A Prefeitura de Ituiutaba, através da Secretaria Municipal de Saúde com o apoio de outras pastas da administração, concretizou a instalação de uma importante ferramenta no combate à Pandemia. O Ambulatório Covid-19 iniciou os atendimentos na última segunda-feira, 8.
O Ambulatório atenderá todos os pacientes com sintomas ou com a confirmação de infecção pela Covid-19 que apresentam sintomas leves ou moderados da doença.
A prefeita Leandra acompanhou parte dos trabalhos no local durante a última semana e informou que a equipe do Ambulatório Covid-19 será composta, a cada turno, por dois médicos clínicos gerais, um enfermeiro, um técnico de enfermagem, um motorista de ambulância, dois recepcionistas para o turno diurno e um para o turno noturno. “Agimos rápido junto à secretária Sandra, que mesmo em isolamento seguiu trabalhando de forma remota na orientação das equipes na instalação do Ambulatório. É um momento difícil para a nossa região e o investimento realizado aqui contribuirá para diminuir a pressão sobre a UPAMI e, principalmente, para salvar vidas”, disse.
O atendimento na nova Unidade Hospitalar não será feito por ordem de chegada, mas por prioridade de atendimento conforme triagem embasada no Protocolo de Manchester, portanto, não há necessidade de formação filas antes da abertura do Ambulatório Covid-19 durante a manhã, pois não haverá limite de consultas.
Se o paciente conseguir se consultar sozinho, a orientação é de que não leve acompanhantes, para evitar aglomerações desnecessárias dentro da Unidade.
O Ambulatório Covid-19 está situado na Avenida José João Dib, nº 2545, no Bairro Progresso. O horário de funcionamento para atendimento médico ambulatorial será das 7h às 0h e Setor de Monitoramento e Centro de Testagem funcionará das 8h às 18h, de segunda-feira a sexta-feira. A realização dos testes (Antígeno e Sorologia IgG e IgM) será feita por agendamento prévio, através de pedido médico, pelos telefones: (34) 99973-3932, (34) 99976-4633 ou (34) 99765-4849.
Crianças até 12 anos que apresentarem sintomas da Covid-19 deverão buscar atendimento na Unidade Mista de Saúde II.
Ituiutaba – Ambulatório Covid-19 já iniciou atendimentos
Casos diários de Covid-19 já são 30% mais altos do que no pico de 2020
Março começou com o aumento explosivo da pandemia no Brasil, mas o país sente apenas o vento que antecede um novo tsunami, a terceira onda de casos e mortes, alertam cientistas. O número de casos diários de Covid-19 no país é agora cerca de 30% maior do que nos piores momentos da primeira onda, em julho de 2020. E o número de mortos fala ainda mais alto, com aumento de 31,66% em relação ao recorde da primeira onda. A tendência é de crescimento, afirma o pesquisador da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto Domingos Alves.
Alves lembra que o maior valor observado na média móvel de mortes diárias na primeira onda havia sido de 1.096 mortes por dia em 26 de julho. Esse valor foi superado em 7 de fevereiro, com 1.171 óbitos. Sem controle, a Covid-19 continuou a matar mais e no sábado foram registrados 1.443 óbitos diários, na média móvel.
Já o maior número de casos por dia da média móvel na primeira onda foi de 46.393, em 29 de julho. Porém, no último dia 06, o Brasil registrou 60.229 novos contágios, um aumento de 13.836 ocorrências diárias em relação ao maior valor apresentado na média móvel da primeira onda. O número de novas infecções por dia é agora 29,82% maior do que na primeira onda, calcula Alves.
Fonte: globo.com
Idosa de 101 anos que viralizou na web por entregar currículo começa trabalho de ‘influencer’
“Eu ‘tô’ achando muito bom. Eu nem esperava, ‘tô’ contente demais”. Aos 101 anos, dona Maria Cardoso comemora o emprego que conseguiu após a repercussão da sua história nas redes sociais. Nesta semana, ela começou a trabalhar como “influencer” de uma marca de vinhos.
Com o objetivo de comprar vinhos e carnes sem depender de ninguém, a moradora de Promissão (SP) pediu que a bisneta entregasse seu currículo em um frigorífico da cidade. Como forma de brincadeira, a família acatou a ideia e entregou o documento, que surpreendeu os funcionários da empresa e gerou uma postagem na internet.
“Empoderada é a dona Maria de 101 anos que pediu para a neta me entregar o currículo dela porque quer trabalhar para não depender de ninguém para comprar os vinhos dela. Uma lição de coragem, força e independência para todas nós”, publicou Juliana Araújo, a analista de seleção da empresa que recebeu o currículo.
A postagem repercutiu nas redes sociais e, menos de um mês depois, a idosa recebeu uma proposta para fazer propaganda de uma marca de vinhos. Mesmo com 101 anos, dona Maria aceitou o moderno cargo de “digital influencer”.
Fonte: globo.com
Ano letivo na Rede Estadual começa com semana de acolhimento de estudantes
A rede pública estadual de ensino de Minas Gerais iniciou na última segunda-feira (8/3), de forma remota, o ano letivo de 2021. Durante a primeira semana, entre os dias 8 e 12/3, as escolas vão se dedicar às atividades de acolhimento dos alunos e desenvolver ações que promovam o estreitamento dos laços com a comunidade escolar. Outro objetivo é fazer com que os estudantes conheçam melhor as propostas pedagógicas que serão desenvolvidas pela unidade de ensino.
A partir de 15/3, têm início as aulas do programa Se Liga na Educação e o processo dos Planos de Estudos Tutorados (PETs). Para auxiliar os educadores na realização das atividades, a SEE/MG encaminhou documentos orientadores para as escolas.
Último sábado foi de muito trabalho para as equipes da Secretaria de Trânsito
O último sábado, 06, foi de trabalho intenso para a Secretaria de Trânsito de Ituiutaba, hoje coordenada pelo Secretário Reinaldo Barbosa.
As equipes trabalharam firme no entroncamento entre os bairros Bela vista, Ipiranga e Maria Vilela, fazendo toda a sinalização de trânsito horizontal e vertical, tão necessária nesta localidade.
Essa era uma demanda antiga dos presidentes das 3 Associações dos Bairros e que agora finalmente está concluída e beneficiando a população.

Cemig registra mais de 3,6 mil colisões em postes em 2020
Uma cena se tornou comum nas principais cidades de todas as regiões de Minas Gerais: colisões de veículos em postes da Cemig. Esse tipo de acidente, na maioria das vezes, derruba a estrutura, atrapalha o trânsito e deixa parte da população local sem luz. Levantamento da Cemig mostra que aconteceram 3.650 ocorrências dessa natureza no Estado, em 2020. Esses acidentes prejudicaram o fornecimento de energia para mais de 1,3 milhão de clientes da empresa. A média é de dez colisões de veículos em postes por dia na área de concessão da empresa, que abrange 774 cidades mineiras.

Apenas no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, a Cemig registrou 841 ocorrências, que interromperam o fornecimento de energia para cerca de 162 mil clientes. Mais do que o dano material, esse tipo de acidente pode colocar a vida do condutor e de outras pessoas em risco.
Paliativo técnico
Muitas pessoas têm dúvidas em relação a um procedimento paliativo adotado pela Cemig para o restabelecimento de energia o mais rápido possível. Em diversas ocorrências, a companhia apoia o poste derrubado pela colisão de veículos temporariamente com uma peça de madeira.
É importante esclarecer que esse procedimento técnico é totalmente seguro e deixa a estrutura com resistência semelhante ao estado original. Geralmente, essa decisão é tomada por ser inviável a troca do poste naquele momento, devido às condições do local da colisão, maior tempo para a substituição definitiva e necessidade de liberação da via pelas autoridades de trânsito.
Fecomércio em Conexão promove live sobre governança corporativa
Com os avanços tecnológicos e as readaptações de rotina aceleradas pela pandemia de Covid-19, tornou-se uma ação primordial traçar novas rotas para o sucesso das empresas. Para auxiliá-las neste processo, o projeto Fecomércio em Conexão realiza a live “O valor da governança corporativa para sua empresa”, nesta terça-feira (09/03), às 16h.
O evento, com transmissão pelo YouTube, será realizado do Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais. O encontro terá a mediação do gerente de Estratégia e Inovação da Federação, Hildebrando Vasconcelos, e a presença da coordenadora-geral do Capítulo Minas Gerais do Instituto Brasileiro de Governança Corporativo (IBGC), Monica Cordeiro.
Na oportunidade, serão discutidos assuntos como boas práticas de governança, sua relação com o crescimento empresarial e a contribuição para a tomada de decisões assertivas juntos aos diversos públicos de interesse.

Mulheres estão acessando mais o crédito rural em Minas Gerais
A presença feminina vem crescendo no agronegócio brasileiro. De acordo com o IBGE, em Minas Gerais, a participação da mulher na direção dos estabelecimentos agropecuários saiu de 10,8% no Censo de 2006 para 14,4% no Censo 2017. Agora elas vêm fortalecendo a presença num outro quadro importante, o de contratações de crédito rural. Dados do Banco Central revelam que, em 2020, foram feitos 53.956 contratos (Empresarial e Pronaf) para mulheres em Minas Gerais, o que corresponde a 24,27% do total de financiamentos agropecuários.
O número que mais chama a atenção é o percentual de mulheres nos contratos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que é 31,14% (44.684 contratos). Para o coordenador técnico estadual de Crédito Rural da Emater-MG, José Henrique Barbosa, é uma quantidade bastante significativa, pois é mais que o dobro do percentual de mulheres responsáveis pela gestão de propriedades rurais no estado, segundo os dados do IBGE.
“Diferente do setor empresarial, onde geralmente a esposa mora na cidade e tem outra profissão, na agricultura familiar toda a família está envolvida na atividade, tanto o casal, como os filhos. E a mulher participa ativamente do trabalho rural”, comenta José Henrique.
O coordenador da Emater-MG explica que o crédito agrícola é um importante instrumento para o fortalecimento da atividade agropecuária no país e ter acesso a ele ajuda o produtor a investir na propriedade e a melhorar a produção.
6.071 vacinas contra a Covid-19 já foram aplicadas em Ituiutaba
Na última segunda-feira, 8, a Prefeitura de Ituiutaba, através da Secretaria Municipal de Saúde, segue o trabalho no Ponto-base de Vacinação na Escola Municipal Machado de Assis – EMMA para aplicação das primeiras doses aos idosos acima de 85 anos que ainda não se vacinaram e das segundas doses agendadas. A ação também segue com empenho da Equipe Volante para os idosos acamados.
Conforme o Vacinômetro, alimentado com dados fornecidos até sábado, 6, 6.071 vacinas contra a Covid-19 já foram aplicadas no município.
Na terça, 9, está havendo nova ação no sistema drive-thru para idosos de 82, 83 e 84 anos de idades que receberão as primeiras doses das vacinas repassadas hoje pela Gerência Regional de Saúde – GRS ao município.
Durante os três dias de Drive-thru de Vacinação realizados no Parque de Exposições, entre terça e quinta-feira passada, foram aplicadas 992 vacinas.
Confira abaixo o balanço com dados do Vacinômetro;
2.379 primeiras doses destinadas aos trabalhadores de saúde;
1.390 segundas doses destinadas aos trabalhadores de saúde;
1.735 primeiras doses destinadas aos idosos acima de 80 anos, incluindo acamados;
365 segundas doses destinadas aos idosos acima de 80 anos, incluindo acamados;
102 primeiras doses destinadas aos idosos institucionalizados;
100 segundas doses destinadas aos idosos institucionalizados;
Total: 6.071 doses aplicadas.

Aljamain Sterling é criticado por ex-campeões peso-galo: “Poderia se dar bem em Hollywood”
O anticlímax com o final da luta pelo cinturão peso-galo (até 61,2kg) na noite do último sábado, no FC 259, ainda rendeu nas redes sociais. Três ex-campeões da categoria aproveitaram a vitória de Aljamain Sterling, vinda através de um golpe ilegal do então campeão Petr Yan, para criticar a postura do novo dono do cinturão.
Numa luta em ritmo frenético, o quarto round guardou uma surpresa desagradável. O desafiante acelerou o ritmo nos golpes, mas o russo era mais preciso nas investidas. Até que Sterling tentou uma queda e, quando estava em três apoios, recebeu uma joelhada ilegal de Yan e não conseguiu voltar para a luta. Dillashaw, Cejudo e Garbrandt não acreditaram que Sterling não pudesse voltar a lutar.
- E o Oscar de melhor ator numa luta de título vai para Aljamain Sterling. E Petr Yan precisa fazer um curso intensivo sobre as regras do esporte do qual ele foi uma vez campeão. Petr, agora você é um trapaceiro também – disparou Dillashaw. Sterling, já na madrugada de domingo, devolveu a provocação, lembrando que o rival foi suspenso por doping.
Fonte: globo.com


