A sinalização horizontal de trânsito,
em Santa Vitória, está sendo revitalizada em diversas Ruas e Avenidas. Equipes
da Secretaria de Obras, através do Departamento Municipal de Trânsito,
realizaram mais de 50 km de pintura de faixas de sinalização horizontal e
também outras sinalizações, importantes para um trânsito cada vez mais seguro e
com boa fluidez do tráfego na cidade.
O Banco do Brasil registrou lucro
líquido contábil de R$ 4,256 bilhões no 3º trimestre. O resultado representa um
aumento de 34% na comparação com o mesmo período do ano passado, quando a
instituição lucrou R$ 3,175 bilhões. Se comparado com o resultado do 2º
trimestre, o lucro foi 1,2% maior.
No acumulado em 9 meses, o lucro
líquido soma R$ 12,468 bilhões, alta de 37,6%.
Já o lucro líquido ajustado do
banco, que exclui itens extraordinários, somou R$ 4,5 bilhões no período entre
julho e setembro, valor 33,5% maior se comparado ao mesmo período de 2018, o
que representa um crescimento de 2,5% em relação ao segundo trimestre. O
resultado superou os R$ 4,335 bilhões esperados pelos analistas, segundo
estimativas.
O retorno sobre o patrimônio
líquido do Banco do Brasil, um indicador da lucratividade dos bancos, atingiu
18%, ante 17,6% no trimestre anterior.
Segundo o balanço divulgado nesta
última quinta-feira (7), o resultado do trimestre foi sustentado “pelos
aumentos da margem financeira bruta e da recuperação de crédito”.
O lucro também foi ajudado pela
receita de prestação de serviços, que subiu 8,7% em relação ao ano anterior.
Foi impulsionada principalmente pela gestão de fundos, planos de aposentadoria,
seguros e banco de investimentos.
A
Semana Lixo Zero aconteceu em Ituiutaba entre os dias 18 e 26 de outubro.
Foram realizados mais de 100 eventos, como mutirões, palestras, oficinas,
reuniões, visitas técnicas, mostras, trocas de saberes e vivências. Conseguimos
acessar mais de 8.000 pessoas e isto só foi possível com a presença e
esforço de cada um que abraçou esta causa em prol de um mundo mais limpo.
A Plataforma Ituiutaba Lixo Zero agradece a participação das diversas empresas,
universidades, escolas, imprensa, associações , órgãos públicos e todos os
voluntários, cada um mostrando sua importância e sensibilidade com a
temática. Não estamos só.
A Semana Lixo Zero, promovida de 18 a 27 de outubro, em todo o Brasil e mais
dois países, é uma iniciativa do Instituto Lixo Zero Brasil, com realização da
Associação Plataforma Ituiutaba Lixo Zero em Ituiutaba.
Para
saber mais sobre como foram todos esses eventos, acesse o relatório em nossas
redes sociais
GURINHATÃ
– Outubro foi um mês onde a alimentação saudável foi tema
de muitas palestras para estudantes e idosos promovidas pelo Departamento
Municipal de Saúde.
Segundo a coordenadora do PSF
Orlandino Bento de Oliveira, enfermeira Silvania Ribeiro, em uma reunião do
Grupo Hiperdia (Hipertensos e Diabéticos) foi desenvolvida uma Oficina com aula
demonstrativa sobre os alimentos saudáveis e os alimentos que devem ser
evitados ou consumidos com moderação.
Ainda de acordo com a enfermeira, no
final foram entregues temperos naturais, incentivando o não uso de temperos
industrializados.
GURINHATÃ
– A ansiedade aumenta ainda mais à medida que avança as
obras de construção do Residencial Waltruides Carvalho de Azambuja em Gurinhatã.
Para muitas famílias o sonho está se
transformando em realidade, anda mais neste momento em que uma das casas começou
a receber a pintura, sendo um modelo já numa fase adiantada de construção, para
que todos possam ver a casa quando concluída.
O Residencial Waltruides Carvalho de
Azambuja tem na Etapa 1 (50 casas) e Etapa 2 (43 casas), cujos recursos são do
Programa Minha Casa Minha Vida, numa grande conquista da ação política feita
pelo prefeito Wender junto ao Governo Federal.
O aumento no número de casos de sífilis é uma realidade e
têm preocupado autoridades de saúde no Brasil. A situação, de acordo com o
Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis IST/AIDS, da Secretaria
Municipal de Saúde de Ituiutaba, está sendo considerada epidemia. Em 2017
haviam 134 pessoas infectadas no município. Este número caiu 95 em 2018 e nos
dez primeiros meses de 2019 já foram diagnosticadas 165 pessoa com a doença em
Ituiutaba.
Para a coordenadora do Programa IST/AIDS e outras hepatites
virais, Isabella Cristina Borges, o aumento do número de casos de sífilis não é
uma exclusividade de Ituiutaba e todas as medidas estão sendo tomadas para
conscientização da população, quanto à prevenção e tratamento.
“Estamos intensificado as ações educativas em espaços
públicos, escolas e empresas. Promovendo reuniões com grupos específicos e
ainda, nos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) e nas Unidades
Básicas de Saúde. Para facilitar ainda mais o acesso da população, aumentamos o
número de testes rápidos para o diagnóstico precoce e o número de postos de
coleta”, disse Isabella Cristina.
Segundo informações do Ministério da Saúde, no Estado de São
Paulo, o aumento do número de casos de sífilis em adultos chegou a mais de 600%
em seis anos. Uma epidemia silenciosa de sífilis avança no Brasil e o mais
preocupante é que grande parte dos infectados não sabe que está transmitindo a
doença para outras pessoas.
O Secretário de Saúde de Ituiutaba, Elias Hercules Neto,
reafirmou o compromisso sistematizado da administração, com base nas
informações dos números registrados, de manter ativas as campanhas de
conscientização da população. Segundo ele, é fundamental que as pessoas se
conscientizem sobre a importância do uso de preservativo nas relações sexuais.
A atual
gestão da Câmara Municipal de Ituiutaba, que tem como presidente o vereador
Francisco Tomaz (Chiquinho), tem sido parceira e viabilizado importantes
projetos em todas as áreas, inclusive no que tange a cultura.
Projeto
“Respeito a vida”: Peça teatral “Os três amigos”
Mês
Novembro
Dia
07
Local: CRAS Alvorada
08h: Apresentação de “Respeite a vida: Os três
amigos”
9h: Apresentação de “Respeite a vida: Os três
amigos”
10h: Apresentação de “Respeite a vida: Os três
amigos”
11h: Apresentação de “Respeite a vida: Os três
amigos”
DIA 08
Local: Escola Municipal Hugo de Oliveira Carvalho
13h:Apresentação de “Respeite a vida: Os três amigos”
14h Apresentação de “Respeite a vida: Os
três amigos”
15h: Apresentação de “Respeite a vida: Os três amigos”
16h: Apresentação de “Respeite a vida: Os três amigos”
Apresentações
exclusivamente reservadas para alunos da rede de ensino.
Durante a
reunião ordinária da Câmara Municipal de Ituiutaba ocorrida na noite da última
segunda-feira, 4, o vereador Renato Moura usou a tribuna para falar sobre a
Saúde da cidade.
Na oportunidade,
ele contou sobre sua indignação quando se deparou com pessoas deitadas na
calçada durante o período da noite em frente à Secretaria de Saúde.
O motivo,
segundo o parlamentar, é que a comunidade espera o dia seguinte para tentar
conseguir uma vaga para realizar os exames que são necessários, e que muitas
das vezes, são as próprias pessoas enfermas que aguardam nessa fila.
Renato Moura
também deu diversas sugestões ao secretário de Saúde, Elias Hércules para que
isso não ocorra mais nos próximos meses, e também se disponibilizou em
colaborar para melhorar essa situação.
A Lei Municipal 3.244/19 foi sancionada pelo Chefe do Executivo
Municipal e publicada em 06 de novembro de 2019, após a aprovação do projeto de
Lei, pela Câmara de Vereadores, em 04 de novembro de 2019.
Referida lei cria incentivos para a regularização dos créditos de
qualquer natureza, vencidos até 31 de dezembro de 2019, inscritos ou não em
dívida ativa na Fazenda Pública Municipal, protestados ou executados.
Os contribuintes com débitos municipais terão uma excelente
oportunidade para obter os benefícios previstos no programa REFISM e poderão
efetuar o pagamento à vista, ou de forma parcelada, com descontos de juros
moratórios e multa, na seguinte proporção: 90% para pagamento em parcela
única, 80% em até quatro parcelas; 70% em até sete parcelas; 60% em até dez
parcelas.
No
dia 16 de novembro, em comemoração à semana mundial da Consciência Negra,
acontece um sensacional Desfile Afro com apresentações de danças e trajes
típicos, além da escolha da Garota Afro 2019 de Santa Vitória. O evento terá
início às 19h, na sede social do Rotary Clube.