Vem aí grande noite
comemorando os 30 Anos do Coral Municipal Abrão Calil Neto de Ituiutaba. Será
dia 30 de setembro e toda a população é convidada a participar e prestigiar
esse grande acontecimento.
As comemorações vão acontecer no
auditório do Conservatório Estadual de Música.
Na última terça-feira, 10, aconteceu a abertura da 12ª
edição da Copa de Futsal do Comércio de Santa Vitória, contando com a
participação de dez equipes. A competição é realizada pela Liga Esportiva com
apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Esportes.
No dia 26 de
setembro, Santa Vitória sediará o 23º Simpósio de Pecuária de Leite de Santa
Vitória, quando serão discutidos temas de interesse dos produtores de leite do
Município e região. O evento acontecerá no Centro de Convenções Ubaldo Severino
Franco, com início previsto para às 12h30.
Conforme
programação, o prefeito Salim Curi fará a abertura do simpósio, juntamente com
gerente regional da Emater-MG Gilberto Carlos de Freitas.
A primeira
palestra será ministrada pelo médico veterinário pós-graduado em Pecuária de
Leite – Rehagro, João Paulo dos Reis Barros, que abordará o tema “Processos de
Higienização na Pecuária Leiteira”.
Na segunda
palestra da tarde, será discutido o tema “Qualidade do Leite”, tendo como
palestrante a médica veterinária MSD Marcela Soriani.
Encerrando
as palestras do simpósio, o engenheiro agrônomo e analista ambiental Guilherme
Oliveira falará sobre o tema “Código Florestal”. Na sequência, patrocinadores e
parceiros do evento terão espaço para manifestação de seus produtos.
Para
finalizar o evento, o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e
Abastecimento Roberval Pereira Domingues fará as considerações finais do
simpósio, precedido de sorteio de brindes entre os participantes.
O 23º
Simpósio de Pecuária de Leite de Santa Vitória é uma realização da Prefeitura
de Santa Vitória, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e
Abastecimento, em parceria com a Emater-MG.
A Caravan aspirada mais rápida do
mundo já tem presença confirmada na final do Campeonato de Arrancada Arena Race,
que será realizada em Uberlândia-MG, entre os dias 13 e 15 de setembro, no
Arena Race Multiventos. Com um motor adaptado de 6cc 24v (seis cilindros
e 24 válvulas), o veículo, que pertence à equipe Lós Hermanos de Imbituba-PR
foi preparada pela Evolution de Foz do Iguaçu-PR, e consegue atingir em 201
metros a 230 km/hora. “Ela anda na casa dos 4.8 segundos em 201 metros”,
informa o locutor oficial dos Campeonatos de Arrancada que ocorrem no Brasil,
Jacson Sfatoski, conhecido como Jacson Locutor.
Segundo explica ele mesmo, os carros
com motores aspirados usam um combustível diferenciado, cujo litro custa R$
130,00. “Essa Caravan para se ter uma ideia usa em média 10 litros de
combustível para percorrer 201 metros”, destaca.
O evento é realizado pelo Clube de
Automobilismo do Triângulo e Alto Paranaíba (CATAP), com a chancela da
Federação Mineira de Automobilismo – FMA.
Evento beneficente
Como nas edições anteriores, o
Campeonato neste ano tem cunho beneficente. Dentre as opções de ingresso para
acompanhar as competições, o público poderá escolher o Setor 2, trocar o
ingresso por 1 kg de alimento não perecível e acompanhar as atividades na área
em frente ao bar. Os alimentos arrecadados serão destinados ao Instituto
de Formação Vamos Crescer – projeto que acolhe crianças moradoras de rua de
Uberlândia.
Outras opções de ingressos também
estarão disponíveis, como para o Setor 1 e o passaporte, que dará livre acesso
a toda estrutura do evento durante os três dias.
Capacitar e desenvolver os
profissionais do setor elétrico. Esse é o objetivo do 25º Seminário Nacional de
Produção e Transmissão de Energia Elétrica (SNPTEE), que acontecerá entre os
dias 10 e 13 de novembro, em Belo Horizonte. O evento, que promete movimentar o
Expominas, está com inscrições abertas a preços promocionais. Os interessados
podem acessar o site do SNPTEE até 20 de setembro e
garantir sua presença. Depois dessa data, os preços sofrerão alterações.
Na oportunidade, serão apresentados cerca de 600
trabalhos técnicos nos 16 grupos de estudos do evento. Além disso, acompanhando
as mudanças do setor elétrico dos últimos anos, o SNPTEE terá dois novos
grupos de estudos neste ano: um sobre sistemas de distribuição, outro sobre
sistemas de geração eólica, solar e armazenamento.
Novidades do XXV SNPTEE
Neste ano, o SNPTEE promoverá, pela primeira vez, o
encontro de lideranças das empresas e das entidades de geração e transmissão de
energia (Encontro de CEOs). O objetivo da ação pioneira é discutir os grandes
temas do setor elétrico nacional. Além disso, o evento contará com um espaço
destinado aos jovens profissionais da área de energia: o Next
GenerationNetwork Showcase (NGNS), uma iniciativa do
Comitê Internacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (CIGRÉ).
Ituiutaba –
O acolhimento escolar é tão fundamental e importante quanto o aprendizado
oferecido em sala de aula. Na última semana, o processo de acolhimento ocorreu
em duas oportunidades para as crianças matriculadas no Centro Municipal de
Educação Infantil – CEMEI, Nair Ferrari, no bairro Natal, que teve as
atividades iniciadas no último dia 19.
As atrações
do acolhimento aconteceram em momentos distintos, sempre com a participação de
servidores do Centro Municipal de Assistência Pedagógica e Permanente de
Professores – CEMAP. Na terça-feira (3), a diversão ficou por conta das
apresentações lúdicas da Coordenadora de Arte e Educação, Sandra Bittencourt.
Enquanto que na quinta-feira (5) as coordenadoras de Educação Infantil, Maria
Betânia França Franco e Andréia Demétrio Jorge Moraes levaram a alegria através
de brincadeiras, canções e muita diversão para as crianças.
“Nosso
objetivo com este trabalho é levar a descontração, fazer com que a criança se
solte, desperte o sonhar, socialize, entenda que é importante gostar e
respeitar o próximo e isso tudo é pensado para a evolução da criança,
fortalecendo os elementos essenciais para a construção da personalidade”,
destacou a diretora da CEMEI, Kátia Francielle Pereira.
O Sebrae
Minas já iniciou as inscrições para o Empretec Agro em Uberlândia. Os
interessados em participar da capacitação, que será realizada de 30 de setembro
a 5 de outubro, podem se inscrever até o dia 13 de setembro pelo link http://www.empretecsebraeminas.com.br/. Em seis
dias de intensa imersão, os participantes serão desafiados a encarar seus
medos, enfrentar limitações, despertar para oportunidades e fortalecer
habilidades. “O Empretec é um divisor de águas na vida de todo empresário, pois
permite que eles se conheçam e identifiquem como se comportam frente aos
desafios diários dos negócios. Participar do seminário potencializa as
competências individuais, melhorando a tomada de decisões e, consequentemente,
a produtividade e rentabilidade das propriedades rurais”, destaca a analista do
Sebrae Minas, Fabiana Queiroz. A analista ainda lembra que, em uma época de
mudanças constantes no cenário econômico, não dá para continuar agindo como no
passado. “É possível manter as tradições, mas é preciso internalizar novas
atitudes e tecnologias nos empreendimentos da cadeia da Agropecuária. Por isso,
pensamos no Empretec Agro”, diz Fabiana.
Ituiutaba –
Aconteceu no Centro Municipal de Assistência Pedagógica e Aperfeiçoamento
Permanente de Professores – CEMAP, o último encontro de Formação Continuada: O Novo
Currículo de Minas Alinhado à BNCC – O aluno vem como protagonista do processo
de ensino e aprendizagem, o encontro contou com a participação as formadoras
Vanda Alves e Helena Zanotto e teve carga horária de 40 horas.
Durante o
evento o foi apresentado o currículo referência de Minas Gerais e a
implementação desta estrutura e organização, para garantir os direitos de
aprendizagens de todos os estudantes por meio do desenvolvimento das
habilidades e competências e das vivências destacadas neste documento que
deverá repassar preceitos e fundamentos básicos que norteiam toda a concepção.
A secretária
de Educação, Edmar Paranaíba, disse que desde seu processo construtivo, o
estudo desses documentos e a prática em sala de aula, tem o objetivo de
contribuir para a troca de boas práticas e discussões aprofundadas no processo
de ensino e aprendizagem dos estudantes e com isso o desenvolvimento das
competências e habilidades alinhadas à BNCC. “Existe um processo de
planejamento de aulas, através das metodologias ativas, para que sejam
protagonistas do seu processo de desenvolvimento”, explicou.
A secretária de educação e cultura de Capinópolis Iracilda Duarte, foi
convidada pelo vereador Daniel França, para apresentar na Câmara Municipal,
Projeto de Transparência na Gestão da Educação de Capinópolis, que lhe
proporcionou em Belo Horizonte o troféu Cidades Inteligentes. O prédio da
Câmara Municipal ficou lotado por centenas de amigos, professores e diretores
das escolas municipais. O prefeito Cleidimar Zanotto, o vice-prefeito Jaisson,
a promotora da Comarca, Dra. Maria Carolina e secretários municipais entre
outros fizeram questão de participar e prestigiar Iracilda.
Como sempre acontece Iracilda demonstrou os bons números da
educação em Capinópolis, fazendo questão de manter a íntegra dos slides
exibidos em Belo Horizonte quando seu Projeto foi premiado.
“Esta conquista não é só minha, mas de toda a minha equipe porque hoje temos
que ter orgulho do trabalho que realizamos, onde o professor precisa se
orgulhar de ensinar, passar conhecimentos que vão nortear a vida das pessoas,
portanto, desde as equipes da limpeza, as cantineiras, aos motoristas,
professores, orientadores, diretores, todos fazem o sucesso da educação em
Capinópolis”, disse Iracilda.
Ao final das apresentações, os vereadores elogiaram a atuação de Iracilda à
frente da Secretaria, assim como o prefeito Cleidimar, que também destacou a alegria
por ver as coisas caminhando bem na cidade e a promotora, Dra. Maria Carolina,
parabenizou o trabalho da homenageada.
Finalizando a sessão, Iracilda recebeu uma placa de reconhecimento, bem como
sua mãe, Sra. Maria Genita Duarte, que também foi homenageada com uma placa.
Capinópolis – A Secretaria Municipal de Saúde, fechando o
Agosto Dourado, que é um mês de ações voltadas para o incentivo ao aleitamento
materno, promoveu no salão ‘João Felippe’, na noite de terça-feira, dia 03, um
evento que contou com a presença de várias residentes da UFU que, em três
stands, levaram informações às mamães e futuras mamães sobre a importância do
aleitamento materno, ensinando técnica para ajudar o bebê e ‘pegar’ o peito e a
ministrar a mamada com segurança e nas melhores posições.
Na parte externa do salão, um pula-pula fez a alegria das crianças que se
divertiram enquanto as mães participaram das palestras, sendo também servida
deliciosa pipoca.
A secretária de saúde, Sandra Barbosa, abriu o evento frisando sua certeza de
que todas as mulheres ali presentes, iriam aprender mais. Sandra também
agradeceu a presença das residentes da UFU, bem como de toda a sua equipe.
Ao final do evento, todas as pessoas ali presentes foram convidadas para um
delicioso lanche.
“Este evento fechou o nosso agosto dourado, um mês onde o aleitamento materno
foi incentivado em nossa comunidade”, disse Sandra.