Home Blog Page 561

Prefeito e Secretário participam de evento alusivo as mulheres

0

Ituiutaba – O prefeito Fued Dib e o Secretário de Desenvolvimento Social Renato Moura, participaram de um grande evento alusivo ao Dia das Mulheres.

Nessa data tão importante, os dois fizeram questão de levar o seu abraço e também usaram da palavra para externar reconhecimento e engrandecimento a todas as mulheres.

“Foi com enorme alegria que promovemos, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, um café da manhã para as servidoras que prestam serviços no social. O encontro realizado na sexta-feira, 8, foi para marcar o Dia Internacional da Mulher. O evento foi uma singela forma de demonstrar o respeito que nós temos pelas servidoras que trabalham buscando não só o melhor para as repartições públicas, mas também para toda cidade de Ituiutaba”, frisou Renato.

Durante o evento, foram homenageadas também a primeira dama, Maria das Graças Tostes Dib; a servidora da Cooperativa de Reciclagem de Ituiutaba – Copercicla, Eliane Luciano Pires e também a moradora de Ituiutaba que possui 101 anos, Maria Honória de Jesus Costa.

Mulheres são homenageadas na Igreja Batista Boas Novas

0

No último dia 10, domingo, aconteceu na Igreja Batista Boas Novas em Ituiutaba, uma justa homenagem para as mulheres. A ação foi desenvolvida pelo Ministério dos Homens (Homens de Valor), e teve na sua programação um delicioso café da manhã, oração, leitura de mensagem alusiva a data e entrega de flores. Estas últimas durante o culto de domingo à noite.

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos busca a valorização das pessoas

0

Capinópolis – A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social desenvolve um trabalho importantíssimo visando valorizar o ser humano em todas as faixas etárias.

“Neste serviço nós englobamos três programas essenciais: o Talento Jovem, o Arte e Vida e o Conviver. O primeiro, destinado a adolescentes e jovens, o segundo às crianças e o terceiro aos idosos”, disse a coordenadora do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, Mona Nascimento.

Talento Jovem

O Talento Jovem, destinado a adolescentes e jovens é desenvolvido no Centro de Geração de Rendas e tem parceria com a Associação Arte Transformando Jovens. Nele são ofertados cursos de mosaico, marcenaria, biscuit, fabricação de bonecas e aulas de canto.

Arte e Vida

O Arte e Vida é ofertado para crianças de sete a doze anos de idade, no CRAS, com aulas de artesanato ministradas pela orientadora social, a psicóloga que trabalha vínculos com elas, abordando temas como bulling, violência e trabalho com a orientadora social, que faz a parte artística com canto coral e teatro;

Conviver

No Conviver o destaque fica por conta do forró, que é o que a maioria dos idosos aprecia, mas há também ginástica, hidroginástica com a ampliação de turmas, cursos de pintura, patchwork, fabricação de bonecas, rodas de conversa com a psicóloga. O forró é ofertado todas as quartas-feiras e aos sábados, de 15 em 15 dias, as viagens, o truco e a sinuca.

Oficinas do PAIF

Outro programa mantido pela Secretaria é o PAIF – Programa de Atenção Integral à Família através do qual são ofertados durante todo o ano oficinas de pintura em tecidos, fabricação de bonecas e patchwork, sendo que em 2019, a primeira será a oficina de pintura em tecidos, panos de prato, voltado para mulheres e homens cujas inscrições encontram-se abertas no CRAS, com previsão de início do curso no dia 18 de março.

“Através destes cursos e atendimentos por psicólogas que nós ofertamos, estamos buscando a família para dentro do CRAS, principalmente aquelas mais vulneráveis e carentes, tornando-se o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, uma forma agradável e prazerosa de buscar a integração de toda a comunidade”, afirma a secretária de desenvolvimento social, Valéria Rampazzo.

Emater e Ministério da Agricultura garantem assistência técnica para cafeicultores mineiros

0

Minas Gerais – Até maio de 2019, mais de 3 mil cafeicultores receberão assistência técnica por meio de um convênio entre a Empresa Mineira de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A proposta é promover o desenvolvimento da cafeicultura mineira a partir da qualificação de produtores e técnicos.

 

Serão atendidos produtores de café de 200 municípios mineiros pertencentes às regiões produtoras do estado: Matas de Minas, Cerrado Mineiro, Sul de Minas e Chapada de Minas. As ações desenvolvidas dão continuidade à parceria firmada pelo Mapa e Emater-MG, desde 2014. Nos anos anteriores, também foi beneficiado o mesmo número de produtores.

 

Entre as ações realizadas há o Circuito Mineiro de Cafeicultura, que tem como objetivos a difusão de tecnologia e a troca de informações entre os técnicos, empresários e produtores.  Para este ano deverão ser realizadas 30 etapas do circuito.

 

“O circuito busca melhorar a qualidade do processo produtivo, aumentar a produtividade, diminuir os custos de produção e, por consequência, melhorar a renda dos cafeicultores mineiros”, afirma o coordenador estadual de Cafeicultura da Emater-MG, Julian Carvalho.

 

Os cafeicultores também recebem acompanhamento técnico dos extensionistas da Emater-MG. Os produtores são orientados nos aspectos produtivos, econômicos, sociais e ambientais.

Atividades de educação ambiental na escola José Martins Alameu

0

GURINHATÃ – Alunos e professores da Escola Municipal José Martins Alameu puseram a mão na terra e participaram de uma ação da Prefeitura no Programa Viver Cidade.

 

Os alunos ajudaram no plantio de mudas de árvores no último dia 1º, numa ação que além de mostrar aos mesmos a importância de se preservar o meio ambiente, também frisou a importância de plantar uma muda de árvore hoje, para que no futuro represente sombra e verde para as futuras gerações. “Muito bom ver a interação dos nossos alunos nesse trabalho voltado para o meio ambiente”, disse a diretora da escola, Daniela Franco.

 

Em outra ação os alunos participaram de uma atividade em sala de aula, chamada de “Ditado Estourado”, onde a criança estoura o balão e escreve a palavra que está dentro, no seu caderno. “Ditado Estourado é uma maneira diferente de se trabalhar o tradicional ditado. Um criativo e estimulante jeito de atingir os objetivos dessa estratégia reforçando aquilo que já foi ensinado ou um diagnóstico para descobrir o que os pequenos sabem, através da brincadeira. Foi uma semana muito produtiva para todos”, disse a diretora.

 

Carnaval de Ipiaçu foi uma festa recheada de alegria

0

A cidade de Ipiaçu viveu um carnaval recheado de alegria, com animação de Marlus Viana, ex vocalista da Banda Calcinha Preta, Grupo Axé Uai de Animação e Adriano Cozac. Muitas famílias foram para a rua, conferir de perto o 23º Carnaval, que fez a cidade de Ipiaçu balançar de alegria.

“Eu quero dizer que estou muito feliz, o povo de Ipiaçu mais uma vez demonstrou que sabe se divertir, foi uma festa bonita, muitos voluntários nos ajudaram, os turistas mais uma vez marcaram presença. Obrigado povo de Ipiaçu, obrigado Deus pelo sucesso em mais um evento que nós realizamos”, comemorou o prefeito Léo.

Município recebe termo aditivo de convênio com o Pró-Mananciais

0

Capinópolis – O Secretário Executivo do Colmeia Edivaldo Salgado, entregou recentemente ao prefeito Cleidimar Zanotto e ao vice-prefeito Jaisson, o termo aditivo ao convênio do município com o Pró-Mananciais da Copasa-MG, pelo qual é disponibilizado óleo diesel para que o município utilize seus maquinários na realização de ações do Pró-Mananciais, como a construção de curvas de nível e bolsões para contenção de enxurradas e a melhoria de estradas vicinais.

“O município é parceiro deste Projeto porque entende a sua urgência. Salvar o córrego do Capim, salvando suas nascentes, é condição fundamental para o futuro de Capinópolis, pois é de lá que vêm a água servida à comunidade”, disse o prefeito Cleidimar Zanotto.

“No dia que a Copasa se reuniu conosco pela primeira vez em 2017, para falar do Pró-Mananciais, eu já me apaixonei pela ideia, e nós fizemos o compromisso de ser parceiros e o seremos sempre, pois reconhecemos a sua importância”, disse o vice-prefeito Jaisson.

Para que o Pró-Mananciais fosse implantado em Capinópolis foi criado o Colmeia – Coletivo Local do Meio Ambiente, composto por voluntários que são responsáveis por gerir  e aprovar as ações desenvolvidas pelo Pró-Mananciais em Capinópolis, tendo em 2018, realizado o plantio de 11.155 mudas de árvores nativas da região, construído 13 bolsões e mais de 12 mil metros de curvas de nível para a contenção de enxurradas, a fim de evitar o assoreamento das nascentes, além de 8 mil metros de cercas para a contenção de animais, beneficiando as nascentes em sete propriedades rurais.

Para 2019 o Colmeia já está se reunindo e programando as ações que visam dar continuidade a esse belo trabalho.

Capim Folia 2019 foi sucesso de público

0

A festa de carnaval em Capinópolis foi com muita alegria, com cinco noites de folia e para encerrar, um presente especial que não estava na programação, a Banda K Entre Nós na terça-feira

“Estamos muito felizes ao chegarmos ao final de nossa festa sem nenhum incidente, as famílias se divertindo, os amigos se reencontrando, o povo se divertindo, os comerciantes vendendo seus produtos… Valeu a pena todo o nosso trabalho e dedicação”, disse o prefeito Cleidimar Zanotto, que fez questão de estar na festa junto ao povo.

O grande destaque ficou por conta do presente especial para os foliões, na noite da terça-feira, a presença da Banda K Entre Nós, com um show de muita beleza, que terminou às 22h.

Para a criançada a festa foi completada também com duas matinês muito animadas no domingo e na terça-feira.

“O que fica é o nosso agradecimento a todos aqueles que estiveram conosco, as Polícias Civil e Militar, os voluntários que se dedicaram para o sucesso da festa, nossos artistas locais, que deram um show e o povo, que foi a principal estrela de nossa festa”, disse a presidente da Comissão Organizadora do Carnaval, Queli Franco.

Vereadores participam de homenagem as mulheres

0

Ituiutaba – Durante a realização de mais uma edição do “Projeto Câmara no Bairro”, vereadores que participaram do evento, aproveitaram para prestar uma justa homenagem pelo Dia Internacional das Mulheres.

O atual presidente do Legislativo tijucano, vereador Francisco Tomaz (Chiquinho), é um dos maiores incentivadores desse projeto que leva os parlamentares para um contato maior com os cidadãos, ouvindo as novas reivindicações e mostrando um pouco do que tem sido feito em prol de uma Ituiutaba cada vez melhor.

No mês da mulher é preciso falar sobre Artrite

0

“Quando o assunto é doença reumática, são elas que em geral sofrem mais”. Essa afirmação é do reumatologista, Dr. Carmo de Freitas, e é o que revela também uma pesquisa mundial divulgada no 25º Congresso Brasileiro de Reumatologia.

Mais de 9.800 pessoas, entre pacientes e profissionais de saúde, participaram dessa pesquisa, cujo objetivo foi o de revelar os impactos causados na vida pessoal de pacientes com artrite reumatóide (AR). No Brasil, participaram 1.916 pacientes e 385 profissionais de saúde, sendo a maioria dos pacientes do sexo feminino e que já convivem com a doença de 5 a 15 anos.

“Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada 100 pessoas tem artrite, e em torno de três mulheres para cada homem têm a doença. Existem vários fatores que contribuem para o surgimento da AR, desde a hereditariedade à hábitos de vida, e ainda a relação hormonal que torna a doença mais comum em mulheres”, diz Dr. Carmo.

Avanços e desafios

Nos últimos anos, os avanços foram muitos com o surgimento de novos tratamentos que vieram para contribuir com a melhora da qualidade de vida do paciente. “Anteriormente a isso, 30% das pessoas com AR viram a doença evoluir a ponto de ficarem em cadeira de rodas”, lembra Dr. Carmo de Freitas.

Contudo, a doença continua a dificultar a vida de quem a tem: 50% dos pacientes que responderam à pesquisa mundial relataram que ainda sentem dor, rigidez matinal quando acordam com as articulações endurecidas, com dificuldade de movimento e fadiga.

Cerca de 36% dessas pessoas de alguma maneira tiveram de parar de trabalhar ou a AR prejudicou de algum modo a progressão da carreira delas.

Em relação à vida pessoal e social, mais de 50% tiveram algum impacto nas relações interpessoais, sejam com familiares, com o cônjuge, com filhos ou amigos.

Quase 60% dos pacientes relataram a doença levando a um impacto tanto na sua atividade física, como na sua atividade emocional, no modo de encarar a vida com frustrações, depressão, alterações de humor.

64% comentaram os impactos da doença em suas relações íntimas, na sua vida sexual.

Mais de 30% disseram não ter vontade de fazer exercícios físicos, por conta das dores que sentem.

E 56% dos consultados sentem-se frustrados ou insatisfeitos quando não conseguem realizar ou completar atividades por causa da doença.

Em termos de aspirações, a pesquisa revelou acomodação em relação à doença para grande parte dos entrevistados: 64% responderam que a AR dificulta sua vida, mas eles aceitam a doença.

A sondagem ainda mostra que o que mais impacta os pacientes com AR, tanto nas atividades diárias de trabalho como nas atividades domésticas, é justamente utilizar as mãos.

Nas relações interpessoais no trabalho, apesar de a maioria dos colegas demonstrar apoio ao amigo na doença, muitos se afastam. Ou seja, mesmo com os tratamentos modernos disponíveis, que deixam o paciente sem que a doença progrida ou tenha sinais de deformidade nas articulações, muitas pessoas não compreendem ao certo o que se passa com o doente e acham que ele “está fazendo corpo mole”.

“Pesquisas como esta são muito importantes para desmistificar questões e ajudar no diálogo entre médicos e pacientes, familiares, amigos. Não basta olhar só a doença, suas causas, tratamentos… É preciso pensar sobre seus reflexos na vida da pessoa doente e, consequentemente, na sociedade como um todo”, enfatiza Dr. Carmo de Freitas.

 

Por: Carmo Gonzaga de Freitas – reumatologista

Ele foi o primeiro reumatologista da região do Triângulo Mineiro e co-fundador de um dos maiores complexos hospitalares de Uberlândia (MG).