Home Blog Page 349

CTA é referência no atendimento e tratamento de DSTs/HIV, sífilis e hepatites B e C, psicologia e realização de exames e testes rápidos

0

Em Santa Vitória, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), ligado à Secretaria Municipal de Saúde, é considerado referência na área de atendimento psicológico, tratamento de DSTs/HIV, sífilis e hepatites B e C e realização de exames e testes rápidos, com atendimento de qualidade. No local atuam quatro profissionais, sendo a enfermeira e coordenadora Zilda Lopes Pereira Salazar, psicóloga Amábily Coelho Lucas de Lima, assistente social Shirley Freitas Costa e a atendente administrativo Sandra Aparecida de Araújo.
O atendimento do CTA não é só feito aos usuários encaminhados pelas unidades básicas de saúde, mas, também, através do CRAS, Unidade Mista de Saúde, Pronto Atendimento Municipal Jerônimo Teodoro e, inclusive, pelo Hospital Genésio Franco de Moraes. Em média, a unidade realiza 370 atendimentos por mês, somando os atendimentos psicológicos, realização de exames e testes rápidos e outros atendimentos.
O CTA tem o papel de organizar agendamento de consultas e exames fora do domicílio para tratamentos especializados; solicitação de medicações e acompanhamento do tratamento; auxiliar a Farmácia do Município na montagem de processos para tratamento de alto custo, como hepatite C; realizar testes rápidos para as doenças sexualmente transmissíveis e assintomáticas: HIV, sífilis, hepatites B e C em gestantes, pessoas com encaminhamento médico e demanda espontânea sem pedidos; acompanhamento do tratamento da sífilis e outras doenças; leitura do PPD; atendimento psicológico dos pacientes do CTA e familiares e pessoas com encaminhamentos da Atenção Primária à Saúde e outros setores; orientações em relação às doenças sexualmente transmissíveis e assintomáticas; fornecimento de preservativos; acompanhamento com Assistente Social para usuários que recebem ou necessitem de algum benefício social.
O CTA está localizado na Avenida Romário José de Souza, 120, no bairro Jardim Planalto. Mais informações pelo telefone 3251-0258.

Prefeito Salim Curi recebe representantes do SEBRAE

0

Santa Vitória – O Prefeito Salim Curi recebeu recentemente, em seu gabinete, representantes do SEBRAE Minas para conhecimento de adesão ao programa CIDADE EMPREENDEDORA. Trata-se do Portfólio de soluções e ações para o Desenvolvimento Econômico em Santa Vitória, ou seja, tem por prioridade que o Poder Público seja um facilitador e fomentador do processo de cooperação entre o público e o privado.
Santa Vitória deve contar com um Agente Local de Inovação (ALI) para contribuir com a desburocratização da legislação para facilitar a vida do empresário. Serão destinadas 22 vagas para as Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (EPP) com reuniões virtuais e presenciais. A iniciativa do SEBRAE atende ao Programa de Inovação do Governo Federal “BRASIL MAIS”.
Estiveram presentes: o diretor Regional Triângulo do SEBRAE, William Brito que estava acompanhado da Analista da Microrregião, Camila Alves e dos colaboradores Wilkenia e Paul James, secretário de Desenvolvimento Econômico – João Batista de Medeiros, a procuradora do Município – Fabrícia Araujo, o secretário de Governo – Marcio Quirino e os Agentes de Desenvolvimento (AD) – Adãonete Aquino e Graciele Ferreira.
Para o Prefeito Salim Curi essa é mais uma conquista dessa grande parceria com o SEBRAE, iniciada com a implantação da Sala Mineira do Empreendedor e, deve proporcionar orientação e facilidades para o segmento empresarial na cidade, que, como em todos os lugares passa por um momento difícil.

Taça Ituiutaba de Peteca teve início na última segunda-feira (17)

0

Teve início na última segunda-feira, 17, a Taça Ituiutaba de Peteca, com a participação de 12 trios mistos, jogando entre si em suas respectivas chaves.
A Taça Ituiutaba de Peteca está sendo realizada pela primeira vez pela Prefeitura de Ituiutaba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer – SMEEL, com a coordenação feita pelo Departamento de Esportes.
Os jogos são realizados no Ginásio Poliesportivo Municipal, com transmissão ao vivo pelo Facebook da SMEEL/CEMAP.

SESI e SENAI-MG investem R$ 120 milhões em novas unidades, ampliação e melhorias na rede

0

Mais educação e melhor formação para Minas Gerais. O SESI-MG, voltado para a Educação Básica, e o SENAI-MG, com foco em ensino profissionalizante, estão unidos para a realização de um investimento robusto para oferecer para a sociedade e para a indústria mineira ensino de qualidade e mais oportunidades. Até o fim de 2023, serão destinados R$ 120 milhões em obras para a construção de três novas unidades, para a reforma e ampliação de outras escolas e para compra de equipamentos que atendam todos os alunos da rede que conta com mais de 90 unidades educacionais em todo o estado de Minas Gerais.

Os investimentos serão realizados em melhorias da infraestrutura física, com ampliação e adequação de espaços, novas unidades e em equipamentos tecnológicos de última geração, alinhados com as demandas industriais. Na rede de unidades do SENAI-MG, serão reformadas 34 escolas com investimentos na ordem aproximada de R$ 15 milhões.

Prefeitura executa mais uma etapa da construção da rede coletora de esgoto em Chaveslândia

0

A Prefeitura de Santa Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, com apoio da equipe do Centro Administrativo executou mais uma etapa da obra de construção de rede de esgoto nas ruas 10 e 15, no distrito de Chaveslândia.
Nessa etapa da obra, foram construídas caixas coletoras de esgoto na rua 10 e 15, sendo que na rua 15 foi feita a construção da extensão de rede, conforme informações do assessor distrital Gilberto Quirino ‘Suru’.
Ele também explicou a importância da obra executada em prol de todos os munícipes, através do trabalho dos funcionários da Prefeitura, que executam os serviços com muita dedicação e realizam a obra com grande qualidade. “Percebemos a necessidade da infraestrutura urbana e também atendemos um desejo da população para a execução da obra, concluída com a proposta de solucionar de vez essa questão, o que possibilita maior captação do esgoto gerado pelos moradores”, afirmou o Prefeito Municipal.

Santa Vitória tem extensa programação do Maio Laranja

0

A Prefeitura de Santa Vitória, através Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, divulga a programação oficial da Campanha do Maio Laranja para a cidade.
As atividades que iniciaram na última segunda-feira (17), têm o objetivo de informar e conscientizar a população sobre a necessidade dessa proteção do público infanto-juvenil. A programação segue acontecendo, como você pode conferir.

Posse da Conselheira Tutelar Luci Naila da Silva, dada na última sexta-feira, 14

0

De acordo com a Lei 4.529/2017 e a Portaria n° 454/2021, tendo vista o Mandado 3 – 1ª Vara Civil Processo n° 5006289- 04.2019. 8. 13. 0342, por decisão Judicial, no dia Quatorze de Maio de Dois Mil e Vinte Um, às Dez horas, na Sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, situada na Avenida 24 n° 1056, Centro, foi dada posse pela Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Ituiutaba, Aline Miranda Khater, à Conselheira Tutelar Luci Naila da Silva. A Conselheira Tutelar prestou juramento se comprometendo a defender, cumprir e fazer cumprir, no âmbito de suas competências, os direitos das crianças e dos adolescentes estabelecidos na legislação vigente.

Copasa recebe faturas pelo PIX

0

A partir de agora, a Copasa oferece mais uma opção para pagamento de suas faturas: o aplicativo PIX. É simples e muito prático. E pode ser feito de qualquer lugar e horário, incluindo finais de semana e feriados.

Para efetuar o pagamento da conta da Copasa, basta ter uma chave cadastrada no banco que tem conta, selecionar a forma de pagamento pelo aplicativo do banco e fazer a leitura do QR Code que estará imprensa na fatura. Não precisa mais perder tempo e nem sair de casa.

Gurinhatã no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes

0

GURINHATÃ – Dia 18 de maio, é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Um dia para a conscientização da sociedade e autoridades sobre a gravidade da violência sexual de meninos e meninas.

A data será lembrada em Gurinhatã com ações promovidas pela Prefeitura Municipal, por intermédio do Departamento Municipal de Assistência Social e Departamento Municipal de Saúde.

Para marcar a data e conscientizar a população, foi definida a seguinte programação:

• 17/05 – Lançamento da Campanha em Flor de Minas;

• 18/05 – Divulgação da Campanha nos estabelecimentos comerciais e empresas em Gurinhatã, e Mobilização na Praça do Cristo;

• 19/05 – Mobilização de Conscientização na Rodovia MG-461, na entrada da cidade e nos demais acessos.

• 20/05 – Mobilização nas repartições públicas do Município;

• 21/05 – Encerramento da Campanha com Mobilização na Praça José Martins Alameu.

As atividades contam com o apoio e parceria do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, Conselho Tutelar, CRAS e Polícia Militar.

“FAÇA BONITO, escute uma criança. Esquecer é permitir, lembrar é combater! “

Para denunciar, use o “Disque 100” ou denuncie no Conselho Tutelar de Gurinhatã pelo telefone (34) 99672 9651.