Home Blog Page 426

Prefeitura recupera trecho da rede pluvial na Rua Oito

0

Ituiutaba – O Departamento de Engenharia, da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, trabalha desde a última segunda-feira (17), na recuperação do trecho de rede pluvial localizada na Rua Oito, entre avenidas 23 e 25, região central da cidade. De acordo com o engenheiro civil da Prefeitura de Ituiutaba, Marcelo Godoi, os operários tiveram que fazer a abertura de um buraco com 10 metros de cumprimento por três de largura e três metros de profundidade, para realizar a troca de oito manilhas medindo um metro de diâmetro cada.

O trabalho neste endereço está sendo executado em parceria com a Secretaria Municipal de Trânsito, que interditou o local, e com a Superintendência de Água e Esgoto (SAE), uma vez que desde o início do serviço o fornecimento de água está interrompido. Tanto a parte de tráfego de veículos, quanto o reabastecimento de água, deve ser normalizado nesta quinta-feira (20), com a conclusão da obra.

“Pedimos compreensão dos moradores próximos e esclarecemos que desde o momento em que iniciamos o trabalho para substituição das manilhas da rede pluvial, tivemos duas grandes chuvas, dificultando ainda mais o andamento e conclusão do serviço. Entretanto, acreditamos conseguir entregar essa obra nessa quinta-feira”, disse Marcelo Godoi.

Deputado Weliton Prado trabalhando pela saúde do povo mineiro

0

Ituiutaba – Sempre trabalhando pela saúde em Minas Gerais e com ênfase maior no Triângulo Mineiro, o deputado federal Weliton Prado, mandou treze milhões de reais, este ano para o Hospital do Câncer de Barretos (Hospital do Amor). Os recursos servirão para comprar e equipar uma carreta, para exames e prevenção do câncer em Ituiutaba e todo Pontal de Minas Gerais.

É por ações como está, que Weliton Prado vem ganhando destaque cada vez mais na sua vida pública e sendo referencia no que tange a defesa dos direitos da população, principalmente aquela mais carente e que consequentemente necessita mais do Poder Público.

Santa Vitória teve reunião para apresentação do SIMC

0

Diversos produtores e empreendedores participaram no último dia 17, de uma reunião na sede da ACISV, para apresentação do Serviço de Inspeção Municipal Consorciado – S.I.M.C.

Em parceria com o CIDES, as secretarias municipais da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e de Desenvolvimento Econômico e Turismo intermediaram o encontro que teve como objetivo apresentar como funcionará o selo, que será colocado em prática em breve e ouvir os produtores e empreendedores sobre a produção de produtos de origem animal que incluem carne, leite, ovos, pescados e mel, incluindo também seus derivados.

Durante o evento, o médico veterinário e coordenador do S.I.M.C., Rodrigo Souza Heitor pode esclarecer as principais dúvidas dos produtores, atualizá-los sobre a apresentação do Selo de Inspeção Municipal Consorciado. Falou Também sobre a oportunidade de comercialização da produção dentro dos 19 municípios consorciados.

O secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberval Domingues Pereira, lembrou que todos os produtores devem procurar a sede da secretaria ou a EMATER, para agendar uma vistoria ou esclarecimento sobre a liberação do selo.

Sinalização de trânsito ganha reforço em Santa Vitória

0

Com as festividades de carnaval se aproximando, o Departamento Municipal de Trânsito de Santa Vitória, está se dedicando nos últimos dias para reforçar a sinalização das principais ruas e avenidas do município.

“É um trabalho constante que ganhou ainda mais ênfase com a chegada das festividades de carnaval, visando dar maior segurança aos pedestres e motoristas”, disse o coordenador de Trânsito, Clorival Guimarães.

Estado coloca em prática programa pioneiro de liberdade econômica

0

Desburocratizar é a palavra de ordem do Governo Romeu Zema para simplificar o processo de quem quer investir em Minas e, também, para tornar o estado competitivo e fácil de se empreender. E justamente para reduzir os entraves para criação e desenvolvimento de empreendimentos, o Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), criou o Minas Livre para Crescer.

O programa busca tornar o estado mineiro referência na ampliação de diretrizes da Lei de Liberdade Econômica, racionalização e otimização da atividade estatal e facilitação de processos que irão impulsionar negócios, gerando emprego e renda. A iniciativa representa o maior programa de liberdade econômica da história de Minas Gerais.

Para o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, a iniciativa pioneira, além de facilitar os processos para criação de negócios, vai simplificar ações que dificultavam a empresários investir ou ampliar seus negócios em Minas.

Participação

Para avançar no objetivo de construir um melhor ambiente de negócios para o empreendedor, o Minas Livre Para Crescer quer ouvir a população, como forma de verificar as principais dificuldades enfrentadas no dia a dia em situações que dependem dos órgãos de governo.
 

Cemig orienta para segurança com rede elétrica durante o carnaval

0

Minas Gerais tem um dos carnavais mais tradicionais do Brasil e leva milhões de pessoas para as ruas. Para garantir o divertimento dos foliões, a Cemig realizou uma série ações em toda a sua área de concessão para garantir a segurança com a rede elétrica.

Entre os serviços realizados, a Cemig realizou manutenção nas redes de distribuição, conferiu conexões e condição dos cabos de energia em diversos locais nas cidades que promoverão a principal festa popular do Brasil.

Os locais também receberam outras ações preventivas na rede elétrica para garantir a segurança dos foliões, como a poda de árvores, a substituição de equipamentos e correções nos circuitos, como substituição de postes e tensionamento dos cabos, inclusive das empresas de compartilhamento da infraestrutura, tais como fiações de tv a cabo, internet e telefonia.

Recomendações para os foliões

João José Magalhães, gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da Cemig alerta que os trios elétricos e carros alegóricos, incluindo adornos, mastros, enfeites e cobertura removível para chuva, devem ficar com a altura de no mínimo 1,5 metro inferior à altura da rede elétrica.   

Serpentinas metálicas

Desde 2012 vigora em Minas Gerais a Lei 20.374, que proíbe a produção, venda e uso do produto de serpentinas metálicas e seus similares.  O estabelecimento comercial que descumprir a lei pode sofrer uma multa de R$ 6 mil e, em caso de reincidência, o valor dobra, além de ele ferir o Código de Defesa do Consumidor.

Gurinhatã têm aulas de pintura no Centro de Convivência

0

Crianças, adolescentes e adultos estão tendo aulas de pintura em Gurinhatã, graças ao Projeto Arte Terapia, desenvolvido pela Prefeitura Municipal, por intermédio do Departamento e Assistência Social e Centro de Referência de Assistência Social – CRAS.

O Centro de Convivência Vânia Guimarães é o local onde acontecem as Aulas de Pintura com a professora Kelia Amaral, no Projeto Arte Terapia todas as quartas-feiras, de manhã para as crianças, e à tarde para adolescentes e adultos.

A atividade faz parte das ações de Fortalecimento na Convivência e Vínculos de crianças, adolescentes e adultos assistidos pelos Programas Sociais.

Manutenção em Praças e Jardins em Gurinhatã é também prioridade

0

GURINHATÃ – As Praças Adalardo Muniz Borges e José Martins Alameu receberam atenção especial nos últimos dias, quando foi feito serviço de manutenção e jardinagem.

A ação da Prefeitura Municipal e Departamento de Obras e Serviços tem sido feito com frequência, mantendo sempre limpas e organizadas, garantindo assim o conforto das famílias que frequentam diariamente.

Na entrada da cidade também foi feito o trabalho de manutenção no canteiro à margem da Rodovia.

Médico alerta sobre a prevenção do Câncer de Pele

0

O próximo dia 4 é lembrado como o Dia Mundial de Combate ao Câncer. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), há mais de 580 mil novos casos no Brasil ao ano, sendo o de pele o mais frequente. No constante cenário de informações e conscientização sobre a doença, muito se discute sobre os cânceres de pele do tipo melanoma. No entanto, o tipo não melanoma é justamente o mais diagnosticado ao redor do mundo e corresponde a 30% de todos os tumores malignos registrados no país.

A campanha de prevenção ao câncer de pele, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), identificou 4.197 casos da doença no país. Os diagnósticos foram realizados em um único dia, em dezembro do ano passado, em uma ação que ocorreu simultaneamente em diferentes estados.

De acordo com o Inca, o câncer de pele não melanoma é o mais frequente no Brasil em ambos os sexos e também o menos grave, mas pode causar deformações. A exposição excessiva ao sol é a principal causa da doença. Já o melanoma é a forma mais grave. Ocorre mais raramente e pode levar à morte. Ambos têm cura se forem descobertos logo no início, por isso se faz tão necessário procurar o médico logo nos primeiros sintomas.

Por: Dr. Marco Cassol, cirurgião plástico