

Ituiutaba – Em um mundo conectado virtualmente, as informações ganham agilidade e chegam de forma simples a vida das pessoas. Para acompanhar essa evolução a Câmara Municipal de Ituiutaba desenvolve o projeto “Câmara Conecta”. Com acesso ao wifi a população poderá se conectar a diferentes áreas do Legislativo, utilizando a área da Praça Cônego Ângelo, onde está o plenário, o usuário do sistema terá acesso 24 horas por dia. O sistema de fácil acesso possibilita que a população tenha informações de processos, ouvidoria, pauta das reuniões, tirar dúvidas entre outros serviços. Com esse trabalho o Presidente Francisco Tomaz Oliveira Filho, acredita em uma maior interação com a vida do Legislativo e facilitará ainda mais para as pessoas se conectar com o mundo.


Ituiutaba – A Fundação Cultural de Ituiutaba trabalha pensando em você. Venha fazer Jiu-Jitsu no Espaço Cultural com o mestre Júlio “Víbora”, é gratuito!
Adultos: Terças, Quintas e Sextas, das 18h00 às 19h00.
Crianças: Terças e Sextas, das 18h00 às 19h00.
Endereço: Rua 24 com 19 e 21, 1342, Centro.


Municípios mineiros com distritos, comunidades e povoados que ainda não possuem acesso à telefonia móvel já podem se inscrever no Alô, Minas!. Criado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e apoiado pela Secretaria de Estado de Fazenda (SEF), o programa vai ampliar a cobertura no estado, promovendo a inclusão tecnológica e a integração regional. O edital de chamamento público para as prefeituras de Minas Gerais foi divulgado na última quarta-feira (4/3).
De acordo com o secretário de Planejamento, Otto Levy,
levar a cobertura para 300 novas localidades que ainda não são contempladas é
uma das metas traçadas pela atual gestão. “Fomenta o desenvolvimento local e dá
oportunidade de acesso a inovações e serviços tecnológicos cada vez mais
atualizados”, afirma Levy.
As inscrições ficam abertas no Sei!MG até as 18h do dia 18/3. O Alô, Minas! é
uma iniciativa do Projeto Estratégico Minas Atende: Transformação dos Serviços
Públicos, e irá ampliar a cobertura do Minas Comunica II, que, em fevereiro de
2020, atingiu a meta de levar telefonia móvel a 707 distritos mineiros. Ao
todo, 1,17 milhão de pessoas foram beneficiadas.

O
governador Romeu Zema se reuniu, na noite da última terça-feira (3/3), em
Brasília, com o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. O
encontro serviu para alinhar e integrar as ações de auxílio aos atingidos pelas
fortes chuvas que atingiram Minas Gerais entre janeiro e fevereiro deste ano. Zema
também solicitou agilidade na liberação dos recursos do governo federal para os
municípios mineiros que decretaram situação de emergência em decorrência dos
temporais.
No último sábado (29/2), o ministro Rogério Marinho esteve em Minas e, ao lado
do vice-governador Paulo Brant, anunciou a liberação de R$ 17 milhões para 35
municípios. Outras prefeituras, no entanto, não tiveram seus planos aprovados
pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do MDR.
O governador e o ministro também ressaltaram a importância da tecnologia na
comunicação das pessoas para a prevenção de novos desastres. Os órgãos de
Defesa Civil nacional e estadual disponibilizam alertas de riscos de
tempestades, chuvas de granizo e rajadas de vento, por exemplo.

Representantes
das forças de segurança de Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Distrito Federal e
Mato Grosso do Sul estarão em Uberaba, no Triângulo Mineiro, para participar do
I Encontro Integrado de Segurança Pública das Divisas. Promovido pela Secretaria de Estado de Justiça e
Segurança Pública (Sejusp), o evento desta quinta-feira (5/3) visa articular a rede
de Justiça e Segurança Pública com o objetivo de estabelecer protocolos de
atuação integrada para a redução da criminalidade em ambientes rurais.
Serão debatidos os cenários da criminalidade rural nas áreas de divisas, ações
e propostas de integração para combater crimes como furto e roubo de gado, de
defensivos agrícolas e a propriedades rurais.
O secretário de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, general Mario
Araujo, fará uma palestra abordando a segurança no ambiente rural nas Regiões
Integradas de Segurança Pública (Risps) de Uberaba, Uberlândia e Patos de
Minas. Já a Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça
abordará as ações de prevenção e repressão aos crimes transfronteiriços e de
divisas em todo o território nacional, com apresentação do sistema V.I.G.I.A.
Ao final do encontro, os representantes assinarão um protocolo de intenções com
as ações efetivas e as propostas de integração para melhoria da segurança nas
divisas entre os Estados participantes.


O prefeito de Gurinhatã, Wender Luciano comemorou nesta semana a destinação de mais recursos para o custeio na área da Saúde.
Segundo o prefeito, a emenda foi apresentada pelo deputado Federal Franco Cartafina, no valor de 100 mil reais, para “Estruturação da Rede de Serviços da Atenção Básica da Saúde no Município”.
“Obrigado deputado FRANCO CARTAFINA por mais esta emenda de 100 mil reais para investimento da Saúde da nossa população. Já são quase 500 mil reais de recursos destinados pelo deputado, somente nestes 4 últimos meses”, disse o prefeito.
