Começa
nessa segunda-feira (9/12) a 10ª Semana de Direitos Humanos, evento promovido
pela Secretaria de Estado de
Desenvolvimento Social (Sedese). A agenda de atividades, coordenada pela
Subsecretaria de Direitos Humanos (Subdh), será realizada em Belo Horizonte e
no interior, e objetiva dialogar e discutir temas caros à sociedade.
A agenda será aberta com uma roda de conversa para discutir a violência
doméstica e o feminicídio, com a participação da promotora e coordenadora do
Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Combate à Violência
Doméstica e Familiar contra a Mulher do Ministério Público de Minas Gerais
(MPMG), Patrícia Kabkouk.
Já na terça-feira (10/12) haverá uma apresentação de dança cigana pelo Projeto
Exercitar ASSMIG, no Espaço de Convivência da Cidade Administrativa.
Confira a programação em Ituiutaba:
Palestra “Discriminação racial como obstáculo à garantia dos Direitos
Humanos” Data/horário: 10/12, das 13h às 16h Local: Estação Cidadania – Cultura – Rua Oito – Praça Mário Natal
Guimarães.
O
governador Romeu Zema lançou no último dia 04, em Belo Horizonte, o “Minas
Livre Para Crescer”, programa da liberdade econômica do Estado. Minas Gerais
será pioneira na aplicação das diretrizes da Lei Liberdade Econômica em sua
legislação e procedimentos que influenciam o ambiente de negócios. O objetivo é
diminuir as burocracias e os custos para novos empreendimentos e,
consequentemente, gerar mais emprego e renda para a população mineira.
Zema
lembrou que a desburocratização do Estado sempre foi um dos pilares de seu
programa de governo. “Meu compromisso é simplificar a vida de quem trabalha,
investe e gera empregos. E aqui, hoje, nós estamos dando um passo enorme neste
sentido. Vamos mostrar que o governo de Minas está totalmente comprometido em
simplificar”, afirmou.
O
governador lembrou, ainda, os resultados positivos apresentados pela economia
do país e o protagonismo de Minas na geração de empregos, mas destacou a
necessidade de reformas estruturantes.
Belo_Horizonte_MG, 04 de Dezembro de 2019
O Governador de Minas Gerais Romeu Zema participou do Lançamento do Programa “Minas Livre para Crescer” na Fiemg
Foto: Pedro Gontijo / Imprensa MG
Estrutura mais ampla e moderna será inaugurada neste
dia 10 de dezembro
Ituiutaba
– O SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem
do Transporte) inaugura, nessa terça-feira (10), a nova unidade de Ituiutaba
(MG). A estrutura, maior e mais moderna, ampliará a oferta de serviços de
saúde, a quantidade de cursos de qualificação profissional e a capacidade de
atendimentos para os trabalhadores do transporte, seus familiares e a
comunidade. A nova unidade está localizada na avenida Professor José Vieira de
Mendonça, n.º 1.105, bairro Novo Mundo. A inauguração ocorrerá a partir das
16h.
Com
investimento de aproximadamente R$ 14 milhões, o novo SEST SENAT Ituiutaba tem
capacidade para realizar, por ano, mais de 53 mil atendimentos, com diversas
novidades. Na saúde, além das especialidades de odontologia e de fisioterapia
(que terão sua capacidade ampliada), passarão a ser ofertadas também as de
nutrição e psicologia. No desenvolvimento profissional, o destaque é o
simulador de direção de carreta, caminhão e ônibus, tecnologia de ponta
utilizada no aperfeiçoamento de motoristas profissionais.
Segundo
o presidente da CNT (Confederação Nacional do Transporte) e dos Conselhos
Nacionais do SEST e do SENAT, Vander Costa, a expansão dos atendimentos no
município reafirma o compromisso da instituição em elevar a competitividade dos
transportadores. “Esse é um investimento que se reverterá em efeitos positivos
para a atividade transportadora em uma região que é estratégica para o país e
para Minas Gerais: o Triângulo Mineiro. O trabalho desempenhado pelo SEST SENAT
promove ganhos de eficiência, qualidade e segurança no transporte”, diz.
Todos
os cursos e atendimentos de saúde são gratuitos para trabalhadores do
transporte, com cadastro ativo no SEST SENAT, e para seus dependentes. Isso
porque são custeados por meio da contribuição paga por empresas e autônomos. Os
serviços também estão à disposição da comunidade, para quem os valores são
reduzidos em relação aos cobrados pelo mercado.
Nova
estrutura
O
SEST SENAT Ituiutaba tem quase 1,9 mil m2 de área construída, com
infraestrutura mais moderna e sustentável. A nova edificação conta com:
Sala de
treinamento em um simulador de direção de caminhão, carreta e ônibus, com
capacidade para 15 alunos;
Três salas de
aula, com capacidade para 24 alunos cada uma;
Uma sala de treinamento
de EaD, com capacidade para 18 alunos;
Quatro clínicas
odontológicas;
Uma clínica de
fisioterapia;
Uma clínica de
nutrição;
Uma clínica de
psicologia.
Além
de ser mais ampla, também é mais sustentável: a unidade conta com
sistema de energia fotovoltaica, iluminação em LED e depósito para
armazenamento de águas pluviais, para aproveitar a água da chuva.
A
inauguração faz parte do plano de expansão do SEST SENAT. Desde 2017, 23 novas
unidades abriram as portas: Porto Ferreira (SP), Paragominas (PA), Duque de
Caxias (RJ), Limeira (SP), Mossoró (RN), Picos (PI), Carazinho (RS), Teotônio
Vilela (AL), Serra Talhada (PE), Lages (RS), Sobral (CE), Itumbiara (GO),
Guarujá (SP), Maringá (PR), Vilhena (RO), Ourinhos (SP), Votuporanga (SP),
Serra (ES), João Câmara (RN), Concórdia (SC), Toledo (PR), Arapiraca (AL) e
Cajazeiras (PB).
Também
no dia 10 de dezembro, pela manhã, será inaugurada a unidade de Umuarama (PR).
Já no dia 12 de dezembro, será a vez da nova estrutura de Itabaiana (SE).
Há
26 anos, a instituição tem trabalhado para cumprir a missão de transformar a
realidade do transporte brasileiro. Desde 1993, o SEST SENAT já
contabilizou mais de 135 milhões de atendimentos.
A empresária Luzia Aparecida Franco Queiroz continuará
exercendo a presidência da Associação Comercial e Industrial e a Câmara de
Dirigentes Lojistas de Santa Vitória no próximo ano.
Na última sexta-feira, 6, ela foi reeleita pelos
associados em eleição concorrida com chapa única, para o mandato 2020-2021,
recebendo a totalidade de votos dos associados que compareceram à votação.
Na oportunidade, Luzia Queiroz agradeceu aos empresários associados
pelo comparecimento à eleição e pelo apoio e confiança à sua reeleição à
presidência das duas instituições.
Disse ainda que a meta de seu novo mandato será
dar continuidade ao sério trabalho realizado pela atual diretoria, voltado aos
interesses da classe empresarial, sempre buscando o fortalecimento comercial e
industrial e, consequentemente, o desenvolvimento do Município.
O Segundo Pelotão de Bombeiros foi acionado hoje por volta das 09:00 da manhã pela Polícia Federal para auxiliar seus trabalhos, sendo repassado que uma carreta apreendida durante um acidente de trânsito com vários quilos de drogas na MGC 497 zona rural da cidade de Prata/MG, se encontrava apreendida em um pátio da Polícia Civil na cidade de Prata, e que este veículo estava com a cabine toda amassada em decorrência do acidente, sendo necessário o apoio do Corpo de Bombeiros para que, com o uso do aparelho desencarcerador fosse feito a abertura da cabine, dando acesso a seu interior, onde poderiam ter objetos que auxiliariam as investigações. De imediato foi empenhado para esta ocorrência uma equipe de salvamento do Segundo Pelotão de Bombeiros que se deslocou até o local onde se encontrava o veículo sinistrado. Os trabalhos de desencarceramento foram realizados com a duração aproximada de uma hora e meia, sendo que durante a ação foram encontrados no interior da cabine vários objetos e documentos, os quais foram repassados a equipe da Polícia Federal, que agora poderão utilizar estes itens, caso seja necessário, como parte do processo.
Minas Gerais –
A Secretaria de Estado de Educação (SEE) informa a prorrogação do prazo de
renovação de matrícula prevista na resolução SEE n. 4.231/2019, publicada em 15
de novembro de 2019, que dispõe sobre a matrícula na Rede Estadual de Ensino
para o ano de 2020.
Neste ano
letivo, a SEE realizou melhorias objetivando a otimização e a ampliação do
acesso ao processo de matrícula dos estudantes nas Escolas Estaduais. Destarte,
em razão do grande volume de acessos ao SIMADE, para garantir a realização do
período de matrícula de forma tranquila e organizada na escola, será prorrogado
o prazo para a conclusão do processo de renovação de matrícula para o dia
11/12/2019.
A renovação de
matrícula tem como público-alvo todos os alunos já matriculados na Rede
Estadual em 2019 e que desejam continuar os estudos na mesma unidade de ensino,
para o ano de 2020. Dessa forma, os pais/responsáveis ou aluno, se maior de
idade, devem apresentar os documentos necessários para a renovação de matrícula
até o dia 11/12/2019. A Unidade Escolar disponibilizará a ficha de renovação de
matrícula.
Para
marcar a chegada do ‘bom velhinho’, na sexta-feira, dia 06 de dezembro, em
Santa Vitória, uma grande festa está sendo preparada pela Prefeitura Municipal,
através das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social e Administração,
com apoio das demais secretarias e departamentos municipais, além da Câmara de
Vereadores. Com uma programação completa, as famílias poderão participar de um
dia especial, cheio de encanto e magia, com a chegada do Papai Noel na carreta
da Coca-Cola.
O
Serviço de Inspeção Municipal CIDES – SIMC, foi inaugurado na última
terça-feira (03/12), em solenidade que reuniu prefeitos e demais autoridades de
Ituiutaba e de toda a região, na própria sede do serviço dentro do Parque de
Exposições JK em Ituiutaba.
De Santa Vitória, estavam presentes na
solenidade o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento Roberval
Domingues Pereira, Coordenador de Vigilância Sanitária Adalto José Fonseca de
Lima, Técnica em bem-estar social da EMATER Edna Aparecida Braz dos Santos e
presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS)
Adãoneli Rodrigues de Aquino.
O projeto passa a atender inicialmente 9
municípios da região: Campina Verde, Canápolis, Centralina, Monte Alegre de
Minas, Prata, Indianópolis, Ituiutaba, Tupaciguara e Santa Vitória.
O SIMC é um projeto do Consórcio Público
Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Triângulo Mineiro e Alto
Paranaíba – CIDES que tem gestão associada aos municípios na execução do
serviço. O presidente do CIDES e prefeito de Indianópolis, Lindomar Amaro
Borges, destacou no ato de inauguração que o trabalho que se inicia é um
investimento na geração de divisas para os municípios.
Cada um dos 9 municípios fundadores do
Serviços de Inspeção Municipal CIDES recebeu uma homenagem com a logomarca do
SIMC, como forma de reconhecimento pelo importante investimento na
concretização do projeto.
Além dos municípios também foram lembrados
e agradecidos, os parceiros que contribuíram para a consolidação do SIMC, como
EMATER-MG, Ministérios Público e a Câmara Temática do SIMC, que por meio de
voluntários regionais realizou reuniões e levantamentos que contribuíram para a
construção do projeto e dos processos que serão executados, bem como a
logística, no atendimento a toda a região.
Para se inscrever nas oportunidades da Controladoria-Geral
do Estado, o candidato deve ser servidor efetivo de órgão/instituição do Poder
Executivo do Estado de Minas Gerais, ter ensino superior completo e
conhecimento teórico e/ou prático nas áreas. O processo seletivo é composto por
duas etapas: análise curricular e entrevista.