Home Blog Page 544

Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas (CFTA) realiza primeira eleição para presidente

0

Após intensos esforços, foi conquistada pela categoria dos Técnicos Agrícolas, a tão sonhada entidade de classe, o Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas (CFTA), criado pela lei 13.639 de 2018. Desmembrado do sistema CONFEA/CREA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia / Conselho Regional de Engenharia e Agronomia). O novo conselho exclusivo dos Técnicos em nível médio, agrega outras vertentes como técnicos em agropecuária e técnicos em zootecnia. Segundo Vitório Freitas, gerente da Unidade Regional de Belo Horizonte da EMATER e um dos que mais lutou pela criação do conselho, essa conquista vem para libertar e dar voz à classe que, uma vez independente, poderá orientar e padronizar o exercício da profissão no Brasil, baseados na realidade daqueles que realmente atuam na área.

Momento único:

A primeira eleição para presidência do CFTA ocorrerá no próximo dia 07 de setembro de 2019, sendo de suma importância, pois somente após a eleição, a constituição e posse de sua diretoria é que o conselho estará oficialmente desvinculado do sistema CONFEA/CREA.

Nessas eleições estão concorrendo as chapas:

– Vamos conversar.

– Chapa da FENATA.

– Mãos que alimentam o Brasil.

Estarão aptos a votar os Técnicos Agrícolas que constem da relação informada pelo CONFEA e os Técnicos Agrícolas que entre os dias 31/07 e 02/08 de 2019, tenham requerido à Comissão Eleitoral a sua habilitação como eleitores, comprovando o registro no CREA e a regularidade de quitação da anuidade 2018 ou 2019.

Como votar:

No dia 01/09/2019, será disponibilizado no site www.eleicao-cfta.com.br um sistema de consulta para que todos os profissionais possam verificar, pelo seu CPF, se estão aptos a votar.

Todos os Técnicos Agrícolas que estiverem aptos receberão no dia da eleição, dia (07/09), o link de acesso para poderem votar em seus respectivos e-mails de cadastro (cadastro do CONFEA) ou no e-mail informado no requerimento de habilitação junto à Comissão Eleitoral para os que o fizeram.

Candidatos mirins são recebidos na Câmara de Capinópolis

0

Os candidatos do projeto ‘Eleitor do Futuro’ foram recebidos pelos parlamentares da Câmara Municipal de Capinópolis no último dia 26 de agosto. O projeto eleitoral mirim é realizado pelo Cartório Eleitoral da Comarca de Capinópolis, em parceria com o Poder Legislativo.

Em visita ao Poder Legislativo, o prefeito de Capinópolis, Cleidimar Zanotto, conversou com os candidatos mirins.

Os postulantes são estudantes da Escola Estadual Sérgio de Freitas Pacheco e da Escola Governador Juscelino. No último dia 23, os alunos registraram suas candidaturas no Cartório Eleitoral, no Fórum Odovilho Alves Garcia.

Juliana Pereira, chefe de Cartório, pontuou a importância do projeto. “O objetivo maior é formar cidadãos para o futuro, eleitores conscientes e que possam participar do processo eleitoral como eleitores e também, quem sabe, como candidatos conscientes”, disse ela.

O vereador Edward Sales que é um dos grandes entusiastas das eleições mirins, também falou sobre o projeto. “Então eu digo a todos os jovens que estão participando dessa eleição mirim, para que sejam vocês mesmo, mas tenha o coletivo, o interesse de todo mundo, como algo primordial”, arrematou o parlamentar.

Resumo das matérias apresentadas na sessão ordinária do última dia 26.

Moção 04/2019 — Bernaldo Evaristo Cabral— Moção de aplausos e de reconhecimento à toda equipe São Vicente de Paula e Seus membros pelo importante serviço social prestado ao povo de Capinópolis, mantenedora do Abrigo Frederico Ozanan.

Moção 05/2019 — Ivo José Américo— Moção aplausos e de reconhecimento à toda equipe da FAEPU, tais como: médicos, técnicos de enfermagem, toda equipe do escritório e recepcionistas, e também equipe dos servidores, pelos relevantes serviços prestados na área da saúde.

Moção nº. 06/2019 — Neide Aparecida Martins— Moção de aplausos aos guardas municipais e aos garis pelos relevantes serviços prestados em favor do município.

Moção nº. 07/2019 — Neide Aparecida Martins— Moção de aplausos aos horticultores que trabalham na horta municipal.

Requerimento — Gilvan Alves Gama— Solicitação para alongar os corrimãos da ponte do Bairro Ideal.

Requerimento — Gilvan Alves Gama— Solicitação de envio ao DEER/MG, pedindo que seja feita sinalização com placa, na altura do km 17, da MGT-226, sentido Canápolis/Capinópolis, mais precisamente na rotatória que dá acesso à  Usina, indicando sentido e quilometragem para Capinópolis, Cachoeira Dourada, IpiaçuItuiutaba.

Aprovado PL que autoriza municípios a contraírem empréstimos

0

Minas Gerais – O Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, na Reunião Extraordinária da última quarta-feira (28/8/19), em 2º turno, o Projeto de Lei (PL) 636/19, que autoriza os municípios a realizarem operações de crédito para reequilibrarem as suas finanças após o atraso de transferências obrigatórias pelo Estado. Os parlamentares não sugeriram qualquer alteração no texto aprovado em 1º turno.

De acordo com o deputado Hely Tarqüínio (PV), autor da proposição, os municípios mineiros foram severamente penalizados pela retenção de repasses constitucionais, como os referentes ao ICMS e ao IPVA. Embora o Poder Executivo estadual tenha firmado acordo com os gestores municipais para o pagamento da dívida, ela só será integralmente quitada em 2021.

Para possibilitar o acesso mais rápido a esses valores ainda devidos pelo Estado, tendo em vista o grau de endividamento dos municípios e suas necessidades urgentes, o projeto estabelece que seja concedida aos prefeitos a autorização para implementar duas medidas:

  • a oferta do crédito como garantia na contratação de empréstimo com instituições financeiras;
  • a possibilidade de o município ceder de forma onerosa o crédito a uma instituição financeira ou a um fundo de investimento regulamentado pela Comissão de Valores Imobiliários.

As câmaras municipais deverão estabelecer os limites em que tais operações de crédito serão realizadas, evitando eventuais excessos, em respeito à Lei de Responsabilidade Fiscal e à Constituição Federal.

A receita decorrente dessa cessão de direitos creditórios será aplicada prioritariamente no pagamento de despesas, inclusive de pessoal, empenhadas na gestão em que ocorrer a cessão, observadas as destinações constitucionais de recursos para áreas de saúde e educação.

Santa Vitória – Construção da Praça de Alimentação

0

Situada na Avenida Joaquim Ribeiro de Gouveia, a nova praça de alimentação de Santa Vitória está sendo construída. Mais uma obra da Prefeitura Municipal realizada com recursos próprios, o trabalho não para e por toda a cidade obras estão sendo feitas para efetivamente melhorar a vida dos Santa-vitorienses.

Com arquitetura moderna e traços contemporâneos, conta com 08 boxes, sanitários públicos acessíveis, iluminação eficiente, parque infantil e ampla área de estacionamento, além de estar em um lugar privilegiado da cidade.

Ipiaçu – Câmara Municipal economiza e devolve recursos para a prefeitura investir em prol da população

0

Desde que assumiu a presidência do legislativo de Ipiaçu em janeiro de 2019, a atual gestão que tem como presidente o vereador Luís Antônio Silva, tem pautado seu trabalho na transparência e na ética, assim, a câmara tem feito o seu papel perante a comunidade.

Incentivada pelo seu presidente e com apoio total dos demais vereadores, o Legislativo tem agora em 2019, trabalhado com extrema economia de recursos e isso possibilitou que a câmara devolvesse no último dia 21, recursos para a prefeitura no valor de R$ 40.000,00 (quarenta mil reais), para que fosse aplicado nas festividades do aniversário do município.

Seplag apresenta estudo sobre transferência da gestão de unidades hospitalares para organizações sociais

A Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado (Seplag) apresentou, na última quarta-feira (28/8), esclarecimentos sobre a possibilidade de transferência da gestão de unidades da rede hospitalar da Fhemig para organizações sociais (OSs). No levantamento, consta a possibilidade de ampliar em mais de 20 mil o número de internações na rede.

O estudo foi apresentado em audiência pública na Comissão de Saúde, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, com a participação de representantes dos servidores e parlamentares. O secretário da Seplag, Otto Levy, afirmou que o governo está aberto ao debate e apontou três ganhos principais com a eventual gestão de organizações sociais.

“Estudos preliminares mostram que poderíamos ampliar o atendimento em 20 mil internações anuais na rede com os mesmos recursos gastos hoje. Temos como objetivos a melhoria no atendimento à população, a redução da burocracia e melhorias para os próprios servidores nos hospitais”, declarou Otto.

Geral

Carreta fica destruída na BR-153 próxima a cidade do Prata

0

O 2° Pelotão de Bombeiros Militar de Ituiutaba atendeu a um chamado neste domingo (01), por volta das 13:30 h, de uma carreta Scania R420 em chamas na BR 153, altura do km 119. Segundo a solicitação da concessionária Triunfo, o veículo estava carregado de bobinas de fibra ótica.
No local, os militares visualizaram a carreta próxima ao acostamento, tomada pelo fogo. Foram necessários o uso de três mil litros de água para combater o incêndio, que durou aproximadamente quatro horas. A pista teve que ser interditada parcialmente, contando com o apoio da concessionária e da Polícia Rodoviária Federal.
As causas do incidente ainda são desconhecidas. No entanto, em qualquer situação o extintor de incêndio é de suma importância, mesmo sem a sua obrigatoriedade. Em caso de emergência disque 193! Amigo certo nas horas incertas!