Home Blog Page 484

Capinópolis – Muitos debates durante reunião do Legislativo

0

O Comandante do 5º Pelotão PM de Capinópolis prestigiou a sessão ordinária da Câmara de Capinópolis no último dia 02 de dezembro. O Tenente Renato Medeiros convidou a população para inauguração do sistema de vídeo monitoramento em Capinópolis no dia 13 de dezembro de 2019.

A Câmara Municipal subsidiou mais de 50% do orçamento para implantação do sistema de vídeo monitoramento. O ‘Olho Vivo’, como passou a ser conhecido, já está em funcionamento, resguardando a parte central e saídas de Capinópolis.

Debates

A emenda ao Projeto de Lei (PL) 1917/2019 — de autoria de Luciano Belchior (MDB) e Caetano Neto da Luz (PSDB)— foi aprovada por 9 votos a 1. Confira o texto da emenda:

1º) Não será admitida cessão onerosa com deságio superior a 20% do valor do crédito devido pelo Estado de Minas Gerais ao Município de Capinópolis.

2º) Efetuada a cessão deverá o Executivo apresentar Plano de Trabalho ao Legislativo, disponibilizando-o em seu sítio para acesso pela população, especificando as atividades que serão desenvolvidas com os recursos públicos recebidos antecipadamente com a cessão.

3º) Dos recursos auferidos com a cessão onerosa 15% deverão ser aplicados na Saúde e 25% dos recursos serão utilizados na Educação.

4º) Os 60% restantes serão aplicados em conformidade como previsto no Plano plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária, devendo se dar prioridade à recomposição e restruturação salarial dos funcionários públicos municipais, e adequação salarial dos profissionais técnicos do município, obedecendo-se todavia o limite imposto pela legislação eleitoral, em quaisquer hipóteses, para o período em que for utilizado”.

Projeto de Lei 1917/2017 – 1ª votação

A 1ª votação do Projeto de Lei 1917/2019 foi realizada durante a sessão e aprovou o texto por 6 votos a 4. O PL trata da cessão onerosa dos recursos devidos pelo Estado de Minas Gerais à Capinópolis.

Ressalta-se que o Município de Capinópolis tem cerca de R$5,8 milhões à receber do governo estadual. Grande parte da dívida foi originada durante o Governo petista de Fernando Pimentel em Minas Gerais. O Governo Romeu Zema (Novo) também deixou de efetuar parte dos repasses.

O governo municipal quer ‘vender’ a dívida aos bancos e receber o valor com deságio. Estima-se que o valor dos descontos seja de cerca de R$1,2 milhões, segundo os vereadores de oposição. Portanto, Capinópolis teria R$4,6 milhões em caixa — imediatamente— para fazer investimentos e obras. A outra medida é que o município receba os R$5,8 milhões em 33 parcelas — a atual gestão 2017/2020 não deve receber grande parte destes recursos, já que teremos eleições municipais em 2020.

Os vereadores Bernaldo E. Cabral (PT) e Aparecido Ribeiro (PSDB) alegam que Capinópolis não pode deixar de receber cerca de R$1,2 milhões. Os parlamentares são contra o projeto. Neide Aparecida (MDB) e Ivo Américo (DEM) se posicionaram contra a antecipação dos recursos.

Daniel França (SD) salientou que o pagamento das 33 parcelas não incidirá correções por parte do Estado de Minas Gerais, ou seja, Capinópolis também será prejudicado com pela inflação neste período. França estudou a fundo o projeto e levou dados técnicos à sessão.

Caetano Neto da Luz (PSDB) parabenizou os debates no parlamento e questionou — “Quem garante que essas 33 parcelas serão pagas pelo Governo do Estado?”. O vereador ressaltou ainda que a gestão Fernando Pimentel tinha a obrigação de efetuar os repasses legais ao município, no entanto, não os fez.

Gilvan Gama (PTB) pontuou a importância do recurso depositado de forma antecipada no caixa do governo. Gama relembrou que o recurso deveria ter sido pago em tempo, no mandato corrente, portanto, é justo que o valor seja antecipado ainda nesta gestão.

Edward Sales (PSDB), líder do Governo municipal, fez uma alusão para demonstrar seu apoio ao projeto. “Mais vale um pássaro na mão do que trinta e três voando”.

Suely Pricinoti (PSDB) encerrou o debate, deixando claro seu apoio ao PL 1917/2019.

Matérias aprovadas

Indicação 179/2019 — Suely Pricinoti — Construir meio fio na Rua 98 com a Avenida 101, no Bairro Campos Elísios, determinando a instalação de ao menos dois postes de energia, uma vez que fomos procuradas por moradores.

Requerimento — Gilvan Gama (PTB) e João Makhoul (PTB) solicitaram envio de ofício à família do vereador José Barreto Miranda, de Ituiutaba. O parlamentar faleceu no dia 15 de novembro aos 70 anos. Durante a sessão, os parlamentares de Capinópolis fizeram um minuto de silêncio em homenagem ao vereador Barreto.

MG App é premiado em seminário internacional

0

O MG App, aplicativo gratuito do Governo de Minas que disponibiliza diversos serviços públicos para o cidadão, foi agraciado com o primeiro lugar na V Edição do Prêmio GpRD (Gestão de Resultados para o Desenvolvimento), na categoria “Governos Subnacionais”. A premiação, na última terça-feira (3/12), fez parte do XII Seminário Internacional da Rede de Gestão de Resultados em Governos Subnacionais da América Latina e Caribe, realizado pelo Governo de Minas, por meio da Fundação João Pinheiro (FJP), em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). É a primeira vez que o evento é realizado no Brasil.

O encontro anual acontece desde 2008 e reúne representantes de diversos países para troca de experiências e debate de práticas governamentais inovadoras.

Emater-MG comemora 71 anos apresentando o Programa Emater-MG 4.0

0

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), está fazendo aniversário nesta sexta-feira (06/12). A Empresa foi a primeira do setor criada no Brasil e é hoje a maior da América Latina. A data do seu aniversário é também dedicada ao Dia Nacional do Extensionista Rural, profissional que atua na área. São 71 anos de história, que serão celebrados na sede da empresa pública mineira, em Belo Horizonte, com a presença de autoridades federais, estaduais e municipais, entre outros.

As comemorações englobam homenagens às instituições parceiras, que colaboram com o trabalho de assistência técnica e extensão rural, promovendo o desenvolvimento sustentável do campo. Também recebem homenagens produtores e funcionários, além dos profissionais da Empresa vencedores do Prêmio MelhorAção, que valoriza projetos ou ações de melhoria na área técnica ou administrativa e que impactam no melhor atendimento ao produtor.

Outro destaque da comemoração desse septuagésimo primeiro aniversário da Emater-MG será a apresentação do Programa Emater 4.0, que tem foco na adequação da Empresa às exigências da transformação digital, construindo ferramentas para racionalizar, desburocratizar e tornar os serviços da Emater-MG ainda mais ágeis, proativos, diretos, conectados às necessidades do produtor.

Inscrições para Residência Multiprofissional da Fhemig terminam em 9/12

0

Profissionais das áreas de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional têm somente até o dia 9 de dezembro para participar do Processo Seletivo de Residência em Área Profissional de Saúde, da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig).

As inscrições podem ser realizadas somente pela internet, no endereço www.ibgpconcursos.com.br. Ao todo, são 59 vagas em seis programas ofertados pela Rede Fhemig.

Joãozinho da Ambulância é eleito presidente da Câmara em Gurinhatã

0

GURINHATÃ – O vereador João Batista de Souza – Joãozinho da Ambulância (PTB) foi eleito na última segunda-feira, 02/12, o novo presidente da Câmara Municipal de Gurinhatã, para o Exercício de 2020.

A eleição aconteceu durante a última reunião ordinária de 2019, sendo eleita a nova mesa diretora: Presidente – João Batista de Souza (PTB), Vice-presidente – Edson Rodrigues do Nascimento (PSDB), 1º Secretário – Luciomar Lemes de Freitas (PR), e 2º Secretário – Newton Alves da Silva (PDT).

“Agradeço a todos pela confiança e tenho a certeza de que faremos um bom trabalho em 2020, sempre pautado no desenvolvimento de Gurinhatã e Flor de Minas”, disse Joãozinho que irá substituir o atual presidente, Edson Rodrigues.

Papai Noel em Gurinhatã nesta sexta-feira

0

GURINHATÃ – Tudo pronto para a chegada do Papai Noel em Gurinhatã, que acontece nesta sexta-feira, 06/12, às 19 horas na Praça Adalardo Muniz Borges.

“A Prefeitura de Gurinhatã está preparando uma grande festa para as crianças de Gurinhatã e Flor de Minas, e além da chegada do Papai Noel, teremos ainda a Caravana da Coca-Cola, distribuição de brinquedos para as crianças e Parque Infantil”, disse o prefeito Wender Luciano.

A carreata saíra às 18 horas da entrada da cidade (Academia da Saúde), percorrendo as ruas da cidade até a Praça.

Encerramento das Oficinas do Centro de Convivência Vânia Guimarães

0

GURINHATÃ – Uma confraternização marcou o encerramento das atividades das Oficinas desenvolvidas pela Prefeitura de Gurinhatã, Departamento de Assistência Social e Centro de Referência da Assistência Social – CRAS em 2019, desenvolvidas no Centro de Convivência Vania Guimarães.

Segundo o coordenador das Oficinas, Diegnor Rodrigues, na última terça-feira, foi feita uma retrospectiva das atividades trabalhadas esse ano com as crianças e também o que elas esperam para 2020. “É muito gratificante escutar cada um dizendo o que mudou em sua vida, seu aprendizado e até mesmo no dia a dia com os colegas”, disse.

“Queremos aqui deixar o nosso voto de gratidão a cada um. Às famílias o nosso carinho de confiança em deixar suas crianças em nossas companhias todos os dias da semana. Desejamos desde de já um ano maravilhoso a cada um de vocês, crianças do nosso Centro. Que Papai do Céu trace um plano na vida de cada um de vocês, e que daqui há 10, 20 anos, passem por ali e lembrem com tanto amor e carinho tudo que fizemos e aprendemos com vocês”, disse a diretora do Departamento Meire Menezes.

Casas já recebem Aquecedor Solar no Residencial em Gurinhatã

0

GURINHATÃ – Aquecedor Solar já estão sendo instalados nas residências já erguidas no Residencial Waltruides Carvalho de Azambuja em Gurinhatã.

“Isso representa economia para essas famílias que em breve sairão do aluguel e passarão a morar na sua casa própria. Com esse aquecedor, a economia na conta de luz será grande”, comentou o prefeito Wender Luciano em visita à obra.

Entrega de CCU para assentados no Nova Rosada

0

O prefeito de Gurinhatã, Wender Luciano entregou na última segunda-feira, 02/12, novas CCUs para famílias do Assentamento Nova Rosada.

Segundo o prefeito, a ação faz parte do PDA – Plano de Desenvolvimento de Assentamento, onde as famílias recebem o CCU – Contrato de Concessão de Uso. “Agradecemos a todos do INCRA em Minas Gerais, que tem feito ações em prol dos projetos de Gurinhatã, e sempre atendendo às nossas reivindicações”, disse o prefeito, que desde o início do seu mandato, tem buscado apoio junto ao Governo Federal, por intermédio do deputado Federal Zé Silva e pelo superintendente do INCRA em Minas Gerais, Robson Fonzar.

Em 2018 o prefeito de Gurinhatã, Wender Luciano se reuniu com as famílias do Assentamento PA Divino Rosa, onde em nome do INCRA entregou os Contrato de Concessão de Uso CCUs às famílias, que comemoraram muito a entrega do documento.

INSS – Pente-fino cancela 261,3 mil benefícios em quatro meses

0

pente-fino em aposentadorias, pensões e auxílios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) suspendeu ou cancelou o pagamento de 261,3 mil benefícios em quatro meses. A economia mensal estimada com a medida é de 336 milhões de reais e, em um ano, de 4,3 bilhões de reais. Ao todo, 1,84 milhão de pessoas estão sendo notificadas. A suspensão e o posterior cancelamento ocorrem se a fraude for constada após o prazo de defesa do segurado.

Segundo o INSS, os principais motivos para cancelamentos e suspensões detectados foram o pagamento irregular do Benefício de Prestação Continuada (BPC), como benefícios ativos para segurado já morto, acúmulo indevido de aposentadorias. Do total dos benefícios cancelados e suspensos pelo pente-fino, 59% eram recebidos irregularmente pelos representantes legais de beneficiário falecido, o chamado pagamento pós-óbito. Em todos os casos, pessoas próximas do falecido continuavam a sacar a aposentadoria de forma irregular.

Fonte: msn.com