guedes Ferreira e por diretores da instituição na tarde da última sexta-feira, 17, durante solenidade realizada no aeroporto, onde também esteve presente o deputado federal, André Janones e demais autoridades locais.

Conforme explicou a prefeita Leandra, esse é um entrave que tirou Ituiutaba da rota nacional e do progresso através do aeroporto. “Assinei um acordo que podemos resumir em bom senso e num olhar voltado para o desenvolvimento de Ituiutaba, pensado por ambas as partes. Agora essa área se tornará o Aeroporto Municipal de Ituiutaba e será de responsabilidade do Executivo”, disse.

A prefeita também agradeceu aos diretores do aeroclube por todo cuidado adotado com a estrutura do imóvel durante esses anos. “É uma virada de página na história da nossa cidade para futuros investimentos. Obrigada, deputado federal André Janones pela presença e contamos com o seu apoio para realizarmos futuras ações de melhorias na estrutura do aeroporto”, acrescentou.

Ao falar aos presentes na solenidade, André Janones celebrou mais um passo concretizado e que vai possibilitar mais avanços para Ituiutaba. “Foram muitas oportunidades de investimentos perdidas. Essa disputa ficou no passado e o acordo vai abrir portas para melhorias no Aeroporto e no próprio Aeroclube. Meu gabinete está à disposição para que muito em breve possamos auxiliar para que seja possível a construção de uma sala de embarque diante da homologação do acordo firmado por vocês”, afirmou.

Após a assinatura do documento seja feita a juntada no processo judicial que tramita na Justiça Federal para apreciação do magistrado e homologação para que os termos estabelecidos no acordo se tornem válidos.

Feira livre ocorrerá na Praça 13 de Maio a partir das próxima quinta (23) das 17h às 21h

0

Evento era realizado na Rua 30 no período da manhã e mudança no horário atende pedido dos feirantes e pesquisas feitas junto aos consumidores

A Prefeitura de Ituiutaba, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, convida a comunidade tijucana para participar das feiras livres noturnas que serão realizadas semanalmente, nas quintas-feiras, com início a partir do dia 23 de setembro, no interior da Praça 13 de Maio, agora das 17h às 21h.

A referida feira acontecia na Rua 30 entre Avenidas 25 e 27, no período matutino, porém por conta da redução de público, a administração se viu na necessidade de intervir em busca de melhorias.

Em atendimento aos pedidos dos feirantes e frente às pesquisas realizadas junto aos consumidores, houve necessidade de mudança no horário de funcionamento.

O objetivo é incentivar o comércio na praça de alimentação, hortifrútis, doces, artesanatos, brinquedos infantis e o uso do espaço livre para apresentações de artistas, de forma que a família tijucana possa ter mais um ponto de referência para lazer, entretenimento e ainda realizar suas compras de forma tranquila e harmoniosa.

Inscrições abertas para o Mutirão ‘Direito a Ter Pai 2021’ da Defensoria Pública de Minas Gerais

0

A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) está com inscrições abertas para o Mutirão “Direito a Ter Pai 2021”.

Quem quiser participar deve ficar atento ao período de inscrição, que vai de 20/9 a 22/10.

Belo Horizonte e mais 55 unidades no interior do estado, inclusive Ituiutaba, participam da iniciativa. Devido à pandemia de Covid-19, em algumas unidades as inscrições e o atendimento do Mutirão serão realizados de forma remota e, em outras, presencialmente.

Esta é a 9ª edição estadual do mutirão de reconhecimento de paternidade/maternidade, promovido anualmente pela Defensoria Pública mineira.

Todo o serviço é gratuito e contempla exames de DNA e reconhecimento espontâneo de paternidade e maternidade. Para participar do mutirão, o solicitante deverá comprovar a ausência do nome do pai ou da mãe na certidão de nascimento.

Mutirão “Direito a Ter Pai”

Os interessados em participar devem encaminhar a documentação necessária diretamente para a unidade da DPMG de sua cidade, pelos canais digitais ou presencialmente, conforme disponibilizado por cada unidade.

Documentação necessária

  • Certidão de nascimento daquele que pretende ser reconhecido, sem o nome do pai ou da mãe na certidão de nascimento
  • Documento pessoal com foto
  • Comprovante de endereço
  • Documento pessoal do representante legal, no caso de requerente menor
  • Nome, número de telefone e endereço do suposto pai.

Ituiutaba
Telefone: (31) 9 8442-3435
Inscrição presencial – Segunda a sexta-feira das 12h as 17h, na sede da Defensoria Pública – Avenida 11, com 16 e 18, n. 778, Centro

Acorrentar animais pode ser proibido no Estado

0

Já pode ser analisado em 1º turno pelo Plenário o Projeto de Lei (PL) 2.189/20, do deputado Noraldino Júnior (PSC), que proíbe o acorrentamento de animais domésticos no Estado. A matéria recebeu parecer pela sua aprovação na forma original, em reunião da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), na última quinta-feira.
A proposição define acorrentamento como a imposição de restrição à liberdade de locomoção, por meio do emprego de qualquer método de aprisionamento permanente ou rotineiro do animal a algum objeto por períodos contínuos.
Também são previstas sanções em caso de descumprimento, que vão de multa e apreensão dos animais à cassação da inscrição no cadastro de contribuintes do ICMS, se a infração for cometida por pessoa jurídica.

SETEMBRO AMARELO foi tema de atividade na Escola João Borges de Castro

0

No último dia 16, foi realizada uma atividade na Escola Municipal João Borges de Castro sobre o Setembro Amarelo.

Após uma palestra com o tema: ‘Viver é um presente’, promovida pelo Departamento Municipal de Educação a todos funcionários da escola, todos se mobilizaram para divulgar o tema que se refere à prevenção do suicídio. “Conhecemos também de onde veio o nome setembro amarelo, que segundo a história, é sobre um jovem que cometeu suicídio dentro de seu fusca que era amarelo, isto ocorre no mês de setembro, e por este motivo o nome da campanha”, comentou a diretora da escola, Michelle Borges.

“É muito importante a realização de mobilização como essa em meio a tempos difíceis. Juntos somos mais fortes. Muito obrigada a toda equipe da João Borges de Castro”, completou a diretora.

Abertas as inscrições para o Brincando e Aprendendo

0

Estão abertas as inscrições para o cadastramento de atividades no tradicional Brincando e Aprendendo. Os interessados deverão preencher formulário específico até o próximo dia 30 de setembro, seguindo as normas do edital. O Brincando e Aprendendo, que faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) será realizado entre os dias 21, 22 e 23 de outubro nas plataformas online a serem disponibilizadas, como Youtube, Meet, Zoom, e site oficial do Brincando e Aprendendo.
A coordenadora do projeto, professora Silvia Martins, do Instituto de Física da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), conta que o Brincando e Aprendendo tem como objetivo proporcionar um espaço interativo que permita à população, em especial crianças e jovens dos ensinos Fundamental e Médio, a aprender e discutir questões sobre a ciência no seu cotidiano, buscando promover a inclusão científica. “Serão diversas ações, propostas por pesquisadores e divulgadores da ciência, referentes, sobretudo, ao tema central da SNCT, que é ‘A transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o planeta'”, explica.
O Brincando e Aprendendo está em sua 11ª edição e é organizado pela UFU, Prefeitura Municipal de Uberlândia (PMU) e Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected]

PMMG, CBMMG E ÓRGÃOS MUNICIPAIS REALIZAM BLITZ EDUCATIVA DA SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO EM ITUIUTABA

0

Ituiutaba, 21 de setembro, 15h, no Centro, ocorreu uma Blitz de cunho educativo/preventivo em alusão a Semana Nacional do Trânsito que teve a participação de vários agentes que compõem os órgãos responsáveis pelo trânsito em Ituiutaba.
A Semana Nacional do Trânsito ocorre em 2021 entre os dias 18 e 25 de setembro, com o seguinte chamado: “NO TRÂNSITO, SUA RESPONSABILIDADE SALVA VIDAS!”. Nesse período, objetivando a redução do número de acidentes de trânsito, bem como despertar os condutores de veículos para a importância da contribuição de cada um em prol de um trânsito mais humano e seguro, os órgãos Secretaria Municipal de Trânsito de Ituiutaba e Patrulha de Trânsito (PATRAN) da PMMG, Base de Segurança Comunitária, Bombeiros Militares e SEST SENAT de Ituiutaba, estarão realizando blitz educativas conjuntas relacionadas à Educação no Trânsito, na cidade de Ituiutaba.
Hoje ocorreu Blitz educativa na rua 20 com av. 9, Centro de Ituiutaba, local onde foram distribuídos panfletos educativos aos motoristas e transeuntes. Um veículo acidentado foi exposto no local para chamar a atenção daqueles que por ali passarem para a necessidade de termos mais responsabilidade no trânsito.

DISQUE DENÚNCIA: 181 – SIGILO ABSOLUTO
Ajude a Polícia Militar a prender suspeitos e recuperar bens de vítimas de crimes. DENUNCIE!

ACO/54° BPM

🔺 ARCO/9ª RPM 🔺

Aniversário de Monte Alegre de Minas foi recheado de inaugurações

0

A prefeitura trabalha todos os dias para desenvolver o município e melhorar a vida da população. Durante as comemorações de mais um aniversário, o que não faltou foi inauguração de obras.

Cemig realiza melhorias na rede elétrica do bairro Satélite Andradina, em Ituiutaba, nesta terça-feira (21/9)

0

A Cemig informa que vai realizar melhorias na rede elétrica do bairro Satélite Andradina, em Ituiutaba, nesta terça-feira, 21 de setembro. As obras contemplam a substituição de postes e cabos da rede de distribuição de baixa tensão, além da realização de outras melhorias.

Para que seja possível realizar as melhorias que vão beneficiar os clientes da região e preservar a segurança dos trabalhadores na execução dos serviços, será necessário interromper o fornecimento de energia nos seguintes locais e horários:

21/09/2021 – das 12h30 às 16h30
RUA CAPINÓPOLIS, entre números 9 e 125

RUA GABRIEL JOSÉ FRANCO, entre números 596 e 890
RUA ALCI ANDRADE, entre números 6 e 127
AV ALBERTINA M RIBEIRO, entre números 625 e 657
RUA IPIACU, entre números 16 e 123.

Em outubro tem o Santa Vitória Pesca 2021

0

Com objetivo de valorizar o pescador esportivo, a Prefeitura de Santa Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Pesca e Associação dos Pescadores Esportivos de Santa Vitória (APESV) e com o apoio da Câmara Municipal, estará promovendo no dia 30 de outubro o Santa Vitória Pesca 2021.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Pesca Fernando Bonito, o evento deixa em evidência que o pesque e solte é um esporte que está em ascensão no Brasil, pois ele promove a conscientização ambiental, além de desenvolver economicamente o setor do turismo de Santa Vitória.