Ituiutaba – A Praça dos Trabalhadores acaba de receber 4 rampas de acessibilidade, seguindo determinação da própria prefeita Leandra, que já deixou claro que quer avanços, no que diz respeito à Lei da Mobilidade aqui em Ituiutaba.
São Simão – Fábio Capanema trabalhando muito em prol das pessoas
São Simão – Goiás – Na última quinta-feira (19), o Prefeito Fábio Capanema reuniu-se junto ao assessor do Deputado Federal Zé Mário, Glei Emiliano do Nascimento, o Pres. do Sindicato Rural Marcos Capanema e o Vice-Presidente da FAEG Ailton José Vilela.
No encontro foi discutido a implantação da Aquicultura e Tanques em rede para represas.
O prefeito ainda frisou sua preocupação com o progresso de São Simão e Itaguaçu e destacou a importância desse projeto para o município, pois na sua opinião, será uma ferramenta importantíssima para geração de emprego e renda para todos os munícipes.

Com apoio do Dep. Federal Weliton Prado mais um Hospital de Amor será inaugurado em Minas
O Hospital de Amor, que é o hospital para tratamento de câncer em Barretos, terá uma unidade na cidade de Patrocínio, no Alto Paranaíba, em Minas Gerais, que começa a funcionar ainda neste ano. A notícia é boa, mas os números do câncer preocupam no Brasil. Pela primeira vez na história a Câmara dos Deputados tem uma Comissão Especial de Combate ao Câncer e ela é presidida pelo deputado federal mineiro Weliton Prado (Pros).
Segundo ele, o Brasil tem 285 mil mortes por câncer a cada ano. Esse número pode dobrar nas próximas décadas. “O câncer tem aumentado de forma assustadora. A Organização Mundial de Saúde estima que nas próximas décadas pode aumentar o número de casos, dobrar o número de mortes no país. Temos em torno de 285 mil mortes por ano e tem aumentado realmente de forma assustadora”, explica.
Com a pandemia, a suspensão e a demora nos atendimentos, a situação ficou ainda mais grave de acordo com o parlamentar, que ressalta que a cada quatro semanas sem iniciar o tratamento a chance de morte aumenta em 13%. “O câncer tem cura, a pessoa tem que ter o direito e o acesso ao diagnóstico e ao tratamento. A cada quatro semanas sem iniciar o tratamento aumenta em 13% a chance de morte e aumenta muito o custo do tratamento, então é fundamental a prevenção e hoje nós temos uma lei que estabelece que a mamografia tem que ser realizada a partir dos 40 anos das mulheres.”
Weliton Prado afirma que o Brasil poderia e deveria ter tratamentos e oferecer medicamentos mais avançados do que oferece hoje e é taxativo quando diz que as leis existem, mas não são cumpridas. Dentre elas as que estabelecem prazo para diagnóstico e início de tratamento contra o câncer. “Nosso objetivo na Comissão de Combate ao Câncer é fazer todo um diagnóstico em relação os aumentos dos casos, em relação aos tratamentos disponíveis, ao diagnóstico, como que está a radioterapia, como que está a quimioterapia. Temos várias leis que não estão sendo cumpridos no nosso país e isso acontece ainda mais agora na pandemia.”
Em São Simão o trabalho da prefeitura segue todos os dias beneficiando a toda população
A Prefeitura Municipal de São Simão por meio do DEMAESS, realizou a perfuração de um novo poço artesiano localizado no distrito de Itaguaçu, na última quinta-feira (19). A obra beneficiará diretamente a população do distrito, melhorando o abastecimento de água e vem de encontro às demandas solicitadas pela população.
Estiveram presentes durante a visita, o Secretário de Administração Emerson Xavier, o Controlador Interno Fábio Luciano e o Superintendente Altair Santos.
Ituiutaba – Juarez Muniz assume o SIPRI
Assumiu a presidência do SIPRI (Sindicato dos Produtores Rurais de Ituiutaba), o competente e conhecido do meio político, empresarial e também produtor rural Juarez Muniz.
Conforme suas próprias palavras, a ordem é trabalhar muito e diariamente em prol do Sindicato e de todos os produtores rurais. Em seu primeiro discurso, Juarez foi rápido mais agradou aqueles que compareceram e prestigiaram o acontecimento na sede do SIPRI.
No dia 23 de Agosto de 2021, o Vereador Bruno Banana encaminhou a MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES para o Sr. Marcelo Vitor Rodrigues Nogueira, @marcelovitorrn presidente da Associação Baobá, pela contribuição prestada à comunidade negra.
A Associação Baobá é uma Organização social que busca a valorização de manifestações culturais e artísticas negras.
MENSAGEM
Hoje, dia 23 de agosto de 2021, honramos o Dia Internacional de Lembrança do Tráfico Negreiro e da sua Abolição. Esta data, que consta no calendário da ONU, promove o estudo científico, para que o conhecimento acerca da escravidão seja transmitido de forma historicamente justa.
O horror da escravidão nos faz refletir e questionar a humanidade Este dia especial reconhece a importância da luta daqueles que, submetidos à negação da sua própria humanidade, triunfaram sobre o sistema da escravatura e afirmaram os princípios da dignidade humana, da liberdade e da igualdade como m todo.
Todas estas celebrações nos encorajam a continuar a reunir esforços para pôr um fim definitivo à exploração humana, ao preconceito e para garantir que a memória das vítimas e dos que lutaram por esta liberdade continue a ser uma fonte de inspiração para as gerações futuras.
Portanto, homenageamos o Marcelo, um grande representante da comunidade negra, que através da sua associação, busca promover uma política cultural igualitária e inclusiva e também contribuir com a valorização da história, tendo como foco o combate ao Racismo.
Renato Moura garante acelerar processo de aprovação do Cartão do Povo
O presidente do Poder Legislativo, Renato Moura, afirmou durante a reunião ordinária de segunda-feira, 23, que buscará colocar em pauta o quanto antes a aprovação da proposição recebida do Poder Executivo, que trata sobre o projeto de lei da criação do “Cartão do Povo”.
Renato disse que o Cartão do Povo tem como objetivo a proteção social e o fomento econômico as famílias de baixa renda do município, o que é um projeto de suma importância criado pela prefeita Leandra Guedes, que é voltado para a área social e está sendo elaborado para beneficiar milhares de pessoas. “O projeto será minunciosamente estudado pela Câmara, onde será feito a análise e ver se existe alguma necessidade de incluir alguma emenda. De antemão, o que buscamos é que o projeto entre logo em pauta e que seja aprovado”, concluiu.
POLÍCIA MILITAR REALIZA OPERAÇÃO “MARIA DA PENHA” EM ITUIUTABA
Ituiutaba/MG, na manhã de 23 de agosto, na Câmara Municipal, a Polícia Militar realizou lançamento da Operação “Maria da Penha” em continuidade as ações da Campanha Agosto Lilás.
Na manhã desta segunda-feira, foi lançada a Operação Maria da Penha, data em que se comemora o “Dia Estadual de Combate ao Feminicídio” e contou com a participação de vários órgãos Federais e Estaduais, dentre eles, a SENASP, SNPM/MMFDH, Polícias Militares e Civis, Conselho Nacional de Justiça, Conselho nacional do Ministério Público, TJMG, dentre outros.
A Operação será realizada concomitantemente em todos os Estados da Federação no período de 20 de agosto à 20 de setembro.
O objetivo da operação é o enfrentamento à violência doméstica contra a mulher, com foco no atendimento adequado aos casos emergenciais prevenindo, através do atendimento e despacho do telefone 190, os casos de reincidência e/ou de maior gravidade, além de fomentar nas instituições envolvidas a importância do atendimento integral, padronização e formalização das ações relacionadas à violência contra a mulher, proporcionando mudança na sua eficiência e na qualidade.
Esteve presente no lançamento o Sub CMT do 54º BPM, Cap Andrade, a Defensora Pública, Dra Mônica, o CMT do Pelotão BM, Ten Luiz, representates da Polícia Penal, vereadores da Câmara Municipal e pessoas da comunidade presentes da sessão Legistalitiva.
Após o lançamento, militares realizaram Blitz educativa com distribuição de folders educativos relacionados a violência doméstica.
DISQUE DENÚNCIA: 181 – SIGILO ABSOLUTO
Ajude a Polícia Militar a prender suspeitos e recuperar bens de vítimas de crimes. DENUNCIE!
ACO/54° BPM
🔺 ARCO/9ª RPM 🔺

Ituiutaba – UFU firma acordo de cooperação com a Receita
A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e a Receita Federal do Brasil (RFB) firmaram, na última quinta-feira (19/08), um acordo de cooperação técnica para implementação do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF). A iniciativa será vinculada ao curso de Ciências Contábeis da UFU ministrado no Campus Pontal, em Ituiutaba, e também conta com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc).
O NAF funciona como um escritório vinculado à Receita e às Instituições de Ensino Superior (IES), cujo objetivo é oferecer serviços contábeis e fiscais gratuitos para pessoas físicas e jurídicas de comunidades menos privilegiadas. Os serviços disponibilizados pelo NAF são realizados por estudantes universitários do curso de Ciências Contábeis que, antes de atuarem em suas funções, passam por um processo de capacitação oferecido pelo núcleo.
O acordo firmado agora, faz parte de um desejo antigo das duas instituições e pode representar a abertura de novos caminhos para elas. De acordo com o reitor da UFU, professor Valder Steffen Júnior, a interação promovida por meio desta parceria irá além do NAF, se estendendo a outros projetos. “Este convênio que a UFU está firmando juntamente com a Receita Federal é extremamente amplo e apresenta muitas finalidades. Acredito que essa parceria será muito útil para a universidade e para a nossa comunidade estudantil”, vislumbra.
Sobre o assunto, o delegado Eduardo Antônio Costa, que também esteve presente representando a RFB, reflete sobre a importância do novo núcleo para a UFU e também para a cidade de Uberlândia. “O NAF é de extrema importância para a comunidade uberlandense, uma vez que esta parceria capacitará seus alunos em treinamentos específicos nas áreas tributária e fiscal, possibilitando que eles possam aplicar os conhecimentos adquiridos em benefício da população do nosso município”, ressalta.
Educação recebe orientações e discutem a volta às atividades presenciais nas escolas do Município
Santa Vitória – A Secretária de Educação e Cultura, Francisca Vânia e sua equipe receberam na última quinta-feira (19/8), no auditório Paulo Freire, representante do SINDUTE, o Secretário da Saúde, o Coordenador do PA juntamente com sua equipe, Equipe da Epidemiologia, membros da Comissão do Plano de Ação de retorno as aulas, onde definiram estratégias e parceria sobre a retomada das atividades pedagógicas presenciais.
O retorno será seguro, com regras de distanciamento e de higienização, o mesmo se dará de forma gradual, começando com as turmas do 1° ao 9° ano do ensino fundamental, ensino médio e turmas da EJA e será facultativo, cada família poderá decidir se quer retornar com seu filho presencialmente nas escolas ou que o mesmo permaneça no ensino remoto.
No mesmo dia, já no período da tarde a equipe da secretaria municipal de educação reuniu com os gestores das escolas municipais e estaduais para repassar as orientações e estratégias definidas com a Secretaria Municipal de Saúde e Comissão do Plano de Ação do Retorno às aulas presenciais.
O retorno está sendo planejado e preparado cuidadosamente para dar a segurança necessária aos funcionários, estudantes e famílias.
A Secretária de Educação agradeceu a parceria, a união de todos e que a volta às aulas presenciais será desafiadora e teremos que nos preparar para um processo intenso de “aprender fazendo”. São caminhos ainda não trilhados por nós e que a prioridade é que as vidas sejam valorizadas.






