
Minas Gerais termina Jogos Escolares da Juventude com 34 medalhas
A delegação de Minas Gerais
encerrou a participação nos Jogos Escolares da Juventude – etapa para atletas
de 12 a 17 anos, em Blumenau (SC), com 14 medalhas de ouro, 7 de prata e 13 de bronze.
Para conquista das 34 medalhas nesta etapa, Minas contou com 267 alunos-atletas
campeões dos Jogos
Escolares de Minas Gerais (Jemg/2019), competição realizada em
parceria com as secretarias de Estado de Desenvolvimento Social
(Sedese) e de Educação (SEE).
Durante os 15 dias de competição, Blumenau recebeu um total de 4.998 jovens
atletas, de 12 a 17 anos, de 26 estados brasileiros, do distrito federal, do
Japão e de Angola. Foram disputadas 13 modalidades: atletismo, badminton,
ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa,
xadrez, basquete, futsal, handebol e vôlei.
Organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), os Jogos Escolares da
Juventude são o maior celeiro de atletas olímpicos do país, revelando, a cada
ano, novos talentos para o esporte brasileiro.
Confira as medalhas conquistadas:
Atletismo
8 medalhas, sendo 4 de ouro, 2 de prata e 2 de bronze.
– Adrian Christian de
Oliveira, da E.E. Chico Rezende, de Lagoa da Prata: ouro no arremesso do peso e
ouro no lançamento de disco – 12 a 14 anos – (módulo I);
– Ana Luisa Couto, do Coleguium – bairro Ouro Preto, de Belo
Horizonte: ouro no Pentatlo;
– Bárbara Rodrigues, da E.E. Madre Carmelita, de Belo Horizonte: ouro nos 100
metros com barreiras e bronze nos 100 metros rasos – 15 a 17 anos –
(módulo II);
– Júlia dos Santos Ferreira, da E.E. Monsenhor Alfredo Dohr, de Lagoa da
Prata: prata no lançamento do dardo – 12 a 14 anos – (módulo I);
– Mariana Oliveira, da E.E. Dona Canuta Rosa Oliveira Barbosa, de
Ipatinga: prata no salto em distância – 15 a 17 anos – (módulo I);
– Beatriz Marciano, da E.E. Professora Maria Muzzi Mustaferro, de Belo
Horizonte: bronze no arremesso de peso – 15 a 17 anos (módulo II).
Badminton
3 medalhas de bronze.
– Ana Luiza Rodrigues, da E.E. Padre Antônio Vieira e Lhorrana Cristina da E.E.
Engenheiro Henrique Dumont, ambas do município de Santos Dumont: bronze
na categoria dupla feminina – 12 a 14 anos – (módulo I). Divisão II;
– Júlia Amaral, da E.E. Padre Antônio Vieira de Santos Dumont: bronze na
dupla feminina com a estudante-atleta Kailane dos Santos de Sergipe – 15 a 17
anos (módulo II) ;
– Gladson Coelho, da E.E. Cônego Lafaiete de José Raydan: bronze na dupla
masculina com o estudante-atleta Pedro da Costa de Pernambuco – 15 a 17 anos –
(módulo II);
Basquete masculino I
1 medalha de prata.
Colégio Eccellente de Belo Horizonte: prata no basquete masculino – 12 a 14
anos (módulo I).
Ciclismo
3 medalhas, sendo 1 de prata e 2 de bronze
– Ana Paula Finco Silva, da E.E. Benedito Ferreira Calafiori de São
Sebastião do Paraíso: bronze na prova contra o relógio e na prova por pontos –
15 a 17 anos – (módulo II);
– João Paulo Nazareno Quines, do Colégio Cenecista Nossa Senhora do Carmo
de Unaí: prata na prova contra o relógio – 15 a 17 anos – (módulo II).
Futsal feminino I e II
2 medalhas, sendo 1 de ouro e 1 de prata.
– E.E. Professor Nelson de Sena, de Governador Valadares: ouro no futsal
feminino – 12 a 14 anos (módulo I):.
– E.E. Professor Nelson de Sena, de Governador Valadares: prata no futsal
feminino – 15 a 17 anos (módulo II):.
Ginástica Rítmica
4 medalhas de ouro.
– Maria Clara Figueiredo Souza, do Colégio CEM – Centro Educacional Mineiro, de
Belo Horizonte: 4 medalhas de ouro – Divisão II. Individual por equipe,
Individual Geral, aparelho maça e aparelho bola.
Handebol Masculino II
1 medalha de ouro.
– Colégio Nacional, de Uberlândia: ouro no handebol masculino – 15 a 17 anos –
(módulo II).
Judô
3 medalhas de ouro
– Jacqueline Nascimento, da E.E. Presidente Antônio Carlos, de Belo
Horizonte: ouro na categoria leve (-52kg) – 15 a 17 anos (módulo II);
– Layla de Carvalho Belarmino, da E.E. Presidente Antônio Carlos, de Belo
Horizonte: ouro na categoria meio médio (-57kg) – 15 a 17 anos (módulo II);
– Pedro Lucas Rodrigo Lasmar, da E.E. Professor Aracy Miranda, de
Varginha.: ouro na categoria leve (-66kg), – 15 a 17 anos (módulo II).
Natação
4 medalhas de bronze.
– Bruno Lage de Carvalho Rocha, do Colégio Loyola, de Belo Horizonte: bronze
nos 200 metros livre – 15 a 17 anos – (módulo II);
– Izaque Igor Querino Vieira, da E.E. Afonso Pena, de Belo Horizonte: bronze
nos 50 metros borboleta – 12 a 14 anos – (módulo I);
– Luís Fernando de Oliveira, do Instituto Padre Machado, de Belo Horizonte:
bronze nos 100 metros borboleta – 15 a 17 anos – (módulo II);
– Maria Clara Cardoso Pio, do Instituto Padre Machado de Belo Horizonte: bronze
nos 50 metros costas – 15 a 17 anos – (módulo II).
Tênis de mesa
1 medalha de bronze.
– Fernanda Rebartini, Reis da E.M. José Augusto Paiva, de Varginha, e
Thayssa Vittória Machado, da E.E. Wladimir de Rezende Pinto, de Varginha:
bronze na dupla feminina – 12 a 14 anos – (módulo I).
Voleibol feminino II
1 medalha de prata.
– E.E. Deputado Domingos de Figueiredo, de Varginha: prata no voleibol feminino – 15 a 17 anos (módulo II).
Xadrez
3 medalhas, sendo 1 de prata e 2 de bronze.
Matheus Mendes Domingues Ribeiro, do Colégio Santa Catarina, de Juiz de Fora:
ouro no torneio Blitz e prata no xadrez convencional – 12 a 14 anos – (módulo
I);
Leandro Vilarinho Guimarães do IFTM, de Ituiutaba: bronze no xadrez
convencional.


Pagamento do IPVA 2020 começa em 13 de janeiro
A escala de pagamento do IPVA 2020 em Minas Gerais começa em 13 de janeiro e se encerra em 19 de março. Como nos últimos anos, o contribuinte que decidir quitar o imposto à vista, na data de vencimento da primeira parcela de sua respectiva placa, terá 3% de desconto. Também permanece o programa “Bom Pagador”, de incentivo à regularidade do pagamento do tributo, que concede, automaticamente, 3% de desconto para quem quitou rigorosamente em dia todas as obrigações referentes ao veículo, nos anos de 2018 e 2019.
A Taxa de Renovação do Licenciamento Anual de Veículo (TRLAV), no valor de R$ 105,78, vence em 31 de março, para todos os finais de placa.
Redução média
O subsecretário da Receita Estadual, Osvaldo Scavazza, afirma que, em comparação com o IPVA 2019, haverá redução média de 2,96% da base de cálculo adotada em 2020. Ele lembra que essa redução somada aos descontos de 3% do pagamento à vista e de 3% do programa “Bom Pagador” pode representar uma diminuição de quase 10% no valor que o contribuinte tem a pagar do IPVA.


Matrículas na rede pública estadual estão na reta final
O período de renovação da matrícula na rede pública estadual de Minas entra na reta final nesta semana. Para alunos veteranos, o prazo para que pais ou responsáveis, ou o estudante maior de 18 anos, garantam a vaga na mesma escola, em 2020, termina na sexta-feira (6/12). Para confirmar o interesse, basta ir até a unidade de ensino com os documentos necessários. A orientação vale tanto para os estudantes do ensino fundamental, 1° ao 9° ano, quanto para os do ensino médio.
Como funciona
Depois de receber a documentação completa, a escola deverá entregar o comprovante da efetivação de renovação de matrícula do aluno.
Caso a escola não oferte a etapa na qual o aluno deverá ser matriculado para o próximo ano, os pais ou responsáveis serão orientados de como proceder na realização da pré-matrícula da rede estadual.
Confira a relação de documentos necessários para a renovação da matrícula, que deve ser presencial. É necessário levar original e cópia.
– Documento de identidade ou, na sua ausência, certidão de nascimento do aluno;
– CPF do aluno, original e cópia (a apresentação é obrigatória apenas se o aluno for maior de idade);
– Para renovação da matrícula do aluno menor de idade, é necessária, ainda, a apresentação de documento de identidade e do CPF, originais e cópias, de um dos pais/responsáveis.
– Comprovante de residência no nome de um dos pais/responsáveis ou do aluno. São considerados comprovantes válidos contas de água, de energia ou telefone;
– Ficha de renovação assinada pelo aluno, quando maior de idade, ou pelo seu responsável legal, quando menor de idade;
– Para o estudante com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, é necessária a apresentação de laudo médico.
Pré-matrícula
Para quem já está matriculado na rede pública estadual ou outra rede de ensino, mas precisa ou quer mudar para uma escola da rede estadual no próximo ano, o processo é diferente.
O primeiro passo é fazer uma pré-matrícula pela internet. Lembrando que todas as escolas estaduais e as superintendências regionais de ensino (SRE) estarão abertas para aqueles candidatos que não possuem acesso à internet. Neste caso, basta procurar a escola ou a SRE mais próxima para efetivar o registro da matrícula.
Confraternização dos servidores do CRAS Natal
Ituiutaba – No último dia 29/11, aconteceu uma confraternização dos servidores do CRAS Natal. O evento foi um sucesso e regrado com muita alegria, inclusive com a entrega de presentes através da brincadeira do amigo oculto. Finalizando, pra deixar o evento ainda mais animado, teve também muita música, danças e claro, muita gente bonita.


Messi conquista 6ª Bola de Ouro, deixa Ronaldo para trás e se isola como maior vencedor da história
Na última segunda-feira, a revista France Football anunciou o vencedor do seu tradicional prêmio, e o argentino se isolou na lista de ganhadores, deixando para trás Cristiano Ronaldo, com cinco.
O português da Juventus, aliás, não foi a Paris para a premiação. Ele terminou em 3º lugar, atrás de Virgil van Dijk, do Liverpool.
Em setembro, o astro do Barcelona já havia conquistado o The Best, da Fifa. Desde que os dois prêmios se separaram, em 2016, os ganhadores sempre foram os mesmos.
Messi ficou com o troféu no atual formato pela 1ª vez, já que sua última conquista tinha sido em 2015 – as outras foram em 2009, 2010, 2011 e 2012.

1° WorkShop de Tango em Ituiutaba
Ituiutaba – Estão todos
convidados a participar desse excelente curso com certificado.
Para mais informações ou inscrição ligue: 34
99908-4021.

Apesar da chuva copinha teve dois jogos no último final de semana
Ituiutaba – A Copinha” Eurípedes Arantes Muniz – Capitão”, teve continuidade no último final de semana com dois jogos no Clube do Grêmio Nestlé. Outras duas partidas pelo Sub-13, no Clube de Campo Beira Rio, foram adiadas em virtude da forte chuva que prejudicou as condições do gramado. A garotada de Canápolis ganhou pelo placar de 3 a 0 do Triângulo no Sub-13, mas perdeu a segunda partida para o Guarani, em jogo válido pelo Sub-15, pelo mesmo placar de 3 a 0.
Segundo o diretor do Departamento de Esportes, da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer (SMEEL), organizador da competição, os jogos adiados serão remarcados para uma data que não prejudique nenhuma das equipes envolvidas. “O torneio está em um ritmo que as equipes conseguem atender e a sempre procuramos o melhor caminho para dar certo aos clubes”, explica Aristeu Emílio Nogueira. Os jogos adiados foram Ituiutaba Clube x Beira Rio e Guarani x Beira Rio.
A 6ª edição da Copinha teve início em 27 de outubro com 15 times divididos nas categorias Sub-11, Sub-13 e Sub-15. A previsão de encerramento é para os dias 21 e 22 de dezembro. A próxima rodada esta marcada para sábado (7), com os três jogos no Campo da Nestlé: pelo Sub-11, Guarani x Canápolis; pelo Sub-13, Beira Rio B x Canápolis e pelo Sub-13, Guarani x Ituiutaba Clube.





