GURINHATÃ
– Não é porque o Outubro Rosa passou que as ações
preventivas e de combate ao câncer devem diminuir. Esse é o pensamento da
equipe do PSF Rural Orlandino Bento de Oliveira. Ações nesse sentido fazem
parte do trabalho preventivo desenvolvido pela equipe de Atenção Básica em
Gurinhatã.
De acordo com a coordenadora da
Unidade de Saúde, enfermeira Silvania Ribeiro, na última quinta-feira, 28/11,
aconteceu uma Mobilização Social com Sala de Espera sobre prevenção do câncer
de mama, de colo de útero e de próstata.
Na oportunidade, a equipe do PFS
providenciou os encaminhamentos para a realização do Exame de Mamografia, mais
um importante benefício para a proteção da saúde da mulher.
Ituiutaba – Aconteceu nessa sexta-feira, 29, a solenidade de
inauguração da nova sede do 54º BPM, aqui na cidade tijucana. O governador do
Estado de Minas Gerais veio pessoalmente a Ituiutaba para entregar a nova sede
aos comandantes da Policia Militar.
A nova sede que fica no Bairro Alvorada é capaz de acomodar
melhor toda a estrutura da Policia Militar e segundo seu comandante, com essa
mudança, uma maior presença da policia vai ser notada pela população em todos
os bairros da cidade, proporcionando assim uma maior sensação de segurança como
um todo.
A inauguração foi amplamente prestigiada por autoridades políticas,
militares, representantes de instituições e comunidade em geral, inclusive de
toda essa região. Durante o evento aconteceu também uma justa homenagem a
pessoas e empresas que se destacaram como parceiras da Policia Militar.
Aconteceu nessa sexta-feira, 29, na
câmara municipal de Ituiutaba, a solenidade de diplomação das conselheiras
tutelares que foram eleitas nas últimas eleições. A posse vai acontecer no mês
de janeiro e então depois de empossadas serão elas a dirigir o Conselho Tutelar
na cidade tijucana.
O evento foi bastante prestigiado por
autoridades e comunidade em geral. Estavam presentes o Secretário de
Desenvolvimento Social, Renato Moura, Secretária de Educação Edmar Franco Paranaíba,
Presidente da Câmara vereador Francisco Tomaz (Chiquinho), Diretor da UEMG
unidade Ituiutaba, Conrado
Henrique Nascimento, entre outros.
Vale frisar que foram diplomados 5
titulares e mais 3 suplentes.
O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais está implementando em todo o estado a Operação Rotas de Emergência, que tem o intuito de condicionar os colaboradores das unidades hospitalar para ação em caso de evacuação da edificação por sinistro relacionado a incêndio e pânico, também prepara os militares da corporação para ação coordenada juntamente com os funcionários dos hospitais, observa-se também que este contato com a edificação permite aos militares um grau maior de conhecimento do layout interno da edificação, facilitando assim as ações do Corpo de Bombeiros em caso de emergência. Dentro deste planejamento o 2º Pelotão de Bombeiros realizou em 29/11/2019 – sexta-feira, ás 10:00 hs, simulado de evacuação do Pronto Socorro Municipal de Ituiutaba. Foram empenhados nesta ação 21 colaboradores do Pronto Socorro, e 7 Bombeiros Militares, e 3 viaturas. Os trabalhos ocorreram em parceria do Corpo de Bombeiros e a Prefeitura Municipal de Ituiutaba, através da direção do Pronto Socorro Municipal. Durante a atividade foi simulado um princípio de incêndio na cozinha do hospital, mais precisamente em um botijão de gás “GLP”, assim foram observados na prática, as saídas de emergência; o ordenamento/tempo da evacuação pelos colaboradores do pronto socorro, e as possíveis vítimas; o tempo resposta do Corpo de Bombeiros frente ao acionamento via 193, sendo registrado o tempo de deslocamento das equipes BMs do quartel do 2º Pelotão até o Pronto socorro; e o tempo de ação para controle, e contenção do princípio de incêndio.
O Vereador Francisco Tomaz
Oliveira Filho acompanhando do Secretário Municipal de Desenvolvimento
Econômico, Rubens Vaz, Presidente da ACII, Mário Jacob Jr, juntamente com a
gerente de análise de investimentos da FIEMG, Junia Cotrim, o presidente do
INDI, Thiago Toscano e o gerente de desenvolvimento, Carlos Romualdo, estiveram
reunidos no dia 28/11 no Centro Administrativo do Governo do Estado, em Belo
Horizonte, o objetivo é buscar investimentos e geração de empregos para região.
Thiago Toscano, Presidente do Instituto de Desenvolvimento Integrado de MG,
recebeu informações detalhadas da situação econômica de Ituiutaba e as
perspectivas para os próximos 10 anos. Com ênfase em logística, Educação
Superior e Agronegócio, considerados pontos fortes na região. Para o Presidente
do INDI, a confiabilidade nos processos burocráticos locais e a rapidez com que
estes processos ocorrem são vitais para a decisão dos investimentos. O Instituto que trabalha na assistência a empreendimentos tem
como uma das instituições mantenedoras o Banco de desenvolvimento Econômico de
Minas Gerais (BDMG). Na Oportunidade o Presidente da Câmara, defendeu a
necessidade de mudança no processo de licenciamento ambiental para que ocorra
no escopo do município, através da capacitação e estruturação da Secretaria de
Meio Ambiente, assim agilizando a tomada de decisão, e correções caso
necessário, nas solicitações das empresas e produtores rurais.
Para melhorar as condições de
investimento no município o Secretário de Desenvolvimento Econômico Rubens Vaz ressaltou
uma ação importante a de cadastrar o maior número de terrenos disponíveis
(entre particulares e públicos) para disponibilização na base de dados do INDI.
“Quanto maior oferta,
variedade e características de terrenos tivermos disponíveis, maior será a
possibilidade de atração destes investimentos”
O grupo deixou a reunião com
boas perspectivas de ações importantes para alavancar a economia do município
através da captação de futuros investidores.
O governador Romeu Zema participa, nesta sexta-feira
(29/11), às 16h, da inauguração da nova sede do 54º Batalhão da Polícia Militar
de Minas Gerais (PMMG) em Ituiutaba. A unidade irá garantir melhores condições
de trabalho para os militares e reforçar o atendimento à população. A unidade é
responsável pelo atendimento de dez municípios e seis distritos, totalizando
cerca de 200 mil habitantes.
No último dia 28 de novembro
estiveram no Centro Administrativo do Governo de MG, no Instituto de
Desenvolvimento Integrado de MG (INDI) o presidente da ACII, Mário Jacob Jr., o
secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Rubens Vaz e o presidente da
Câmara Municipal, Francisco Thomaz Jr. Juntamente com a gerente de análise de
investimentos da FIEMG, Junia Cotrim, o presidente do INDI, Thiago Toscano e o
gerente de desenvolvimento, Carlos Romualdo, foi explanado a situação econômica
atual do município de Ituiutaba e as perspectivas para os próximos 10 anos. Logística, educação superior e agronegócio
foram destacados pelo presidente da ACII como pontos fortes da nossa região.
O presidente do INDI elogiou o
quadro de agroindústrias instalado e salientou a importância do polo de
educação superior existente no município. Ressaltou porém que quando o
investidor busca uma cidade para sua empresa, além destes aspectos, além da
vontade do poder público local, a
confiabilidade nos processos burocráticos locais e a rapidez com que estes
processos ocorremsão vitais para a
decisão do investimento.
O presidente da Câmara se
interessou pela possibilidade dos processos de licenciamento ambiental
ocorrerem no escopo do município, através da capacitação e estruturação da secretaria de Meio Ambiente. Essa
proximidade agiliza a tomada de decisão, e correções caso necessário, nas
solicitações das empresas e produtores rurais.
O secretário de Desenvolvimento
Econômico, através da parceria com a secretaria de planejamento quer cadastrar
o maior número de terrenos disponíveis (entre particulares e públicos) para
disponibilização na base de dados do INDI. “Quanto maior oferta, variedade e
características de terrenos tivermos disponíveis, maior será a possibilidade de atração destes investimentos.
Especificamente, sobre o possível
investimento de uma empresa cervejeira espanhola, no território mineiro,
oportunidade também almejada pela comitiva neste encontro, está temporariamente
suspenso por reavaliação por parte do investidor sobre qual estado brasileiro
deverá receber tal indústria. Caso Minas Gerais continue como opção, Ituiutaba
é candidatíssima, tanto pela sua logística quanto pela qualidade da água no
município.