Home Blog Page 363

Caixa e Ministério do Turismo disponibilizam R$ 1,2 bilhão para o Setor do Turismo

0

A CAIXA e o Ministério do Turismo disponibilizaram R$ 1,2 bilhão via Fundo Geral de Turismo (Fungetur) para contratação por empresas do setor. A principal novidade é a ampliação do público-alvo da linha de crédito, que agora abrange empresas com faturamento anual inferior a R$ 4,8 milhões. As vantagens desta linha de capital de giro incluem prazo de financiamento de até 60 meses, sendo até 12 meses de carência e taxas de juros de 5% a.a ou 0,41% a.m. mais SELIC.

A linha de crédito é exclusiva para o setor do turismo, um dos mais afetados pela pandemia do novo Coronavírus. Além do recurso aportado pelo Ministério do Turismo via Fundo Geral de Turismo (FUNGETUR), outra grande novidade é a flexibilização das garantias apresentadas.

Para o presidente da CAIXA, Pedro Guimarães, o apoio do governo federal e da CAIXA a setores estratégicos como o do turismo são fundamentais para a sustentabilidade dessas empresas. “A CAIXA, principal parceira do turismo e das micro e pequenas empresas, acredita na importância do setor para retomar e impulsionar a economia, e a parceria com o Ministério do Turismo nos permite apoiar e fortalecer os empresários do ramo, um dos mais afetados pela crise atual”, disse.

Exigência:
Para ter acesso às condições especiais da linha de crédito, as empresas devem ter mais de 12 meses de constituição e possuir o certificado do CADASTUR, que pode ser obtido por meio do endereço https://cadastur.turismo.gov.br.

CBMMG combate incêndio ás margens do córrego Pirapitinga

0

Na tarde dessa quinta-feira, 22 de abril, o 2º Pelotão de Bombeiros Militar de Ituiutaba foi acionado para debelar um incêndio às margens do córrego Pirapitinga, no cruzamento da rua Dois com a Avenida Vinte e três, no Centro da cidade.
Alguns motoristas que passavam pelo local realizaram o contato via 193 acionando os Bombeiros, moradores da região também fizeram acionamento. Dentre as ligações foi recebida uma passava a informação de que um senhor de idade se recusava a sair da residência que estava ameaçada pelas chamas. Prontamente o CBMMG deslocou duas viaturas até o local, encontrando um incêndio de grandes proporções, tendo atingido diversas sucatas de veículos próximos à margem, ameaçando também incendiar residências próximas.
As duas equipes de Bombeiros Militar trabalharam em conjunto. A Guarnição de Socorro se empenhava em controlar as chamas do incêndio, enquanto que a Guarnição de Salvamento adentrava a residência onde o idoso se recusava a sair já estando tomada pela fumaça do incêndio próximo para resgatar o senhor, sendo que o salvamento foi realizado em tempo.
Após 30 minutos de combate às chamas, e consumidos aproximadamente 1000 (mil) litros de água, os Bombeiros Militares conseguiram apagar o incêndio antes que alcançasse as residências próximas, evitando assim maiores danos. Ninguém se feriu no incêndio.
O Corpo de Bombeiros Militar orienta a população para que faça o contato via 193 sempre que se depararem com incêndios o quanto antes, para que o tempo de resposta seja menor, evitando maiores perigos.

Bombeiro Militar, o amigo certo nas horas incertas.

Fundação Cultural promoverá eventos científicos

0

A Fundação Cultural de Ituiutaba está organizando o MUSAI (Museu Antropológico de Ituiutaba) para a realização de vários eventos científicos que ocorrerão de modo virtual no decorrer do ano de 2021.
Para tanto o MUSAI está sendo organizado com exposições arqueológicas, que serão o tema central dos eventos. O MUSAI é uma instituição pública, cadastrada no IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), que recebe coleções arqueológicas de atividades de resgate, em projetos de licenciamento ambiental e outras pesquisas.
Com um acervo de artefatos líticos lascados e cerâmicos considerável, o MUSAI é uma referência Nacional em Guarda de bens culturais do campo da arqueologia. O Presidente da Fundação Cultural de Ituiutaba, professor Tico, quer aproveitar essa importância do museu para proporcionar eventos científicos, que tragam o desenvolvimento para a cidade de Ituiutaba. Segundo Tico, Ituiutaba é um polo também universitário, que não pode ser desprezado, mas deve ser aproveitado para o seu crescimento. Tico conta com o apoio da prefeita Leandra, que quer promover o desenvolvimento com qualidade de vida dos cidadãos e, também, dos secretários municipais, que estão trabalhando junto para as melhorias do município.
Um dos eventos estudados é o simpósio nacional de arqueologia, que contará com a presença de professores e pesquisadores renomados. O MUSAI conta com a coordenação do historiador Luciano Barbosa e está fechado para visitação presencial, devido à pandemia. Mas segundo a Fundação, estão sendo planejadas visitas virtuais para disponibilização nos meios digitais.

Decreto flexibiliza medidas, libera venda de bebidas e realização de eventos em salões de festas

0

Foi publicado novo decreto que coloca vigentes novas regras para o enfrentamento ao Coronavírus no município. A prefeita Leandra assinou nesta terça-feira, 20, o documento, que permite a venda de bebidas pelos estabelecimentos e também abre oportunidade para a retomada das atividades do setor de eventos.
O decreto n° 9.779, de 20 de abril de 2021, revoga a proibição de venda de bebidas alcoólicas, com restrição para a comercialização das 23h às 5h, por qualquer meio (presencial ou remoto).
Eventos poderão ser realizados em salões, das 5h às 23h, todos os dias. Será necessário que funcionários desses locais façam aferição de temperatura das pessoas e a higienização de suas mãos, sem permissão de entrada em caso de temperatura acima de 37,5º.
Os eventos poderão ocorrer com limitação de quatro pessoas por mesa, com exceção em caso de presença de crianças menores que 10 anos de idade e observada à capacidade máxima de ocupação do local a 40% do permitido pelo alvará de funcionamento. Também será preciso manter o distanciamento de três metros entre as pessoas, no interior dos espaços e também em caso de filas de espera. Cada mesa deverá conter um recipiente com álcool 70% disponível para higienização das mãos.
Demais eventos, como atividades artísticas, criativas e de espetáculos (teatro, música, dança, circos, rodeios, festas em residências urbanas ou rurais e espaços públicos), seguem proibidos.
As demais regras da onda vermelha do Minas Consciente seguem vigentes, sem outras alterações.

Prefeito Wender Luciano participará de Ciclo de Estudos em Uberlândia

0

O prefeito de Gurinhatã Wender Luciano, e presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba – AMVAP, participará do 1º Ciclo de Estudos sobre a Nova Lei de Licitações, promovido pela Escola de Governo da Prefeitura Municipal de Uberlândia, sendo um dos debatedores.

Segundo a assessoria da Prefeitura, Uberlândia vai dar um passo vanguardista na promoção da modernização e eficiência das administrações públicas em benefício da população. Entre os dias 26 e 30 de abril, a Escola de Governo da Prefeitura de Uberlândia oferecerá uma das primeiras capacitações gratuitas do Brasil a servidores sobre o marco estabelecido pela Nova Lei de Licitações (14.133/2021).

Com a presença do relator da lei no Senado Federal, o senador Antônio Anastasia, e do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Raimundo Carreiro, o treinamento será voltado ao preparo não só de servidores do Município que atuam nos processos de contratação pública, mas também de prefeitos e servidores daquelas cidades que compõem a Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba (Amvap), além do público externo.

Fundação Cultural e UEMG edificam parceria em Ituiutaba

0

Nesta terça-feira, 20 de abril, a UEMG Ituiutaba, representada pela Diretora Patrícia Cardoso e a vice diretora Stella Hernandez Maganhi, firmou parceria com a Fundação Cultural, ao lado do diretor presidente da Fundação, prof Tico; abrindo a possibilidade de projetos socioculturais entre as duas instituições, de forma a potencializar a capacidade cultural tijucana.

Departamento de Esportes e Lazer está em novo endereço

0

Sede foi transferida para o Ginásio Poliesportivo Municipal, onde profissionais estarão mais próximos das ações de esportes executadas no município

Agora é oficial. O Departamento de Esportes e Lazer, da Secretaria Municipal de Educação, já está funcionando em novo endereço, no Ginásio Poliesportivo Municipal. A concretização da mudança da sede se deu no início dessa semana, quando estiveram no local, representantes dos Poderes Executivo, Legislativo, e de demais setores, numa visita à nova estrutura.

Na oportunidade das visitas foi apresentada a equipe de Esportes do Departamento, que tem como diretor, Wanderson Custódio dos Reis, o ‘Pelota’, que enfatizou o trabalho das escolinhas de handebol, futsal, basquete, voleibol e xadrez, em diversas categorias, com os professores Fabiana, Fernando, Lawrence, Edilson e Roberto.

Na oportunidade, também foi apresentado o Projeto de Reforma do Ginásio Municipal, o que trará uma melhora para o espaço público, atendendo principalmente a Lei da Acessibilidade. Com a mudança, os profissionais do Departamento estarão ainda mais próximos das ações executadas pelo município em prol do esporte, da atividade física e de outros fatores positivos para pessoas de todas as faixas etárias.

As visitas ao novo local do Departamento de Esportes, realizadas na segunda-feira, 19, contaram com todos os cuidados relacionados ao enfrentamento à Covid-19, como uso de máscaras de proteção, distanciamento e higienização.

CMTT realiza reunião e define estratégias a serem adotadas no trânsito

0

Conselho é formado por representantes do Poder Público e de forças de segurança; membros aprovaram mudanças no sentido, para mão única, em trechos da Avenida 25 e da Salim Bittar

Na manhã da última terça-feira, 20, foi realizada na sede do Cemap, a primeira reunião do Conselho Municipal de Trânsito e Transportes – CMTT, oportunidade em que os membros discutiram importantes temas sobre o trânsito de Ituiutaba, além de também terem decidido sobre algumas mudanças de sentido em trechos de duas avenidas do município.

O secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Reinaldo Barbosa, apresentou aos membros do Conselho estratégias que serão trabalhadas pela pasta em 2021 e pelos próximos três anos. “Estamos em ritmo acelerado desde o início do ano, temos muitas demandas e nossa parceria, principalmente, com a Secretaria Municipal de Obras, tem surtido excelentes resultados. Nossas equipes estão executando a ampliação das sinalizações, fazendo pinturas com cal e também já iniciamos intervenções necessárias no trânsito visando à segurança de motoristas, pedestres e ciclistas”, disse.

Entre as estratégias também estão à colocação de semáforos, atenção à Lei de Mobilidade, ampliação de faixas de pedestres e rampas, além de vagas para portadores de necessidades especiais, regulamentação de transportes (táxi, mototáxi e uber), melhorar o transporte urbano, entre outras.

Mudanças

O Conselho aprovou mudanças no sentido (mão única) de duas avenidas. Na Avenida 25, no trecho entre a Avenida José João Dib até a Avenida José Gouveia Franco. Também foi aprovada mudança na Avenida Salim Bittar, no trecho entre a Avenida José Gouveia Franco até a Avenida José João Dib.

Balanço

Na ocasião também foi apresentado aos membros balanço dos serviços já executados pela Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade em 2021, além de também mostrado os pontos que ainda serão executados através do Financiamento à Infraestrutura e Saneamento – FINISA, numa grande ação que já passou e ainda passará por diversos pontos do município, trazendo melhorias aos tijucanos.

Projeto autoria do presidente da Câmara Municipal de Ituiutaba Renato Moura, que está prestigiando a Fundação, para restruturar a Cultura em Ituiutaba

0

Nessa terça-feira dia 20/04/2021, o Diretor Presidente da Fundação Cultural de Ituiutaba irá defender, duas leis de incentivo à cultura que aumentarão de 1 para 2,5% os repasses do ISS Cultural diretamente e indiretamente, e a lei dos Selos de Qualidade “Selo 120 de Qualidade Ituiutaba”, que pode gerar o aumento de recursos da ordem de 10 à 30% em turismo cultural. O apoio dos artistas para a aprovação é fundamental.
A defesa será terça 20.04, na Câmara Municipal de Ituiutaba, com transmissão pela web câmara dos vereadores.

Provavelmente você já deve ter se perguntado: “A água da minha casa sai branca da torneira, é um sinal de excesso de cloro?”

0

O cloro não altera a cor da água, mesmo quando em concentrações muito acima do parâmetro. Conforme os técnicos da Superintendência de Água e Esgotos – SAE, o fato da água, em alguns locais e em determinados horários sair “branca” da torneira, se deve ao nível de pressão dentro das tubulações, que faz com que o ar atmosférico permaneça aprisionado na água na forma de bolhas muito pequenas, são essas bolhas que dão a impressão da água estar “branca”.
Quando a torneira é aberta e a pressão é liberada, as bolhas começam a se desprender da água, o que pode ser percebido colocando a água “branca”, em um recipiente transparente e aguardando alguns segundos.
Faz mal beber dessa água ou pode ser prejudicial à saúde humana?
A água pode ser ingerida sem apresentar danos algum à saúde humana. Conforme as informações dispostas acima, trata-se apenas de ar dissolvido na água, sob pressão.
Toda água da rede pública de abastecimento do município passa por um rígido controle de qualidade para chegar potável até todas as residências. A potabilidade é garantida pelo Laboratório de Controle de Qualidade da Água da SAE, seguindo todos os parâmetros estabelecidos pelo Anexo XX da Portaria de Consolidação nº 5 do Ministério da saúde de 3 de outubro de 2017 (Origem: Portaria nº 2.914, de 12 de dezembro de 2011, do Ministério da Saúde).